ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

+10
lourenco599
Kevin09
Slider56
Waltheer
Skaven
kouros
MarlonMorais
Schmeichel
Z3D
Mojo Pin
14 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... - Página 3 Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Z3D Qui Nov 22 2012, 12:08

Desculpem lá, mas quantas vezes já ouviram aqui no forum;
"Ah é para metal, então LP ou Ibanez/Jackson"
"Ah é para shred, ibanezzzzz!"

O que impede uma LP ser para shred? Aliás, o que impede uma strat ser para shred? ide perguntar ao Malmsteen...

é isto que estou a falar. Não estou a dizer que uma ES335 seria mais indicada para metal, até porque nesse sentido uma flying V seria indicada para Jazz tb, certo? a diferença está na base em que são construídas? Sim claro, mas estamos aqui a comparar guitarras com formatos e especificações completamente diferentes.
Vejam as comparações que referi. Não referi nada que não se tivesse lido aqui pelo forum, e são comparações entre guitarras que podem muito bem servir para qualquer propósito - mas há sempre aquele preconceito ridículo.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... - Página 3 Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Z3D Qui Nov 22 2012, 12:10

...e o que o Morais disse - right on.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... - Página 3 Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Skaven Qui Nov 22 2012, 12:11

já vi bastantes bandas de pimba a usar essas brutas ibanez. true story

Podes conduzir um Formula 1 em rally, até podes adaptá-lo mais ou menos mas... it's not the same thing Rodrigo.

isso não faz sentido, Skaven.
eu toco música que faz metal pareçer música de crianças e uso Telecasters, por exemplo. se usasse esse tipo de guitarras "para música pesado" o som não era tão pesado e tão grande e tão aberto, isso te garanto, até com a Telecaster, que normalmente é considerada uma guitarra para sons limpos, etc. - ainda hoje tirei sons dela que pareciam mamutes a destruir a Lua. isso não há emprego absoluto para um tipo de guitarra ou outro, cada instrumento vai soar diferente nas mãos de cada pessoa, em cada setup, e para certo tom pretendido. até depende do estilo de amplificadores que usas.
as coisas são o que tu fazes delas.

Verdade, e por exemplo se tiveres bons pedais de distorção e uma boa equalização consegues fazer uma semi-acústica soar magníficamente distorcida, agora ligar directo a um amp é completamente diferente e quando comparo um instrumento faço-o nesse sentido sem extras, ou seja sem efeitos.

Por exemplo as Jam/Strat/Jazz (na minha muito pequena e insignificante opinião) estão destinadas para um tipo de música diferente, mas quando eu disse destinadas referi também que todas são adaptáveis, liga por exemplo a Semi-Acústica da fotografia em cima à pedaleira G3 do "Richie" Z3D e consegues os sons que quiseres como é obvio, mas isso não estará a alterar de certa forma o som "original" da guitarra pergunto?
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... - Página 3 Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por MarlonMorais Qui Nov 22 2012, 12:16

se não estiveres a ligar a guitarra directamente a um amplificador totalmente limpo e com a equalização toda flat por uns altifalantes com resposta flat já estás a alterar o som original da guitarra.

quanto mais eu que uso pedais de fuzz à força e que uso reverb relativamente pesado como a parte mais importante de todo o meu som. aí está, tudo depende do uso pretendido. eu passo mais tempo a tentar fazer que a minha guitarra soe a outros instrumentos do que a tirar som puro dela. no outro dia consegui algo que queria há MUITO tempo, que é fazê-la soar a um orgão da Igreja do Apocalipse. i effin' loving this ****.
MarlonMorais
MarlonMorais
Guitar GOD

Post Count : 5705
Idade : 34
Localização : Brighton, UK
Guitarra : Epiphone LP Classic, Chibson LP Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... - Página 3 Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Z3D Qui Nov 22 2012, 12:19

Oh Skaven, claro que altera....
Mas o bonito da coisa é isso mesmo. Tu usas pedais/pedaleiras/whatever para conseguires o som que te está na cabeça.
Agora, podes usar mais um booster, um outro amp etc. e ajustar o que pretendes de acordo com o teu gear, incluindo a própria guitarra.
Imagina, eu procuro um determinado som parecido com uma LP por um JCM900 cranckado, mas só tenho a minha strat. O que faço? Compro uma JCM 900? não sei.... se calhar não.... se calhar tenho mais sorte com um booster com controlo de equalização ligado a um.... Vox....? se calhar....até consigo um tom muito mais agradável que aquele que tinha primeiramente pensado! who the fuck knows?????

Daí ser de extrema importância experimentar o que se puder ao máximo.

(e já estamos novamente a cair no off-topic - blot on vs. set neck vs. neck.trough)
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... - Página 3 Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Skaven Qui Nov 22 2012, 12:33

quanto mais eu que uso pedais de fuzz à força e que uso reverb relativamente pesado como a parte mais importante de todo o meu som. aí está, tudo depende do uso pretendido. eu passo mais tempo a tentar fazer que a minha guitarra soe a outros instrumentos do que a tirar som puro dela. no outro dia consegui algo que queria há MUITO tempo, que é fazê-la soar a um orgão da Igreja do Apocalipse. i effin' loving this ****.
Acabaste de certa forma por dar-me razão, por exemplo, ando à 2 meses a tocar apenas Blues (não que me importe muito) porque quando fiquei sem a Les Paul por e simplesmente esta Strat e Tele não têm a mesma potência que tinha a outra por isso estou à espera do Suhr Riot.

Obviamente que o "Ritchie" Z3D responde-me, bom mas com uma boa equalização e com outros pickups single coil e até com uma Fender S-S-HB consegues o mesmo... é verdade mas... não será por exemplo por isso que as Fender S-S-S e S-S-HB são hoje feitas desta forma exactamente porque tem destinos diferentes?

Eu repeito e concordo, sim são facilmente adaptáveis e a Strat até é o pior exemplo porque na minha opinião é a guitarra mais adaptável de todas agora por exemplo imginas-te com a Ibanez Jazz em cima a tocar Zack Wylde? Não me lixes Very Happy Nem é físicamente possível fazeres os efeitos do Steve Vai com uma guitarra sem Floyd Rose portanto... .

Oh Skaven, claro que altera....
Mas o bonito da coisa é isso mesmo. Tu usas pedais/pedaleiras/whatever para conseguires o som que te está na cabeça.
Agora, podes usar mais um booster, um outro amp etc. e ajustar o que pretendes de acordo com o teu gear, incluindo a própria guitarra.
Imagina, eu procuro um determinado som parecido com uma LP por um JCM900 cranckado, mas só tenho a minha strat. O que faço? Compro uma JCM 900? não sei.... se calhar não.... se calhar tenho mais sorte com um booster com controlo de equalização ligado a um.... Vox....? se calhar....até consigo um tom muito mais agradável que aquele que tinha primeiramente pensado! who the fuck knows?????

Daí ser de extrema importância experimentar o que se puder ao máximo.

(e já estamos novamente a cair no off-topic - blot on vs. set neck vs. neck.trough)

Ritchi, nós somos experts em offtopic Very Happy

A tua resposta... claro que é fantástico tentar sons novos e é obvio que dá um gozo bestial conseguir sons com uma guitarra parecendo outra guitarra ou outro instrumento, agora... uma coisa não invalida a outra as guitarras originalmente têm uma vertente e estão concebidas para um certo tipo de música nós... modificamo-la... . Quando vieres cá vais pegar na minha Tele e vais tentar fazer os sons inícias do Steve Vai nesta música:

E eu vou levar a Jam do meu amigo para tu depois tocares esta:


E sim... podes usar a G3 mais todos os pedais que imaginares para tentar conseguir o som delas, depois quando descobrires que não é possível vais dizer mas isto são casos muito específicos... bom... os tipos de música não o serão também?
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... - Página 3 Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Z3D Qui Nov 22 2012, 12:41

Mas tu não entendeste o que disse... eu repito:

Não estou a dizer que uma ES335 seria mais indicada para metal, até porque nesse sentido uma flying V seria indicada para Jazz tb, certo? a diferença está na base em que são construídas? Sim claro, mas estamos aqui a comparar guitarras com formatos e especificações completamente diferentes.

ok?

e Mais...
Vejam as comparações que referi. Não referi nada que não se tivesse lido aqui pelo forum, e são comparações entre guitarras que podem muito bem servir para qualquer propósito - mas há sempre aquele preconceito ridículo.

sendo que as comparações foram entre LP/Ibanez/Strat/jacksons e afins.
Não especifiquei o modelo, ok. Mas julgo que todos entenderam que tipo de modelos estava a referir-me quando designei as Ibanez, as Jackson, as LTD etc.

E já agora, isso que mostras-te do Steve Vai, isso não pode ser para mostrar que a Ibanez é mais para shredding pois não? É que esse início é tudo menos shred, é uma trip do gajo...
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... - Página 3 Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Skaven Qui Nov 22 2012, 12:54

Pronto se a tua comparação é entre LP/Ibanez/Strat/Jackson... ok... gostava de ver alguêm a tocar blues correctamente com alguns modelos Jackson/Ibanez tipo Randy Rhodes/Jam mas ok pronto com alguns efeitos e amps específicos tipo Fender..., aceito dá... Very Happy

(mas não é o mesmo penso mas não digo ou o Ritchie mata-me e pior que isso não me faz o SetUp à Strat Embarassed !!!!)

E já agora, isso que mostras-te do Steve Vai, isso não pode ser para mostrar que a Ibanez é mais para shredding pois não? É que esse início é tudo menos shred, é uma trip do gajo...
Estava a tentar facilitar-te a vida... ok toca isto com uma Strat/Tele (vê bem o vídeo):



Se a Strat/Tele dá... claro que dá o Malmsteen usa (altamente modificada e é dos poucos), quando o trabalhador é bom qualquer instrumento serve, a obra pode é ficar mais ou menos perfeitinha agora... depois de tentares isso em cima com a Strat/Tele tentas com a Jam e se me disseres que não é físicamente muito mais facil... es nabo Very Happy
(ai o meu SetUp de borla.... (penso mas não digo claro Embarassed )).
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... - Página 3 Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Z3D Qui Nov 22 2012, 13:19

Ok já que me facilitas a vida eu tambem te facilito.


nao conheço a gajo de lado nenhum...

Mas este sim.


Ok, vais dizer " ah e tal, escala escalopada...", sim.... funciona para ele certo? Para o Vai funciona a Jem com ponte flutuante para os sqweeels e dives, certo?

quando o trabalhador é bom qualquer instrumento serve, a obra pode é ficar mais ou menos perfeitinha agora...

Eu vi tanta imperfeição nestes videos como os que atrás colocaste, skaven.

Já te disse uma vez, é mais fácil adaptares-te à guitarra do que ela a ti. Com vontade e trabalho tudo se consegue. Seja numa Jem, seja numa Strat.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... - Página 3 Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Skaven Qui Nov 22 2012, 13:47

A de cima... não posso falar porque não conheço, a de baixo está altamente modificada Ritchie e como eu disse anteriormente... comparar a Strat não é o melhor exemplo porque é provávelmente a guitarra mais versátil de todas dá para tudo tal como as outras de "certa forma" também dão, além de que repito um bom profissional toca com tudo... mas não é o mesmo.

Concordo contigo neste ponto as guitarras são um instrumento versátil mas parece-me claro que as Ibanez/Jackson tradicionais são construidas a pensar em Rock/Metal e para outros tipos tens então o modelo Jazz/Blues whatever... .

Vamos ver a coisa de outro lado então, vais tocar para uma banda de Jazz e precisas de uma guitarra, escolhe uma desses catálogos: Very Happy

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... - Página 3 Iuuq_NV_00j234_SL_qipupcvdlfu_SL_dpn0bmcvnt0p4180Mjtb537x0HVJUBST0gjofrvjwfs_SL_kqh

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... - Página 3 Images?q=tbn:ANd9GcSVA0PzM6ITq3TJ5C_pL0Kcw7tf8Bwx7yKof2lFASA1D_1qxnbFgnP5zYt-0w

E já agora diz-me... aparece uma pessoa nova no forum e pede um concelho para uma guitarra de Jazz... se eu disser Jackson por ti tudo bem? Tocar num modelo dessses em cima ou num modelo pensado para Jazz... é igual?


Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... - Página 3 Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por kouros Qui Nov 22 2012, 14:12

Neste tipo de assunto não podemos particularizar, dá sempre "merda".

Qualquer guitarra serve para tocar qualquer coisa, nem que leve uma série de adaptações mas se vamos por aí esta thread vai ser tipo debater onde começa e acaba um círculo Shocked
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... - Página 3 Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Skaven Qui Nov 22 2012, 14:29

Não dá porque o Z3D é meu amigo e nós passamos a vida nisto os dois, só que é mais por mensagem Very Happy
Eu parece-me claro uma coisa, as guitarras são um instrumento versátil, é verdade! Mas são concebidas e pensadas para um tipo de música específico, até as Strats com o mesmo modelo têm pickups/frets/escalas diferente para música/gostos diferentes:

Se me perguntarem uma boa guitarra para Shred:
-Ibanez ou Jackson (de caras... claro tirando os outros modelos tipo Suhr+PRS etc... mas isso são outras praias).
- Boa guitarra para blues:
Strat+LP+Telecaster
-Boa guitarra para Country:
Telecaster (sem dúvidas nenhumas aqui), depois então Strat+LP
- Jazz:
Gretsch+Gibson+Ibanez (Modelos Jazz obviamente) + Strat (embora não considere o mesmo que as 3 primeiras)..
-Metal:
ESP+Schester+Jackson+Ibanez e depois (bastante depois) Gibson+Strat, sendo que não aconselhava a Strat em deteorimento das 4 primeiras.
-Rock/Hard-Rock?
Todas as de cima menos as de Jazz? Talvez retire a Jackson aqui e alguns modelos da Ibanez.

Parece-me claro isto, as guitarras têm modelos específicos e são pensadas para um certo tipo de música onde os pickups, a madeira, os frets a escala etc... têm uma relevância brutal, sim são adaptáveis usando efeitos e alterando pickups etc...... mas não é a mesma coisa porque não foram pensadas para o mesmo efeito (som), originalmente tem destinos musicais que nós adaptamos mais tarde, ou porque não somos ricos ou porque gostamos tanto do nosso intrumento que preferimos tocar com ele vários tipos de música, faz todo o sentido para mim esta afirmação Ritchie, existem modelos e marcas de guitarra específicos para Blues, para Jazz, para Shred e por aí adiante, sendo que algumas são muito adaptáveis que outras como por exemplo a Strat.
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... - Página 3 Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Z3D Qui Nov 22 2012, 14:50

desisto... na entendeste. eu dps explico.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... - Página 3 Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Scorp Sáb Dez 29 2012, 13:33

Acabei de ler um artigo muito interessante e ao mesmo tempo controverso acerca deste assunto, fica aqui o texto original, recomendo vivamente a leitura!!!!


"There are three ways of attaching the neck to the body of an electric guitar: set necks where the neck is glued to the body with a tenon joint (most Gibson guitars), through necks where the neck & body are made from the same piece of wood and bolt-on necks (most Fender guitars). It is almost a given amongst guitar players, that through necks sustain better than set-necks and bolt-on necks have the worst sustain.

Luthier and scientist R.M. Mottola decided to test this received wisdom, and he published his surprising results in the American Lutherie journal. He made three instruments that differed only in their neck joint construction (through, set or bolt-on). He then carried out power analysis, spectrographic analysis, and listening evaluation on these instruments.The power analysis results suggest that the relationship between sustain and neck joint type was the oppositive of the received wisdom on neck joints. Bolt-on necks had the longest sustain and neck through designs had the shortest sustain. The study also included listening evaluations, where people listened to recordings of single notes and tried to pick out the longest sustaining note. They could not detect any difference in sustain between the different neck designs.

People may have played a set-neck Les Paul and found it to sustain better than a Fender strat and then jumped to the conclusion that set necks sustain better. What they should have done is compared a set neck Les Paul with a bolt-on Les Paul before reaching their conclusion.

Reference Mottola, R.M. “Sustain and Electric Guitar Neck Joint Type” American Lutherie #91, 2007, p. 52."
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... - Página 3 Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Z3D Sáb Dez 29 2012, 14:07

Esse texto já tinha sido colocado pelo Skaven nas primeiras páginas do tópico, e sim é muito interessante.

Eu sobre o sustain só digo que não há verdades absolutas. Nem nisso nem em muita coisa que é considerada como "adquirida".
Comprei ha umas semanas um livro que tenho andado a ler aos poucos, e a verdade é que cada vez que viro uma págino sinto-me como o filósofo "só sei que nada sei". TIpo meio "estupidificado pela minha propria ignorancia".
O livro é este: http://www.amazon.com/Tone-Manual-Discovering-Ultimate-Electric/dp/1617130044/ref=sr_1_3?ie=UTF8&qid=1356815128&sr=8-3&keywords=guitar+tone

e recomendo vivamente.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... - Página 3 Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por lore Sáb Dez 29 2012, 14:10

se calhar se as guitarras tivessem outras madeiras , o resultado era outro ...

mudas os pus para material de topo e o sustain da guitarra aumenta ...
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... - Página 3 Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Scorp Sáb Dez 29 2012, 14:22

Pensei que esse texto ainda não sido referido... X|

Mas dá para perceber que não há verdades adquiridas!!!!
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... - Página 3 Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Uminety Sáb Dez 29 2012, 14:28

Na minha opinião é muito mais importante a madeira em que é feita do que a junção entre braço e corpo, e também um guitarrista tem de tocar com o que lhe parece bom ao ouvido, não a que sustenta melhor a nota ou tem o som mais agudo ou grave.
Resumindo e concluindo o que é bom é o que soa bem ao ouvido
Uminety
Uminety
Guitarrista de garagem

Post Count : 326
Idade : 31
Localização : Tábua
Guitarra : Maya Les Paul, Stagg S300-TR, Yamaha Pacifica 312
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... - Página 3 Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Z3D Sáb Dez 29 2012, 15:19

Eu desde que comprei a yamaha 611, que é uma bolt-on, só confirmei as minhas suspeitas sobre o "mito" do sustain.
E houve quem experimentasse o animal e ficasse com a mesma opinião, de tal maneira que foi a correr comprar uma igual (ou quase igual, uma 311).

O nosso caro boavida Smile
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... - Página 3 Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por lore Sáb Dez 29 2012, 15:22

gosto de testar o sustain com as guitarras desligadas , se nao tiverem boa resonancia assim , nunca vao ter um bom verdadeiro sustain
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... - Página 3 Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Z3D Sáb Dez 29 2012, 15:26

Sem dúvida!
E uma boa forma de verificar a ressonancia é senti-la. Dar um strumming nas cordas soltas e pegar no headstock. A seguir fazer a mesma coisa, mas pegar na traseira da guitarra, junto ao strap button.
Se sentires boa vibração nesses dois locais (especialmente no headstock é onde sentes mais), então temos uma guitarra com boa ressonancia, e consequentemente bom sustain e tonalidade.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... - Página 3 Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por lore Sáb Dez 29 2012, 15:29

a sensibilidade/qualidade dos pick ups pode induzir em erro criando um falso sustain , nao da guitarra per si mas da electronica .
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... - Página 3 Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Scorp Sáb Dez 29 2012, 15:33

Eu a primeira coisa que faço com qq guitarra em que ponho as mãos é com elas desligadas dar uma palhetada somente na corda de si, se sentir a madeira vibrar na zona do strap button é porque há boa ressonância e, como o Z3D disse, se há boa ressonância há bom sustain!
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... - Página 3 Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos