Renovar electronica
+3
GGuitars
Waltheer
amiguels
7 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Renovar electronica
Atenção a uma coisa, PICKUPS ACTIVOS NÃO TÊM (NEM DEVEM TER) FIO DE MASSA (GROUND)!!!
Tirado do site da EMG:
When installing EMG Active Pickups, DO NOT connect
the bridge ground wire. This wire is usually soldered
to a volume or tone control casing and goes to the
bridge. This wire grounds the strings and uses them
and your body as a shield against hum and buzz. It
also creates a shock hazard. EMG Pickups are
shielded internally and DO NOT require string
grounding. This greatly reduces the possibility of
reverse polarity shock from microphones and other
equipment
Ah e o site da EMG também tem esquemas para pickups activos!
Tirado do site da EMG:
When installing EMG Active Pickups, DO NOT connect
the bridge ground wire. This wire is usually soldered
to a volume or tone control casing and goes to the
bridge. This wire grounds the strings and uses them
and your body as a shield against hum and buzz. It
also creates a shock hazard. EMG Pickups are
shielded internally and DO NOT require string
grounding. This greatly reduces the possibility of
reverse polarity shock from microphones and other
equipment
Ah e o site da EMG também tem esquemas para pickups activos!
Convidad- Convidado
@dragffys
Não são os pickups que não devem ter massa. A massa/terra/ground todos os pickups têm. Aliás, têm MESMO de ter.
EMG Pickups are shielded internally and DO NOT require string grounding
DO NOT require string grounding = não necessitam que as cordas sejam ligadas à massa.
Eles dizem para não se ligar as cordas e a bridge à massa, exactamente pelos motivos que referi há dois posts atrás, ou seja reduzir risco de choque eléctrico.
É completamente diferente do que postaste.
Não são os pickups que não devem ter massa. A massa/terra/ground todos os pickups têm. Aliás, têm MESMO de ter.
EMG Pickups are shielded internally and DO NOT require string grounding
DO NOT require string grounding = não necessitam que as cordas sejam ligadas à massa.
Eles dizem para não se ligar as cordas e a bridge à massa, exactamente pelos motivos que referi há dois posts atrás, ou seja reduzir risco de choque eléctrico.
É completamente diferente do que postaste.
Z3D- Guitar GOD
- Post Count : 3975
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Eu disse que não devem ter FIO de massa, não disse que não têm massa.
(Estava-me a referir ao fiozinho que habitualmente ligamos à claw do tremelo e aos pots, etc.)
(Estava-me a referir ao fiozinho que habitualmente ligamos à claw do tremelo e aos pots, etc.)
Convidad- Convidado
Ok, entendido. Mas da forma como escreveste foi isso que percebi, e tal não era correcto. "pickups activos não têm fio de massa"
Z3D- Guitar GOD
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Tranquilo rapaz, já não somos criancinhas e acho que ambos sabemos do que estamos a falar!
Convidad- Convidado
ainda gostaria de perceber onde está a dificuldade em ler um esquema...
Waltheer- Moderador
- Post Count : 2480
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
@Waltheer: mentalidade "para que me vou esforçar a ler e compreender se os outros me podem dizer de cor?"
Outro exemplo: As empresas com quem trabalho têm manuais operacionais. Pensas que quando têm uma dúvida técnica (e estou a falar de dúvidas mais que básicas) vão à procura? Não, ligam para o helpdesk a perguntar como se faz!
Enfim... é o que temos!
Outro exemplo: As empresas com quem trabalho têm manuais operacionais. Pensas que quando têm uma dúvida técnica (e estou a falar de dúvidas mais que básicas) vão à procura? Não, ligam para o helpdesk a perguntar como se faz!
Enfim... é o que temos!
Convidad- Convidado
Dragfyys, dei-me ao trabalho de achar o esquema original da guitarra; tirar as dúvidas... só falta o quê? Dizer "traz-me a guitarra cá a casa e eu faço-te isso de borla". Isto não é exclusivo ao user em questão... Um forum acho que serve para tirar dúvidas, explicar algumas coisas... não é para fazer o trabalho por vocês...
Antes dos tempos da internet onde há a papinha toda feita (procurar deve dar trabalho), fartei-me de fazer experiências, de falhar e de perceber (na minha opinião o mais importante) qual a lógica do funcionamento da coisa. Se não perceberes porque razão ligas fio A ao perno B do Pot, vais andar SEMPRE às aranhas...
Já agora, sobre o Shielding e repetindo o que já disse noutro post: Uma coisa é shielding, outra é criar mais área de "massa" ou "ground". Outra coisa é fazer shieldings e criar ground loops e depois não perceber o porquê do som manhoso... Estou farto de me passarem guitarras pelas mãos que estavam um nojo em termos de electrónica pelo simples facto do pessoal querer "poupar uns trocos" e meter mãos à obra sem savber o que está a fazer. E depois torcem o nariz aos orçamentos e a um gajo lhe explicar que fritaram os pots por os terem soldado à parva, que ter 3 metros de fio de auscutadores NÃO é uma correcta instalação, etc...
Antes dos tempos da internet onde há a papinha toda feita (procurar deve dar trabalho), fartei-me de fazer experiências, de falhar e de perceber (na minha opinião o mais importante) qual a lógica do funcionamento da coisa. Se não perceberes porque razão ligas fio A ao perno B do Pot, vais andar SEMPRE às aranhas...
Já agora, sobre o Shielding e repetindo o que já disse noutro post: Uma coisa é shielding, outra é criar mais área de "massa" ou "ground". Outra coisa é fazer shieldings e criar ground loops e depois não perceber o porquê do som manhoso... Estou farto de me passarem guitarras pelas mãos que estavam um nojo em termos de electrónica pelo simples facto do pessoal querer "poupar uns trocos" e meter mãos à obra sem savber o que está a fazer. E depois torcem o nariz aos orçamentos e a um gajo lhe explicar que fritaram os pots por os terem soldado à parva, que ter 3 metros de fio de auscutadores NÃO é uma correcta instalação, etc...
Waltheer- Moderador
Caríssimos, eu já tinha visto os esquemas antes de vocês mos apresentarem.
A questão não é a de copiar o esquema de origem,mas sim melhora-lo! Daí a pergunta de se valeria a pena fazer o shielding, já que a guitarra apenas traz a tinta "isoladora". No esquema dos Blackouts da SD existe um fio que supostamente liga à bridge, e o esquema de pups activos da Ibanez não.
Estou-me a guiar por este esquema (não é o da Ibanez mas com vista a futura troca de pups)
A questão não é a de copiar o esquema de origem,mas sim melhora-lo! Daí a pergunta de se valeria a pena fazer o shielding, já que a guitarra apenas traz a tinta "isoladora". No esquema dos Blackouts da SD existe um fio que supostamente liga à bridge, e o esquema de pups activos da Ibanez não.
Estou-me a guiar por este esquema (não é o da Ibanez mas com vista a futura troca de pups)
amiguels- Guitarrista de garagem
- Post Count : 273
Guitarrista : Lead
Tens lá os black-outs? não pois não? fazes o esquema dos blackouts quando lá os tiveres, os esquemas da EMG quando meteres EMG, e enquanto tiveres os da Ibanez, usas o esquema da Ibanez. Simples não é?
Quanto ao shielding, uns posts acima tens a indicação de "porque razão se chamam Humbuckers"...
Podes sempre alterar coisas num esquema, mas tens que te perguntar é "o que é que eu vou alterar, e se o material que tenho é passível dessas alterações..."
Quanto ao shielding, uns posts acima tens a indicação de "porque razão se chamam Humbuckers"...
Podes sempre alterar coisas num esquema, mas tens que te perguntar é "o que é que eu vou alterar, e se o material que tenho é passível dessas alterações..."
Waltheer- Moderador
Já agora, aproveito para um off-topic: deixem a \"fruta\" do truss rod quieto! E percebam de uma vez por todas o que é que ele lá está a fazer... Nunca percebi bem a ideia de alguém achar (isto aplica-se a uma guitarra com tremolo e não a pontes fixas) que é o truss-rod que vai ajustar a tensão das cordas...
E chateiam-se quando um gajo lhes diz, "amigo, sabias fazer, sabias fazer e agora bracito novo n é?"
Peço desculpa por este meu desabafo. Há aqui meia dúzia de pessoas no fórum que sabe o que faz, quando não sabe, pergunta e fica a perceber o porquê das coisas. os outros andam a querer que "lhes façam o trabalho de borla" e quando for necessário, perguntam outra vez as mesmas questões e se a coisa corre mal, há sempre o pessoal do forum para meter as culpas em cima...
E chateiam-se quando um gajo lhes diz, "amigo, sabias fazer, sabias fazer e agora bracito novo n é?"
Peço desculpa por este meu desabafo. Há aqui meia dúzia de pessoas no fórum que sabe o que faz, quando não sabe, pergunta e fica a perceber o porquê das coisas. os outros andam a querer que "lhes façam o trabalho de borla" e quando for necessário, perguntam outra vez as mesmas questões e se a coisa corre mal, há sempre o pessoal do forum para meter as culpas em cima...
Waltheer- Moderador
Caríssimos: hoje é domingo, está um dia soalheiro e agradável... Relax vá...
Z3D- Guitar GOD
Os Blackouts já cá cantam e resta-me apenas uma dúvida, os pots que são fornecidos com o set dos pickups são de boa qualidade ou vale a pena arranjar uns CTS?
Não faço ideia de quem fabrica esses pots da Seymour... Sei que eles lançaram há pouco uma linha de pots fabricada pela Bourns (que metem os CTS a um canto, segundo os "entendidos").
Não te esqueças que se mudares, tens que respeitar o valor dos pots que é 25k em pickups activos...
Não te esqueças que se mudares, tens que respeitar o valor dos pots que é 25k em pickups activos...
Waltheer- Moderador
Ia a falar nisso lá atrás,mas ainda bem que veio à conversa os valores dos pots.Nos circuitos activos,normalmente os pickups são de baixa impedância,daí os valores entre os 20 e os 25 K (alguns raros modelos usam de 50 k,mas isso é outra história).
Slider56- ADMINISTRADOR
- Post Count : 11293
Guitarra : Quite a lot!!!
No esquema do 2 volumes e 1 tone no pot de volume do pescoço existem dois "pontos de solda". Têm mesmo que ser separados? Já que estão ligados à parte metálica do mesmo pot não é tudo o mesmo ponto eléctrico?
Sim, podes ligar no mesmo ponto. ou até noutro pot qualquer. É a massa comum.
Z3D- Guitar GOD
Página 2 de 2 • 1, 2