Projecto SUPERTELE
+17
Paivas
nanjos
nunixcip
ali3ncorp
Naré Cardoso
Slider56
LGZT
lore
ze gibson's
Vaginnvs
FoxTy
RafaelPires
.:Rodrigo:.
GuitarParts
citrinus
Kaz
Supertele
21 participantes
Página 6 de 8
Página 6 de 8 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8
Re: Projecto SUPERTELE
Não encharques a guitarra em óleo! Dá em camadas simples,bem esfregadas e deixa secar e absorver!A madeira crua leva tempo a absorver seja o que for...!
amanhã conta coisas...
amanhã conta coisas...
Slider56- ADMINISTRADOR
- Post Count : 11293
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
A parte da frente e trás estão boas e são essas q levam mais óleo. As laterais é q estão mais escuras. Quando passo o óleo na frente fica com aspecto molhado mesmo passado um bocado, as laterais ficam logo com aspecto seco/mate em segundos, parece q absorvem muito mais o óleo, mas é onde leva menos óleo!
Também parece q as 4 camadas a levou ainda estão longe de deixar a guitarra com a superfície lisa, ainda se vêm e sentem os veios da madeira...envernizar tinha sido tão mais fácil...
Também parece q as 4 camadas a levou ainda estão longe de deixar a guitarra com a superfície lisa, ainda se vêm e sentem os veios da madeira...envernizar tinha sido tão mais fácil...
Supertele- Aprendiz de guitarra
- Post Count : 80
Guitarra : Telecaster
Não desistas agora man, no final vais ver que valeu a pena! Pensamento positivo!
Convidado- Convidado
o pickguard tá espectáculo
Paivas- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count : 159
Guitarra : esp ltd ec 50
Guitarrista : Indefinido
Não vou desistir, claro, alguma coisa tem q sair daqui, e boa, mas o acabamento parecia-me o mais simples fácil e previsível à partida, e afinal está a dar-me problemas!
Já percebi q isto tem a ver com a porosidade da Madeira. Está a ficar mais escuro nas laterais pq é onde os veios e poros estão "de frente", e ensopam muito o óleo. Não me está a agradar muito ou nada, e além disso está a levantar outro problema...está a ver-se a cola dentro dos poros, como pontos brancos, nas junções das partes q compõem o corpo, isto nas laterais, na frente e verso nada!
Acho q vou ter mesmo q parar, lixar, e pensar em verniz, mate eventualmente!
Além disso eu pensei q o óleo fosse tornar o corpo mesmo liso, tapando os poros, mas não, estão lá todos abertos na mesma...
Entretanto resolvi dar o novo look à cabeça do braço, para ficar mais dentro do estilo da guitarra, mais original e a fazer lembrar o corte na base
Já percebi q isto tem a ver com a porosidade da Madeira. Está a ficar mais escuro nas laterais pq é onde os veios e poros estão "de frente", e ensopam muito o óleo. Não me está a agradar muito ou nada, e além disso está a levantar outro problema...está a ver-se a cola dentro dos poros, como pontos brancos, nas junções das partes q compõem o corpo, isto nas laterais, na frente e verso nada!
Acho q vou ter mesmo q parar, lixar, e pensar em verniz, mate eventualmente!
Além disso eu pensei q o óleo fosse tornar o corpo mesmo liso, tapando os poros, mas não, estão lá todos abertos na mesma...
Entretanto resolvi dar o novo look à cabeça do braço, para ficar mais dentro do estilo da guitarra, mais original e a fazer lembrar o corte na base
Há um pormenor importante que a malta deve tomar conhecimento:
o óleo de cedro só resulta em alguns tipos de madeiras preciosas já muito curadas e secas;este tipo de madeiras absorve muito pouco porque já estão seladas pela cura,o que não acontece em madeiras mais frescas de poros abertos.
O ideal é o chamado tung-oil,que dá um acabamento vidrado,presta-se a polir como deve ser,mas é difícil de encontrar em Portugal.Outra alternativa ainda mais difícil de encontrar é o chamdo tru-oil com que os armeiros americanos fazem os acabamentos acetinados das coronhas de espingardas e caçadeiras.
Ambos são óleos especiais muito conhecidos nos meios de marcenaria avançada,e requerem algum cuidado e experiência tanto na preparação,como na aplicação e acabamentos!
É normal que essa madeira esteja a beber óleo e até secar completamente,ainda vai levar o seu tempo...!
o óleo de cedro só resulta em alguns tipos de madeiras preciosas já muito curadas e secas;este tipo de madeiras absorve muito pouco porque já estão seladas pela cura,o que não acontece em madeiras mais frescas de poros abertos.
O ideal é o chamado tung-oil,que dá um acabamento vidrado,presta-se a polir como deve ser,mas é difícil de encontrar em Portugal.Outra alternativa ainda mais difícil de encontrar é o chamdo tru-oil com que os armeiros americanos fazem os acabamentos acetinados das coronhas de espingardas e caçadeiras.
Ambos são óleos especiais muito conhecidos nos meios de marcenaria avançada,e requerem algum cuidado e experiência tanto na preparação,como na aplicação e acabamentos!
É normal que essa madeira esteja a beber óleo e até secar completamente,ainda vai levar o seu tempo...!
Slider56- ADMINISTRADOR
Slider
Eu tou a usar tung oil 100% puro
Eu tou a usar tung oil 100% puro
Uma pergunta meio parva: Como já deste óleo na madeira, será que o verniz pega bem?
Convidado- Convidado
Acho q vou ter mesmo q parar,lixar, e pensar em verniz, mate eventualmente!
.:Rodrigo:.- ADMINISTRADOR
- Post Count : 4122
Guitarra : Schecter Demon 6 (eléctrica) + Yamaha C40 (clássica)
O óleo era para ser usado como acabamento, sem mais nada. O problema é q eu não fiz bem o trabalho de casa e não me apercebi q a Madeira do corpo era demasiado poroso para ser "tapado" só com óleo. Devia ter aplicado o tapa-poros nesta madeira, então vou ter q lixar e aplicar o tapa-poros antes de dar de novo o acabamento com óleo de tungue.
O mesmo não se passa com o braço, q é de maple. Depois de lixar aquele contorno, apliquei o óleo de tungue com um resultado excelente de imediato porque a Madeira é muuuito menos porosa! Vou só dar um lixamento geral leve no braço para ficar com um acabamento inteiro em óleo.
O mesmo não se passa com o braço, q é de maple. Depois de lixar aquele contorno, apliquei o óleo de tungue com um resultado excelente de imediato porque a Madeira é muuuito menos porosa! Vou só dar um lixamento geral leve no braço para ficar com um acabamento inteiro em óleo.
Ja moldei os trastes para a forma do "R", e pensei que a melhor maneira de cravar aquilo na PG seria aquecer os trastes e pressiona-los contra a PG. Fiz uns testes num pedaço de sobra e correu mais ou menos bem, apliquei uma parte na PG e nao saiu mt mal, mas começou a entortar a PG, tentei fazer mais outra parte e entortou mais a PG...nao sei como vou descalçar esta bota!
A PG é facilmente endireitada, acho eu, quando se aquece fica super mole, depois é deixar arrefecer numa superficie plana e deve ficar bom, mas não sei como vou cravar o traste da melhor maneira...ainda vou mas é f.... lixar a PG toda e ter q fazer uma nova...queria mesmo cravar lá os trastes, acho q ficaria brutal depois de polido e pintar a PG, mas n sei...tou com feeling que ainda vou mas é lixar aquilo tudo e ter q fazer uma nova...
vamos lá ver...
Há uma forma de fazer isso...
para quem está acostumado a bricolage e modelagem,os equipamentos da Dremel são uma mais-valia.Dá uma vista de olhos ao LeRoy Merlin e vê as alternativas,porque há outras marcas de mini-berbequins adaptáveis para muito mais do que isto que queres fazer.
Voltando à Dremel,eles têm uma base para tupia em que usas o mesmo equipamento e escolhes uma fresa cónica afiada para abrires um ligeiro rasgo onde possas encaixar o fretwire como queres.Pode parecer um investimento desnecessário para tão pouco,mas nunca se sabe se não vais precisar de alguma coisa mais pequena que as vulgares ferramentas eléctricas do costume...1
http://www.dremeleurope.com/dremelocs-pt/category/3170/sistema-de-multiferramentas;jsessionid=C929A2E3E859AB9AADC6F22BAF853AF9.s032-dremel
para quem está acostumado a bricolage e modelagem,os equipamentos da Dremel são uma mais-valia.Dá uma vista de olhos ao LeRoy Merlin e vê as alternativas,porque há outras marcas de mini-berbequins adaptáveis para muito mais do que isto que queres fazer.
Voltando à Dremel,eles têm uma base para tupia em que usas o mesmo equipamento e escolhes uma fresa cónica afiada para abrires um ligeiro rasgo onde possas encaixar o fretwire como queres.Pode parecer um investimento desnecessário para tão pouco,mas nunca se sabe se não vais precisar de alguma coisa mais pequena que as vulgares ferramentas eléctricas do costume...1
http://www.dremeleurope.com/dremelocs-pt/category/3170/sistema-de-multiferramentas;jsessionid=C929A2E3E859AB9AADC6F22BAF853AF9.s032-dremel
Slider56- ADMINISTRADOR
Concordo totalmente com o Mr. Slider como habitualmente.
Usava regularmente o mini-berbequim da Dremel do meu pai para este tipo de brincadeiras, e são excelentes.
Recentemente comprei um de marca branca e um estojo com 200 acessórios praticamente pelo mesmo preço de uma lixa da Dremel
A Dremel é claramente superior em todos os aspectos, mas o de marca branca desenrasca-se muito bem também.
Seja como foi vais precisar de muita paciência para por o PG como tu queres. Na minha opinião a ideia do Slider de abrir o rasgo para encaixar o fretwire é melhor do que a de aqueceres o PG. Pelo menos corres menos riscos de o estragar.
Usava regularmente o mini-berbequim da Dremel do meu pai para este tipo de brincadeiras, e são excelentes.
Recentemente comprei um de marca branca e um estojo com 200 acessórios praticamente pelo mesmo preço de uma lixa da Dremel
A Dremel é claramente superior em todos os aspectos, mas o de marca branca desenrasca-se muito bem também.
Seja como foi vais precisar de muita paciência para por o PG como tu queres. Na minha opinião a ideia do Slider de abrir o rasgo para encaixar o fretwire é melhor do que a de aqueceres o PG. Pelo menos corres menos riscos de o estragar.
Richy- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count : 211
Guitarra : Ibanez RG / Fender Stratocaster / Epiphone Les Paul / (Richy Custom) Natural Strat / Dallas Acoustic
Guitarrista : Lead
Ricky para referencias futuras onde compraste esse estojo com 200 acessorios para esse berbequim e quanto custou?
nunixcip- Guitarrista viciado
- Post Count : 910
Guitarra : ibanez grg270b, acustica: pablo romero
X2 estou tentado (talvez a precisar LOL) a fazer um investimento desses...
ali3ncorp- Moderador
- Post Count : 2311
Guitarra : Clássica de Guerra.:.Stagg R500 Blue PRS Style.:.Harmony LP Tom delonge Gibson Look.:.electro-acustica XP.:.P-Bass marina - Mark Hoppus Replica.:.Tom Delonge Strat Replica
Comprei no AKI
O mini-berbequim é esse mas na altura comprei com o estojo em separado
http://www.aki.pt/miniferramentas/mini-berbequim/produto.aspx?categoryid=2628&productid=12754
O mini-berbequim é esse mas na altura comprei com o estojo em separado
http://www.aki.pt/miniferramentas/mini-berbequim/produto.aspx?categoryid=2628&productid=12754
Guitarra : Ibanez RG / Fender Stratocaster / Epiphone Les Paul / (Richy Custom) Natural Strat / Dallas Acoustic
Nem é assim tão caro.
ainda agora andava a pesquisar umas cenas no AKI e nao vi nada disso..muito porreiro parece...
sabes dizer se da para adptar ao adaptador de fresar da dremel?
dava um jeitaço...
sabes dizer se da para adptar ao adaptador de fresar da dremel?
dava um jeitaço...
ali3ncorp- Moderador
Guitarra : Clássica de Guerra.:.Stagg R500 Blue PRS Style.:.Harmony LP Tom delonge Gibson Look.:.electro-acustica XP.:.P-Bass marina - Mark Hoppus Replica.:.Tom Delonge Strat Replica
ali3ncorp - Qual das Fresas é que estas a falar?
O estojo já trás bastantes
O estojo já trás bastantes
estou a falar mesmo da base para "pousar" o miniberbequim para fazer o trabalho de tupia...nao sei se me fiz entender
ali3ncorp- Moderador
Sendo assim não sei
Não conheço essa base, se encontrares uma foto manda
Não conheço essa base, se encontrares uma foto manda
ali3ncorp- Moderador
Acho provável que dê para adaptar, o modelo da dremel e o da marca branca não devem ser muito diferentes em termos de tamanho.
Pois nunca usei isso
Mas é possível que dê, as dimensões são muito parecidas.
Quando tiver oportunidade vou compará-las lado a lado
Mas é possível que dê, as dimensões são muito parecidas.
Quando tiver oportunidade vou compará-las lado a lado
Página 6 de 8 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8