ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fazer um setup à guitarra!

+56
rui_alberto
mpexus
acknowledgement
kouros
frankstrat
SrCardozo
lotto29
bates
Ajcfernandes
jNuNeS-_-
Luis77
sylvester
JHV
Skaven
paulo2534
guitargold
Greenox
John B
O Bruno
GSimoes
Uropappus
v-shadow
alexcoupe
Scorp
Miguel Martins
ObiQueloKenobi
sergiofasilva
brunotins
lore
tcgomes
pedroevy
jonypaul
Z3D
Slider56
SemStrat
LGZT
.:Rodrigo:.
josel
N££r!K
RoXaS
Naré Cardoso
MárcioLima
bernardo
Joaquim António Rebelo Lo
Ricardo Matias
Danix66
lourenco
Fype_7
Jeanxito
Schmeichel
Kaz
kicos
Rod
nanjos
Ze Manel
jota jota
60 participantes

Página 15 de 16 Anterior  1 ... 9 ... 14, 15, 16  Seguinte

Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 15 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por Slider56 Qui Mar 17 2016, 17:08

Se tens a nut devidamente talhada para 12's ,supostamente se trocares por um calibre mais fino podes vir a ter problemas.De qualquer modo,seja lá qual fôr o calibre,todas as flatwounds têm sempre um tone muito mais suave que as roundwound.Se queres realmente alterar a personalidade do som da 335,tens de repensar que tipo de encordoamento deves usar e também alterar a nut em conformidade.

Se estás habituado a calibre elevados e te sentes confortável,podes experimentar por exemplo umas roundwound de igual calibre ou talvez .011;é que a amplitude de vibração entre os dois tipos de encordomentos é diferente...!

Quanto aos slots se foram talhados para .012 é normal que fiquem a nadar se baixares demasiado o calibre...(daí a sugestão para .011)

depois conta como foi... Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 15 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por JoaoVoxAC30 Qui Mar 17 2016, 17:45

Obrigado Slider! Sim tens toda a razão, o tom tem certamente a ver com o tipo de encordoamento (flatwound), mas fazer bends com 12s na afinação padrão é só para alguns por isso é que também vou mudar o calibre xD.

Usei sempre 0.011 nas elétricas e 0.013 na acústica, mas quero experimentar 0.010. Na acústica até já alterei para 0.012 e os meus dedos agradeceram. 0.013 + ação alta = morte aos dedos.

Acho que vou arriscar e experimentar as 0.010. Agradecia que alguém que já passou por uma mudança de calibre deste tipo se manifestasse em relação ao "buzz".
JoaoVoxAC30
JoaoVoxAC30
Guitarrista de garagem

Post Count : 292
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Fender American Standard Stratocaster, Fender Kurt Cobain Jaguar, Gibson ES-335, Gibson Les Paul 1958 Historic, Martin D-28
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 11/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 15 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por kouros Qui Mar 17 2016, 19:29

Se baixas a tensão das cordas e não ajustas o braço, é provável que vá buzzar. As slots em principio não serão problema. Se estiverem muito à larga é meter supercola com bicarbonato de sódio.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 15 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por ggx2 Sex Mar 18 2016, 03:34

Uma ideia?


http://www.zeroglide.com/

ggx2
ggx2
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 184
Idade : 59
Localização : lisboa
Guitarra : várias
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 15 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por Slider56 Sex Mar 18 2016, 17:10

João,se meteres .010 por certo que vais sentir-te mais confortável quer nos bendings,quer no geral;tenho duas guitarras electroacústicas,uma com .011 e outra com .012.Como são relativamente diferentes,com estes encordoamentos obtenho exactamente o feeling e o tone que pretendo.Nas eléctricas,tenho uma com .011 com a qual estou perfeitamente à vontade,outra com.012 flats e aqui também as diferenças entre elas fazem com que a escolha dos encordoamentos esteja de acordo com o que quero.

À parte das convencionais,tenho a lapsteel com .016 (D tunning-my-own-way) e a pedalsteel com .015,e também levaram tempo e habituação até acertar nos calibres certos.
Tenho-me dado muito bem com encordoamentos Dunlop para as eléctricas,Martin para as electroacústicas. Duesemberg para a lapsteel e Cobracoils Reg.(U.S.) para a pedalsteel.

Óbviamente que se vais alterar o calibre de encordoamentos,tens de reajustar via trussrod,ou seja voltas a fazer o setup,mas dá um dia ou dois em tensão com o encordoamento novo e reajusta o que fôr necessário.


Depois conta como foi... Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 15 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por JoaoVoxAC30 Sex Mar 18 2016, 20:59

Obrigado a todos pelas respostas. Ontem estive a vasculhar o meu kit de limpezas, etc e encontrei um set novinho das mesmas cordas que tenho na ES-335 e que me queria desfazer (Thomastik George Benson 0.012), tinha-me esquecido que na altura tinha comprado dois sets. Por isso vou-lhe meter o mesmo set já que o tenho e assim poupo num setup. Quando quiser puxar pelos bends uso as outras senhoras que por aqui andam. Neste momento a prioridade até é mesmo trocar as cordas, já não as troco à 3 anos quase.

Já que estou numa de trocar cordas, amanhã vou à Ludimusic comprar uns sets para as restantes guitarras e faço um setup/manutenção a todas.

Slider, eu costumava usar Elixir, depois virei-me para as Earnie Ball nas elétricas e umas Martin na acústica (até foste tu que me aconselhaste num tópico penso eu). Vou voltar para as Elixir nas elétricas porque para além de durarem mais, gosto de tom delas.

Quando as senhoras estiverem prontas posto aqui umas fotos provocantes  Twisted Evil . Mais uma vez obrigado aos que me tentaram ajudar.
JoaoVoxAC30
JoaoVoxAC30
Guitarrista de garagem

Post Count : 292
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Fender American Standard Stratocaster, Fender Kurt Cobain Jaguar, Gibson ES-335, Gibson Les Paul 1958 Historic, Martin D-28
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 11/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 15 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por Slider56 Sáb Mar 19 2016, 13:32

Na boa,João! Fixe

Experimentei uma vez um jogo da Elixir e sinceramente não me dei com aquilo... Evil or Very Mad ao fim de algumas semanas de insistência,o revestimento começou a desfazer-se e sinceramente não me agrada a ideia de tocar em cordas com sarna... Razz
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 15 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por JoaoVoxAC30 Sáb Mar 19 2016, 16:10

Provavelmente experimentaste umas Elixir Polyweb? Essas têm um revestimento estranho, também já usei e não gostei.

Hoje fiz uma limpeza à Les Paul, mudei-lhe as cordas e a coisa não correu muito bem. Raramente troco cordas e quando troco é sempre um problema. A guitarra está a trastejar um pouco e sinto que tenho pouca tensão nas cordas (principalmente na G, B, E). Tirei as cordas todas, estive a fazer a limpeza à guitarra e depois acabei por não mudar logo as cordas. A guitarra ainda esteve bastante tempo sem cordas, será que foi disso?
JoaoVoxAC30
JoaoVoxAC30
Guitarrista de garagem

Post Count : 292
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Fender American Standard Stratocaster, Fender Kurt Cobain Jaguar, Gibson ES-335, Gibson Les Paul 1958 Historic, Martin D-28
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 11/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 15 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por Slider56 Sáb Mar 19 2016, 16:54

Experimenta relaxar um bocado o trussrod...vais limpando tudo como deve ser e depois voltas a encordoar a gaja.Afina em standard e deixa-a aí um dia até ela ir ao sítio;depois fazes os acertos no trussrod e bridge se necessário...!

As cordas novas levam tempo a distenderem e assentarem completamente.Por certo que ainda terás de dar algum tempo até ir tudo ao sítio.Curiosamente as Dunlop encaixam que nem uma luva e pouco precisam de ajustes.São muito estáveis!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 15 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por JoaoVoxAC30 Sáb Mar 19 2016, 17:17

Obrigado Slider. Estive esta ultima hora a puxar por ela e parece que está a ir ao sítio, já não trasteja praticamente.

Ainda assim não estou nada satisfeito com o aspecto das cordas nos tuners, o enrolamento não está certinho por camadas. Vi muitos tutoriais diferentes, uns que enfiam a corda nos tuners e depois davam as voltas, outros que primeiro davam as voltas e só depois é que enfiavam a corda no tuner. É um bocado vergonhoso não saber trocar cordas mas pronto. O problema é que ainda tenho que trocar cordas a mais 3 guitarras.
JoaoVoxAC30
JoaoVoxAC30
Guitarrista de garagem

Post Count : 292
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Fender American Standard Stratocaster, Fender Kurt Cobain Jaguar, Gibson ES-335, Gibson Les Paul 1958 Historic, Martin D-28
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 11/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 15 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por Slider56 Dom Mar 20 2016, 05:53

É mais fácil do que julgas; começas por medir cerca de 4 a 5 dedos de corda a mais para além do poste do carrilhão.Começas a enrolar e a ponta quando der a volta completa,passa por debaixo da corda esticada.Daí para a frente as voltas passam por cima e com a pressão ajudam a trancar a corda no sítio.Depois é de esperar que as cordas distendam um pouco até acamarem na posição definitiva.

VAis afinando aos poucos até ao standard e deixas em repouso um par de horas;esticas à mão sem exagerar e reajustas.Ao fim de uma hora ou duas já devem estar no ponto!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 15 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por rui_alberto Seg Mar 21 2016, 02:29

hehe, engracado que faco ao contrario, 1a volta por cima, proximas por baixo.... ha alguma diferenca/vantagem nos dois metodos?

Em tempos li ou disseram-me que enrolando para baixo, as cordas vao fazer mais forca no nut e melhorar o som... e mesmo assim ou e tanga?

cps

Rui
rui_alberto
rui_alberto
Aprendiz de guitarra

Post Count : 59
Idade : 42
Localização : Alemanha
Guitarra : Epiphone LP Special II
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 15 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por Slider56 Seg Mar 21 2016, 08:38

Desde sempre que enrolo as cordas desta maneira;primeira volta por debaixo e as seguintes trancam a laçada.Essa história do ângulo de ataque das cordas em relação à pestana é mais um daqueles mitos que metem a malta a discutir o sexo dos anjos de fio a pavio.Não altera nada,nem para melhor nem para pior...!


Seja por cima ou por baixo as cordas exercem sempre a mesma tensão;o resto é puro lirismo... Rolling Eyes

O que interessa é que as cordas fiquem bem trancadas e firmes,de modo a não cederem aos bendings e acções de tremolo's e acima de tudo que não se formem novelos de espiras em cima de espiras.Desde que fique tudo certo e arrumado,e que o encordoamento seja o ideal para a guitarra em questão,o resto é só conversa mole! Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 15 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por rui_alberto Seg Mar 21 2016, 08:48

Pois, tb foi o que me pareceu, mas um gajo habitua-se a fazer de uma maneira e siga Razz
rui_alberto
rui_alberto
Aprendiz de guitarra

Post Count : 59
Idade : 42
Localização : Alemanha
Guitarra : Epiphone LP Special II
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 15 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por Slider56 Seg Mar 21 2016, 11:11

Se para ti resulta e aguenta-se sem stresses...siga! Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 15 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por kouros Seg Mar 21 2016, 11:33

Seja por cima ou por baixo as cordas exercem sempre a mesma tensão;o resto é puro lirismo...

Isso não é verdade. Existe a força perpendicular à corda. Quanto maior o ângulo mais tensa a corda fica junto ao início da zona útil, seja saddle ou nut. Ângulo insuficiente irá dissipar energia da corda.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 15 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por Slider56 Seg Mar 21 2016, 17:31

É possível,mas mesmo em guitarras com string retainers (headstock paralelo ao braço,tipo strat's/tele's),muito dificilmente deixará de haver pressão mais do que suficiente nas nuts...

Eu aprendi a enrolar as cordas da maneira que sempre fiz,de modo a trancar a corda e ao enrolar o restante,acaba por baixar em relação ao poste do carrilhão.Nunca faço montes de corda "à camionista"... Twisted Evil


Última edição por Slider56 em Ter Mar 22 2016, 06:40, editado 1 vez(es)
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 15 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por kouros Seg Mar 21 2016, 17:34

É possível,mas mesmo em guitarras com string retainers (headstockparalelo ao braço,tipo strat's/tele's),muito dificilmente deixará de haver pressão mais do que suficiente nas nuts...

Pois, é para isso que lá estão os retainers. Há guitarras em que sem eles tens mesmo de deixar corda a mais no tuner para poderes enrolar mais e dar mais angulo senao a corda mal encosta no nut.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 15 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por Slider56 Seg Mar 21 2016, 17:59

Bem sei...por essas e por outras é que enrolo as cordas como disse lá atrás.
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 15 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por kouros Seg Mar 21 2016, 18:20

Então a conclusão é que não é tudo igual independentemente do ângulo de saída que se dá às cordas. A quantidade de corda após nut/saddle também parece ter bastante influência.

Apesar de ser um exemplo extremo já que as cordas estão "esmagadas" nas pontas, sinto-as muito mais firmes junto às extremidades num floyd com 9's do que numa strat com 10's.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 15 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por Squinta Seg Mar 21 2016, 18:59

Toda a gente devia saber que as cordas necessitam de um ângulo mínimo entre a pestana e o afinador. Pouco ângulo e acontecem coisas estranhas. Isto é básico!
Squinta
Squinta
Aprendiz de guitarra

Post Count : 28
Idade : 62
Localização : Guarda
Guitarra : Fender American Deluxe Stratocaster HSS;Gibson Les Paul Traditional 2013; Ibañez JEM70V SFG; Ibañez AS 50.
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 15 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por Slider56 Ter Mar 22 2016, 06:39

Eu pessoalmente nunca enrolei as cordas de modo a que acabem no topo dos postes;sempre em baixo,e trancadas com o mínimo de espiras para não haver sobreposição das mesmas.Tenho sempre um ângulo mais do que suficiente para manter a pressão necessária na nut.

Verdade seja dita que já me apareceram guitarras com as cordas enroladas a monte,e o donos a queixarem-se de instabilidade na afinação...(mais do mesmo)... Rolling Eyes


Última edição por Slider56 em Ter Mar 22 2016, 15:58, editado 1 vez(es)
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 15 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por JoaoVoxAC30 Ter Mar 22 2016, 12:46

Nova dúvida e preciso da vossa ajuda se possível. Afinal decidi colar um set de 11s na 335 e como ela está com 12s vou ter que mexer no trussrod. Para que lado é que tenho que rodar o trussrod?
JoaoVoxAC30
JoaoVoxAC30
Guitarrista de garagem

Post Count : 292
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Fender American Standard Stratocaster, Fender Kurt Cobain Jaguar, Gibson ES-335, Gibson Les Paul 1958 Historic, Martin D-28
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 11/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 15 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por kouros Ter Mar 22 2016, 13:26

Tens de mexer ou achas que vais ter de mexer?
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 15 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por Slider56 Ter Mar 22 2016, 16:29

Embora as diferenças entre o .012 e o .011 sejam mínimas (tirando a tensão diferente),é provável que haja necessidade de reajustar o trussrod,mas não o faças já;instala o novo encordoamento e afinas normalmente.Depois deixa a guitarra "descansar" um bocado e vê se precisas de reajustar alguma coisa.

Como vais colocar um encordoamento de calibre inferior, (partindo do princípio que tens a guitarra devidamente calibrada),é normal que ela tenha tendência a empinar para trás devido à menor tensão das cordas novas,mas  as diferenças não são assim tão radicais...( daí dares algum tempo para a guitarra reabituar-se à nova tensão!).

Se realmente for necessário,nota que o trussrod nas 335 consiste numa porca sextavada e isso ajusta-se com uma chave de caixa com a mesma dimensão.Olhando para a tal porca do lado do headstock,se rodares para a direita apertas o trussrod e o braço empina para trás.Se rodares para a esquerda,alivias o trusrod e o braço inclina-se para a frente!

Atenção que se houver realmente necessidade de ajuste,isso faz-se aos poucos,(um quarto de volta de cada vez e sempre a observar  o perfil/relevo do braço.


Se não souberes como fazer isso em condições,não faças.Levas a guitarra a uma loja ou a um luthier!


Última edição por Slider56 em Qua Mar 23 2016, 16:05, editado 1 vez(es)
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fazer um setup à guitarra! - Página 15 Empty Re: Fazer um setup à guitarra!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 15 de 16 Anterior  1 ... 9 ... 14, 15, 16  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos