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braço da guitarra - set in, bolt on, neck through...

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Mensagem por Skaven Qui Nov 22 2012, 09:03

Eu admito que o Set-Neck não tenha mais Sustain como aliás já foi provado por muita gente, mas já agora apenas por curiosidade/graça, antes de comprar a última Strat fui à LisMusica com um amigo e como tinha comprado a Gibson lá à menos de 5 meses conheço mais ou menos o Senhor e ele colocou-me imensas guitarras na mão para testar e deixou-me inclusivelmente sozinho na salinha e disse-me que podia testar tudo à vontade, tirava/colocava as guitarras dos cabides livremente... .

Obviamente, aproveitei e testei todas as Fender que ele tinha, Schester, Ibanez etc... quando pego numa Epiphone que até nem era nada de especial notei imediatamente que o sustain era muito superior, por mera curiosidade testei outro modelo Epiphone com outros pickups (não os P-90) e a verdade é que tinham muito mais sustain do que qualquer outra Strat/Telecaster/Schester/Ibanez etc... .

Curiosamente ou não despachei a minha Les Paul porque apaixonei-me pelas Strats/Teles a Les Paul aparentemente não é para mim (ou eu para ela)... portanto não sou mesmo nada LP fan boy, muito pelo contrário. Agora, quando me perguntam se náo tenho saudades da LP eu respondo desta forma... tenho... do Sustain! Very Happy

Provávelmente está ligado ao facto da maioria serem construidas em Mogno... admito que sim mas... até ver e da minha curta experiência que vale muito pouco não tenho dúvidas em afirmar, as LP são as guitarras que experimentei com mais Sustain (ponto final).

Skaven: qual fonte da "quote" que fizeste please?
Reference Mottola, R.M. “Sustain and Electric Guitar Neck Joint Type” American Lutherie #91, 2007, p. 52.
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Mensagem por kouros Qui Nov 22 2012, 09:28

O mais engraçado neste assunto é que 99% dos guitarristas (elétrica) tem na cabeça que mais sustain é uma vantagem Shocked
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Mensagem por MarlonMorais Qui Nov 22 2012, 09:31

depende.

para mim é, dependendo do caso. mas eu USO esse sustain.
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Mensagem por Waltheer Qui Nov 22 2012, 09:38

é mais fácil controlar sustain a mais do que "simular" sustain...
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Mensagem por kouros Qui Nov 22 2012, 09:40

Pois, depende.

Dizer que uma guitarra com mais sustain é melhor que uma mais "breve" é o mesmo que dizer que uma guitarra de 7 cordas é melhor que uma de 6 ou que LP é melhor que strat...etc

São gostos. Eu não gosto de guitarras com muito sustain e graves.. tocando com ela desligada consigo logo ter uma ideia do que vai sair dali. Prefiro guitarras em que o ataque da nota é forte e destacado em vez de aveludado e "gordo".
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Mensagem por Waltheer Qui Nov 22 2012, 09:42

Uma guitarra com bastante sustain não tem que ser necessárimanete grave. Agora. Até porque as frequencias fundamentais (harmónicos) são médios/agudos...

Agora uma guitarra pode ter muito sustain "sujo" e muito "sustain" com claridade...
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Mensagem por kouros Qui Nov 22 2012, 09:42

Controlar a duração de uma nota por exemplo, é à vontade do freguês mas não dá para controlares o sustain intrínseco da guitarra para qualquer coisa que toques.

O sustain da fundamental+harmónicos formam o timbre característico de uma guitarra e é impossível sacares som seco e imediato de uma guitarra com som cheio.
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Mensagem por MarlonMorais Qui Nov 22 2012, 09:45

mas isso é óbvio. senão não haviam mil tipos de guitarras diferentes.

e ainda bem que assim é. cada ferramenta com o seu lugar e propósito.
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Mensagem por Waltheer Qui Nov 22 2012, 09:49

Posso discordar?

a não ser que estejamos a falar de guitarra ligada directamente a um amp com a eq flat e com determinado tipo/ marca de cordas...
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Mensagem por Z3D Qui Nov 22 2012, 09:54

Volto a afirmar, este debate devia ter um tópico próprio.
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Mensagem por kouros Qui Nov 22 2012, 10:01

1 - Toca acordes abertos arpejados numa Les Paul

2 - Faz o mesmo numa strat


Admitindo que são instrumentos do mesmo nível em que apenas difere o tipo de instrumento e de madeiras empregues, a strat vai sempre ter o ataque e decay típico de strat e na les paul aquilo que tens a mais não dá para tirares.

Isto tudo sem se ligar a amp nenhum pois a partir daí já entra na subjectividade mas a base acaba por ser a que mencionei.
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Mensagem por Z3D Qui Nov 22 2012, 10:01

Eu estou a pensar seriamente em colocar threded inserts nas minhas bolt on todas (assim que tiver $), não pela questão do sustain, apenas porque andar a apertar/ desapertar necks vai dar raia mais tarde ou mais cedo...

Por acaso gostava de acompanhar e ver isso, como como vais fazer, o que vais utilizar etc.
É que deste-me uma curiosidade do crlh com isso... até porque tens toda a razão, vai dar raia um dia destes de certeza...
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Mensagem por Z3D Qui Nov 22 2012, 10:05

@kouros: mas isso tem a ver com as propriedades ressonantes/acusticas do material empregue em cada tipo de guitarra, não?
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Mensagem por Kevin09 Qui Nov 22 2012, 10:10

o que mais doeu foi ver aquela LP cortada a meio.


carry on, gentlemen!
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Mensagem por Waltheer Qui Nov 22 2012, 10:12

Kouros, mete umas D'addario Chromes .012 na strat e umas Pro steel .09 na Lp. Tapa os olhos a um amigo e pergunta-lhe qual é qual.

o que eu quero dizer com isto:
A) Determinadas guitarras (marca/ modelo) têm um som característico? Obvio.

B)Isso implica que guitarra /modelo X só sirva para tocar estilo Y? não. nem tão pouco que determinada guitarra / modelo soe melhor em determinado estilo.

Senão os gajos das custom shops estavam tramados...

Outra coisa que nunca é demais salientar: um bom set-up faz uma guitarra "má" soar "razoável". Um mau set-up faz uma guitarra "boa" soar "razoável". Tenham muito cuidado quando forem a lojas experimentarem guitarras. A maioria das lojas em Portugal recebe as guitarras, tira-as da caixa e mete-as no expositor, porque os set-ups dão trabalho.


@Z3D, sim, quando avançar para isso vou documentar os processo. ainda estou na faze de trocas de informação com o "boss" Wink
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Mensagem por Z3D Qui Nov 22 2012, 10:18

Outra coisa que nunca é demais salientar: um bom set-up faz uma guitarra "má" soar "razoável". Um mau set-up faz uma guitarra "boa" soar "razoável". Tenham muito cuidado quando forem a lojas experimentarem guitarras. A maioria das lojas em Portugal recebe as guitarras, tira-as da caixa e mete-as no expositor, porque os set-ups dão trabalho.

A este bom conselho gostava de acrescentar: seja em lojas ou a guitarra do amigalhaço. "Ah e tal, experimentei a guitarra dum amigo e aquilo soava muito mal e tal...portanto não aconselho!"
Right... há que ter atenção a estas coisinhas todas.
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Mensagem por Z3D Qui Nov 22 2012, 10:22

desculpem o DP.

B)Isso implica que guitarra /modelo X só sirva para tocar estilo Y? não. nem tão pouco que determinada guitarra / modelo soe melhor em determinado estilo.

Eu bato nesta tecla tanta mas tanta vez...
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Mensagem por lourenco599 Qui Nov 22 2012, 10:37

Proponho aos Admins que movam esta conversa para outro tópico com um nome adequado. Assim, limpa-se o off-topic deste, e pode manter-se o bom debate que se tem vindo a ter até agora nesse outro tópico. Smile
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Mensagem por Skaven Qui Nov 22 2012, 11:05

Eu bato nesta tecla tanta mas tanta vez...
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Concordo mas... Very Happy (porque eu gosto de meter-me contigo) não te esqueças que os pickups que trazem, normalmente sao mais virados exactamente para o que negas... .

Por acaso costumo tocar na Jam de um amigo meu, e como sabes gosto muito de blues... aquela guitarra para blues com os pickups que têm... no way man, it just doesn't work!!!!

Tanto a minha Tele ou Strat para tocar cenas tipo Satriani/Vai... no way man... a Jam para este tipo de guitarra é em tudo muito melhor, começando logo como viste pessoalmente nas minhas duas guitarras que para descer as cordas abaixo do 1.8 é super difícil e na Ibanez é peannuts, o que para um Shredder é importantíssimo... mas pronto esquecendo as características técnicas como por exemplo a auxência de floyd rose... se forem modificadas sim... todas são adaptáveis e aí por muito que me custe Very Happy concordo contigo.
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Mensagem por .:Rodrigo:. Qui Nov 22 2012, 11:17

topico separado! continuem
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Mensagem por MarlonMorais Qui Nov 22 2012, 11:30



Eu bato nesta tecla tanta mas tanta vez...
Queres metal: LP/ESP etc
Shreder? Ibanez FTW
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nonsense...

isso é ironia? é que eu acabei de dormir para aí 2 horinhas, ainda estou zonzo.



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Mensagem por Z3D Qui Nov 22 2012, 11:50

é o que está escrito: nonsense. Não faz sentido isso.
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Mensagem por Skaven Qui Nov 22 2012, 11:57

Não concordo contigo Ricardo, as guitarras originalmente têm as suas vertentes ex:

Ibanez para Jazz:
braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... - Página 2 Ibanez-george-benson
Ibanez para Shred:
braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... - Página 2 Image
Ibanez para Clássico:
braço da guitarra - set in, bolt on, neck through... - Página 2 Ibanez%20V72ECE%20Acoustic830201063946PM

Na minha modesta opinião, sim são adaptáveis, originalmente têm um destino próprio.
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Mensagem por .:Rodrigo:. Qui Nov 22 2012, 11:58

já vi bastantes bandas de pimba a usar essas brutas ibanez. true story
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Mensagem por MarlonMorais Qui Nov 22 2012, 12:01

isso não faz sentido, Skaven.


eu toco música que faz metal pareçer música de crianças e uso Telecasters e LP's, por exemplo. se usasse esse tipo de guitarras "para música pesada" o som não era tão pesado e tão grande e tão aberto, isso te garanto, até com a Telecaster, que normalmente é considerada uma guitarra para sons limpos, etc. - ainda hoje tirei sons dela que pareciam mamutes a destruir a Lua. isso não há emprego absoluto para um tipo de guitarra ou outro, cada instrumento vai soar diferente nas mãos de cada pessoa, em cada setup, e para certo tom pretendido. até depende do estilo de amplificadores e pedais que usas.

as coisas são o que tu fazes delas. a meu ver não devem existir regras na música.


Última edição por MarlonMorais em Qui Nov 22 2012, 12:09, editado 1 vez(es)
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