ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

+10
lourenco599
Kevin09
Slider56
Waltheer
Skaven
kouros
MarlonMorais
Schmeichel
Z3D
Mojo Pin
14 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... Empty braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Mojo Pin Qui Nov 22 2012, 03:26

Pessoal, separei esta conversa do topico dos grandes negocios. continuem que está a ser interessante Smile
Rodrigo
----------------------------------------------------------------------------------------------------


http://lisboacity.olx.pt/guitarra-aria-pro-2-ta-40-tipo-es-335-anos-80-90-iid-433857850 ???????????????????????? Negociado, talvez fosse um bom negócio (pelo que li no outro tópico das guitarras antigas).

A guitarra é muito bonita, mas esse modelo tem o braço aparafusado (bolt-on) o que me deixa de pé atrás... as es-335 têm tipicamente o braço colado (neck-through).
Há aqui alguém com conhecimento da matéria? Será mesmo bom negócio?
Mojo Pin
Mojo Pin
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 167
Idade : 45
Localização : Seixal
Guitarra : Tokai LS160 Gold Top; Fender AM Standard Strat MN SSB; Godin 5th Avenue CW Kingpin II
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Z3D Qui Nov 22 2012, 03:32

O que tem ser bolt-on?
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Mojo Pin Qui Nov 22 2012, 03:48


O que tem ser bolt-on?

é isso que eu quero saber Wink
Mojo Pin
Mojo Pin
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 167
Idade : 45
Localização : Seixal
Guitarra : Tokai LS160 Gold Top; Fender AM Standard Strat MN SSB; Godin 5th Avenue CW Kingpin II
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Z3D Qui Nov 22 2012, 04:22

Não é isso. Perguntei-te porque disseste que te deixava de pé atrás. Há algum problema com os bolt.on?
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Mojo Pin Qui Nov 22 2012, 04:37


Não é isso. Perguntei-te porque disseste que te deixava de pé atrás. Há algum problema com os bolt.on?

Apenas acho que não é muito normal nesse tipo de guitarras.
O que queria saber é se prejudica o som mais cheio que se pretende numa hollow...
Mojo Pin
Mojo Pin
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 167
Idade : 45
Localização : Seixal
Guitarra : Tokai LS160 Gold Top; Fender AM Standard Strat MN SSB; Godin 5th Avenue CW Kingpin II
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Z3D Qui Nov 22 2012, 04:41

hmmm, se o bolt-on for feito em condições e bem ajustado ao pocket, não me parece que venha daí qualquer problema. Até porque a vibração da corda, e consequente tom, é praticamente toda transmitida pelas selas. Aí sim, na bridge e selas, é que é necessário estar mais atento.
Isto é só a minha opinião.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Mojo Pin Qui Nov 22 2012, 05:00

hmmm, se o bolt-on for feito em condições e bem ajustado ao pocket, não me parece que venha daí qualquer problema. Até porque a vibração da corda, e consequente tom, é praticamente toda transmitida pelas selas. Aí sim, na bridge e selas, é que é necessário estar mais atento.
Isto é só a minha opinião.
Ok faz sentido Fixe
Acho que vou experimentar a bicha e logo se vê como soa.
Mas esse peço sem case está um bocado puxado...
Mojo Pin
Mojo Pin
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 167
Idade : 45
Localização : Seixal
Guitarra : Tokai LS160 Gold Top; Fender AM Standard Strat MN SSB; Godin 5th Avenue CW Kingpin II
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Z3D Qui Nov 22 2012, 05:01

Depois manda-me um PM a dizer o que achaste da guitarra por favor Smile
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Schmeichel Qui Nov 22 2012, 05:04

O ser bolt-on ou não, não é melhor nem pior, mas obviamente muda um bocadinho o carácter da guitarra.

Quando compro uma réplica gosto de algo construído seguindo a mesma lógica do original, por isso numa guitarra destas também preferiria set-in, embora não venha mal nenhum ao mundo por ser bolt-on. Se calhar é picuinhice minha, mas da mesma forma se fosse comprar uma LP também não a quereria com um braço bolt-on.


Bottom-line: compreendo o comentário sobre ser bolt-on, mas acho que não perdes nada em experimentar a guitarra e se gostares go for it, nem olhes para trás.
Schmeichel
Schmeichel
ADMINISTRADOR

Post Count : 3529
Idade : 52
Localização : Portugal
Guitarra : G&L; Vintage; Epiphone
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/07/2009

http://schmeichel72.hi5.com

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por MarlonMorais Qui Nov 22 2012, 06:15

pois.

mas é universalmente preferível para uma guitarra tipo LP/SG, etc., ser set neck, porque isso aumenta o sustain e clareza, e em certos tipos de guitarra esse construção é simplesmente melhor.

dito isto, há muitas LP bolt-on por aí nas quais eu não me importava de largar a nota, mas sem experimentar primeiro dificilmente o faria.


Última edição por MarlonMorais em Qui Nov 22 2012, 06:49, editado 1 vez(es)
MarlonMorais
MarlonMorais
Guitar GOD

Post Count : 5705
Idade : 34
Localização : Brighton, UK
Guitarra : Epiphone LP Classic, Chibson LP Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Mojo Pin Qui Nov 22 2012, 06:42


Quando compro uma réplica gosto de algo construído seguindo a mesma lógica do original
foi isso mesmo que pensei
Mojo Pin
Mojo Pin
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 167
Idade : 45
Localização : Seixal
Guitarra : Tokai LS160 Gold Top; Fender AM Standard Strat MN SSB; Godin 5th Avenue CW Kingpin II
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por MarlonMorais Qui Nov 22 2012, 06:49

edit acima.
MarlonMorais
MarlonMorais
Guitar GOD

Post Count : 5705
Idade : 34
Localização : Brighton, UK
Guitarra : Epiphone LP Classic, Chibson LP Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Z3D Qui Nov 22 2012, 07:32

Marlon, desculpa discordar contigo.
O factor que predominantemente aumenta a clareza e o sustain não é ser set-neck.
O sustain é muito mais influenciado pelo tipo de bridge e saddles que uma guitarra tem do que ter braço set-neck vs. bolt-on. Basta comparar uma bridge fixa vs. flutuante.
A clareza (se estamos a falar de tom/timbre... whatever), para alem de ser directamente e principalmente relacionado pelo tipo de pickups existente na guitarra, também e mais influenciado pelo tipo de escala usada do que propriamente se é set-neck ou bolt-on.

Pode-se argumentar que um through-neck (que é diferente de set-neck) traz mais algum sustain, pois atravessa o corpo da guitarra de fundo ao topo, e portanto a vibração da corda é transmitida numa base muito mais alargada devido a haver muito mais área de contacto entre o braço e o corpo. E mesmo assim, duvido que o sustain seja "notóriamente e sem qualquer margem para dúvidas" maior que tanto set-neck como bolt-on,

Atenção, quando falo em bolt-on refiro-me a um neck bem assente, bem medido e ajustado ao pocket, como deve ser. Não uma banhada de neck qualquer.
E o mesmo para set-neck, bem colado e assentado.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por kouros Qui Nov 22 2012, 07:51

Set neck invariávelmente aumenta o sustain, principalmente quando é um bloco central que atravessa o corpo todo.. ou seja, o braço tem o comprimento todo da guitarra e o resto do corpo são apenas "asas".

Normalmente ter mais sustain significa ter menos clareza no som.

edit: Não tenho a certeza se o que descrevi na primeira frase também se chama set neck mas o princípio é o mesmo.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Skaven Qui Nov 22 2012, 08:00

Por acaso já tinha lido que o Set Neck aumenta o Sustain, sendo aliás esse um dos pontos fortes das Les Paul o que faz algum sentido visto que a vibração da corda em teoria deveria ser superior quando acente num pedaço de madeira único (colado neste caso)... .Também é verdade que o facto da corda nas LesPaul estar a direito (acabando na ponte) sem os 45 graus da curvatura mais ou menos normais nas Strats/Teles também deverá ter influência neste capítulo penso eu.

Outro factor que também me parece vital no Sustain é a madeira, creio que é mais ou menos aceite de forma geral que por exemplo o Mogno (Mahognony) têm bastante mais Sustain do que o Amieiro (Alder)... .

Curiosamente ou não, desde que o Z3D ajustou o braço da minha Strat a guitarra ficou com muito mais Sustain, talvez mesmo quase tanto como a Les Paul... go figure, Z3D Rocks Very Happy
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Waltheer Qui Nov 22 2012, 08:01

Mas que grande confusão que por aqui vai... é só disparates!

Ora então meus amigos:

Set Neck: o braço é um bocado mais longo que um bolt on (regra geral chega ao fim da cavidade do humbucker do neck e é colado na guitarra

[img]http://lojadorock.com/437-986-thickbox/diy-kit-de-guitarra-sg-set-neck.jpg[/img)

Neck-through: o braço é do tamanho total do corpo da guitarra. Regra geral, são colocadas "asas" dos dois lados da madeira do braço +para fazer o corpo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... JS_DW_BodyandNeckCore_01s

Bolt-on/ bolt in: bem este todos sabem, certo?

Em relação às vantagens/ disvantagens: é mais fácil trabalhar com um bolt-on (tira-se o braço et voilá), corrigir set necks e neck throughs é basicamente deitar a guitarra fora e comprar outra.

Sobre o "mito" do sustain:

é só ler o que o Sr Ed Roman tem a dizer sobre o assunto. (e se não sabem quem é o Ed Roman, abandonem já todas e quaisqueres ideias que tenham sobre guitarras)

http://www.edroman.com/techarticles/NeckMountingMyths.htm

Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por kouros Qui Nov 22 2012, 08:11

Colado fica sempre em contacto máximo, não há essa variável de ficar bem ou mal apertado.. não estou a ver disparates nenhuns neste assunto scratch
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Waltheer Qui Nov 22 2012, 08:17

Colado: madeira+ cola + madeira
aparafusado: madeira + madeira

@Kouros: Lê o artigo. Foi escrito por alguém que percebe mais de guitarras de que todos os users do forum juntos (sem desmérito para ninguém)
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Skaven Qui Nov 22 2012, 08:28

Bom...

There are three ways of attaching the neck to the body of an electric guitar: set necks where the neck is glued to the body with a tenon joint (most Gibson guitars), through necks where the neck & body are made from the same piece of wood and bolt-on necks (most Fender guitars). It is almost a given amongst guitar players, that through necks sustain better than set-necks and bolt-on necks have the worst sustain.

Luthier and scientist R.M. Mottola decided to test this received wisdom, and he published his surprising results in the American Lutherie journal. He made three instruments that differed only in their neck joint construction (through, set or bolt-on). He then carried out power analysis, spectrographic analysis, and listening evaluation on these instruments.The power analysis results suggest that the relationship between sustain and neck joint type was the oppositive of the received wisdom on neck joints. Bolt-on necks had the longest sustain and neck through designs had the shortest sustain. The study also included listening evaluations, where people listened to recordings of single notes and tried to pick out the longest sustaining note. They could not detect any difference in sustain between the different neck designs.

People may have played a set-neck Les Paul and found it to sustain better than a Fender strat and then jumped to the conclusion that set necks sustain better. What they should have done is compared a set neck Les Paul with a bolt-on Les Paul before reaching their conclusion.

Reference Mottola, R.M. “Sustain and Electric Guitar Neck Joint Type” American Lutherie #91, 2007, p. 52.

Aparentemente e após uma rápida pesquisa... podes ter razão se assim for peço desculpa, mas neste caso fica então a dúvida, porquê que as Les Paul são tão conhecidas por terem mais Sustain? É apenas um mito?

Por experiêcia própria que não é muita (é pouca!!!) posso dizer que já testei cerca de 50 guitarras e exceptuando a PRS de uma amigo meu (que fica ela por ela) as Les Paul tinham sempre mais Sustain, porquê?
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por MarlonMorais Qui Nov 22 2012, 08:39

eu falo por experiência própria, isso vale o que vale.

também pode ter haver com a qualidade e material de construção em geral das bolt-ons. em cópias de LP, as bolt-ons costumam sempre ser mais baratas, e a qualidade do material pode sofrer aí e causar essa impressão, por exemplo.


Última edição por MarlonMorais em Qui Nov 22 2012, 08:47, editado 1 vez(es)
MarlonMorais
MarlonMorais
Guitar GOD

Post Count : 5705
Idade : 34
Localização : Brighton, UK
Guitarra : Epiphone LP Classic, Chibson LP Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Waltheer Qui Nov 22 2012, 08:47

@marlon, estás a querer dizer que bolt- on é mais barato que set-neck, certo?

@Skaven : madeiras, pickups e qualidade de construção (inclusivé camadas de tapa poros, primário, tinta, verniz....)

Já toquei com strats com mais sustain que Lps. Agarra numa Ibanez JS (que parece uma folha de papel dobrada ao meio). É uma guitarra com um sustain incrível para o tamanho do corpo.

outra coisa: mogno tem mais sustain que a madeira x. Mito. Qual mogno? quanto tempo e condições de secagem? foi cortado do topo, do meio ou do fundo do tronco? Há Harley bentons e J&D formato Lp em mogno, que custam um décimo de uma Gibson... (nem vou falar na qualidade de som)...

Há alguns tempos um user do forum mostrou-me um video que era um shoot-out entre uma Gibson lp Studio, uma Gibson Lp standart e uma epiphone Lp (n me lembro qual era, se a custom ou se a standart). Adivinhem lá qual é a que tinha melhr sustain?
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por MarlonMorais Qui Nov 22 2012, 08:48

edit acima, my bad.
MarlonMorais
MarlonMorais
Guitar GOD

Post Count : 5705
Idade : 34
Localização : Brighton, UK
Guitarra : Epiphone LP Classic, Chibson LP Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Slider56 Qui Nov 22 2012, 08:54

Tem muito que ver com a densidade das madeiras empregues.

Falaste nas LesPaul e é sabido que há métodos de construção diferentes.Se forem todas com corpo maciço em mogno tens uma sonoridade,mas se em cima do mógno,se aplicar uma cobertura em maple,já tens outra resposta.

As LesPaul's mais antigas beneficiavam de uma construção excelente,mas demasiado cara o que se reflectia nos preços finais:
usavam um "T" em maple,e colavam as laterais posteriormente,e realmente tinham um som fora de série.As famosas e caríssimas Flametop Burst's de '58 a '60 foram construídas dessa maneira.Mais tarde,e já numa contenção de custos face ao evoluir dos mercados,optaram por assentar apenas um topo emparelhado (bookmatched top) por cima do corpo de mogno.
Naturalmente que o envelhecimento/cura controlado confere características especiais,e por muito que se assemelhem na mesma marca e modelo,cada guitarra individualmente é um case-study...

Eu pessoalmente nunca fui à bola com LesPaul's e afins (abro uma excepção às Firebird's dos anos '70...),e prefiro as Fender's,mas lá está...gostos não se discutem.

(Waltheer,concordo!!!)

Já agora,vejam só uma LesPaul em corte longitudinal;reparem na grossa chapa de maple,e pensem em algumas réplicas actuais que só têm uma capinha de 2 milímetros,e que nem sempre é madeira... (pois é...!)
braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... Les%20Paul%20-%20Halfbronzetop

Há imensos factores que contribuem para o som final,sustain,enfim,personalidade sonora se quiserem de cada guitarra,seja lá qual for a marca modelo e origem.


Última edição por Slider56 em Qui Nov 22 2012, 08:59, editado 3 vez(es)
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Z3D Qui Nov 22 2012, 08:55

Hmmm....

Skaven: qual fonte da "quote" que fizeste please?
Já agora, a ideia do mogno ter mais sustain, ia responder exactamente como o Waltheer respondeu.

(opa, waltheer, isto ja começa a chatear... é que não é a primeira nem a segunda vez carago Razz)

This is a very good discussion.
Devia ter um tópico próprio.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Waltheer Qui Nov 22 2012, 09:02

@Z3D, novamente fui mais rápido no gatilho, ups, no teclado. Se isto fosse o Wild West, estavas lixado... lol

Outra coisa: Sobre as neck-through: Em construções em que o braço é de maple, alguns construtores usam topos (mogno, freixo, amieiro,....) para aumentar o sustain. Especialmente em desenhos strings through body. Porquê? para que a bridge e as cordas façam o primeiro ponto de contacto numa madeira menos densa que o maple e assim a vibração se expalhar melhor (i.e. ter mais sustain).

Eu estou a pensar seriamente em colocar threded inserts nas minhas bolt on todas (assim que tiver $), não pela questão do sustain, apenas porque andar a apertar/ desapertar necks vai dar raia mais tarde ou mais cedo...
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... Empty Re: braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos