ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Restauro Washburn Strat '80

+6
Kaz
ali3ncorp
Tech
GuitarParts
Slider56
LGZT
10 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Restauro Washburn Strat '80 Empty Restauro Washburn Strat '80

Mensagem por Convidad Seg Jan 31 2011, 11:20

Boas pessoal.

No ano de 1980 a washburn lançou uma serie de guitarras com o apelido "lion series". Não passam de low-end strats, com hardware low end, pickups low end, mas com belissimas madeiras como o alder, o maple, e o ash. Então, aqui há uns anitos, adquiri uma destas por 25€ a um puto, que por e simplesmente a desmontou sem qq preparação, a lixou e pintou a spray da loja dos chineses (nada contra eles) e não acabou o projecto. O mesmo aconteceu a uma outra que ainda tenho mas que era do meu prof. Mas essa vai ficar assim Wink. as madeiras estão em bom estado, mas necessitam de muito trabalho, o hardware vai todo parar ao lixo, não se vai aproveitar mesmo nada. Daqui a pouco posto umas fotos.

O objectivo do projecto vai ser restaurar-la, com uns pequenos mod's. Em vez do triplo single coil, vai levar dual humbuckers passivos (ou dois singles e um humbucker), nova pintura (uma cor sólida, pois vai ser pintada por um favor especial com tinta própria para automoveis, e ainda não sei de que cor), novos trastos para o braço (que inchou e não cabe no neck pocket, e não sei o que hei-de fazer), ponte de seis pontos da gotoh, novos tunner's, novo pente em marfim sintético...
Basicamente vai levar tudo de hardware novo. tive a pensar em comprar um corpo da warmoth, mas alem do custo de alfandega, ainda é necessário pintar e tudo o mais. Então vou tentar recuperar este corpo. O braço irá ser reparado provavelmente pela fratermusic, onde também será feito o setup final.

Para já o que vai ser feito é lixar o corpo todo, tirar o sheilding que foi mal aplicado para o preparar para a pintura e tentar cortar os pockets dos pickups (porque ele tem a configuração S-S-H, se não conseguir fica de origem). Depois no fim do mês comprarei os pickups (e afins) e o pickguard. vamos ver se a consigo salvar Laughing.
mais logo posto algumas fotos.

abraços

Edit:

Aproveito também para dizer que, as lojas que vou usar para este e outros projectos vão ser a fratermusic (em serviços de luthieria que não consiga fazer).
para os próximos aventureiros a fazer isto, eu vou postar também os custos das coisas que vou comprando, para irem-se orientando.

Parte 1 - Preparação para a pintura e pintura

Decapante em gel (1/4 de litro)+2blocos de lixa+1trincha de polegada+6 folhas de lixa+1 espátula de 4cm = 9.00€
Pintura Cinza Prata Peugeot = 40.00€
Subtotal = 49.00€

Parte 2 - Electrónica

Pickup Iron Gear Iron Pig para o neck e um Iron Gear Hot Slag para a bridge = 62.50€ (já com portes de envio do Reino Unido)
Potenciómetros, jack, 3-way switch, on-on switch, condensador, fio + portes = 50€ (aproximado)

Parte 3 - Hardware

Afinadores Wilkinson = 28.00€
Ponte Wilkinson = 51.50€
Pickguard S-H branco = 25€
Jackplate = 4€
Pente black TUSQ = 6.50€
Vinil = 10.00€
Folha de cobre = 6.00€
Fret dressing = 30.00€
Varios (parafusos e outros) = 20.00€

Subtotal = 171€

Arrow Agradecimentos

Ali3ncorp pelos (belos) Vinís
Kaz Pelo belo manual de pintura Laughing
Slider Pela dica dos Pu's
BillyGibbons pelo apoio e conselho
José Pereira da Fratermusic
Autoroque pela pintura
Mike Kendrick Sr. pela dica para a ligação dos pu's
Pedro Martins pela ajuda que me deu para entrar no conservatório e me deu a minha primeira eléctrica


Última edição por J_Ferreira em Sex Abr 29 2011, 08:04, editado 8 vez(es)
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Restauro Washburn Strat '80 Empty Re: Restauro Washburn Strat '80

Mensagem por Convidad Seg Jan 31 2011, 12:27

eu metia hh ;D ou um humbucker na ponte e um p90 no braço..
quanto à cor, depende da escala ser em maple ou rosewood..
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Restauro Washburn Strat '80 Empty Re: Restauro Washburn Strat '80

Mensagem por LGZT Seg Jan 31 2011, 12:29

Esse projecto merece uma palheta............ Palheta +1

Boa sorte e venham fotos Razz

Fixe
LGZT
LGZT
Guitar Hero

Post Count : 1282
Idade : 37
Localização : Touring UK
Guitarra : Custom J&D ST-1: Kurt Cobain "Vandalism Strat" RH Replica + Melody M5100 "Stang" (work in progress) + Boston BC200 + Encore Vintage Standart Strat (MII)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 17/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Restauro Washburn Strat '80 Empty Re: Restauro Washburn Strat '80

Mensagem por Convidad Seg Jan 31 2011, 12:48

BillyGibbons escreveu:eu metia hh ;D ou um humbucker na ponte e um p90 no braço..
quanto à cor, depende da escala ser em maple ou rosewood..

Eu gosto da ideia do H-H, mas nunca pensei no P90 na ponte e o Hum na bridge.
O braço é um 2 pieces maple.

@LGZT

Obrigado pela palheta. Estas fotos foi quando chegou a minha casa e algumas de quando o rapaz a tentou "costumizar"

Restauro Washburn Strat '80 Fotografia0005.th

ela na cor de origem

Restauro Washburn Strat '80 Fotografia0006.th


pintura por cima do shielding

Restauro Washburn Strat '80 Fotografia0022u.th



Restauro Washburn Strat '80 Fotografia0022u.

Logo vem fotos das duas horas de trabalho que tive hoje Laughing
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Restauro Washburn Strat '80 Empty Re: Restauro Washburn Strat '80

Mensagem por Slider56 Seg Jan 31 2011, 17:40

...e lá ganhaste masi uma palheta,bem merecida,diga-se de passagem! Very Happy

Mãos à obra,sr. luthier!!! Fixe
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Restauro Washburn Strat '80 Empty Re: Restauro Washburn Strat '80

Mensagem por GuitarParts Ter Fev 01 2011, 06:27

bem, essa pintura está *****
Palheta +1
GuitarParts
GuitarParts
Guitarrista viciado

Post Count : 984
Idade : 50
Localização : Margem Sul
Guitarra : Classica, E-acustica e electrica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 26/08/2010

http://www.lojadorock.com

Ir para o topo Ir para baixo

Restauro Washburn Strat '80 Empty Re: Restauro Washburn Strat '80

Mensagem por Convidad Ter Fev 01 2011, 08:24

@slider56 e guitarparts

Obrigado pelas palhetas. Durante a noite de ontem e a manha de hoje ouve o menino bonzinho com muita calma a lixar o corpo, mas, e após ficar com o braço dormente decidi usar decapante. Em principio logo ponho fotos do trabalho de lixa/decapante.

Vou aproveitar e fazer um DIY dentro de um DIY.
como sabem, a lixa vem de três maneiras. Em rolos, folhas ou em esponjas. eu vou explicar ao pessoal que não tem tanto conhecimento na área de bricolage como fazer com lixa de rolo e um pouco de madeira, cortiça ou esferovite uma esponja abrasiva. É simples, basta cortar um paralelepípedo de um material dos que disse em cima, forrar com a lixa e usar um agrafador industrial para agrafar as pontas da lixa. eu usei um bocado de isolante pois é leve como a esferovite, mas bastante mais resistente. Isto para que serve? alem da supreficie ficar lixada de uma maneira uniforme, evita desgastes de arestas. Só que um bloco de lixa custa para ai 0.80€. Para lixar uma guitarra são necessários para ai 10, ou seja fica por 8€. Eu com 4€ consegui fazer até agora 12 blocos, e ainda tenho para mais 5 ou 6. Ou seja, fica uma média de 0.25€ por cada um Wink
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Restauro Washburn Strat '80 Empty Re: Restauro Washburn Strat '80

Mensagem por Tech Ter Fev 01 2011, 09:41

Bom projecto
Tech
Tech
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 160
Idade : 31
Localização : Lisboa
Guitarra : Fender Strat USA
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 23/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Restauro Washburn Strat '80 Empty Re: Restauro Washburn Strat '80

Mensagem por Convidad Ter Fev 01 2011, 12:32

Bem, o prometido é devido. Resumo do primeiro dia de restauro. Em duas palavras "lixar e lixar".

Mas vamos lá. Aconcelho todos a fazer esta operação num local com boa circulação do ar pois, faz mesmo muito pó que, nos pode fazer mal.

Arrow Material Usado:

Lixa (montes delas. Vários tipos. Usei de 140, 240, 400. Também comprei três lixas em esponja para os cut-away.)
Decapante Lavável em gel 1/4 de litro (pois basta passar por água que ele fica sem as suas propriedades acidas. É uma espécie de gel, pois assim também não salta para a pele)
Luvas (de jardinagem)
Bacia com água
Pano
Trincha de 1 polegada.
Betumeira

Arrow Como utilizar

Com a trincha, passa-se o decapante por uma area (por exemplo a parte por baixo da bridge) e deixar actuar 10 minutos. Depois com a betumeira (espátula) raspa-se a zona onde foi aplicado o decapante. após tudo raspado, passem um pano molhado pela zona. Deixem secar e comecem a lixar. Comecem pela mais grossa para a mais fina (no meu caso foi de 140 para a 400). Se a vossa guitarra tiver uma boa base para começar (como as squier, e guitarras desse género) basta só tirarem o verniz. Assim evitam dar uma base primária. Eu decidi lixar mesmo a cor original (preto) e chegar mesmo a madeira. apenas deixei as cavidades dos pu's pintadas pois, por cima vai levar o shielding.

Arrow Inicio

Restauro Washburn Strat '80 3101111926003.th

Arrow Metade decapado

Restauro Washburn Strat '80 0102111608.th


Arrow Final

Restauro Washburn Strat '80 0102111821.th

O decapante que usei foi este.

Restauro Washburn Strat '80 0102111612.th

Arrow Concelhos

Tenham muito cuidado a usar o decapante e usem luvas sempre. Se ele corroí a tinta e o verniz com uma perna atrás das costas, imaginem a pele.
Não tenham pressa a passar a lixa. Eu demorei uma tarde a lixar a parte da frente do corpo e uma lateral. Mais vale com calma do que um corpo no lixo.
Se tiverem alguma duvida, peçam ajuda a pessoal experiente ou mesmo a profissionais. Não façam o que não sabem, perguntem primeiro.
Amanhã será para lixar o restante corpo, para a semana levar para a pintura. talvez será uma CRR (Candy Racing Red).

abraço
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Restauro Washburn Strat '80 Empty Re: Restauro Washburn Strat '80

Mensagem por Convidad Qui Fev 03 2011, 17:54

Dia 2

Hoje recebi uma surpresa bem agradável e uma completamente desagradável. Mas primeiro vamos ao que fiz hoje.
Não vou postar fotos, pois só me deitei agora e estive toda a tarde de volta dela.
depois de hoje a guitarra ficou pronta para a nova camada de tinta.
Mas, reparei que o braço não entra mesmo no corpo. Resultado, vai dar uma voltinha a Fratermusic para tentar reparar, antes que aconteça algo de mau. O bom (e para que quem não tenha reparado) eu sou da opinião, quanto mais velha a guitarra, melhor, e então andava a procura de informação sobre a guitarra e descubro que ela é dos inicios do anos 80 =)
ou seja já ganhei o dia.
Quanto aos pickups, ja resolvi (e acho que de uma maneira elegante) o problema dos pu's. vou colocar dois humbuckers air norton da dimarzio. Mas o do braço vai ser em formato single coil.
vai levar 1 volume e 1 tone e um switch para passar de humbucker em pleno para single coil. E com isto tambem vai levar um 3way switch. mas isto será aos poucos pois os € são poucos para este projecto. Fiz um edit no primeiro post com os custos totais desta parte.

Abraço a todos
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Restauro Washburn Strat '80 Empty Re: Restauro Washburn Strat '80

Mensagem por ali3ncorp Sex Fev 04 2011, 01:29

sim sr.
mais um aventureiro..
eu bem sei do que falas quando dizes que estiveste a tarde toda a lixar o corpo e que nao ficou acabado Crying or Very sad doi o braco nao doi?LOL

Quanto ao nao fazer o que nao se sabe...para mim eh relativo.acho que devemos ser aventureiros.claro que antes convem investigar sobre o que se quer fazer, mas depois eh maos ah obra e descobrir o "oculto" LOL comigo eh assim..."deixa la ver do que sou capaz nisto que nunca fiz" LOL

quero ver este projecto a crescer por isso Palheta +1 para o icentivo que sei que eh importante Cool

Abraco
ali3ncorp
ali3ncorp
Moderador

Post Count : 2311
Idade : 41
Localização : Lisboa / Alenquer
Guitarra : Clássica de Guerra.:.Stagg R500 Blue PRS Style.:.Harmony LP Tom delonge Gibson Look.:.electro-acustica XP.:.P-Bass marina - Mark Hoppus Replica.:.Tom Delonge Strat Replica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Restauro Washburn Strat '80 Empty Re: Restauro Washburn Strat '80

Mensagem por Convidad Sex Fev 04 2011, 04:10

ali3ncorp escreveu:...doi o braco nao doi?LOL...

A mim nem foi o braço, mas sim o pulso, tanto que comecei a usar o outro braço. Mas doí para caramba Laughing
Sim, desengane-se que eu comecei isto sem recolher informação. Primeiro lí muito, tintas, shielding, sanding, hardware e por ai fora. Agora coisas inesperadas como esta do braço (e espero que seja só isto) é melhor mesmo ser alguém com experiência.

Obrigado pela palheta

Abraço
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Restauro Washburn Strat '80 Empty Re: Restauro Washburn Strat '80

Mensagem por Kaz Sex Fev 04 2011, 04:12

a socket onde o braço encaixa tem tinta?
é que se tiver tinta pode ser por isso que o braço nao entra. talvez decapando essa zona também
Kaz
Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Restauro Washburn Strat '80 Empty Re: Restauro Washburn Strat '80

Mensagem por Convidad Sex Fev 04 2011, 04:27

Kaz escreveu:a socket onde o braço encaixa tem tinta?
é que se tiver tinta pode ser por isso que o braço nao entra. talvez decapando essa zona também

Sim, por acaso foi a primeira coisa que fui ver, tinha umas partículas e dei-lhe decapante e lixei. mas mesmo assim teima em não encaixar. Obrigado pelo conselho
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Restauro Washburn Strat '80 Empty Re: Restauro Washburn Strat '80

Mensagem por Slider56 Sex Fev 04 2011, 04:40

Acerca da lixa,aconselho usar a chamada lixa de ferro de bate-chapas;é resistente,lava-se fácilmente quando saturada e vem em todas as medidas.A lixa de madeira vai à vida num instante e rende pouco.

Se tiveres uma lixadeira vibratória,ou adaptador para berbequim,tanto melhor,mas cuidado com o gatilho e usa óculos de protecção.


Última edição por Slider56 em Sex Fev 04 2011, 15:24, editado 1 vez(es)
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Restauro Washburn Strat '80 Empty Re: Restauro Washburn Strat '80

Mensagem por Convidad Sex Fev 04 2011, 05:07

Slider56 escreveu:Acerca da lixa,aconselho usar a chamada lixa de ferro de bate-chapas;é resistente,lava-se fácilmente quando saturada e vem em todas as medidas.A lixa de madeira vai à vida num instante e rende pouco.

Se tiveres uma lixadeira vibratória,ou adaptador para berbequim,tanto melhor,mas cuidado com o gatilho e usa óculos de protecção.

agora que falas nisso, por acaso foi essa que utilizei,(lixa de ferro), porque se fosse de madeira bahh, nunca mais saia dali. mas usei de madeira para, depois de tudo sem tinta lixar para tirar riscos mais profundos. mas não sabia que dava para lavar.

também pensei em usar uma lixadeira vibratória, mas li algures que pode tirar aqueles contornos tão característicos e o das strat como os Cut away então foi tudo a lá mão Laughing
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Restauro Washburn Strat '80 Empty Re: Restauro Washburn Strat '80

Mensagem por ali3ncorp Sex Fev 04 2011, 10:47

Amigo ja sabes...se precisares do tal logo po headstock manda PM pra combinarmos isso..

ali3ncorp
ali3ncorp
Moderador

Post Count : 2311
Idade : 41
Localização : Lisboa / Alenquer
Guitarra : Clássica de Guerra.:.Stagg R500 Blue PRS Style.:.Harmony LP Tom delonge Gibson Look.:.electro-acustica XP.:.P-Bass marina - Mark Hoppus Replica.:.Tom Delonge Strat Replica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Restauro Washburn Strat '80 Empty Re: Restauro Washburn Strat '80

Mensagem por Convidad Seg Fev 07 2011, 10:14

Ora bem, vamos tentar não deixar cair o tópico em esquecimento.
recebi uma chamada há coisa de 10 min. era o meu pai a dizer que já arranjou alguém que pinte o corpo. Vai ficar cinza metalizado da peugeot. Também ja recebi uma confirmação da fratermusic para o pickguard. Como tal a parte dos preços estão actualizadas.

Abraço a todos
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Restauro Washburn Strat '80 Empty Re: Restauro Washburn Strat '80

Mensagem por Slider56 Seg Fev 07 2011, 15:21

Está visto que a Velha senhora vai ficar encantada com a companhia que lhe estás a arranjar... Twisted Evil
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Restauro Washburn Strat '80 Empty Re: Restauro Washburn Strat '80

Mensagem por Convidad Seg Fev 07 2011, 16:16

Daqui a mais tenho é um zoo em casa. tenho uma wasburn lion series, tenho uma jaguar e tenho a mãe de todas que é a velha senhora.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Restauro Washburn Strat '80 Empty Re: Restauro Washburn Strat '80

Mensagem por Kaz Seg Fev 07 2011, 18:27

realmente. ainda há mustange, firebird, tigerdusk Very Happy
Kaz
Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Restauro Washburn Strat '80 Empty Re: Restauro Washburn Strat '80

Mensagem por Convidad Qui Fev 10 2011, 13:05

é bem verdade Laughing

bem, acabadinho de chegar dos States vejo pela primeira vez o corpo da minha guitarra depois de vir da pintura. Não está perfeita, mas está muito boa, ficou foi com uns pequenos buracos (menos de meio mm) na parte de trás, mas não há problema.
A unica coisa que me deixou um bocado desmotivado foi que, há duas semanas enviei um mail a uma loja para saber se conseguia arranjar uns pu's da dimarzio e não obtive resposta. Vou ter que procurar numa outra loja.

Agora o projecto vai parar a espera da ordem de reparo do braço e do vinil para o headstock. Quando houver novidades, eu postarei. Um abraço a todos
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Restauro Washburn Strat '80 Empty Re: Restauro Washburn Strat '80

Mensagem por Convidad Qui Fev 10 2011, 13:49

sabes uns pick-ups que eu era gajo de meter aí ?
Tonerider ! fica-te mais barato que os dimarzio e de certeza que compensa na mesma !
http://www.dangleberrymusic.co.uk/c-36-guitar-pickups.aspx?pagenum=2
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Restauro Washburn Strat '80 Empty Re: Restauro Washburn Strat '80

Mensagem por Convidad Qui Fev 10 2011, 15:43

BillyGibbons escreveu:sabes uns pick-ups que eu era gajo de meter aí ?
Tonerider ! fica-te mais barato que os dimarzio e de certeza que compensa na mesma !
http://www.dangleberrymusic.co.uk/c-36-guitar-pickups.aspx?pagenum=2

E bem verdade, eu até os conheço, mas há um problema. O humbucker da ponte tem que ter o formato em Single Coil, ou seja só conheço duas marcas, a Seymour Duncan e a DiMarzio. Seymour eu já uso há um tempo, e achei que estava no tempo de experimentar uns Dimarzio. Se alguém souber de uma marca que tenha humbuckers em formato single coil, que me avise Wink
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Restauro Washburn Strat '80 Empty Re: Restauro Washburn Strat '80

Mensagem por Slider56 Qui Fev 10 2011, 15:54

Para o neck da DiMarzio,um bom humbucker em formato de singlecoil ,pode ser o HS3,que dá bem conta do recado e não deve ser muito caro.O problema é que o importador desta marca em Portugal só manda vir o que quer e quando quer;já é mais defeito que feitio,e desde há muito tempo... Evil or Very Mad

Vai tentando nas lojas a ver se tens sorte!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Restauro Washburn Strat '80 Empty Re: Restauro Washburn Strat '80

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos