ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Combate à Ferrugem e à Humidade !

+10
John B
norim_13
Scorp
antonioctd
rfgs
Duarteman
marco
Slider56
Prats
jota jota
14 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! Empty Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por Convidad Ter Mar 15 2011, 14:04

Pessoal ! Reparei hoje de manha numa coisa que me deixou o dia todo preocupado :S

Tava a arrumar a minha guitarra no case e como o interior dele é almofadado e ajusta-se à medida à guitarra reparei que a zona em que encaixa o selector Rythm/treble apresentava um tom vermelho-acastanhado. Qual o meu espanto que quando olho para essa zona na minha guitarra reparo que a peça onde encaixa o respectivo selector apresentava um estado já de ferrugem ! Como se aprende em quimicas e assim a ferrugem surge quando um metal é posto em contacto com água ou ar húmido. Já sabia que a minha casa é humida por natureza, e nestes ultimos dias até tem estado bastante mais humido devido á estaçao do ano mas nunca pensei que pudesse afectar a minha guitarra, ja que na maior parte do tempo esta protegida pelo hard case :S

Excluí obviamente ser da qualidade da guitarra pois é uma Gibson Les Paul que foi comprada na Lismusica com todas as garantias e assim...
Ainda nao tive tempo de sequer pensar seriamente em soluçoes com tamanha preocupaçao.
Eu adoro a minha guitarra e nao paro de pensar se a culpa foi minha por falta de cuidado :S
Pessoal se alguem tiver sugestoes ou ja tenha passado pelo mesmo, feel free to comment !!! : \
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por jota jota Ter Mar 15 2011, 15:14

Há quanto tempo tens a guitarra? Aconselho-te a arranjares uns pacotinhos de sílica para meteres na case!

Tenho uma Jackson com 12 anos, sempre guardada na sua case e apresenta os mesmos sintomas! Não podemos fugir à química nem à física! lool Razz
jota jota
jota jota
Moderador

Post Count : 2192
Idade : 35
Localização : Beja
Guitarra : Yamaha Pacifica | Jackson DK2 Dinky | Admira Rosario
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 19/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por Prats Ter Mar 15 2011, 17:02

Pacotes de sílica sim, mas arranja também um desumificador. Se tens tanta humidade em casa isso faz-te mal às guitarras e a ti!
Prats
Prats
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 155
Idade : 41
Localização : Lisboa
Guitarra : Gibson LesPaul 60' Tribute; Godin SD24; Squier Classic Vibe Telecaster; Ibanez Artcore AFS77T
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 16/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por Slider56 Ter Mar 15 2011, 17:15

Antes de mais nada e à mão de semear,compra um jornal qualquer,e separa as folhas e faz uma cama de papel na case,deita a guitarra e cobre bem por todo o lado,quando não estiveres a tocar.O papel de jornal absorve a humidade,mas não dura sempre.Se a tua casa é assim tão húmida,considera comprar um jornal por semana e não poupes nas folhas,tanto por cima como por baixo.
Outro hábito péssimo é pôr as cases debaixo das camas porque dá jeito e ficam automáticamente arrumadas,mas em contacto com o chão,absorve não só a humidade como também o frio,e que eu saiba Aveiro é uma cidade bonita,mas fria p'ra caraças!!!


Última edição por Slider56 em Qua Mar 16 2011, 01:46, editado 1 vez(es)
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por Convidad Ter Mar 15 2011, 21:43

cases no chão é mau?

eu não tenho as minhas debaixo da cama, tenho as guitarras todas de lado na posição em que tocam sobre o chão encostadas umas às outras...
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por Slider56 Qua Mar 16 2011, 01:52

Se o chão for em tijoleira ou outro tipo de mosaicos cerâmicos,numa zona húmida é tiro e queda!

O ideal vi em casa de um músico conhecido da nossa praça:comprou um armário espaçoso,e mantem as guitarras nos respectivos estojos,mas arrumadas na vertical e com o papel de jornal,e de vez em quando tira-as dos estojos para areajar.Ter as guitarras muito tempo fechadas também não é boa ideia.

As guitarras são como os automóveis:se estiverem muito tempo paradas,acabam por sofrer pela inactividade.Se forem usadas numa base quase diárias,mantêm-se naturalmente,mas convém ter alguns cuidados...
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por Convidad Qua Mar 16 2011, 14:47

pois o meu chão é azuleijo branco com alguma rogosidade meio tipo pedra semi-polida.

eu até já pensei coloca-las no roupeiro o problema é que do lado de lá da parede que está dentro do roupeiro (porque ele é imbutido na parede) fica uma WC do piso de cima.

este inverno tive que por o roupeiro aberto a arejar uns tempos com o ar condicionado em modo de desumificação poque lá dentro do roupeiro agarra humidade fácilmente também.
e tenho lá um saco tipo de roupa da Zara recheado até metade com saquetas de gel de silica.... sem esse saco nem quero imaginar.

em todas as guitarras tenho sacos furados cheios de pacotes de gel de silica lá dentro.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por Convidad Qui Mar 17 2011, 14:33

Eu normalmente ao fim de semana customo deixa-la no suporte, durante a semana como tou na universidade é complicado.. e as paredes do meu quarto sao de azulejo o que ainda piora as coisas :\ A primeira coisa que notei foi a degradaçao das cordas em tao pouco tempo, era um set por mes e nao ficava nada barato, por isso comprei um cleaner da peavey que vai dando para aguentar mais umas semanas mas sem grande efeito... nao sabia disso dos jornais mas parece ser uma boa opçao, e o desumidificador tambem vai ter de ser um investimento...
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por marco Qui Mar 17 2011, 14:47

paredes de azuleijo!?no quarto!?
marco
marco
Guitarrista de garagem

Post Count : 304
Idade : 38
Localização : barcelos
Guitarra : jack & danny strato
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por Duarteman Qui Mar 17 2011, 15:37

E levares a guitarra à loja para a garantia?
Duarteman
Duarteman
Guitarrista de garagem

Post Count : 353
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Century CG-530, Squier Affinity Telecaster
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 08/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por Convidad Qui Mar 17 2011, 15:48

Com que motivo?, por ter ganho ferrugem naquele sitio? é por estar exposta á humidade,


É o mesmo que comprar um carro, e as jantas da frente começarem a ficar escuras, porcausa dos travões....

Com a guitarras, muitas vezes o que resulta é o mais simples de tudo...

Passar sempre um pano seco na guitarra e cordas, como tens muita humidade, mesmo no quarto, arranja um desumidificador, até para a tua saude isso faz mal....ou então, um desumificador daqueles pequenos mesmo para ter em caixas de guitarra....

Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por Convidad Qui Mar 17 2011, 15:50

Bem, eu tenho as minhas guitarras ao ar livre, em suporte de parede. Nessa divisão tenho um desumidificador regulado constantemente ligado aos 43%.
dentro da case da velha senhora tenho folhas de jornal por cima e em baixo, e um regulador de humidade para os 50% da planet waves

Mas a ferrugem e sempre normal em guitarras mais vintage. Agora não sei quanto tempo tem a tua guitarra
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por Slider56 Qui Mar 17 2011, 16:42

Em casa do meu pai temos um pequeno quarto onde guardo toda a "tralha" que não posso ter aqui na minha casa.Tenho lá um desumificador activo que tira por semana durante os meses de Inverno cerca de 3 litros de água por semana,o que até nem é mau,se considerarmos que aquela zona onde eles moram,é bastante fria no Inverno e uma belíssima torradeira no Verão.
Por norma o meu pai tem toda a casa com convectores eléctricos em carga bi-horária;durante a noite a tarifa é mais baixa e os convectores estão ligados,Durante o dia,desligam-se e libertam o calor acumulado sem gastar energia,o que mantem a casa com um ambiente confortável.
Não são só as guitarras que sofrem do problema da humidade;a utilização de silica gel é uma solução barata e eficaz,mas não dura sempre.O papel de jornal acaba por ser uma protecção à mão de semear!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por rfgs Seg Jan 21 2013, 05:26

Desculpem estar a ressuscitar este tópico. O potenciómetro da minha guitarra está a fazer ruído e o problema é da humidade. Falaram-me em utilizar wd40, alguém já utilizou?
rfgs
rfgs
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 155
Idade : 35
Localização : Lisboa
Guitarra : algo com cordas..
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 31/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por antonioctd Seg Jan 21 2013, 05:40

WD40 é muito abrasivo. Funciona mas usa só mesmo em SOS.
Tipo, se tiveres de tocar ao vivo, o Pot fizer barulho e não tiveres mais nada para resolver o problema...

De contrario, aconselho spray limpa contactos para electrónica. Podes aplicar mais vezes sem medo de danificar o Pot.

Ou melhor ainda, o que eu faço, substitui o pod por um novo!
São baratos e fáceis de instalar. Por meia dúzia de Euros e uns minutos de trabalho tens tudo novinho e em ordem outra vez Cool
antonioctd
antonioctd
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 195
Idade : 41
Localização : pinhal novo
Guitarra : A guitarra: Strat! Mas existe mais alguma??
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/04/2011

http://rockgp.net

Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por Scorp Seg Jan 21 2013, 05:43

Sim, podes colocar somente um pouco de "Bala" que é um spray mais direccionado para a electrónica e que na minha opinião é mais eficaz que o wd40, mas atenção aos excessos!!!

Mas, como o antonioctd disse, se for realmente mt ruído o ideal é a substituição do potenciómetro.
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por rfgs Seg Jan 21 2013, 05:55

Ok, pessoal, obrigada pelos vossos conselhos! Vou comprar o spray e ver se safa, senão mudo o pod
rfgs
rfgs
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 155
Idade : 35
Localização : Lisboa
Guitarra : algo com cordas..
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 31/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por norim_13 Seg Jan 21 2013, 06:06

*pot Wink
norim_13
norim_13
Guitarrista dedicado

Post Count : 562
Idade : 29
Localização : Porto
Guitarra : Algumas...
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 27/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por John B Seg Jan 21 2013, 07:26

onde se pode arranjar esses pacotes de gel de sílica?
John B
John B
Guitarrista viciado

Post Count : 930
Idade : 37
Localização : Coimbra
Guitarra : Yamaha AES 620HB
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por ObiQueloKenobi Seg Jan 21 2013, 09:06

Podes comprar embalagens de sílica em granulos "própria" ou comprar disto, que se usa cá em casa:

http://www.continente.pt/ProductDetailMain.aspx?productId=4198211&CategoryName=1&CategoryPath=&Back=
avatar
ObiQueloKenobi
Guitar Hero

Post Count : 1883
Localização : Lisboa
Guitarra : roland micro cube & esp ltd m-10
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por John B Seg Jan 21 2013, 09:15

areia para gatos? Rock
John B
John B
Guitarrista viciado

Post Count : 930
Idade : 37
Localização : Coimbra
Guitarra : Yamaha AES 620HB
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por Slider56 Seg Jan 21 2013, 09:17

Tudo bem,mas estás sujeito a que a guitarra um dia desata a miar...(e só se cala se lhe deres Whiskas com uma pedra de gelo....) Twisted Evil

Tudo isto que foi referido funciona,mas não se esqueçam de que os tais sacos de silica gel ou semelhantes,não duram para sempre;após alguns meses de absorção de humidade,devem ser substituídos,porque quando absorvem em excesso,funcionam precisamente ao contrário... pale
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por Uminety Seg Jan 21 2013, 09:54

Há que ter cuidado, que esses sacos de silica tanto absorvem a humidade do ar como da própria madeira.
Uminety
Uminety
Guitarrista de garagem

Post Count : 326
Idade : 31
Localização : Tábua
Guitarra : Maya Les Paul, Stagg S300-TR, Yamaha Pacifica 312
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por JHV Seg Jan 21 2013, 10:07

Eu sinceramente não acho que um estojo de guitarra seja a melhor coisa para ter a guitarra arrumada.
O estojo é muito bom para transporte, é bom porque protege a guitarra de tombos e choques mas por outro lado, no inverno, como a concentração de humidade no ar aumenta, claro que vai acabar por entrar também no estojo, e a guitarra vai sofrer com isso.
Eu tenho um suporte a um canto da casa onde coloco a guitarra, há 20 e tal anos que a tenho, sempre no respectivo suporte, e para lá do inevitável pó que acumula quando não lhe mexo muito tempo, não tem rigorosamente mais nada, o meu Joanito (tem 9 anos agora) quando ainda gatinhava resolveu tentar por-se de pé apoiando-se na guitarra que voi parar ao chão e causou uma tragédia que dura até aos dias de hoje, a minha guitarra é lacada a preto e o lacado ficou partido em diversos locais.
É realmente o contratempo dos suportes, há que ter muito cuidado para que a guitarra não caia, no entanto, se estiver exposta ao ar a guitarra vai inevitavelmente absorver humidade, mas a exposição ao ar também garante que humidade a que está exposta também seca mais rapidamente.

O tal móvel para colocar as guitarra é uma boa opção, protege dos acidentes e se tiver alguma ventilação também não deixa que a humidade provoque estragos.
JHV
JHV
Guitar Hero

Post Count : 1695
Idade : 58
Localização : Alentejo
Guitarra : YAMAHA RGZ 211M; VINTAGE SG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por Eduardo Figueira Seg Jan 21 2013, 10:23

hum.. eu tenho os parafusos da ponte e os da pickguard todos cobertos de ferrugem.. tendo em conta que e uma guitarra de entrada de gama nem me vou preocupar... agora quando começar a afectar os poles do pick ups ai sim tenho de arranjar qualquer coisa para tratar da ferrugem, senão começo a levar o relic a todo um nivel diferente
Eduardo Figueira
Eduardo Figueira
Guitarrista dedicado

Post Count : 600
Idade : 28
Localização : alhos vedros
Guitarra : Cort G110 (strat hss)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 08/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Combate à Ferrugem e à Humidade ! Empty Re: Combate à Ferrugem e à Humidade !

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos