ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Combate à Ferrugem e à Humidade !

+10
John B
norim_13
Scorp
antonioctd
rfgs
Duarteman
marco
Slider56
Prats
jota jota
14 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! - Página 2 Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por ObiQueloKenobi Seg Jan 21 2013, 10:35

areia para gatos?

São cristais de sílica, não é areia.
avatar
ObiQueloKenobi
Guitar Hero

Post Count : 1883
Localização : Lisboa
Guitarra : roland micro cube & esp ltd m-10
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! - Página 2 Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por ObiQueloKenobi Seg Jan 21 2013, 10:41

Não é suficiente ir limpando essas peças metálicas com óleo para máquinas ou até mesmo óleo vegetal para travar a humidade? Para as partes metálicas eléctricas bastaria limpa-contactos ou lubrificante para electrónica (Kontakt), que são "óleos" que também formam uma película de protecção mas são dielétricos, não criariam interferências. A oxidação é um processo natural, mas se a causa neste caso é humidade, "bastaria" criar uma barreira à mesma.
avatar
ObiQueloKenobi
Guitar Hero

Post Count : 1883
Localização : Lisboa
Guitarra : roland micro cube & esp ltd m-10
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! - Página 2 Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por JHV Seg Jan 21 2013, 11:06

Um pano humedecido em WD40 passado nas partes metálicas pode dar uma boa ajuda a prevenir isso.
Mas atenção, um pano humedecido não é um pano a pingar Wink
JHV
JHV
Guitar Hero

Post Count : 1695
Idade : 58
Localização : Alentejo
Guitarra : YAMAHA RGZ 211M; VINTAGE SG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! - Página 2 Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por ObiQueloKenobi Seg Jan 21 2013, 11:17

O pessoal diz que o WD-40 é corrosivo, portanto é um melhor agente de limpeza que lubrificante a longo prazo scratch
avatar
ObiQueloKenobi
Guitar Hero

Post Count : 1883
Localização : Lisboa
Guitarra : roland micro cube & esp ltd m-10
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! - Página 2 Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por JHV Seg Jan 21 2013, 11:25

WD40 corrosivo???
essa para mim é nova ObiQueloKenobi
O WD40 é um produto exactamente para proteger da corrosão, eu uso isso para limpar por exemplo as motherbords dos PC's, depois de uma boa aspiradela ou sopro, limpo sempre as board's com um pincel humedecido no DW40, garanto-te que afasta todas as humidades que lá houver, quanto a corrosão lol
Ja tinha umas centenas de motherbords corroídas pelo produto.

Esquece la isso do WD40 ser corrosivo que não é verdade Wink
JHV
JHV
Guitar Hero

Post Count : 1695
Idade : 58
Localização : Alentejo
Guitarra : YAMAHA RGZ 211M; VINTAGE SG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! - Página 2 Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por ObiQueloKenobi Seg Jan 21 2013, 12:07

Também acho que é um mito, mas nunca fiando...

Combate à Ferrugem e à Humidade ! - Página 2 WD40_TinMan_Dorothy
avatar
ObiQueloKenobi
Guitar Hero

Post Count : 1883
Localização : Lisboa
Guitarra : roland micro cube & esp ltd m-10
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! - Página 2 Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por antonioctd Seg Jan 21 2013, 12:09

WD é abrasivo não corrosivo

Se colocares, por exemplo, num potenciómetro pode vir a desgastar mais rapidamente a pista com o uso.

Mas isso é o que ouço dizer por aí. Não sei mesmo com certeza absoluta! Por isso corrijam-me se tiver errado Embarassed Laughing

Quanto á ferrugem nas guitarras... Bem, eu tenho parafusos ferrugentos na minha strat com os quais tenho um cuidado especial. Gosto tanto do look ferrugento! LOL Tetestava ter de pôr parafusos novos e todos brilhantes Evil or Very Mad

Para mim quanto mais uma guitarra se afastar do "look" de peça de mobília cara melhor. Gosto quando parece que a guitarra já correu meio mundo a tocar Rock

Por isso é que não suporto "flame maple tops". Parecem uma mesa de chá! Laughing


Última edição por antonioctd em Seg Jan 21 2013, 12:10, editado 1 vez(es)
antonioctd
antonioctd
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 195
Idade : 41
Localização : pinhal novo
Guitarra : A guitarra: Strat! Mas existe mais alguma??
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/04/2011

http://rockgp.net

Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! - Página 2 Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por Scorp Seg Jan 21 2013, 12:09




Este dá umas dicas acerca do wd40
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! - Página 2 Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por ObiQueloKenobi Seg Jan 21 2013, 12:11

O que tenho lido em fóruns de Hi-Fi e audio DiY, dito por técnicos de reparação e amadores é que é "corrosivo", basta dar uma googlada.
avatar
ObiQueloKenobi
Guitar Hero

Post Count : 1883
Localização : Lisboa
Guitarra : roland micro cube & esp ltd m-10
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! - Página 2 Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por ObiQueloKenobi Seg Jan 21 2013, 12:16

Usá-lo para limpar o envernizado da guitarra não usaria de certeza, são ambos destilados de petróleo e aí sim teria em conta o efeito abrasivo, particularmente a longo prazo.
avatar
ObiQueloKenobi
Guitar Hero

Post Count : 1883
Localização : Lisboa
Guitarra : roland micro cube & esp ltd m-10
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! - Página 2 Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por JHV Seg Jan 21 2013, 12:20

Sinceramente eu não vou nisso...
Tenho uma Mota uma HAYABUSA, que costumo limpar muitas vezes com o WD40, inclusivé em determinadas zonas pintadas e nunca tive problemas...

Há muitos produtos pretroliferos que realmente são corrosivos...
por exemplo o chamado petroleo de limpeza, é muito bom para limpar mas é extremamente corrosivo, ou seja tens de usar para fazer a limpezas que necessitas, remover oleos, massas, pontos de ferrugem etc, mas depois tens de limpar tudo para que os resideos do petroleo não corroam as peças que estiveste a limpar, normalmente usam-se óleos finos, como o DW40 entre outros para proteger as peças da corrosão...
por exemplo, limpo as jantes da Moto com petroleo de limpeza, para tirar a massa da corrente que se vai agarrando lá, mas depois passo por água e depois de seco uso o tal pano humedecido em DW40 para proteger...

Atenção que estou a flar do DW40 mas há uma catrefada de outras marcas similares que são exactamente a mesma coisa, o WD40 é o mais conhecido por isso é que falei dele lol
Usem à confiança que não faz mal nenhum, agora lá está se exagerarem na dose, pode afectar outras coisas... madeiras por exemplo.... aquilo é um óleo e a madeira adora absorver essas coisas, dai que eu tenha dito que é um pano humedecido e não a pingar Wink
JHV
JHV
Guitar Hero

Post Count : 1695
Idade : 58
Localização : Alentejo
Guitarra : YAMAHA RGZ 211M; VINTAGE SG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! - Página 2 Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos