ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Shielding

+12
Fype_7
Carecaz
Zito
guitargold
Slider56
allgood
Naré Cardoso
Duarteman
Oscarense
ali3ncorp
LGZT
Ricardo Matias
16 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Shielding - Página 2 Empty Re: Shielding

Mensagem por allgood Qui Jan 27 2011, 10:10

Jem3r escreveu:vai la dizer isso aos senhores da fabrica na indonesia! loool

Esses fazem é contas ao tempo e material que metem nas guitarras.O ponto de contacto deve (tem) ser esse de que falaste.Não perdias nada em blindar o pickguard o que não quer dizer que seja absolutamente necessario.A proximidade de um plano de massa (como tens na cavidade da guitarra) também faz o trabalho ou pelo menos ajuda.O que se pode considerar é que é impossivel ou pelo menos muito dificil criar uma caixa que envolva tudo o que é electrico.Os pickups na face voltada para as cordas estarão sempre expostos.Por outro lado, se o pickguard tiver folha, a "terra" estará mais perto e dependendo da altura a que ajustas os pickups, parte deles estarão "dentro da caixa".Já agora...a dita "caixa" é muito semelhante a uma "gaiola de faraday".Se quiseres perceber melhor o assunto faz uma pesquisa....ou lê aqui: http://www.feiradeciencias.com.br/sala11/11_47.asp
allgood
allgood
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 203
Idade : 60
Guitarra : Vintage,Epi,Fender,Maya,J&D,Washburn,Echo,Hofner
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - Página 2 Empty Re: Shielding

Mensagem por allgood Qui Jan 27 2011, 10:13

Pedro_guitar escreveu:pronto, acaba por ser no pickguard, nao na sua totalidade, mas em parte mas sou da opiniao que se deve fazer uase na totalidade, de modo a fachar a "caixa" e ficar totalmente isolado. ou seja, fazer shilding no pick guard até a zona onde acabam as cavidades dos potenciometros e pick ups

http://www.stocklogic.com/nohum/tele3.jpg

Concordo! Fixe
allgood
allgood
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 203
Idade : 60
Guitarra : Vintage,Epi,Fender,Maya,J&D,Washburn,Echo,Hofner
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - Página 2 Empty Re: Shielding

Mensagem por ali3ncorp Qui Jan 27 2011, 10:22

Entao e a minha question Question Question LOL

acham que eh necessario forrar todo o pickguard ou basta ate a parte que assenta nas extremidades das cavidades?
ali3ncorp
ali3ncorp
Moderador

Post Count : 2311
Idade : 41
Localização : Lisboa / Alenquer
Guitarra : Clássica de Guerra.:.Stagg R500 Blue PRS Style.:.Harmony LP Tom delonge Gibson Look.:.electro-acustica XP.:.P-Bass marina - Mark Hoppus Replica.:.Tom Delonge Strat Replica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - Página 2 Empty Re: Shielding

Mensagem por ali3ncorp Qui Jan 27 2011, 10:24

LOL nao foi neste topico Embarassed
Eh o que da andar a ver a mesma coisa em mais que um topico para ter a info toda e o trabalho ficar bem feito LOL Rock
ali3ncorp
ali3ncorp
Moderador

Post Count : 2311
Idade : 41
Localização : Lisboa / Alenquer
Guitarra : Clássica de Guerra.:.Stagg R500 Blue PRS Style.:.Harmony LP Tom delonge Gibson Look.:.electro-acustica XP.:.P-Bass marina - Mark Hoppus Replica.:.Tom Delonge Strat Replica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - Página 2 Empty Re: Shielding

Mensagem por allgood Qui Jan 27 2011, 10:28

Hmm? isso é no outro tópico!! Sleep
allgood
allgood
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 203
Idade : 60
Guitarra : Vintage,Epi,Fender,Maya,J&D,Washburn,Echo,Hofner
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - Página 2 Empty Re: Shielding

Mensagem por ali3ncorp Qui Jan 27 2011, 10:30

Ya ja vi que me respondeste...

I Feel Like jocolor
ali3ncorp
ali3ncorp
Moderador

Post Count : 2311
Idade : 41
Localização : Lisboa / Alenquer
Guitarra : Clássica de Guerra.:.Stagg R500 Blue PRS Style.:.Harmony LP Tom delonge Gibson Look.:.electro-acustica XP.:.P-Bass marina - Mark Hoppus Replica.:.Tom Delonge Strat Replica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - Página 2 Empty Re: Shielding

Mensagem por Ricardo Matias Qui Fev 03 2011, 12:38

Bem pessoal, tive a ver este video, e já tinha reparado mas nunca percebi, algumas coisas:

- O objectivo do fio com ligação á terra, eu ja desmontei a minha telecaster, mas não me recordo se o tem.
- Se o Shielding é so num pick up ou em tudo, inclusivé por baixos dos selectores.

Aqui vai o video:

<iframe title="YouTube video player" width="480" height="390" src="https://www.youtube.com/embed/H_UnQbxtV7Y" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
Ricardo Matias
Ricardo Matias
Guitar Hero

Post Count : 1520
Idade : 30
Localização : Alenquer
Guitarra : Fender Squier Telecaster & SX Standard Series (Tipo ST)
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 29/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - Página 2 Empty Re: Shielding

Mensagem por allgood Qui Fev 03 2011, 13:03

Se tivesses lido tudo o se escreveu saberias que: o fio serve para interligar todas as blindagens ou shields.Podes optar por blindar só a(s) cavidade(s) do(s) pickup(s).Finalmente, no video ele opta por não blindar a cavidade dos potenciometros/selector de pickups o que, embora não seja essencial, deveria ter sido feito já que "estava com a mão na massa"(claro que não faz sentido blidar a parte superior neste caso visto que é metalica e está já ligada na "terra").Um pormenor importante de que não se falou acima e que pode ser visto aqui é a blindagem do pickup nesta guitarra (telecaster).Aparentemente a "cover" do pickup neste caso é metalica e não está ligada na "terra".É portanto boa ideia fazer esta ligação.Nunca mexi numa telecaster mas todas as guitarras com "pickup covers" metalicos que vi já tinham esta ligação feita originalmente.Se o fores fazer, cuidado para não aquecer demais o pickup com o ferro.Cuidado também com o pickguard.Eu soldava o fio na folha antes de a colar.
allgood
allgood
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 203
Idade : 60
Guitarra : Vintage,Epi,Fender,Maya,J&D,Washburn,Echo,Hofner
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - Página 2 Empty Re: Shielding

Mensagem por guitargold Seg Ago 15 2011, 22:56

no caso de uma strato devese fazer tb na parte das molas???isto pode parcer estupido mas tb ta la um fio de terra
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - Página 2 Empty Re: Shielding

Mensagem por Zito Ter Jun 05 2012, 18:12

Pessoal , tou a pensar em fazer um shielding a minha kramer, pois ela faz um ruido que me ta a atrapalhar um bocado, com distorção nao da para tocar porcausa do ruido... vou fazer tudo por mim proprio, pois ca na ilha das flores... e complicado, com sorte consigo alguem para soldar... mas sinceramente sei quase 0 de shielding... do que li na net , tenho de forrar os buracos dos pickups com papel de aluminio, e soldar o fio terra a mesma ( que nao faço a minima ideia do que seja, no contexto da guitarra ) alguem me dá umas luzinhas?
Zito
Zito
Guitarrista dedicado

Post Count : 695
Idade : 32
Localização : Flores /Açores
Guitarra : Kramer Assault 220CM
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - Página 2 Empty Re: Shielding

Mensagem por Carecaz Qua Jun 06 2012, 04:08

Eu fiz um shielding à minha Strat e notei uma diferença enorme!
Fiz com folha de aluminio com cola de um dos lados que custou 5€ no Leroy Smile
Esta no meu tópico Careca Strat Smile
Carecaz
Carecaz
Guitar Hero

Post Count : 1001
Idade : 50
Localização : Algures pelo Algarve
Guitarra : Candy Orange Strat e Les Paul personalizada :)
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 26/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - Página 2 Empty Re: Shielding

Mensagem por Slider56 Qua Jun 06 2012, 04:28

Eu tenho usado fita adesiva de alumínio por ser mais barata e mais fácil de encontrar;usi no meu projecto DGdT strat e tenho feito o mesmo noutras guitarras que me vão aparecendo de vez em quando.

Uma questão a ter em conta: relativamente à tinta de grafite,por vezes uma aplicação de muitos anos perde a condutibilidade com os pots e demais hardware devido a sujidades e contaminações.Escrevo isto porque ontem apareceu-me aqui de surpresa um amigo de longa data com uma guitarra antiga a queixar-se de ruído que nunca tinha feito.Demos uma vista de olhos por alto e apesar do tal spray/pintura de grafite,notei alguma condutibilidade errática;tão depressa o multímetro acusava continuidade,como falhava.

Disse-lhe para comprar a tal fita de alumínio autocolante,e ele assim fez.Ligou-me depois de jantar a dizer que estava o problema resolvido: digamos que foi um...reforço de shielding. Very Happy

É que quando se dá a camada de grafite,enquanto ainda está algo húmida convém assentar logo os pots e switches de modo a que a grafite se entranhe em contacto com o hardware.Depois de secar e se apanha lixo,pode provocar isolamentos indesejáveis.

A Rickenbacker vendia há muito tempo uma tinta à base de prata que era um must,mas o preço era algo agressivo por tão pouco... No
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - Página 2 Empty Re: Shielding

Mensagem por Zito Qua Jun 06 2012, 07:16

e a parte de soldar ? :S
Zito
Zito
Guitarrista dedicado

Post Count : 695
Idade : 32
Localização : Flores /Açores
Guitarra : Kramer Assault 220CM
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - Página 2 Empty Re: Shielding

Mensagem por Fype_7 Qua Jun 06 2012, 12:20

nao soldas.. fazes a união entre as varias partes da fita com fios de cobre colados com a mesma fita.
Fype_7
Fype_7
Guitarrista viciado

Post Count : 813
Idade : 30
Localização : Vagos
Guitarra : Ibanez RG270DX, Ibanez RG3570z , Ibanez PF10, Pablo Romero (Clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 04/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - Página 2 Empty Re: Shielding

Mensagem por Waltheer Qua Jun 06 2012, 13:18

Continuo sem perceber o porquê da insistência com a folha de alumínio...

Percebo que alguém que tenha 20 guitarras e vá fazer um shielding às 20 ao mesmo tempo, opte pelo alumínio para poupar uns euros valentes, mas no caso de terem duas ou três guitarras...

A fita cola de alumínio à venda no leroi e similares, vulgarmente usada nas tubagens dos esquentadores, custa +/- 5€, gastam um metro e meio por guitarra e ficam lá com o rolo o resto da vida a ganhar pó. A cola dessa fita não é condutora. pegar num fio de cobre e colá-lo com a mesma fita para fazer as uniões entre a "manta de retalhos", rouba-vos mais uma boa meia hora (já para não falar do aspecto). A fita é di9fícil de trabalhar, rasga-se por tudo e por nada e pega-se a tudo excepto onde devia...


Com os mesmos 5 euros, compram um metro e meio de cobre, mais fácil de trabalhar, sem ser necessário andar a soldar/ remendar e ainda com a vantagem de eliminarem os grounds nas costas dos pots (menor probablidade de ground loops).

Agora se aluminio, grafite, cobre ou batata são melhores ou piores em termos de eficácia/ alteração do som, venham aí os gajos do MOJO. há quem jure a pés juntos que shielding numa Strat lhe "rouba" brilho, há quem diga que é só o barulho...
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - Página 2 Empty Re: Shielding

Mensagem por Zito Qua Jun 06 2012, 14:23

Ca onde vivo e so papel de aluminio e daquele de cozinha... como nao ha cao, tenho de caçar com gato
Zito
Zito
Guitarrista dedicado

Post Count : 695
Idade : 32
Localização : Flores /Açores
Guitarra : Kramer Assault 220CM
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - Página 2 Empty Re: Shielding

Mensagem por Slider56 Qua Jun 06 2012, 14:49

A fita de alumínio auto-colante de que falo é barata e vende-se em lojas de ferragens.Usa-se muito em tubagens de esquentadores e afins.
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - Página 2 Empty Re: Shielding

Mensagem por Z3D Qua Jun 06 2012, 15:24

eu "forrei" a minha com fita autocolante de aluminio para esquentador e ficou 100%. Colei sem grande preocupação com a não condutividade da cola, simplesmente porque quando peguei num multímetro e fiz a verificação de condutividade em carradas de pontos do alumínio, uns mais perto outros mais afastados, entre pedaços diferentes (e colados entre eles), e deu sempre o "beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeep" da ordem.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - Página 2 Empty Re: Shielding

Mensagem por Slider56 Qua Jun 06 2012, 16:10

A cola usada nesse tipo de fita é absolutamente inócua,nem é combustível ou comburente.A camada é tão fina que se podem sobrepôr sem problemas de isolamento.

Se não me falha a memória,custa à volta de 2,40€ no LeRoy Merlin,talvez um pouco mais,e dá para blindar muitas guitarras!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - Página 2 Empty Re: Shielding

Mensagem por domingos Qua Jun 06 2012, 16:50

yap, quando faço modding em portáteis uso, n tão boa como cobre mas funciona perfeitamente e é mto mais barata
domingos
domingos
Guitarrista dedicado

Post Count : 514
Idade : 40
Localização : Fafe
Guitarra : Epiphone Special II modified by Ali3ncorp e Sonus LP (Nelly)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - Página 2 Empty Re: Shielding

Mensagem por paulo2534 Qui Jun 07 2012, 05:53

Z3D
a fita que eu uso, mesmo que cole uma em cima da outra não dá continuidade, o que eu faço é dobrar um bocadinho a ponta da fita para que o sinal eletrico passa de uma fita para a outra.
paulo2534
paulo2534
Guitarrista dedicado

Post Count : 635
Idade : 25
Localização : Guimarães
Guitarra : Epiphone wildkat; Tanglewood TW1; Harley Benton Strat. Sunbrust modificada ; Yamaha C-30(classica); Technics KN6000(synth)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 17/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - Página 2 Empty Re: Shielding

Mensagem por Carecaz Qui Jun 07 2012, 06:26

A fita que comprei colada por cima dá continuidade e é made in Leroy Wink
Carecaz
Carecaz
Guitar Hero

Post Count : 1001
Idade : 50
Localização : Algures pelo Algarve
Guitarra : Candy Orange Strat e Les Paul personalizada :)
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 26/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - Página 2 Empty Re: Shielding

Mensagem por Z3D Qui Jun 07 2012, 08:01

umas fitas devem ser do chines, outras do japones.
Go figure....
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - Página 2 Empty Re: Shielding

Mensagem por paulo2534 Qui Jun 07 2012, 11:17

a minha foi comprada numa loja de ferragens, mas também não custa nada dobrar os lados antes de colar
paulo2534
paulo2534
Guitarrista dedicado

Post Count : 635
Idade : 25
Localização : Guimarães
Guitarra : Epiphone wildkat; Tanglewood TW1; Harley Benton Strat. Sunbrust modificada ; Yamaha C-30(classica); Technics KN6000(synth)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 17/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Shielding - Página 2 Empty Re: Shielding

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos