ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fazer um setup à guitarra!

+56
rui_alberto
mpexus
acknowledgement
kouros
frankstrat
SrCardozo
lotto29
bates
Ajcfernandes
jNuNeS-_-
Luis77
sylvester
JHV
Skaven
paulo2534
guitargold
Greenox
John B
O Bruno
GSimoes
Uropappus
v-shadow
alexcoupe
Scorp
Miguel Martins
ObiQueloKenobi
sergiofasilva
brunotins
lore
tcgomes
pedroevy
jonypaul
Z3D
Slider56
SemStrat
LGZT
.:Rodrigo:.
josel
N££r!K
RoXaS
Naré Cardoso
MárcioLima
bernardo
Joaquim António Rebelo Lo
Ricardo Matias
Danix66
lourenco
Fype_7
Jeanxito
Schmeichel
Kaz
kicos
Rod
nanjos
Ze Manel
jota jota
60 participantes

Página 12 de 16 Anterior  1 ... 7 ... 11, 12, 13, 14, 15, 16  Seguinte

Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 12 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por Z3D Qua Abr 22 2015, 16:25

Obi ele pode (e deve) informar-se o mais que possa sobre setups. O problema é que há muita "desinformação" em todo o lado. Ele pode ler e ver videos de horas e horas, mas garanto-te que só 10% é que tem informação útil - o resto é malta tipo "vou-vos mostrar no video como se faz....", e que continua a cometer os mesmo erros que outros que os "ensinaram".
Mas é preciso que ele veja! A questão é saber "filtrar" e usar a cabeça para não seguir tudo à risca

PS: eu cometi, e cometo, erros. muitos....
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 12 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por kouros Qua Abr 22 2015, 17:02

Mete mais oleo de limão nisso.

Olé
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 12 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por acknowledgement Qua Abr 22 2015, 19:22

levei anos a ver muita merda errada na net (não só sobre setups, sobre música de forma geral)

acho que ou conheces alguém que saiba fazer setups muito bem que te possa dar umas dicas, algum luthier amigo alguém assim, ou algum músico muito experiente com setups. 

como tudo, depende do instrumento e do objectivo, mas pode justificar mandar fazer um setup, trocar um potenciometro que já não esteja a 100%, meter pestana em osso, ver se os trastos precisam de ser rectificados. ver se há desgaste na ponte e se há algum vinco a ser limado. nos carrilhões também. a altura dos pickups também é um factor muito importante. alto demais causa desafinação, corta sustain, destroi dinamicas. há um sweet spot para cada pickup e para a sonoridade a que se destina onde se extrai o máximo de todas as qualidades possíveis do instrumento. a tensão do braço também é muito importante para conseguir um bom compromisso a nível de altura das cordas e até de intonação. 
com o braço mal ajustado, uma guitarra pode até nunca ficar com as oitavas certas, ou melhor, até pode ficar lá perto mas a afinação ao longo do braço todo nunca será lá muito boa. 
há imensos detalhes simples que fazem toda a diferença. mesmo para guitarras muito básicas estilo les paul. (já nem falo de floyds, foi onde me estreei)
acknowledgement
acknowledgement
Guitarrista de garagem

Post Count : 279
Idade : 37
Localização : Porto - Centro
Guitarra : Ibanez GB200 / Peerless Imperial
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/10/2014

https://linktr.ee/carloscepinha

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 12 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por Z3D Qui Abr 23 2015, 13:49

acho que ou conheces alguém que saiba fazer setups muito bem que te possa dar umas dicas, algum luthier amigo alguém assim, ou algum músico muito experiente com setups.

Seria o ideal.

levei anos a ver muita merda errada na net (não só sobre setups, sobre música de forma geral)

Correcto e apoiado mas...

a altura dos pickups também é um factor muito importante. alto demais causa desafinação, corta sustain, destroi dinamicas.

...esta é uma delas.
O sustain (que depende da sua importância subjectiva que cada um dá...), apoia-se maioritariamente nos seguintes factores:
- solidez entre as junções das diversas partes da guitarra - e neste campo posso acrescentar que ter braço colado vs aparafusado é uma discussão sem sentido. Se há mito mais que batido é este...
- densidade e rigidez dos materiais usados nos pontos onde as cordas se apoiam (leia-se pestana e saddles)
- robustez e área de contacto entre bridge-corpo, bem como pestana-braço.
- o amplificador onde a guitarra está ligada (alguns comprimem mais que outros)

O output dos pickups dão a "impressão" de dar mais sustain, mas não é bem assim. Um pickup magnético é um sensor. Quanto mais sensível for, mais frequências pode abranger, melhor o "sustain" - regra geral percebemos o sustain como a velocidade/tempo de damping das frequências mais altas, ou "overtones". Ora, regra geral também, um pickup de hi-gain devido a razões que se prendem com o aumento da impedância do pickup,  realçam mais os mids e bass, e portanto o sustain é compensado pelo output. Mas isto o torna-o menos "fidedignos" (excepção: pickups activos, mas isto é outra historia...).
Isto para dizer que experimentem um pickup magnético passivo de menor ouput ligado a um bom amplificador limpo na beira do overdrive (ou a um clean boost) e ouçam o sustain.
Isto nada tem a ver com a atracção magnética do pickup.

Há mais que posso nao me recordar agora, mas fica a ideia.

De resto concordo com tudo.



... até me lembrar de algo contrário Razz
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 12 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por Z3D Qui Abr 23 2015, 14:59

edit: reli o que escrevi, acho que ando com problemas de dislexia ou qq coisa parecida...

Eu queria relacionar a altura dos pickups às cordas com a redução do sustain. Isto não é totalmente verdade. É verdade que um pickup precisa estar mesmo quase colado à corda, mas neste caso o maior problema nem é o sustain ou dinâmica - é mesmo o efeito de overtone provocado.
A relação é que normalmente a malta sobe a altura dos pickups para obter mais output. Ou então adquire um pickup tb com mais ouput e lembram-se logo que os que trazem magnetos mais fortes (e é verdade), mas receiam que isso lhes mate o sustain... not so. (within reason). Ha muitos outros factores que realmente afectam mais significativamente o sustain, aqueles que referi.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 12 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por frankstrat Sex Abr 24 2015, 02:15

Não se zanguem por minha causa...

Agradeço todas as opiniões e ideias que me têm dado. Agora vou filtrar e ver o que se encaixa nas minhas guitarras. Sei que há uma que precisa de um setup rápido. A outra já não.

O tempo é cada vez mais curto para mim e agora é complicado tirar fotos e partilhar com a malta. Mas está mais que prometido que brevemente o irei fazer, até porque tenho um problema bicudo com uma delas.

Obrigado uma vez mais a todos!

Ah, é verdade: os braços foram comprados, portanto os frets estão nivelados.
frankstrat
frankstrat
Guitarrista de garagem

Post Count : 370
Idade : 51
Localização : Lisboa
Guitarra : A que estiver a jeito!
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 16/06/2011

http://www.riffsdeorfeu.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 12 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por mpexus Sex Abr 24 2015, 02:46

Se precisares de ajuda nas fotos diz, falo a sério Smile
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 12 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por frankstrat Sex Abr 24 2015, 02:47

Ok vou precisar sim! Obrigado!
frankstrat
frankstrat
Guitarrista de garagem

Post Count : 370
Idade : 51
Localização : Lisboa
Guitarra : A que estiver a jeito!
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 16/06/2011

http://www.riffsdeorfeu.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 12 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por mpexus Sex Abr 24 2015, 02:50

Manda PM quando quiseres
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 12 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por kouros Sex Abr 24 2015, 03:10

Setup rapido? O que é isso afinal?

Braços novos = frets nivelados? Nao subestimes a diferença do pintelho.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 12 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por frankstrat Sex Abr 24 2015, 03:59

Sim verdade. Mas eu também não sou guitar pro... Se houver um fret diferente dos outros e se não prejudicar em nada, nem vou preocupar-me em corrigi-lo...
frankstrat
frankstrat
Guitarrista de garagem

Post Count : 370
Idade : 51
Localização : Lisboa
Guitarra : A que estiver a jeito!
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 16/06/2011

http://www.riffsdeorfeu.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 12 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por kouros Sex Abr 24 2015, 04:23

Um fret desnivelado que nao prejudique em nada..

..so se for o ultimo.



Isso dos setups rapidos nao existe. Existe setup feito e setup por fazer, independentemente dos gostos no que toca a altura de cordas.

kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 12 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por frankstrat Sex Abr 24 2015, 04:43

Eu entendi que um setup rápido será para guitarras normais. As minhas só lhes montei os componentes e mais nada...
frankstrat
frankstrat
Guitarrista de garagem

Post Count : 370
Idade : 51
Localização : Lisboa
Guitarra : A que estiver a jeito!
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 16/06/2011

http://www.riffsdeorfeu.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 12 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por kouros Sex Abr 24 2015, 04:48

Um setup é rapido ou lento consoante o que houver para fazer.

No teu caso poderas é ter de fazer ajustes após o setup inicial devido à compressao das madeiras.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 12 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por frankstrat Sex Abr 24 2015, 04:50

É como colocar cordas novas: leva algum tempo a ir tudo ao sítio...
frankstrat
frankstrat
Guitarrista de garagem

Post Count : 370
Idade : 51
Localização : Lisboa
Guitarra : A que estiver a jeito!
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 16/06/2011

http://www.riffsdeorfeu.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 12 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por kouros Sex Abr 24 2015, 04:57

É parecido mas nao é a mesma coisa. Quando trocas as cordas estas apenas a repor a tensao que tiraste.

Neste caso estas a meter a tensao que nunca houve...isto sem falar no angulo do braço e outros ajustes geometricos.

Mete o braço completamente direito e verifica os frets. Se isso nao estiver certo nunca terás a guitarra em condicoes e vais ter de usar as cordas a meio metro da escala.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 12 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por acknowledgement Sex Abr 24 2015, 20:48

o que eu quis dizer foi que os pickups altos demais cortam o sustain porque são feitos de imans e assim puxam as cordas fazendo-as parar mais cedo.

pickups mais afastados têm menos efeito magnetico sobre as cordas e estas vibram mais livremente

o magnetic pull também pode mexer com a afinação, considero isso indesejado.

eu odeio pickups colados às cordas a não ser que sejam pickups com output bastante baixo, caso contrário, soa uma merda. sem dinamicas, nem acentuações nem aquele 'feel'

todas as 'boas' caracteristicas que a guitarra tem no seu som acustico devem estar presentes no som amplificado e sempre que isso não acontecer, o som não presta (na minha opinião!)

até porque se os amps têm volume, se há pedais com bom ganho, há sempre margem de manobra. 

já obtive mais sustain em bolt-ons com floyd roses do que em les pauls. por isso a construção pode ajudar mas está longe de ser tudo. depende da qualidade da guitarra em particular. 
entrar por essa via seria discutir o sexo dos anjos.

o braço mal ajustado e a altura da ponte/nut mal ajustados também mexem com caracteristicas dinamicas tonais e sustain. no setup quando mudas a receita mudas sempre o bolo inteiro.
acknowledgement
acknowledgement
Guitarrista de garagem

Post Count : 279
Idade : 37
Localização : Porto - Centro
Guitarra : Ibanez GB200 / Peerless Imperial
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/10/2014

https://linktr.ee/carloscepinha

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 12 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por acknowledgement Sex Abr 24 2015, 20:57

tive uma fase que usava os pickups a esta altura, nesta guitarra em particular.

as cordas estavam novas e um pouco baixas demais, entretanto já subi um pouco as cordas e os pickups. e já nivelei melhor os polos do neck pickup. se subir demasiado o pickup o som soa-me demasiado 'eletrico' e pouco 'acustico' porque o pickup que essa guitarra tem é um dimarzio air norton. coloquei-o antes de tocar jazz... enfim...

se fosse um paf vintage alnico II low output provavelmente estaria bem mais alto e teria melhor timbre.
neste caso foi um compromisso. mas tenho outras guitarras e já aprendi a nunca por os pickups altos demais. logo arranjo fotos dos setups. 
também basta ver as guitarras de muita malta de diversos estilos e ver que só quem usa activos é que os cola as cordas, a maior parte do ppl usa os pickups numa posição onde maximizam o potencial musical da guitarra - expressividade timbre dinamica. 
lá está as características dos próprios pickups vão fazer diferença.

Fazer um setup à guitarra! - Página 12 9k0206

just my 2cents


mas fazes bem em citar a construção Z3D, a qualidade do bolt-on e a forma como é feito também tem extrema influência na guitarra. lembro-me até de inventarem uma maquina para esse tipo de coisa.
acknowledgement
acknowledgement
Guitarrista de garagem

Post Count : 279
Idade : 37
Localização : Porto - Centro
Guitarra : Ibanez GB200 / Peerless Imperial
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/10/2014

https://linktr.ee/carloscepinha

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 12 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por Z3D Sáb Abr 25 2015, 06:11

@acknowledgement

Compreendo o teu ponto de vista relativamente a todos os aspectos, e concordo com a maioria deles.
No entanto, quando te referes ao "magnétic pull" dos pickups, seria preciso que estivessem mesmo mesmo mesmo juntinhos às cordas - estamos a falar para aí cerca de <1mm - e nesse caso o problema maior seriam overtones indesejáveis (principalmente já no fim do decay da nota) ou mesmo as cordas baterem fisicamente nos pólos quando se tocasse nos registos mais altos da escala, pois aí as cordas ficam ainda mais perto do pickups.
Claro que existe magnetic pull, o campo magnético existe portanto é um facto.... mas é muito difícil ele ter um efeito significativo no sustain. Acredita teriam de ser imans enormes para vencer uma tensão superior a 7kg!
Se quiseres envio-te um video que mostra isto mesmo.

Sobre o som das guitarras escreveste...
todas as 'boas' caracteristicas que a guitarra tem no seu som acustico devem estar presentes no som amplificado e sempre que isso não acontecer, o som não presta
Estavas a referir-te a acusticas/semi-acusticas, ou mesmo a guitarras electricas de corpo sólido?
É que se for às primeiras, concordo 10000%.
Quanto às segundas... digamos que para mim o "tonewood" é como a aparição de fátima.... e mais não digo Wink

Mas repito concordo com praticamente tudo, mas tenho este ponto de vista também.
Acima de tudo gosto de trocar impressões sobre estes aspectos, sempre de mente aberta. Só assim podemos aprender qualquer coisa.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 12 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por acknowledgement Sáb Abr 25 2015, 06:59

Z3D eu concordo contigo, não digo o contrário, alias parece-me é que a informação que trocámos vai-se completando mutuamente e vais salvaguardado possíveis más interpretações do que eu disse, algo que até te agradeço.

eu considero as 175, 335, L5... em que categoria? segundo os teus termos?

guitarras de corpo sólido não são, mas não são acusticas também, caem nas semi-acusticas creio.
mas mesmo 335 ou a 339 ou 330 (creio eu) versão mais 'pequena' da 335, ou guitarras de corpo sólido com um pequeno compartimento acustico, como as thinline. ou até guitarras que aparentem ter corpo sólido mas possuam um corpo chambered, possuem sempre uma ressonância passível de ser aproveitada.

existem imensos guitarristas o Paul Gilbert nas RGs usava os pickups a uma altura bastante média, não estavam colados as cordas, o Steve Vai também, o Satrianni... o Guthrie Govan... isto nas guitarras eletricas.

lembro-me do Jim Hall tocar com o pickup bastante para dentro da madeira por exemplo, é outro instrumento, outro som, outro ajuste. 

tenho até uma peavey 335 com um bloco grande e bastante pesada (4,5kg) e uma outra 175slim com bastante mais caixa e bem mais som acustico que devido a ter um pickup hi-gain ligada soa muito menos acustica. a peavey como trazia pickups Made in USA, imitações de pafs vintage, soa mais acustica, com o pickup devidamente ajustado.

para mim é importante, porque eu quero que por exemplo as notas dos ligados se oiçam de forma diferente que as notas tocadas normal. não é suposto terem o mesmo volume nem timbre. quero que as diferenças na posição da palheta se oiçam bastante. detalhes de timbre e expressão. 

aquele air norton, acaba por soar bem naquela guitarra mas com uma configuração sonora mais moderna e mais eletrica, mas depois se eu quisesse roçar alguma coisa mais free com efeitos, é redondo demais e falta-lhe definição, acho que aí o paf pro já seria melhor, mais aberto, mas também receio que tenha ganho a mais... 
pronto também são pickups feitos a pensar em solid body, não no contexto semi acustico. 

Z3D essa distancia que falas às vezes aparece em malta que quer cada vez mais ganho mais distorção mais harmonicos mais facilidade em tocar, às vezes o setup permite que os pickups estejam próximos das cordas sem haver contacto com os polos. 

acho que tinha lido não sei se era no manual da ibanez se da gibson que recomendavam a não aproximar mais do que 2mm ou 1,7mm. algo assim. 

e a diferença também não é tão exagerada (tal como tu dizes). claro que pode ser ouvida, e a uns incomodar mais que a outros, são gostos.
acknowledgement
acknowledgement
Guitarrista de garagem

Post Count : 279
Idade : 37
Localização : Porto - Centro
Guitarra : Ibanez GB200 / Peerless Imperial
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/10/2014

https://linktr.ee/carloscepinha

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 12 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por Z3D Sáb Abr 25 2015, 07:20

Eu costumo dizer que se consegue tocar de tudo com qualquer pickup (dentro do razoável, não estamos a falar de pickups de caca). Há uns que "facilitam" mais obter algo do que outros. O que é preciso é trabalhar com o pickup, seja ele qual for, só isso. Se for necessário um boost, meta-se. Um equalizador? força! O que é preciso é um pickup que tenha sensibilidade para uma vasta gama de frequencias. O resto trabalha-se...

Sobre as guitarras, digamos que sou da opinião que a partir do momento que usas um pickup para captar a vibração das cordas e transmiti-la ao amp, a guitarra até pode ser feita de betão.

As semi-hollow incluem-se sim. Mas existe um senão. Se o pickup instalado tiver algum tipo de microfonia vai com certeza captar até determinado grau as ondas de compressão criadas nas cavidades do corpo da guitarra (ondas acusticas), e isso pode influenciar o tom final. Mais que isso sou muito, muito céptico.

Sabes, por vezes os que os nossos sentidos nos dizem (neste caso a audição) não é bem a realidade...
Foi por me fiar neles que me casei.... depois a realidade passou a ser outra.
if you know what I mean....
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 12 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por kouros Sáb Abr 25 2015, 07:55

@Z3D

Lembra-te que apesar da captação ser magnética as cordas estão presas à guitarra portanto haverá sempre influência do tipo de corpo a que essas cordas estão presas.. essencialmente na rapidez (envelope) do ataque da corda e, após essa parte, na propagação/absorção de certas frequências. É claro que isto se nota muito mais com pouco ou nenhum ganho, se for para a metalada com uns pickups hi output que até clipam logo à partida, aí tanto faz.


Quanto a guitarras solid body e as diferenças dos tipos de madeira e bla bla bla... quem fabrica usa o que está disponível, depois é uma questão de fazer com que tal escolha pareça valiosa aos olhos de quem compra. Estamos fartos de ver supostas madeiras de fazer portas que, passados uns anos, são consideradas bastante desejáveis para solid bodies... só não aprende quem não quer.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 12 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por Naré Cardoso Sáb Abr 25 2015, 08:07

Isso do tipo de madeira é uma discussão que já tem barbas, o que é certo é que gosto muito mais do som de guitarras com braço e fretboard em maple... Qualquer guitarra! Agora, se acredito, ou se é um mito, não sei...
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 12 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por kouros Sáb Abr 25 2015, 08:27

Acho que isso nem é o que está em causa mas sim a relevância da diferença real vs a diferença que se quer ouvir.

Antes de se chegar ao ponto das diferentes madeiras para a mesma guitarra temos dezenas de outras coisas bem mais relevantes que podemos considerar.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 12 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por Z3D Sáb Abr 25 2015, 08:30

Lembra-te que apesar da captação ser magnética as cordas estão presas à guitarra portanto haverá sempre influência do tipo de corpo a que essas cordas estão presas.. essencialmente na rapidez (envelope) do ataque da corda e, após essa parte, na propagação/absorção de certas frequências.

Sou céptico, principalmente quando a ciência (física) me dá ainda mais razões para não acreditar. Mas por favor não vamos falar disto senão o tópico fica uma javardice Razz

Antes de se chegar ao ponto das diferentes madeiras para a mesma guitarra temos dezenas de outras coisas bem mais relevantes que podemos considerar.
Yes! you got point!
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 12 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 12 de 16 Anterior  1 ... 7 ... 11, 12, 13, 14, 15, 16  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos