Desenvolvimento de Conceito Guitarra auto tuning
+10
JFK66
lore
Paivas
Kaz
fortes
nanjos
edub13
Luis Miguel
sputo21
RafaelPires
14 participantes
Página 2 de 3
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Re: Desenvolvimento de Conceito Guitarra auto tuning
http://www.carbonfibergear.com/6-sexy-carbon-fiber-guitars/
E também existem guitarras em alumínio!
Acho que para afinar a truss rod, bastava um laser que medisse a distância do traste até à corda e que o sistema obrigasse a manter sempre essa medida (que poderia ser definida pelo utilizador). Mas realmente seria necessário um motor muito forte, assim como uma boa fonte de alimentação. Algo demasiado "fora" para ser utilizado 2 ou 3 vezes num ano.
E também existem guitarras em alumínio!
Acho que para afinar a truss rod, bastava um laser que medisse a distância do traste até à corda e que o sistema obrigasse a manter sempre essa medida (que poderia ser definida pelo utilizador). Mas realmente seria necessário um motor muito forte, assim como uma boa fonte de alimentação. Algo demasiado "fora" para ser utilizado 2 ou 3 vezes num ano.
Convidado- Convidado
Nightcrawler, para teres o braço direito, quer dizer que os trastes da guitarra também estao alinhados. quando eu digo subir e descer estou-me a referir em altura, nao é posição no braço.
até porque com o tempo as cordas acabam por ir desgastando os trastes. se um traste ficasse muito gasto podias simplesmente subi-lo um pouco.
se bem que um sistema que permitisse mudar os trastes À guitarra sem ter que a mandar para o luthier também era giro
olha, e uma cena qualquer na superficie da guitarra que medisse a velocidade da mao, e gerisse o volume da guitarra de acordo?
se estivesses a tocar muito depressa a guitarra tocava muito alto, se a mao andasse devagar a guitarra tocava baixinho. claro que tinhas que incluir um sistema de bypass caso o pessoal nao quizesse usar a cena.
até porque com o tempo as cordas acabam por ir desgastando os trastes. se um traste ficasse muito gasto podias simplesmente subi-lo um pouco.
se bem que um sistema que permitisse mudar os trastes À guitarra sem ter que a mandar para o luthier também era giro
olha, e uma cena qualquer na superficie da guitarra que medisse a velocidade da mao, e gerisse o volume da guitarra de acordo?
se estivesses a tocar muito depressa a guitarra tocava muito alto, se a mao andasse devagar a guitarra tocava baixinho. claro que tinhas que incluir um sistema de bypass caso o pessoal nao quizesse usar a cena.
Kaz- ADMINISTRADOR
- Post Count : 1971
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Tenho andado a pensar num sistema que fosse bem mais barato, tipo usar só um motor, onde esse motor acionasse uma serie de engrenagens que fizessem rodar cada uma das cordas, e fazre isso no body da guitarra, sem ter headstock, tipo isto
mas com um design mais classico mas materiais mais modernos e outro tipo de coisas, não sei se é possivel, mas vou esboçar aqui qq coisa lol
mas com um design mais classico mas materiais mais modernos e outro tipo de coisas, não sei se é possivel, mas vou esboçar aqui qq coisa lol
Convidad- Convidado
pode ter headstock normal , se moveres a ponte devera obter esse mesmo efeito , nao ?
lore- Guitar Hero
- Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Vai metendo as tuas ideias que o pessoal via dando algumas dicas, pode ser que saia daqui alguma coisa interessante.
nanjos- ADMINISTRADOR
- Post Count : 4323
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
nanjos- ADMINISTRADOR
- Post Count : 4323
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
sim, mas o meu conceito principal é mesmo fazer uma guitarra de afinação automática, essa ai tens que afinar tu na mesma.
Convidad- Convidado
bem tive aqui a fazer um rascunho do suposto design da guitarra, o que é que acham?
Convidad- Convidado
parece uma guitarra para o guitar hero xD
danielalcindo- Guitarrista dedicado
- Post Count : 514
Guitarra : Ibanez RG 350 ex
estou aberto a sugestões, quero é fazer alguma coisa diferente dos designs tradicionais
Convidad- Convidado
Olha, eu ainda não percebi bem uma coisa: tu queres fazer uma guitarra, ou queres fazer várias, ou seja, fazer disso um negócio? Sinceramente acho que se tentares fazer disso um negócio com a afinação automática incorporada na guitarra não consegues fazer disso uma coisa rentável. Acho que seria muito mais fácil e provavelmente iria ter um menor investimento desenvolver um aparelho que afine a guitarra, sem estar incorporado. Tipo: um motor que se coloca no tuner, com um pequeno visor em que se visse e escolhe-se a nota desejada normal, e qualquer coisa que se pusesse junto dos captadores que captasse o som e faria com que o motor afinasse a corda.
danielalcindo- Guitarrista dedicado
- Post Count : 514
Guitarra : Ibanez RG 350 ex
não quero desanimar, mas estou a ver aqui um bocado de "sonhadorismo em altitude", que não implica q não se chegue lá, grandes projectos começam com pequenas ideais.
agora ajustes controlados mecânicamente, motores e foto-celulas e etc, a guitarra vai parecer mais uma árvore de natal e com uns kilos em acrescimo, acabando por criar desconforto.
hoje em dia o pessoal tende a procurar mais a simplicidade e recriar uma sonoridade vintage. como referiu o Fortes um sistema destes "inovador" compensava aplicar numa guitarra de gama alta, e estas desde que sejam bem tratadas também não desafinam com 3 cantigas.
acho que te safavas melhor com um projecto de automação que pudesse controlar toda a electrónica, com presets de frequencias de tone, diversos modos de ligação de pickups, etc.
http://www.guitarelectronics.com/product/PMT-GUITARMAX/GuitarMax-Programmable-Guitar-Pickup-Control-System.html
um produto como este de certeza será mais facil de criar, com mais utilidade e saída e podendo ser implementado numa guitarra de qualquer gama.
agora ajustes controlados mecânicamente, motores e foto-celulas e etc, a guitarra vai parecer mais uma árvore de natal e com uns kilos em acrescimo, acabando por criar desconforto.
hoje em dia o pessoal tende a procurar mais a simplicidade e recriar uma sonoridade vintage. como referiu o Fortes um sistema destes "inovador" compensava aplicar numa guitarra de gama alta, e estas desde que sejam bem tratadas também não desafinam com 3 cantigas.
acho que te safavas melhor com um projecto de automação que pudesse controlar toda a electrónica, com presets de frequencias de tone, diversos modos de ligação de pickups, etc.
http://www.guitarelectronics.com/product/PMT-GUITARMAX/GuitarMax-Programmable-Guitar-Pickup-Control-System.html
um produto como este de certeza será mais facil de criar, com mais utilidade e saída e podendo ser implementado numa guitarra de qualquer gama.
Isto foi uma sugestão que fiz para uma disciplina de projecto, não quer dizer que fosse fazer isto realmente ou que tudo seja exequível, tenho é que apresentar uma ideia e modelar os componentes, escolher os materiais e dizer o conceito de como as coisas funcionariam. Desde o inicio que sei que isto não é para puristas, mas o meu objectivo é tentar fazer uma coisa diferente do existente, só isso.
Isso do controlador de pickup já tinha pensado integrar tudo num cpu, tanto isso como o sistema de afinação e talvez um sistema que controle uns leds para aprendizagem nos 1ºs 5 trastes (sim, mais adornos de natal lol)
Obrigado pelo vosso feedback, continuem a dar ideias
Isso do controlador de pickup já tinha pensado integrar tudo num cpu, tanto isso como o sistema de afinação e talvez um sistema que controle uns leds para aprendizagem nos 1ºs 5 trastes (sim, mais adornos de natal lol)
Obrigado pelo vosso feedback, continuem a dar ideias
Convidad- Convidado
essa ultimas provávelmente teriam mais sucesso do ponto de vista comercial.
uma porta usb na guitarra ligado a um mp3 e os leds a acenderem nas notas da musica q está a ser reproduzida no leitor, processado com um sistema midi talvez. mas se estudas eng. mecânica penso que não se deva enquadrar.
uma porta usb na guitarra ligado a um mp3 e os leds a acenderem nas notas da musica q está a ser reproduzida no leitor, processado com um sistema midi talvez. mas se estudas eng. mecânica penso que não se deva enquadrar.
Dá para enquadrar, já que o sistema electronico e software não o vou desenvolver eu próprio, só se por acaso alguma empresa estivesse interessada ai sim ia ter que o fazer
Convidad- Convidado
É pá, isto:
afasta qualquer possível comprador
Não é por a guitarra não ser baseada nas formas mais comuns que será má, alias, as linhas desta são claramente de uma sg, a questão é que da mesma forma que há quem estude electrónica/mecânica também há quem estude design... Se quiseres ver as coisas de outra forma, ninguém sabe tudo, e cada vez mais para se criar algo realmente "bom" é preciso se ser bom em várias áreas, ou então trabalhar em equipa. Este seria o meu conselho, se não dominas minimamente a área da imagem limitava-me à concepção do sistema/mecanismo de afinação, mais vale pouco e bem do que muito e sem qualquer valor...
afasta qualquer possível comprador
Não é por a guitarra não ser baseada nas formas mais comuns que será má, alias, as linhas desta são claramente de uma sg, a questão é que da mesma forma que há quem estude electrónica/mecânica também há quem estude design... Se quiseres ver as coisas de outra forma, ninguém sabe tudo, e cada vez mais para se criar algo realmente "bom" é preciso se ser bom em várias áreas, ou então trabalhar em equipa. Este seria o meu conselho, se não dominas minimamente a área da imagem limitava-me à concepção do sistema/mecanismo de afinação, mais vale pouco e bem do que muito e sem qualquer valor...
fortes- Guitarrista de garagem
- Post Count : 481
Guitarra : De bom tom
sim eu também concordo, também n gostei mt quando cheguei ao fim lol mas é que fazer uma coisa nova sem profanar os classicos é dificil...tive aqui a inventar um bocado...isto já seria mais aceitavel?
Convidad- Convidado
Sim, já me parece bem melhor
fortes- Guitarrista de garagem
- Post Count : 481
Guitarra : De bom tom
queria meter umas capas ai mas neste tipo de design fica melhor sem...
é que um dos requesitos que o pessoal pediu foi a personalização da guitarra com capas amoviveis ou então uma capa branca que mudasse de cor com leds ou o \"trabalho\"
é que um dos requesitos que o pessoal pediu foi a personalização da guitarra com capas amoviveis ou então uma capa branca que mudasse de cor com leds ou o \"trabalho\"
Convidad- Convidado
gostei muito deste ultimo design
RafaelPires- Guitarrista viciado
- Post Count : 926
Guitarra : Harley Benton SG
acham que uma pickguard assim fica fixe? eu sinceramente prefiro sem lol
Convidad- Convidado
prefiro o anterior. mesmo assim,acho que devia ser menos simétrico
.:Rodrigo:.- ADMINISTRADOR
- Post Count : 4122
Guitarra : Schecter Demon 6 (eléctrica) + Yamaha C40 (clássica)
Tenta tirar algumas ideias daqui
nunixcip- Guitarrista viciado
- Post Count : 910
Guitarra : ibanez grg270b, acustica: pablo romero
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Página 2 de 3 • 1, 2, 3