Desenvolvimento de Conceito Guitarra auto tuning
+10
JFK66
lore
Paivas
Kaz
fortes
nanjos
edub13
Luis Miguel
sputo21
RafaelPires
14 participantes
Página 1 de 3
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Desenvolvimento de Conceito Guitarra auto tuning
Boas pessoal,
Como estudante de Eng.Mecânica tenho que desenvolver um produto que seja de alguma forma inovador. eu como já não tenho paciência para andar a modelar bicicletas e coisas do género achei interessante tentar pegar no conceito da gibson robot, de ter uma guitarra que se afina sozinha e tentar melhora la ou aidicionar outras caracteristicas que seriam interessantes para os guitarristas.
Posto isto vinha aqui pedir a vossa opinião sobre o que voces gostavam de ter numa guitarra que se afina automaticamente, quais os principais problemas das soluções existentes(pelo que vi só a gibson as vende de forma "normal" e há uma outra empresa a fazer modificações por encomendas), etc.
Deixo aqui umas perguntas que gostava que vocês respondessem
Qual o tipo de design que preferem?
Quais os materiais que deveria usar ?
Quais as características que as pessoas mais procuram numa guitarra?
Quanto estariam dispostos a pagar por uma guitarra deste tipo?
Que inovações gostariam de ter numa guitarra?
Gostava também de saber se sabem onde posso encontrar desenhos técnicos de guitarras, para ter uma ideia de como são construídas e montadas.
Vou ter até Dezembro para escolher todas as peças, materiais, modelar a guitarra e tentar inventar um sistema de auto afinação que funcione e não seja muito caro.
Obrigado desde já e continuação de grandes guitarradas!
Como estudante de Eng.Mecânica tenho que desenvolver um produto que seja de alguma forma inovador. eu como já não tenho paciência para andar a modelar bicicletas e coisas do género achei interessante tentar pegar no conceito da gibson robot, de ter uma guitarra que se afina sozinha e tentar melhora la ou aidicionar outras caracteristicas que seriam interessantes para os guitarristas.
Posto isto vinha aqui pedir a vossa opinião sobre o que voces gostavam de ter numa guitarra que se afina automaticamente, quais os principais problemas das soluções existentes(pelo que vi só a gibson as vende de forma "normal" e há uma outra empresa a fazer modificações por encomendas), etc.
Deixo aqui umas perguntas que gostava que vocês respondessem
Gostava também de saber se sabem onde posso encontrar desenhos técnicos de guitarras, para ter uma ideia de como são construídas e montadas.
Vou ter até Dezembro para escolher todas as peças, materiais, modelar a guitarra e tentar inventar um sistema de auto afinação que funcione e não seja muito caro.
Obrigado desde já e continuação de grandes guitarradas!
Convidad- Convidado
Re: Desenvolvimento de Conceito Guitarra auto tuning
Qual o tipo de design que preferem? Telecaster
Quais os materiais que deveria usar ? (??)
Quais as características que as pessoas mais procuram numa guitarra? Um bom som, resistente, bonita e bastante Confortável
Quanto estariam dispostos a pagar por uma guitarra deste tipo? Depende mais acho que 1000/1500€
Que inovações gostariam de ter numa guitarra? (??)
Tenta fazer uma guitarra o mais "oldschool" possível mas com essas modernices todas, sinceramente acho que knobs com leds (como a gibson robot ) fica feio :/ acho que era preferível um painel atrás na guitarra escondido ou assim.
Uma guitarra que tira finos era engraçado!
Quais os materiais que deveria usar ? (??)
Quais as características que as pessoas mais procuram numa guitarra? Um bom som, resistente, bonita e bastante Confortável
Quanto estariam dispostos a pagar por uma guitarra deste tipo? Depende mais acho que 1000/1500€
Que inovações gostariam de ter numa guitarra? (??)
Tenta fazer uma guitarra o mais "oldschool" possível mas com essas modernices todas, sinceramente acho que knobs com leds (como a gibson robot ) fica feio :/ acho que era preferível um painel atrás na guitarra escondido ou assim.
Uma guitarra que tira finos era engraçado!
RafaelPires- Guitarrista viciado
- Post Count : 926
Guitarra : Harley Benton SG
Guitarrista : Indefinido
Tira finos sem duvida era inovador
sputo21- Guitarrista de garagem
- Post Count : 441
Guitarra : epiphone les paul std/gibson les paul deluxe 60´s neck silverburst/schecter demon 6/valencia/1ºguitarra hamer /Epiphone Les Paul Custom Ebony MIK/yamaha BB414
ya uma "les finos" ou uma "thnderfinos" "telefinos" etc
Luis Miguel- Guitar Legend
- Post Count : 2652
Guitarra : Epiphone Les Paul Standard LTD Mahogany Candy Apple Red Metallic
Guitarrista : Lead
Lembrei-me agora da guitarra que o Jack White tem com microfone incorporado adorei a ideia! e ficou brutal
Uma que afinasse o thruss rod do braço automaticamente era fixe!
Convidado- Convidado
opa a do truss rod eque dava jeito
edub13- Guitarrista dedicado
- Post Count : 560
Guitarra : Harley Benton Stratocaster (Braço Escalopado) e Clássica Romanza ROCIO
por acaso é boa ideia e não deve ser assim tão dificil de fazer com um servomotor qq
Convidad- Convidado
sim eque dava mais jeito, pa afinar as cordas temos afinador e os ouvidos para o truss rod n
Guitarra : Harley Benton Stratocaster (Braço Escalopado) e Clássica Romanza ROCIO
Isto que o EpiphoneSG disse é interessante. Para além de autoafinação, fazer autosetup
Quanto às restantes perguntas:
Não te metas nisso, vais criar aqui uma guerra sobre o melhor design, acaba tudo à porrada, não se decide nada e obrigas-me a fechar o tópico por mau comportamento dos users
A sério, há muitos estilos de guitarra e cada um tem o seu preferido. Os mais comuns serão as stratocaster, telecaster e Les Paul.
Há uma infinidade de madeiras que podem ser usadas, isso estaria também dependente do tipo de guitarra. E o tipo de guitarra iria influenciar o tipo de ponte e o restante hardware.
Conforto, bom som (o que é relativo), design (também muito relativo)
Com a crise que aí está eu diria até 1000€, mas não deve ser fácil.
Para além da autoafinação e do autosetup, não estou a ver. Não sou grande adepto de muitas modernices numa guitarra.
Quanto às restantes perguntas:
Não te metas nisso, vais criar aqui uma guerra sobre o melhor design, acaba tudo à porrada, não se decide nada e obrigas-me a fechar o tópico por mau comportamento dos users
A sério, há muitos estilos de guitarra e cada um tem o seu preferido. Os mais comuns serão as stratocaster, telecaster e Les Paul.
Há uma infinidade de madeiras que podem ser usadas, isso estaria também dependente do tipo de guitarra. E o tipo de guitarra iria influenciar o tipo de ponte e o restante hardware.
Conforto, bom som (o que é relativo), design (também muito relativo)
Com a crise que aí está eu diria até 1000€, mas não deve ser fácil.
Para além da autoafinação e do autosetup, não estou a ver. Não sou grande adepto de muitas modernices numa guitarra.
nanjos- ADMINISTRADOR
- Post Count : 4323
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
para já no sistema que estou a pensar só a parte electronica menos de 600 euros não fica, cada motor para cada corda sozinho custa entre 50 a 80 euros, só se tentar arranjar outro sistema, com 1 unico motor que controle um sistema de engrenagens mas duvido.
O design vou ter que fazer um meu possivelmente, mas tou indeciso entre as linhas da strat ou da les paul.
Os materiais queria que fossem pelo menos gama média, para ser uma guitarra que desse para brincar um bocado durante alguns anos
O design vou ter que fazer um meu possivelmente, mas tou indeciso entre as linhas da strat ou da les paul.
Os materiais queria que fossem pelo menos gama média, para ser uma guitarra que desse para brincar um bocado durante alguns anos
Convidad- Convidado
strat, uma les paul penso que e mais complicada digo eu..
Não estou a ver onde é que é mais complicado, tem um corpo, um braço, 6 cordas, está a falhar alguma coisa?
nanjos- ADMINISTRADOR
pronto ok tens razao
Por acaso não sabem um sitio onde possa ver ou perguntar quais as guitarras mais vendidas nas lojas em portugal? tipo de guitarra, gama de preços mais vendida, etc
Ah e já agora, se tiverem uma ideia para o nome da guitarra digam
Ah e já agora, se tiverem uma ideia para o nome da guitarra digam
Convidad- Convidado
Não sei se existe alguma estatística desse género, só se contactares algumas das maiores lojas e perguntares isso.
Posso estar enganado mas o formato mais comum dos 3 que eu disse (strat, tele e LP) é capaz de ser a stratocaster.
Posso estar enganado mas o formato mais comum dos 3 que eu disse (strat, tele e LP) é capaz de ser a stratocaster.
nanjos- ADMINISTRADOR
Em relação ao preço tens aí um sério problema, se uma guitarra de gama média ficar a uns 700-800€ mais o material para a auto-afinação ficaria por 1300-1500€ que é o valor de uma guitarra de qualidade, no fundo estarias a vender um produto de gama média com um "extra" de 600€... não me parece. O único segmento que me parece viável para este tipo de sistema é ser aplicado em produtos que só por si já seja de topo.
Quem dá 3000€ por uma guitarra dá 3600€ se o sistema realmente funcionar e lhe disser alguma coisa... Quem dá 700 dificilmente dará 1300...
Quem dá 3000€ por uma guitarra dá 3600€ se o sistema realmente funcionar e lhe disser alguma coisa... Quem dá 700 dificilmente dará 1300...
fortes- Guitarrista de garagem
- Post Count : 481
Guitarra : De bom tom
por nao fazes com que os trastes possam subir ou descer, de modo a que o braço tecnicamente nunca pudesse ficar empenado?
arranjavas qq coisa tipo um medidor laser a sair da ponte e a apontar para a nut, com duas luzes. uma tinha que ser tapada e outra nao, de modo a veres que os trastes estao todos alinhadinhos.
isto faz algum sentido? o que eu tou a dizer?
arranjavas qq coisa tipo um medidor laser a sair da ponte e a apontar para a nut, com duas luzes. uma tinha que ser tapada e outra nao, de modo a veres que os trastes estao todos alinhadinhos.
isto faz algum sentido? o que eu tou a dizer?
Kaz- ADMINISTRADOR
- Post Count : 1971
Guitarra : Epiphone SG Special
o maior problema da afinação d truss road é que o binario aplicado ao "apertar e desapertar" teria que ser bastante grande e com um motor pequeno é bastante dificil, mas vou averiguar.
Em relação às gamas é tudo uma questão de ver qual seria mais adequada, porque depois até poderei fazer 2 gamas, sendo 1 a principal, talvez a gama mais alta.
já agora, a les paul studio robot custa 4000 dolares e a studio normal custa 1700 dolares+-, não sei onde é que eles vão buscar 2300 dolares de diferença em electronica, no maximo 1000-1500 já a abusar
quando ao subir ou descer os trastes não estou a perceber
Em relação às gamas é tudo uma questão de ver qual seria mais adequada, porque depois até poderei fazer 2 gamas, sendo 1 a principal, talvez a gama mais alta.
já agora, a les paul studio robot custa 4000 dolares e a studio normal custa 1700 dolares+-, não sei onde é que eles vão buscar 2300 dolares de diferença em electronica, no maximo 1000-1500 já a abusar
quando ao subir ou descer os trastes não estou a perceber
Convidad- Convidado
Eu acho que Les Paul seria o modelo que te daria mais "espaço" para enfiares lá dentro o que precisas qw
Quanto à afinação do truss rod não sei até que ponto se justifica criar um sistema para o efeito. Isto é daquelas coisas que se afina uma vez de ano em ano, se tanto... a não ser que se mude de calibre de cordas frequentemente, o que também não é bom para a guitarra. Para alem de que é um aspecto bastante influenciado por factores externos o que precisaria de um software que permitisse "ler" e calcular aquilo que seria uma afinação óptima...
Se calhar uma coisa que seria interessante estudar e desenvolver seria a utilização de novos materiais como substituição da madeira. não sei se se aplica à tua área, mas o futuro será esse.
Se calhar uma coisa que seria interessante estudar e desenvolver seria a utilização de novos materiais como substituição da madeira. não sei se se aplica à tua área, mas o futuro será esse.
fortes- Guitarrista de garagem
- Post Count : 481
Guitarra : De bom tom
Existem guitarras totalmente de plástico e de vidro acrilico xD
Acrilico (BC Rich) :
Plastico (guitarra do jack white (airline) ) :
Acrilico (BC Rich) :
Plastico (guitarra do jack white (airline) ) :
Eu pensei fazer esse sistema com um body em fibra de carbono, por exemplo,
Convidad- Convidado
Acho que isso é capaz de ser interessante! muito interessante! penso que com a fibra de carbono és capaz de tirar uma boa vibração!
e uma em ferro fundido ahah
Paivas- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count : 159
Guitarra : esp ltd ec 50
Página 1 de 3 • 1, 2, 3