ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fazer um setup à guitarra!

+56
rui_alberto
mpexus
acknowledgement
kouros
frankstrat
SrCardozo
lotto29
bates
Ajcfernandes
jNuNeS-_-
Luis77
sylvester
JHV
Skaven
paulo2534
guitargold
Greenox
John B
O Bruno
GSimoes
Uropappus
v-shadow
alexcoupe
Scorp
Miguel Martins
ObiQueloKenobi
sergiofasilva
brunotins
lore
tcgomes
pedroevy
jonypaul
Z3D
Slider56
SemStrat
LGZT
.:Rodrigo:.
josel
N££r!K
RoXaS
Naré Cardoso
MárcioLima
bernardo
Joaquim António Rebelo Lo
Ricardo Matias
Danix66
lourenco
Fype_7
Jeanxito
Schmeichel
Kaz
kicos
Rod
nanjos
Ze Manel
jota jota
60 participantes

Página 14 de 16 Anterior  1 ... 8 ... 13, 14, 15, 16  Seguinte

Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 14 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por kouros Sáb Abr 25 2015, 14:21

Eu falava no âmbito de quem é musico profissional, acho que isso ficou subentendido

Cada vez percebo menos a lógica da ideia que queres passar, vou deixar assim como está e não lhe mexo mais. Very Happy
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 14 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por mpexus Sáb Abr 25 2015, 15:49

A ideia que quero passar é que acho que às vezes nos preocupamos com coisas que na realidade pouco ou nada importam, há músicos que passam grande parte vida toda à procura do "tone" perfeito, que não existe para ser sincero... hoje podes gostar de algo que amanha não gostes e vice versa.

Atenção que eu sou culpado do mesmo LOL, e mesmo sem ser com a música, há sempre outra coisa que realmente é que era ou se trocar aqui e ali e mexer lá e acoli é que vai ficar bem.
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 14 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por Z3D Sáb Abr 25 2015, 15:56

Fazer um setup à guitarra! - Página 14 Tumblr_inline_nkesk5VrNJ1racolf
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 14 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por acknowledgement Sáb Abr 25 2015, 20:36

Vou jammar e isto avança logo uma pagina...bem... Cada um pensa como quiser.

O primeiro defeito do azeite é subestimar o publico. Mesmo que nao sejam musicos as pessoas preferem ouvir bom som,bons instrumentos.(isto é basico).
Depois vem o saber tocar, essencial, existe nas mais variadas medidas (se é que seja mensuravel)
há 'leigos' que sabem distinguir quem toca de quem não toca, outros não. muitos ou poucos... mas também há os que sabem. pelo menos nos generos que mais gosto vejo isso acontecer.
também há aquilo que se quer transmitir com a música e isso deve ser a causa, não a consequência.

Strats nao sao L5s.
Eu fiz o blind test com umas ibanez as, a + barata, uma de topo, e uma media com full hollow em vez de semi. Todas corpo 335.

Ja ouvi som muito bom ao vivo, por vezes prefiro ao vivo ate.
A unica forma de testar bem o material e tocar ao vivo e ver como funcionam as coisas. Nao sou nada obececado com tonewood ou whatever mas nao desprezo.
acknowledgement
acknowledgement
Guitarrista de garagem

Post Count : 279
Idade : 37
Localização : Porto - Centro
Guitarra : Ibanez GB200 / Peerless Imperial
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/10/2014

https://linktr.ee/carloscepinha

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 14 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por lore Dom Abr 26 2015, 10:00

vou ja por a L5 a venda e comprar um clone Harley Benton , no fundo soa tudo igual ....
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 14 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por Z3D Dom Abr 26 2015, 10:22

Ninguém disse que soa tudo igual. Simplesmente há quem acredite (como eu e outros) que a madeira usada na construção de guitarras eléctricas de corpo sólido (e hollow-bodys se dentro de determinadas condições específicas) tem uma influência imperceptível no tom da guitarra (a não ser que tenha uma audição canina, aí... já não sei...), e que existem "1001" factores mais influentes do que esse - um deles a própria qualidade/rigidez/densidade dos restantes materiais e peças usadas e, essencialmente, dos pickups e electrónica associada que é instalada na guitarra.

lore, tu és uma pessoa inteligente, podes e deves acreditar no que queiras (para mim não me afecta pois tenho a ciência a suportar a minha crença). Mas também acredito que o teu post foi irreflectido...
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 14 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por lore Dom Abr 26 2015, 11:06

nop . a cena do tone wood nao é tao linear como alguns querem fazer parecer ..
Deixando de lado o factor "tone" a estabilidade da madeira è um factor a ter em consideraçao ..A capacidade de manter a afinaçao é a primeira coisa a observar num instrumento de qualidade .
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 14 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por Z3D Dom Abr 26 2015, 11:16

Nao vi ninguém dizer o contrário...
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 14 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por lore Dom Abr 26 2015, 11:22

eu ja !
Quandoo concerto esta quase a começar e tirar a guitarra do estojo e esta parece o chapeu de uma pobre e no check sound estava perfeita , talvez entao damos valor a um instrumento de qualidade ...
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 14 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por kouros Dom Abr 26 2015, 12:01

X|


Over & out.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 14 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por lore Dom Abr 26 2015, 13:11

Ler
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 14 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por Skaven Dom Abr 26 2015, 13:51

Oh boy... Exclamation

Fazer um setup à guitarra! - Página 14 Im-not-here
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 14 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por acknowledgement Dom Abr 26 2015, 15:58

guitarras de merda serão sempre guitarras de merda.

não interessa quantas desculpas inventem para se sentirem bem em comprar 10 guitarras mediocres.

se um pro entrar num estúdio pa gravar, ele não vai querer uma guitarra qualquer. seja por que razão for.
espeta uma SX na mão de um bom músico, ela soa, mas ele não quer gravar o seu disco com uma zurrapa dessas, seja com que hardware e pickups for. prefere uma boa guitarra de uma boa marca, mesmo que esteja de origem, desde que seja fiável.



para quê usar bons prés? bons reverbs em rack? comrpessores?
não existe tudo dentro do digital? para quê que os melhores estudios têm tantos amps? não bastava terem só 1 kemper?

para quê mics neuman? para quê pagar por madeiras envelhecidas? 
para quê que há luthiers que procuram madeiras exoticas? e certos métodos de construção? 

para quê que pagas tanto dinheiro por uma guitarra boa, manda vir uma chibson e troca-lhe os pickups que o som é igual. 

os meus músicos favoritos não fazem nada disto nem eu tenciono fazer, mas quem quiser be my guest, e seja feliz com o resultado. 

eu cá, se tivesse dinheiro para uma certa guitarra, era questão de experimentar, mas certas guitarras, quando são o 'real deal' não há cá zurrapas que se comparem. de maneira alguma. pelo menos IMHO. e nunca estaria disposto a substituir um instrumento para a vida por uma amostra temporária que por muitas peças que mude nunca será o instrumento para a vida. 

seria como amplificar violinos e dizer que podes usar um made in china em vez do stradivarius porque só interessa é o dispositivo de amplificação. saxofones idem aspas. para quê comprar selmer. 


não me venham é impingir que basta trocar as peças para transformar um fiat panda (chibson) num pagani zonda (L5) 

desculpem lá a agressividade do post, chibem-se à vontade Very Happy

PS - opá sei que estamos em portugal, e que muita gente colecciona instrumentos e toca mal. outros tocam bem mas mal teem dinheiro para os instrumentos. sei que muita gente quer sentir-se bem com o instrumento que tem, também eu claro! mas isso depende dos dedos e da capacidade de fazer o instrumento cumprir aquilo a que se propõe. 
há quem dê bons concertos com guitarras de 300, e outros com guitarras de 3000. geralmente a malta que toca mais ou que está num nível profissional mas elevado, tende a só tocar com os melhores instrumentos. não faz sentido estar no auge do potencial e usar um instrumento que não transpareça isso.


Última edição por acknowledgement em Dom Abr 26 2015, 16:11, editado 1 vez(es)
acknowledgement
acknowledgement
Guitarrista de garagem

Post Count : 279
Idade : 37
Localização : Porto - Centro
Guitarra : Ibanez GB200 / Peerless Imperial
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/10/2014

https://linktr.ee/carloscepinha

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 14 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por Z3D Dom Abr 26 2015, 16:08

Se esse teu post "agressivo" se dirige a quem não acredita no "tonewood", ou não percebeste nada, ou sofres de dislexia.

Pick one.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 14 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por acknowledgement Dom Abr 26 2015, 16:14

é provável que sofra de alguma dislexia então xD

penso + rápido do que escrevo/falo e às vezes digo 2 frases baralhadas numa só aos meus colegas xD
também acontece a escrever apontamentos, que são um pouco caóticos e desorganizados 

o que o post quer dizer é que, se queres ter 'tonewood' ou woodtone, pagas para o ter. xDDD e tou a falar mais virado para hollows e semi-hollows como a que toco na foto.
acknowledgement
acknowledgement
Guitarrista de garagem

Post Count : 279
Idade : 37
Localização : Porto - Centro
Guitarra : Ibanez GB200 / Peerless Imperial
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/10/2014

https://linktr.ee/carloscepinha

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 14 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por mpexus Dom Abr 26 2015, 17:01

Por vezes usar material mais caro não implica que se faça mais do que com material mais barato, mas regra geral o material chamado "Pro" é feito a pensar numa faixa de utilizadores que muitas vezes necessita de certas diferenças para poder mais rapidamente executar o seu trabalho. Essas diferenças pagam-se muita vez a peso de ouro nem que seja só para as distinguir das linhas mais baratas, mas se uma dessas diferenças te ajudar no dia a dia então já te compensou o dinheiro extra que desembolsaste.

Eu acredito que no caso das Guitarras mais caras, paga-se mais a mão de obra super qualificada do que propriamente a madeira lá usada, claro que tem de haver um certo rigor a mais... se vais dar 2-3-4-5K por um a guitarra é bom que ela seja feita com o melhor possível... mas também acredito que se meteres um Top Luthier de uma marca conceituada a dar o mesmo tempo de execução a uma guitarra feita em tudo igual mas com madeira inferior, que o som será 99.9% e o preço o mesmo... pq continuas a pagar o expertise e o know how dele no seu fabrico.

Porque os teus músicos favoritos usam material de topo? Variadíssimas razões, porque podem é a primeira tal e qual como qualquer um de nós faria se tivesse a mesma oportunidade. A segunda talvez porque até são pagos para o fazerem. A terceira e talvez a 2ª mais importante, pq lhes dá gozo usar aquela material do mesmo modo que nós temos gozo de usufruir do nosso material de sonho, e só não o fazemos pq podemos não ter posses económicas para tal.

Indo para a analogia dos carros, qq um serve, mas um de 30K é muito mais confortável e estável que um de 15K e um de 60K ainda melhor, mas... todos os 3 fazem o mesmo...e ainda existem os de 300K ou mais... serão assim muito melhores que um de 60 ou 30K? Para o que se pretende de um carro principalmente, não, para impressionar e ter "orgulho" em ter e dar extremo gozo a conduzir, sim sem dúvida.


A titulo de curiosidade encontrei isto a semana passada no Youtube:

mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 14 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por Skaven Dom Abr 26 2015, 18:01

Resumindo ao máximo:

Madeira, importante para estabilidade, conforto e beleza do instrumento.

Som, é produzido essencialmente pelos pickups com alguma influência da pestana, da ponte e (eventualmente dos frets), a escala e o radius são peça fundamental no timbre do instrumento, quanto mais curta a escala mais "bassy" será o som (Gibson) e quanto maior for a escala mais "trebly" será o som (Telecaster e Stratocaster).

Instrumentos bons, comprar guitarras baratas e fazer upgrades nunca chega a 100% de um instrumento mais caro a menos que repintem a guitarra toda com boas tintas e bom verniz (Corpo e Braço) e coloquem hardware mais eletrónica toda nova mas isso vai obviamente sair muito caro.
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 14 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por mpexus Dom Abr 26 2015, 18:06

Sim vai sair mais caro porque os fabricantes compram mais barato que nós e só aí não compensa. Só se for pelo prazer de modificar, pq comprar algo de 400-600 euros para meter igual a uma de 1-2K (que nunca vai sair igual) não compensa... não só pelo preço do material como depois pelo tempo perdido, tirando que um dia mais tarde não tem nem de perto o mesmo valor comercial do original.
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 14 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por acknowledgement Dom Abr 26 2015, 18:58

Skaven eu acho que não devem encontrar 'formulas mágicas'. 
cada coisa é o que é, simplesmente. 

essa do repintar nem isso serve. o corte das madeiras, a direcção dos poros da madeira é importante. há guitarras cujo o corpo são varias peças coladas e depois trabalhadas, e há guitarras cujo o corpo é feito a partir de uma peça única. a qualidade do tensor do braço há tuss rods reforçados a titânio. isso pagasse. 
há guitarras fraquinhas que apanham um verão mais forte, andas 20minutos na rua com elas num saco ao sol e quando vais tocar os frets começam a levantar da madeira pra fora porque esta inchou com o calor. 

o diabo está sempre nos detalhes. e quem os ignora arrisca-se. 


e uma coisa posso dizer, comprar uma guitarra de 5000 euros não quer dizer que seja 10x melhor que uma de 500. 

mas ya a cena do top luthier, já que vais pagar caro pagas pelo "melhor" e vá mais "valorizar" que esse dinheiro possa "valer" em termos de instrumento. entre dar 1000 numa epi super xpto ou numa gibson. eu iria pa gibson. claro que só depois de experimentar. 

e lá está. não estou sequer para perder horas a mexer em circuitos de guitarras. isso era quando comecei a aprender e acabava por me entreter mas se posso levar a alguém qualificado que faça um trabalho super profissional com uma boa estação de solda, wires de topo, até faça o desenho do circuito de forma personalizada a que os fios fiquem estáveis com braçadeiras e os potenciómetros nunca se soltem da madeira, nem o jack, nem os fios se rompam. prefiro isso. 

eu demoraria mais tempo a fazer algo que poderia funcionar mas não num nível tão aprimorado. prefiro que a minha área seja tocar. e prefiro ter a humildade de admitir quem seja melhor que eu a fazer algo e dar-lhe esse trabalho, terei todo o gosto em pagar a quem merece. e o mesmo digo a nível de formação. 


mesmo nesse video do youtube, a guitarra soa fraquinha ou má. 
e o youtube é uma valente merda em termos de qualidade. 

há música que ouvi em cd e ouvi no youtube, e cheguei ao cumulo de no youtube não achar uma determinada música nada de especial em particular e ao ouvir o disco soar-me bastante melhor, em termos de timbre, dinâmicas, separação dos instrumentos. o youtube dá apenas uma pequena amostra. 

essa guitarra de cimento pode soar melhor ou pior ao vivo. é uma incógnita, e o video já conheço há bastante tempo mas não me espantou. já tinha visto guitarras de acrílico com leds lá dentro a custarem 4000euros. aquelas do steve vai. por essas não pagava eu. 

há muitos que não são pagos pelas marcas e nem querem saber de grandes mariquice nem querem ser vedetas de revista. malta extremamente profissional e dedicada mas muito low profile, o que interessa é a música. 


também não tou numa de invocar a ostentação. nada disso. quem só tiver 300 euros para gastar pode muito bem ser feliz. e até sou bastante contra o materialismo típico dos guitarristas. 
quis só deixar claro que há coisas que simplesmente são como são. 

isto tudo começou com tonewood, para dizer que já tive a minha antiga guitarra com o potenciómetro estragado (tive um amigo em lagos que fez um excelente trabalho com a recuperação do circuito) mas que ainda tinha um output baixinho. então quando eu subia muito o volume ao amp ouvia o som da guitarra sem ser o som do pickup. parecia o timbre de piezzo. bastante acustico. achei curioso.

voltando aos setups, também sou da opinião que se precisam de muitas horas, dias, para terem a guitarra como querem... já conhecem o ditado, tempo é dinheiro. se calhar ganham mais dinheiro a trabalhar durante essas horas, que paga varios setups... não sei... é bom senso apenas.
acknowledgement
acknowledgement
Guitarrista de garagem

Post Count : 279
Idade : 37
Localização : Porto - Centro
Guitarra : Ibanez GB200 / Peerless Imperial
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/10/2014

https://linktr.ee/carloscepinha

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 14 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por Z3D Dom Abr 26 2015, 19:37

já tinha visto guitarras de acrílico com leds lá dentro a custarem 4000euros. aquelas do steve vai. por essas não pagava eu.

Eu também não, que é feia que doi.
Mas não é por ser com corpo de acrílico, pois é muito melhor que qualquer madeira - muito mais denso, muito mais estável, praticamente imune alterações climáticas/humidade e de certeza não se degrada como a madeira com o passar do tempo.
O Steve com certeza saberá disso também. Acryl-tone ftw!
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 14 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por acknowledgement Dom Abr 26 2015, 19:46

a Evo original dele, a primeira de todas, estragou-se para lá de reparação. 
muitos bolt-ons vão ganhando aquela racha no bloco de junção do braço ao corpo com a "porrada" que levam na estrada. aquela envelheceu bastante rápido. btw não oiço a música dele há anos.
acknowledgement
acknowledgement
Guitarrista de garagem

Post Count : 279
Idade : 37
Localização : Porto - Centro
Guitarra : Ibanez GB200 / Peerless Imperial
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/10/2014

https://linktr.ee/carloscepinha

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 14 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por mpexus Seg Abr 27 2015, 01:58

Montada de partes de outras com modificações em cima de modificações, fez muita estrada, gravou 4 álbuns e inspirou (e continua a inspirar) milhares de cópias tanto por parte de amadores como de fabricantes de guitarras:


http://en.wikipedia.org/wiki/Frankenstrat
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 14 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por rui_alberto Ter Jan 26 2016, 08:01

Boas,

depois de ter andado a ler umas coisas aqui e noutros lados, penso que sei mais ou menos como fazer os varios passos do setup de uma guitarra.

Queria trocar as cordas da minha, que sao de origem (e nao sei bem quais sao) e aproveitar para verificar/ corrigir o setup nessa altura, ate porque noto um ligeiro trastejar na zona do 7°-8° traste e, pelo que vi, o trussrod esta muito apertado (mal passa uma folha de papel nessa zona quando aperto o 1° e ultimo trastes)

Agora o que ainda nao consegui encontrar de forma clara foi a ordem pela qual os passos do setup deve ser feitos:
- Cordas novas e afinar
- verificar e ajustar truss rod e afinar
- accao na ponte e afinar
- entoacao e afinar
- eventualmente altura geral de de PUs e dos varios polos

E esta a ordem? alguma dica antes de lixar isto tudo?! Razz
rui_alberto
rui_alberto
Aprendiz de guitarra

Post Count : 59
Idade : 42
Localização : Alemanha
Guitarra : Epiphone LP Special II
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 14 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por mpexus Ter Jan 26 2016, 08:42

Cordas Novas e Afinar:




Depois ajustas o Truss Rod com cuidado:




Depois de teres o Truss Rod ajustado, espera umas horas (ou 1 horita no mínimo) para ele assentar e segues para a Intonação:



Se ficar mal do it all again ahahaha Smile

Tem atenção que podes ficar sempre com trastejar, pode ser braço com Fret's levantados que não consegues rectificar sem ferramentas ou o braço semi empenado. Desde que o trastejar não se ouça na gravação ou ao tocar (sair do Amp) passa bem, acho que nunca vi uma guitarra com acção baixa que não trastejasse aqui e ali ocasionalmente, também depende da forma como tocas, se for à Bruta trasteja em todo o lado Very Happy
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 14 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por JoaoVoxAC30 Qui Mar 17 2016, 16:59

Boas pessoal! Preciso de umas dicas para fazer um pequeno setup e conto com a vossa ajuda se possível. Neste momento tenho umas flatwounds 12-52 na minha 335 e para jazz estão perfeitas, mas quando quero tocar algo com mais drive/distorção não gosto do tom. Estou a pensar trocar as cordas para 10-52 mas tenho algumas dúvidas. Na altura que coloquei as 12s levei a guitarra para um setup e as ranhuras do nut tiveram que ser alargadas. Se agora colocar as 10-48/52 terei que substituir o nut? Ou seja, como as ranhuras estão mais largas as cordas vão andar a "nadar" no nut e associado a isso está o típico "buzz". A minha pergunta é se posso fazer a alteração sem trocar de nut e como é que resolvo o problema do "buzz". Terei ainda que mexer ajustar a acção e a intonação?
JoaoVoxAC30
JoaoVoxAC30
Guitarrista de garagem

Post Count : 292
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Fender American Standard Stratocaster, Fender Kurt Cobain Jaguar, Gibson ES-335, Gibson Les Paul 1958 Historic, Martin D-28
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 11/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 14 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 14 de 16 Anterior  1 ... 8 ... 13, 14, 15, 16  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos