ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

+8
antonioctd
v-shadow
John B
hytallo
ellminster
kouros
MarlonMorais
Tchareto
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) Empty Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por Tchareto Ter Out 16 2012, 13:54

Boas pessoal, é o seguinte, toco guitarra há coisa de 2anos (acústica), e sinto que estou na altura de troca para uma eléctrica. Conheço algumas marcas, mas não tenho a mínima experiência em guitarras eléctricas, a qual vos peço ajuda. Tenho andado a ver dois modelos que me entusiasmam bastante.

A primeira é a Squier, gosto do preço e por ser fabricada pela fender Very Happy
A segunda é a Epiphone LP-100, o preço já não me agrada tanto, mas adoro a guitarra Very Happy

Gostava que me dessem uma ajuda e me sugerissem outras que conheçam... além da guitarra vou precisar também de um amplificador, o qual também necessito de ajuda, estou disponível para gastar até 250€ na guitarra e até 100€ no amplificador, a menos que haja algum equipamento um pouco acima destes valores, mas que valha a pena, aí posso aumentar um pouco mais.

Obrigado desde já!!
Tchareto
Tchareto
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 241
Idade : 30
Localização : Trás-Os-Montes
Guitarra : Squier Telecaster / Adriana Clássica
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 16/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por MarlonMorais Ter Out 16 2012, 16:36

Epiphone Standard usada ou uma Vintage V100 usada, por exemplo.
MarlonMorais
MarlonMorais
Guitar GOD

Post Count : 5705
Idade : 34
Localização : Brighton, UK
Guitarra : Epiphone LP Classic, Chibson LP Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por kouros Ter Out 16 2012, 17:55

Amplificador é um guitarlink ligado à porta USB, umas boas colunas/phones e já tá.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por ellminster Qua Out 17 2012, 02:12

tb andava para comprar uma guitarra nas mesmas condições e optei por uma yamaha pacifica e estou muito contente com ela, arranjas uma pacifica 112 nova por esses valores (até mesmo uma 212 bem negociado)
ellminster
ellminster
Aprendiz de guitarra

Post Count : 49
Idade : 51
Localização : Parede
Guitarra : Fender strat Jimmie Vaughn | Yamaha pacifica 212vqm | Epiphone LP Tribute Plus
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por kouros Qua Out 17 2012, 05:25

Gosto é daquela seiscentos e qualquer coisa acho eu.. aquela com o P90 no neck Fixe
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) Empty Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por hytallo Qua Out 24 2012, 04:04

Boas estou a vender uma guitarra por 100 euros preta com setup efetuado a 2 messes atraz

entre em contacto comigo
nr 914115895
Rock
hytallo
hytallo

Post Count : 5
Idade : 33
Localização : porto
Guitarra : yamaha
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 24/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por kouros Qua Out 24 2012, 04:07

Guitarra preta? Eh lá, isso é um ganda maquinão! Olé
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por John B Qua Out 24 2012, 05:02

ehehe

só pela descrição já estou tentado a compra-la.. Razz

John B
John B
Guitarrista viciado

Post Count : 930
Idade : 37
Localização : Coimbra
Guitarra : Yamaha AES 620HB
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por MarlonMorais Qua Out 24 2012, 05:22

srsly.
MarlonMorais
MarlonMorais
Guitar GOD

Post Count : 5705
Idade : 34
Localização : Brighton, UK
Guitarra : Epiphone LP Classic, Chibson LP Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por v-shadow Qua Out 24 2012, 05:26

tou a vender uma ltd h200, está em bom estado e com setup feito.
se estiveres interessado manda pm para neogiarmos
v-shadow
v-shadow
Guitar Hero

Post Count : 1299
Idade : 37
Localização : s. joao da madeira
Guitarra : razorback V "costumized", "prs"
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por antonioctd Qua Out 24 2012, 05:44

Concelho,

Ou juntas mais um bocadinho ou, pelo menos, divides os 350€ ao meio e gastas um pouco menos na guitarra e mais no amp.

Acredita que o resultado final vai ser melhor.

Já dei este conselho montes de vezes e só 20% das pessoas o seguem.
É muito mais fixe comprar uma guitarra toda nice do que um amp...
Os 80% que não seguiram o meu conselho arrependeram-se.

Em relação aos amps digitais ou aqueles aparelhitos que se ligam ao PC (ou as colunas do PC), se puderes, foge disso.

Eu já ensinei guitarra a mais de 200 pessoas.
Começo a ver um padrão muito marcado:

Os alunos que tocam em casa com aparelhos digitais demoram muito mais tempo a desenvolver o toque e capacidade de sacar som do instrumento.

Reparo que os que só têm um simples amp analógico (mesmo a transístores) só com um simples canal de overdrive e sem efeitos, depressa começam a aprender a abordar a guitarra de uma forma muito mais artística e com bom som logo na fonte.

O que eu faço aos alunos que praticam em aparelhos digitais e apresentam, de forma mais marcada, este problema, é manda-los praticar com a guitarra desligada.
Mesmo desligada a guitarra tem de soar bem e com algum volume. Isto melhora muito a técnica de palhatata e põe o pessoal a palhetar com "power" e convicção. Essencial para por a madeira da guitarra a vibrar e conseguir que esse timbre se oiça com clareza.

Resumindo:

1 - Não gastes tão pouco no amp mesmo que tenhas de cortar no orçamento para a guitarra.
2 - Compra um amp simples, analógico, de 2 canais. Limpo e Overdrive. E já agora com um overdrive contido. Nada que te permita esconder má técnica com montes de distorção.

Se seguires este conselho vais passar uns meses amargos ao principio...
Mas em pouco tempo vais acabar por conseguir fazer aquilo soar bem só com o trabalho de dedos na guitarra!

Depois vais ser o gajo que soa bem no quer que ponha as mãos!
Aquele gajo que agarra na guitarra "dos chineses" do amigo e, magicamente, põe logo aquilo a cantar!

O teu bom timbre e desempenho a tocar é independente do material e nunca precisarás de esconder nada com efeitos os distorção.

Dá mais trabalho! Mas é o resultado é brutal! Acredita!

PS - É claro que bom material ajuda! Mas, na minha opinião, só contribui cerca de 20%. O resto são dedos!
antonioctd
antonioctd
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 195
Idade : 41
Localização : pinhal novo
Guitarra : A guitarra: Strat! Mas existe mais alguma??
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/04/2011

http://rockgp.net

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por kouros Qua Out 24 2012, 05:52

A ideia dos amps no pc não é para ele usar indefinidamente, é apenas para ter referência de que tipo de som gosta antes de decidir que amp comprar.

De qualquer forma o interface para ligar ao pc vai dar jeito portanto não é um investimento perdido (nem dispendioso).

Para quem já tem um bom sistema de som no pc e placa de som a sério, saca-se som muito melhor do que com esses solid state que por aí andam pois o potencial para ajustar o som, trocar cabinets etc..é virtualmente ilimitado.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por antonioctd Qua Out 24 2012, 06:24

Pois... Muita gente diz isso.

Mas o que eu observo no mundo real, estatiscamente e já com uma amostra considerável, è que não funciona assim.

Esses aparelhos modificam mais do que amplificam. O que ele precisa è de algo que amplifique o que ele faz para que possa ouvir e evoluir.

E depois vem o problema que atraza muitos guitarristas hoje em dia: passar mais tempo a navegar em menus de opções e a equalizar compulssivamente uma má fonte (exrcução) em vez de praticar guitarra.
antonioctd
antonioctd
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 195
Idade : 41
Localização : pinhal novo
Guitarra : A guitarra: Strat! Mas existe mais alguma??
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/04/2011

http://rockgp.net

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por John B Qua Out 24 2012, 06:38

Isso foi um grande concelho que deste antonioctd Fixe

e tbm concordo totalmente que esses programas virtuais, ou outras coisas do género, como a internet são um pau de dois bicos.. claro que vieram dar uma ajuda preciosa para quem quer aprender mais e evoluir no mundo da guitarra, mas a questão é mesmo essa, há pessoal que depois se perde, em vez de se focar naquilo que é realmente essencial (praticar), perde-se nesse mundo das possibilidades disto e daquilo e quando se vai a ver.. lá passou 1 ano e a evolução foi mínima, coisa que é muito fácil de acontecer!

eu mesmo já perdi imenso tempo nessas andanças..

o que faço agora e o mais simples possível, que é ligar a guitarra ao amp e tocar sem mais demoras, mas talvez 70% do tempo passe a praticar com a guitarra desligada.. Very Happy

John B
John B
Guitarrista viciado

Post Count : 930
Idade : 37
Localização : Coimbra
Guitarra : Yamaha AES 620HB
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por MarlonMorais Qua Out 24 2012, 06:43

desta vez estou completamente de acordo com o António. e isso não acontece muito frequentemente Laughing
MarlonMorais
MarlonMorais
Guitar GOD

Post Count : 5705
Idade : 34
Localização : Brighton, UK
Guitarra : Epiphone LP Classic, Chibson LP Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por kouros Qua Out 24 2012, 08:11

Eu quase nem pratico na eléctrica, é sempre na clássica.. e durante muito tempo foi mesmo por não ter um som de jeito nem com o amp que tinha e por não ser prático andar com a guitarra e o amp de um lado para o outro.

Tudo o que é para ser utilizado no computador terá óbviamente uma grande componente de ajustes e burocracias que afastam logo qualquer um que não seja informático.

Agora não venham é dizer que o computador modifica/altera ou o que seja.. quem tiver o equipamento correcto e o souber utilizar consegue sacar grandes sons de guitarra no computador e a dinâmica de resposta é tão alterada como em qualquer outra coisa qualquer.

Dizer o contrário é estar a dizer que estúdios e milhares de vídeos de guitarristas no youtube tem um som que não serve para a guitarra só.. "porque sim".

O software só por si não faz milagres e a melhor opção é (quase sempre) usar mais que um plugin em vez de nos ficarmos só pelo guitar rig ou amplitube ou outro qualquer. Se o problema fosse dos programas em si, então todos os amps de modelação seriam inaptos para tocar.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por antonioctd Qua Out 24 2012, 08:25

Kouros:

Já tocaste num amp analógico minimamente decente?

É que a resposta ao toque e dinâmica é completamente diferente... Nem há como comparar...

Já para não falar dos benefícios de se cortar com a possibilidade de mergulhar o som em dist e efeitos!
antonioctd
antonioctd
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 195
Idade : 41
Localização : pinhal novo
Guitarra : A guitarra: Strat! Mas existe mais alguma??
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/04/2011

http://rockgp.net

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por kouros Qua Out 24 2012, 08:29

Mas estamos a falar de "tocar em amps de 3000€ é que é fixe" ou de um principiante que ainda não sabe bem o que há-de escolher?

E tu, já tocaste ligado ao pc através de uma interface dedicada com bom software bem ajustado e umas boas (e grandes) colunas? Muitos nem distinguem o amp verdadeiro do emulado mas ok... prossegue então com o teu raciocínio.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por MarlonMorais Qua Out 24 2012, 08:34

ele não está a falar de um amp caro, está a falar de um bom amplificador. com 200€ arranjas grande amplificador se souberes procurar.

agora, tu é que estás a falar de uma interface caríssima com hardware caro que por muito que se esprema e se gaste não vai dar aquele timbre, e por muito que discutas e digas que vai dar, toda a gente que tenha experiência com bons amplificadores de guitarra e com boas interfaces te diz que isso não vai acontecer, porque não vai... a questão de ter um bom amplificador é uma questão de tom através da Física, e não há como emular isso.
MarlonMorais
MarlonMorais
Guitar GOD

Post Count : 5705
Idade : 34
Localização : Brighton, UK
Guitarra : Epiphone LP Classic, Chibson LP Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por antonioctd Qua Out 24 2012, 08:41

Pois...

A unica coisa que ouvi a chegar lá perto foi um Axe-fx ligado a uns monitores de estúdio brutais...

Tamos a falar de mais dinheiro que qualquer bom amp!

E sim, com 200€, principalmente nos usados, encontram-se coisas que fazem bom trabalho. Ou seja, amps que realmente amplificam Laughing

Kouros:

Se eu ouvir num disco uma boa simulação de amp não distingo! Claro que não!
Mas se me ligares a guitarra a um e me mandares tocar com o olhos fechados, não tenho duvidas!

Um amp tem tanto a haver com "feeling" e resposta com tem a haver com timbre. E isso inspira e transparece na forma como tocas.


Última edição por antonioctd em Qua Out 24 2012, 08:44, editado 1 vez(es)
antonioctd
antonioctd
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 195
Idade : 41
Localização : pinhal novo
Guitarra : A guitarra: Strat! Mas existe mais alguma??
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/04/2011

http://rockgp.net

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por kouros Qua Out 24 2012, 08:42

Estamos a falar de um indivíduo que ainda não sabe se quer uma squier ou uma LP.

E não, não é necessário interfaces caríssimos para se sacar um som decente, mas quanto melhor o equipamento ainda melhor será o som.

Tendo em conta que hoje em dia há uma imensidão de gente que já não usa amps nem ao vivo, significa que está tudo a tocar com som de "merda"? Ah.. e ainda estamos a falar de um principiante que nem sabe se quer uma strat ou lp?
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por antonioctd Qua Out 24 2012, 08:47

Man,

As minhas bases são os niveis que verifico, no mundo real, da evolução dos meus alunos.

Facto incontornável:

Os alunos que têm amps analógicos simples sacam melhor timbre com os dedos e evoluem tecnicamente mais depressa do que os que usam aparelhos digitais!

E não estou a falar de diferença pequenas.

Amostragem de +/- 200 indivíduos ao longo de 6 anos.

Isto é realidade. Não é teoria.
antonioctd
antonioctd
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 195
Idade : 41
Localização : pinhal novo
Guitarra : A guitarra: Strat! Mas existe mais alguma??
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/04/2011

http://rockgp.net

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por Schmeichel Qua Out 24 2012, 08:57

Kouros, vocês estão a falar de coisas diferentes.

O que o António está a dizer é que nota uma evolução maior nos alunos que tocam com amps analógicos (a válvulas ou a transístores) do que com modelações digitais (seja de amps tipo Peavey Vypyr - que até dá uns sons porreiros -, Line6 Spider, etc., seja de emulações por software no PC) porque o menor processamento do sinal expõe mais os erros que possam fazer ao tocar. Não está em causa se se consegue ou não bom som com modelações - com algumas já é sabido que até se consegue.

Eu recomendaria para ele, partindo das premissas expostas pelo António, um amp que tenho e que adoro: um Bugera V5 a válvulas. Tem um bom clean e um overdrive natural engraçado para se tocar. O único defeito é não ter entrada para BTs (daí eu ter o Bugera BC15, que também tem um clean porreiro e tem a tal entrada para BTs).
Schmeichel
Schmeichel
ADMINISTRADOR

Post Count : 3529
Idade : 52
Localização : Portugal
Guitarra : G&L; Vintage; Epiphone
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/07/2009

http://schmeichel72.hi5.com

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por kouros Qua Out 24 2012, 08:59

Para mim isso não está em causa, tanto que eu nem praticava com amp e preferia sempre praticar (com palheta) numa clássica.

Ao tentar meter-me na posição de alguém que está a começar e nem sabe se quer uma lp ou strat (noite e dia), até que ponto dá para se aconselhar mais alguma coisa? Daqui a pouco dizemos "compra este amp e estes 2 ou 3 pedais e tás servido"... e dizemos isto com base em quê?

É por isto que digo "compra a guitarra, experimenta uns quantos modelos de amps no pc... mais tarde compra um desse género".

Imaginem se não será frustrante ele comprar a squier e um amp fender e depois ao tocar chega à conclusão que quer é um som tipo slash ou metallica? Mais um que vai meter logo o bundle (guitarra & amp) no olx e desistir... Xau
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por Schmeichel Qua Out 24 2012, 09:03

You have a point there, sir!
Schmeichel
Schmeichel
ADMINISTRADOR

Post Count : 3529
Idade : 52
Localização : Portugal
Guitarra : G&L; Vintage; Epiphone
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/07/2009

http://schmeichel72.hi5.com

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos