ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aumentar o sustain?!

+4
Greenox
Slider56
guitargold
Dan Aldeano
8 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Aumentar o sustain?! - Página 2 Empty Re: Aumentar o sustain?!

Mensagem por Greenox Seg Mar 25 2013, 10:13

Z3D também já tinha pensado assim um pouco por alto nessa teoria e ela até faz o seu sentido mas por vezes na prática as coisas não são assim tão lineares, daí que não me tenha posto a divagar aqui sobre o assunto e preferir deixar isso para quando fizer a prova dos 9 através da experiência

à poucos meses quando troquei de guitarra troquei as .009 pelas .010 e senti muito pouca diferença a tocar, apenas um pouco a nível de bends mas de resto sem grandes diferenças. é uma questão de habituação mas claro que uns se habituam mais rapidamente que outros

quanto a cordas ainda só usei .009 da Ernie Ball e Rotosound e .010 da Marshall (sim da marca de amplificadores(!!), mas fabricadas pela D'Addario, se não me engano) e da Elixir. As Marshall comem-se mas umas Elixir são sempre melhores em quase todos ou mesmo todos os apectos. Achei foi as Rotosound rijas pra caramba. quer-me parecer que faço melhor bends com as .010 da Elixir que tenho agora do que com as Rotosound .009
Greenox
Greenox
Guitarrista viciado

Post Count : 803
Idade : 30
Localização : Caldas da Rainha
Guitarra : Spear RD 150 (alterada)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Aumentar o sustain?! - Página 2 Empty Re: Aumentar o sustain?!

Mensagem por Z3D Seg Mar 25 2013, 10:56

por vezes na prática as coisas não são assim tão lineares, daí que não me tenha posto a divagar aqui sobre o assunto

Não é uma questão de divagar. é uma questão de lógica suportada pela mais elementares e incontornáveis leis da física Smile

e preferir deixar isso para quando fizer a prova dos 9 através da experiência

E como vais conseguir isso?
Tens uma plek machine, ou outra máquina que te consiga tocar nas cordas exactamente com a mesma força, e com o mesmo ângulo de ataque à corda? E outra máquina que meça o tempo de vibração da corda em milisegundos?

Complicado , complicado, é analisar e tirar conclusões sem que as condições iniciais sejam exactamente iguais para ambos os casos em análise.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Aumentar o sustain?! - Página 2 Empty Re: Aumentar o sustain?!

Mensagem por Greenox Seg Mar 25 2013, 13:21

Não é uma questão de divagar. é uma questão de lógica suportada pela mais elementares e incontornáveis leis da física

olha que como todas as leis as da física só o são até serem provadas erradas Smile . de qualquer maneira penso eu, na minha ignorância, que poderás estar a descurar um pequeno pormenor e já se sabe que por vezes os pequenos pormenores a que ninguém dá importância fazem com que as pequenas diferenças existam e marquem A diferença. a diferença poderá ser absolutamente mínima mas mesmo assim se o for então já existirá


pensa comigo Laughing vamos lá ver se me faço entender

o top wrapping exerce um pouco mais de pressão na tailpiece do que o regular wrapping. e porque? porque os pontos de contacto entre a corda e a tailpiece estendem-se até mais acima na tail. é um pouco como fechar uma porta empurrando-a junto às dobradiças ou no manípulo.

uma corda montada em top wrapping, como os pontos de contacto com a tail se estendem até mais à periferia da tail, a pressão exercida na tail é ligeiramente maior, logo ela estará mais fixa e para a perturbar será preciso um abanão maior, logo as cordas em si estarão mais seguras

estou convicto que haverá certamente diferença, mas é como digo
a diferença pode ser tão ínfima que é extremamente díficil dar por ela.


E como vais conseguir isso?
Tens uma plek machine, ou outra máquina que te consiga tocar nas cordas exactamente com a mesma força, e com o mesmo ângulo de ataque à corda? E outra máquina que meça o tempo de vibração da corda em milisegundos?

como é que sabes que as .010 têm um som mais encorpado que as .009? de ouvido. aqui será a mesma coisa. monto-as em top wrapping e aí logo vejo se noto alguma diferença. de que é que me vale que uma máquina me diga uma coisa qualquer se eu depois não a notar? o que importa é que eu sinta a diferença na prática. é como ter um opel corsa com 200 Nm de binário e um com 201 Nm. o dinamómetro diz que há diferença mas se conduzires um e outro é tudo 'farinha do mesmo saco'


cumps Fixe
Greenox
Greenox
Guitarrista viciado

Post Count : 803
Idade : 30
Localização : Caldas da Rainha
Guitarra : Spear RD 150 (alterada)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Aumentar o sustain?! - Página 2 Empty Re: Aumentar o sustain?!

Mensagem por Z3D Seg Mar 25 2013, 20:50

o top wrapping exerce um pouco mais de pressão
Pois aqui discordo.
Estamos a falar de tensão, e não pressão, mas era isso que querias dizer com certeza.
A tensão "pode" ser diferente numa escala mínima. Vamos por partes:

1- Concordas que o warping coloca o ultimo ponto de contacto na tailpiece mais próximo da bridge, correcto?

2- Agora olha para esta fórmula

Aumentar o sustain?! - Página 2 Gt4img9

Ou seja, uma determinada frequencia (imagina a corda La a vibrar 110Hz, open string) é directamente proporcional a uma tensão (T) e inversamente proporcional com o comprimento (L - ou seja o tamanho da corda que vai desde a nut até às selas da bridge).
por isso é que guitarras com um braço maior (imagina 25,5 das Strat vs. 24.75" da Gibson), maior o comprimento da corda e a tensão tem também de ser maior para manter o rácio dos 110Hz.
Estás a acompanhar-me?

OK, vamos transportar esta ideia para o comprimento entre a bridge e tailpiece. Se o ultimo ponto de contacto fica mais perto da bridge quando fazes warpping, quer dizer que o comprimento diminui. Mas a tensão nesse ponto então tem de diminuir também!

Estás a perceber o que tento dizer aqui?

como é que sabes que as .010 têm um som mais encorpado que as .009? de ouvido. aqui será a mesma coisa. monto-as em top wrapping e aí logo vejo se noto alguma diferença. de que é que me vale que uma máquina me diga uma coisa qualquer se eu depois não a notar? o que importa é que eu sinta a diferença na prática.

Repara, sem algo que te faça medição precisa do sustain, com as mesmas condições iniciais como disse atrás, não tens hipotese...
Se me disseres que vais ver se na prática notas isso, então força. Mas não te esqueças do seguinte:
- vais ter de trocar de cordas, umas velhas por outras novas faz a diferença.
- de certeza que nao vais tocar exactamente igual, nem com a mesma força nem com o mesmo ataque à corda.
- o efeito placebo existe.

é como ter um opel corsa com 200 Nm de binário e um com 201 Nm. o dinamómetro diz que há diferença mas se conduzires um e outro é tudo 'farinha do mesmo saco'
Pois é isso que defendo neste topico. Afinal até me estás a dar razão Wink

Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Aumentar o sustain?! - Página 2 Empty Re: Aumentar o sustain?!

Mensagem por Greenox Ter Mar 26 2013, 10:03

percebo minimamente o que dizes mas o que eu digo sobre a pressão na tail, que afinal será a tal tensão, é mesmo sobre a tail. o que eu dizia não era sobre o último ponto de contacto ser mais próximo da TOM, mas mais acima na própria tail, logo, penso eu que neste caso da tail, uma mesma tensão aplicada num ponto mais periférico dela vai acabar por torna-la mais fixe. talvez não me tenha explicado muito bem mas de qualquer maneira mesmo que isto que para aqui digo acontecesse a diferença seria sempre mínima


quanto à parte das máquinas e afins, o que digo é mesmo que se na prática não houverem diferenças perceptiveis, seja a nivel de binário de um carro ou de sustain de uma guitarra, o que uma máquina diz fica só mesmo para a estatística e mais nada Wink
Greenox
Greenox
Guitarrista viciado

Post Count : 803
Idade : 30
Localização : Caldas da Rainha
Guitarra : Spear RD 150 (alterada)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Aumentar o sustain?! - Página 2 Empty Re: Aumentar o sustain?!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos