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Construir a nossa pedalboard

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Mensagem por Convidad Ter Dez 28 2010, 12:54

Pois é amigos...

Fartei-me das limitaçoes que uma pedaleira proporciona.

Quero mudar para pedais. Mas tenho algumas duvidas que gostava de ver esclarecidas.



- Que pedalboard comprar? quais os aspectos a considerar?

- O que é preciso ter numa pedalboard? (para alem do obvio)

- Em que sitio da cadeia de efeitos devo colocar Whammy, Wah e pedal de Volume?

- Ha possibilidade de fazer uma especie de patches através de algum controlador? Porque tipo, se eu estiver a tocar uma musica em que use 8 pedais e na musica a seguir so uso 2, tenho que desligar 6 pedais... ha alguma maneira de contornar isso?


Deixo-vos com um video de como ordenar os pedais na cadeia. para os entendidos digam se concordam ou nao e porque

Obrigado e que tenham um 2011 fantaguitarrástico Lol Rock



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Mensagem por Convidad Ter Dez 28 2010, 15:09

Olha o meu pai fez-me uma pedalboard.
Tinha uma placa de PVC, forrou a vinil preto, fez margem a vinil prateado e ficou bem porreira.
Quanto a ordenar os pedais, só tenho WAH e Delay, uso sempre o Wah em 1º.
Quanto a ter triplas e essas coisas já na pedalboard, ainda não tenho transformador mas quando comprar, meto uma tripla em cima da pedalboard e lá ligo o transformador e o amp.

A pedalboard é assim :
Não tinha fotos que apanhasse a pedalboard toda sem ser a de família,portanto meto aqui um grande plano e a de família.

Construir a nossa pedalboard JZ2LA

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Mensagem por Slider56 Ter Dez 28 2010, 15:36

Concordo absolutamente!

No setup de um pedalboard,os primeiros pedais a entrar são sempre os overdrive e distorção,antes de chorus,delays e reverbs.Os pedais de wha-wha são na realidade equalizadores paramétricos rudimentares e construídos para diferentes voicings,uns melhores,outros piores,mas o funcionamento é idêntico.
A questão da utilização dos circuitos de effects loop é importante,porque tal como o gajo diz e muito bem,dá a possibilidade de dosear o nível de chorus,delay,reverb sem afectar demasiado o som que já vem dos pedais iniciais,neste caso,wha,overdrive e distorção.Para quem tem amps sem effects loop,fica mais fácil de ligar,mas convém ter atenção e não "mascarar" demais o som que queremos,ou seja,utilizar os efeitos com peso,conta e medida.

Outra coisa que me chamou a atenção foi o gajo não gostar de compressores...das duas,uma:ou ele não sabe tirar partido de um compressor,ou simplesmente não faz parte do set pessoal dele,indo buscar o sustain aos amplificadores (válvulas,claro!!!).

Se deres uma vista de olhos pelo site do Mr.JackGuitar,vais lá encontrar algumas pedaleiras,mas também podes ser tu a fazer a tua.Basta fazeres uma caixa de perfil baixo,em que a tampa é a caixa,e a base o sítio onde prendes tudo,pedais,fonte de alimentação,cablagem,etc.

Eu pessoalmente ando a estudar uma maneira de ter alguns pedais,e a minha Boss ME-25 numa base,mas ligados em paralelo,ou seja,ponho em linha o que quero sem afectar seja o que fôr.Vai dar trabalho,vai,mas há-de ser como eu quero,e à falta de uma matriz com presets que custa uma pipa de massa,vou usar pedais A/B/C e A/B.

Logo se vê... Very Happy
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Mensagem por Convidad Ter Dez 28 2010, 15:38


Não seria preferivel cobrir a pedalboard a velcro em vez de vinil?


Última edição por stinkytick em Ter Dez 28 2010, 15:42, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Convidad Ter Dez 28 2010, 15:39

Viva...

Vou entao dar-te as minhas opinioes baseadas no que acabei de ler na revista Guitarist deste mes:

Para pedal board,da uma vista de olhos a estes dois meninos...
-Boss BCB-60 ( www.bosscorp.co.jp )
-Behringer PB1000 ( www.beheringer.com )

Acerca do resto,aqui fica mais um plagio a revista (Pag.48)

"What goes where?
So,you have a bunch of effects and you dont know in wich order they should be placed.Rule one is that there are no reules!
Rule two is that the following is the "standard" order.It´s ate least a good place to start...

1-Tone filtering and dynamic:Wha,compressors,EQ´s
2-Overdrive and distortion:put the higher gain pedals before lower gain ones
3-Modulation:Phaser,Flanger,Chorus and so on
4-Delay then Reverb

Most common issues concern filter-type pedals.You may prefer your wha after your distortion so its more pronounced,and certain modulation effects are more controlled when placed before overdrives and distortions.

The other issue is with vintage style fuzzes and true bypass boutique drive pedals,wich often sound best when they´re first in line.In short,you have to compromise somewhere,and these conventions have been trashed beyond recognition over the years.As ever,just use your ears to decide what sounds best!"

De qualquer maneira,e se puderes,compra esta revista que te falei (Guitarist,December 2010,#336),tras um especial sobre os 101 melhores pedais de sempre,e no cd,que tambem inclui video aulas,tras tambem uma demo de alguns desses pedais...

Espero ter ajudado um bocadito.

Abracos

Paulo
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Mensagem por Convidad Ter Dez 28 2010, 15:48

stinkytick escreveu:
Não seria preferivel cobrir a pedalboard a velcro em vez de vinil?
Não havia velcro e além disso gosto dela assim Cool
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Mensagem por Slider56 Ter Dez 28 2010, 16:01

Pode-se usar velcro mas de grande densidade,de modo a segurar os pedais no sítio.Um amigo meu decidiu construir uma base de raíz e revestiu tudo com borracha de modo a tapar a cablagem diversa,e ficou à maneira.

Construir a nossa pedalboard VP_pedalboard_1

Esta pedalboard ainda é provisória,mas a versão definitiva vai ser semelhante.Os pedais estão fixos com placas de velcro cortadas à medida.A parte que fixa na board é auto-adesiva.
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Mensagem por Convidad Ter Dez 28 2010, 16:03

Os meus pedais não escorregam.
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Mensagem por Slider56 Ter Dez 28 2010, 16:37

As43 escreveu:Os meus pedais não escorregam.

Acredito que sim,mas estou a considerar ter de andar com as pedaleiras de um lado para o outro;se fôr para estar numa sala de ensaios ou em estúdio,tudo bem,mas na estrada é outra conversa. Very Happy
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Mensagem por Convidad Ter Dez 28 2010, 17:10

@slider56

Podes me falar mais sobre essa tal matriz de presets? desconheço.
Ps: ele no video diz que os primeiros pedais sao os de wah...


@abraxiS

Nao vou muito à bola com Behringer e a da boss parece me muito pequena mas vou dar uma olhada nessa revista se a encontrar... Thanks



Vale a pena comprar fonte de alimentação para os pedais? quais a vantagens/desvantagens?

E o pedal de volume e o whammy devo por onde?
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Mensagem por Convidad Ter Dez 28 2010, 17:37

Slider qual e a funçao da A/B box nessa pedalboard que mostraste?:/


Nunca percebi para que servia isso :/
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Mensagem por Convidad Ter Dez 28 2010, 17:49

pelo que vejo vai alternar entre os pedais que ali estao e outra coisa....

ou entao nao. Razz
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Mensagem por pedrosilva Ter Dez 28 2010, 17:52

Boas....

Uma dica, ja aqui referida, da uma olhada na revista Guitarist deste mes, tem uma parte só sobre este assunto incluido varias demos no CD...
Wink
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Mensagem por Slider56 Qua Dez 29 2010, 10:18

Uma matriz ajuda imenso,mas são equipamentos que custam muito dinheiro,e só se justificam em pedaleiras e racks de efeitos para profissionais.Um respeitável senhor que desenvolveu tudo isto,é o Perter Cornish, que desde há muito constrói pedalboards para o David Gilmour,Tony Iommi,Sting,Brian May e tantos outros.
O circuito de uma matriz,dá-nos a possibilidade de criar presets em cada slot,ou seja decidimos que o efeito A,o C,o D e o F ficam na memória 1;de pois se salvar este presets,escolhemos por exemplo,o efeito B mais o E e o H ficam na mem 2 e por aí fora.Depois de tudo programado,é só chamar as memórias e estão à disposição do músico.
Dá muito jeito,mas tem de haver um consenso de saber quais os efeitos que queremos,por que ordem,e tendo atenção às sensibilidades de entrada e saída de cada um.


Os ditos pedais A/B,ou A/B/C ou ainda A/B/Y são comutadores de sinal;podem ser usados para ligar uma guitarra a dois amps ou duas linhas de efeitos,como também se pode escolher entre duas ou mais guitarras e um amp apenas.Há muitas maneiras de usar este tipo de pedais,de acordo com as necessidades de cada um,e também da maior ou menor complexidade da cadeia de efeitos e outros acessórios,que entendam usar,tais como line boosters,D.I. boxes,etc,etc...
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Mensagem por Ricardo Matias Qua Dez 29 2010, 11:06

Tenho uma duvida:

Imagine-se que estamos a tocar, e numa musica temos que passar de uma parte onde se use, por exemplo, Clean com Chorus (vamos supor que temos um pedal de simulador acustico para o clean para isto ficar mais complexo) para distorção com reverb (isto só mesmo por exemplo). Existe maneira de fazer esta mudança se termos que desligar o Clean e o Chorus e ligar o Reverb e a Distorção, ou seja recorrendo a 4 clicks, que se torna complicado em frações de segundos.

Isto numa pedaleira é muito facil, mas com pedais pode-se tornar mais complicado, não sei se perceberam a minha questão, mas o que pretendo saber é como fazer a tal mudança com o menos numero de clicks possiveis.
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Mensagem por Slider56 Qua Dez 29 2010, 11:43

Ricardo,o problema que tu puseste é muito comum,e se resulta na boa a nível profissional,é porque os pros usam as tais matrizes activas e outros sistemas de comutação.Perdem um bom tempo a programar tudo,e das duas uma:ou mudam eles mesmos,ou muda o técnico pessoal dele que sabe exactamente onde e quando mudar.
Julgo ter visto alguma coisa algures no site da Thomann,e básicamente são sistemas controlados por M.I.D.I. que não é mais do que linguagem/protocolos de comunicações que têm muitas utilidades.Para uso "caseiro",uma pedaleira bem amanhada resolve os problemas de mudar instantaneamente de um set para outro,mas a nível profissional,as coisas são um pouco mais complexas e têm preços a condizer...

Por exemplo,e sistemas pro,como os do David Gilmour,Edge,e outros,todos os efeitos e/ou cadeias de efeitos estão ligados de modo a que cada unidade,seja de rack ou de chão,está devidamente calibrada e preparada para funcionar dentro de um esquema de selecção e fácilmente se junta ou retira de uma linha de efeitos que acabam por ser mais um preset.

No teu caso específico seria assim :

Preset 1 : Acoustic Simulator + Chorus

Preset 2 : Distortion + Reverb

tendo tudo como deve ser e programado com antecedência,bastava começares a tocar no Preset 1,e na altura certa,clicavas para o preset 2 e tinhas o que querias no momento certo!

Um exemplo acessível : http://www.thomann.de/pt/toadworks_roundabout_turbo.htm


Ajudou? Very Happy
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Mensagem por Convidad Qua Dez 29 2010, 13:13

@Ricardo Matias

Foi exactamente o que eu perguntei um pouco acima....



epa sinceramente pensei que isto fosse mais simples....
ate porque nao vou ter nenhum tecnico a trabalhar para mim num futuro breve
e nao gosto da ideia de alguem andar a mexer no meu som... lol


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Mensagem por Convidad Qua Dez 29 2010, 13:16

Off Topic!

Onde Raio posso encontrar a guitarrist?? hoje fui à procura e nao encontrei nada
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Mensagem por Slider56 Qua Dez 29 2010, 14:13

Tenta online;eles têm um site à maneira :

http://www.musicradar.com/guitarist
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Mensagem por Ricardo Matias Qua Dez 29 2010, 17:31

@ Jem3r: Eu sei que foi isso que disses-te mas eu queria clarificar as coisas Rock

Já agora, Sliders, fiquei esclarecidobasicamente terei que mudar os efeitos 1 a 1, ou entao gasto os 178 euros xD
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Mensagem por Convidad Qui Dez 30 2010, 03:59

178 euros dá para teres 2 "patches" lol.
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Mensagem por Ricardo Matias Qui Dez 30 2010, 05:53

Pois basicamente é isso xD

Até pode ser util, mas para quem tem dinheiro Money Entretanto vamos dando ao pé o mais rapido possivel
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Mensagem por Convidad Seg Jan 03 2011, 16:24

Bem visto que isto é bastante mais caro e complicado do que alguma vez pensei lembrei me de outra coisa...

Enquanto nao sou uma estrela super famosa com muitos zeros à direita na conta bancario que tal incluir a minha gt-10 na pedalboard?

Para simplificar um pouco a historia dos patches...

Comprava 3 ou 4 pedais mais especificos e deixava a gt-10 tratar do resto.

É boa ideia?
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Mensagem por Slider56 Seg Jan 03 2011, 17:18

Jem,a tua GT-10 não precisa de loopers para fazer o que o Ricardo disse;tens nas definições mais avançadas a possibilidade de programares uma série de efeitos em pelo menos duas linhas paralelas e usas o pedal de expressão para mudar de uma para outra;ok,não resolve tudo,mas ainda dispões de external effects loop,o que te dá ainda mais uma hipótese de escolha.Tens é de fazer os trabalhos de casa para quando chegar a altura certa,só terás de seleccionar a linha de efeitos que quiseres.

...e respondendo à tua pergunta,sim claro que podes incluir a GT-10 muma pedalboard mais complexa e abrangente.Arranja é espaço que a Boss não é própriamente uma pedaleira de bolso... Very Happy
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Mensagem por Convidad Seg Jan 03 2011, 17:38

olha dá uma olhada na Behringer PB600 e PB1000 caso precises de colocar pedais.

eu também ando 'hibrido' e por vezes em fase de transição ou só pedais, e com GCB-95, TS, BB preamp, Classic Chorus, Pitch Shifter, Looper... como o chorus é um pedal grande e tenho varios pedais 1 bocado diferentes sinto dificuldade em arrumar a casa enquanto a mala que usa aquelas malinhas com caixinhas boss e mxr parecem ter tudo arrumado com a simplicidade de uma pedaleira.
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