ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

+8
antonioctd
v-shadow
John B
hytallo
ellminster
kouros
MarlonMorais
Tchareto
12 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) - Página 2 Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por kouros Qua Out 24 2012, 09:07

Continuo a defender que primeiro é melhor ter-se uma ideia do que se quer e não há dúvida que a forma menos dispendiosa de o conseguir é através do computador ou um amp de modelação.

O que é que interessa o detalhe do som e o quão organico ele é se simplesmente não te sentires nada inspirado pelo som que tens?
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) - Página 2 Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por antonioctd Qua Out 24 2012, 10:15

Continuo a dizer o mesmo:

No inicio precisas de algo que principalmente amplifique!

No principio não temos noção de nada. Tal como disseste.
Por isso mesmo faz mais sentido algo que seja plug n play.

Um buguera como sugerido pelo Schmeichel ou mesmo algo tipo crush pix da orange (a versão sem efeitos).
Também gosto da serie TF da laney para este efeito.

É só ligar o cabo e tocar. Não é necessário entrar em estudos sobre timbre de guitarra nem perder tempo a navegar em drivers, menus, etc...

Tem um botão que faz limpo ou overdrive! Chega!

Por mais que rodes os knobs não vais fazer grandes alterações ao timbre basico. Esse é produzido pelos teus dedos.

Queres tocar rápido?
Liga o metronomo e treina. Porque não têns carradas de dist, compressão e delay para esconder.

Queres sustain?
Aprende a pisar uma corda como deve ser, fazer um bom vibrato ou ainda a sacar feedback controlado, se for preciso.

Queres o som "tchung tchung" pesadão?
Parende a atacar as cordas como deve ser com uma palhetada pesada mas controlada, sem desafinar nem sair um cagajesimo do tempo, para o metronomo ou a bateria ajudar com o "punch". E já agora faz o Palm-mute realmente bem feito de forma a matar só o sustain mas não tirar power á nota!

Etc...

A questão de escolher uma strat ou LP, um amp UK ou americano, vem MUITO (mas muito) depois.

Aí talvez faça sentido arranjar uma treta digital qualquer para perceber as diferenças antes de investir num amp caro.

Mas é preciso já saber sacar som com os dedos!

Para soar melhor treina! Ponto final.

Tocar bem guitarra dá trabalho. E não há atalhos.
Acredita, dás opções a um iniciante para procurar atalhos e ele vai perder mais tempo á procura deles do que a treinar! Certinho!
antonioctd
antonioctd
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 195
Idade : 41
Localização : pinhal novo
Guitarra : A guitarra: Strat! Mas existe mais alguma??
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/04/2011

http://rockgp.net

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) - Página 2 Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por nanjos Qua Out 24 2012, 10:48

Concordo com alguns pontos de vista do antonioctd e do kouros, mas no fundo o que importa é que vocês estão numa acesa discussão num tópico do rapaz que se limitou a fazer um post e nem se dignou a vir aqui agradecer ou comentar as opiniões que lhe estão a dar. Laughing
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) - Página 2 Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por antonioctd Qua Out 24 2012, 10:55

Discussão acesa??

Nop. Tamos só a trocar opiniões. Laughing

Tenho estado só a reafirmar a mesma coisa por palavras diferentes porque a minha experiência diz-me, de forma muito clara, que se o rapaz que iniciou o tópico for pela via que proponho, terá mais chances de ser tonar bom guitarrista mais rápido.

Só isso Wink
antonioctd
antonioctd
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 195
Idade : 41
Localização : pinhal novo
Guitarra : A guitarra: Strat! Mas existe mais alguma??
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/04/2011

http://rockgp.net

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) - Página 2 Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por nanjos Qua Out 24 2012, 11:12

Se todas as trocas de opinião no fórum fossem tão civilizadas como esta já eu me dava por contente Cool

Resta saber se o rapaz vai tirar algum proveito disso, já criou o tópico no dia 16 e ainda não disse mais nada.

Mas se não servir para ele que sirva para outros.

Relativamente à questão em discussão, posso dar a minha opinião de quem está a aprender sozinho.

Comecei por comprar uma zoom g1u, cheia de efeitos, com interface USB, que dá para usar com software próprio, ou com outros do tipo guitar rig, amplitube, etc.

Usei aquilo meia dúzia de vezes, porque perdia muito tempo à procura de sons porreiros e acabava por ficar sem tempo para praticar. Mantenho-a por lá para quando tenho paciência de ligar aquilo ao portátil.

Acabei por comprar um Roland micro cube, que apesar de ter algumas emulações e efeitos, acabo por usar quase sempre o clean da emulação do JC120 e quando quero um som um pouco mais sujo uso principalmente a emulação do VOX AC30.

Mas muitas vezes, vou pegar na guitarra já muito tarde e nem tenho paciência para ligar nada, acabo por tocar mesmo com a guitarra desligada.

Para treinar acordes e escalas, por exemplo, não há necessidade de amplificar. Se não sai som em condições só com os dedos, não é o amp que vai ajudar, acho que até atrapalha.
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) - Página 2 Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por Eduardo Figueira Qua Out 24 2012, 11:16

para mim ao começar, tentei procurar um amp que desse para quase tudo ( jack of all trades, master of none). se chegar a casa e me apetecer metal, tenho amp para isso, se quiser apenas uns blues, tenho tambem amp para isso... claro que nunca levaria aquilo para estudio se tivesse outras hipoteses de melhor qualidade... mas acho que o amplificador e toda uma dinamica que uma emulação de computador nunca chegará la! pega no dinheiro compra a guitarra que queres, ou então faz um sacrificio e compra o tal amp. se não gostares, e é quase certo que iras evoluir o suficiente para precisares de outro, ai ja compras o que ''realmente'' queres!
Eduardo Figueira
Eduardo Figueira
Guitarrista dedicado

Post Count : 600
Idade : 28
Localização : alhos vedros
Guitarra : Cort G110 (strat hss)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 08/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) - Página 2 Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por lhuco Qua Out 24 2012, 11:44

Boas tenho este amp que esta como novo e para começar é muito fixe.

http://www.guitarradas.com/t12805-vendo-line6-spider
lhuco
lhuco
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 233
Idade : 35
Localização : casa
Guitarra : Esp Ltd EC-401 bk e strato squier cv 50's
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) - Página 2 Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por kouros Qua Out 24 2012, 14:30

Eu sempre fui da onda de praticar tudo na clássica, essa não esconde nada.. e depois a eléctrica até parece manteiga lol

Amps com muitos efeitos sempre achei uma treta, um pouco de reverb chega para dar ambiente.

Entretanto o poster original já deve ter enveredado pela flauta transversal Laughing


Resumindo, também não sou a favor de multi efeitos, nem mesmo no computador.. eu escolho sempre um amp específico, não uso aqueles que trazem tudo (amplitube, guitar rig etc). Os amps do LePou são bastante bons (e grátis) em conjunto com um pedal físico que tenha buffer, dá muito mais vida ao som.

Por outro lado acho que a única forma de um iniciante pesquisar aquilo que gosta é experimentando e a forma mais económica é sem dúvida a modelação. Em pouco tempo o nosso ouvido habitua-se a reconhecer a caracteristica de um marshall, boogie, vox, fender, de um rat, tube screamer, super distortion.. Mas também não tenho dúvidas que quem utiliza apenas presets nesses programas não vai aprender nada sobre o som que gosta nem como alcançá-lo.

kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA) - Página 2 Empty Re: Compra Guitarra Elétrica!!! (AJUDA)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos