Projecto MarlonB
+24
Dav.santos
Naré Cardoso
DaSelva
jnuno
boavida
lowprofile
Scorp
jhdviana
RafaelPires
autumnautist
lourenco599
Maganão o Troll
GuitarParts
Fype_7
deepshadows
Waltheer
Heretic
MarlonMorais
LGZT
Cyborkie
Slider56
.:Rodrigo:.
nanjos
tetiaroa
28 participantes
Página 1 de 5
Página 1 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
Projecto MarlonB
Gosta de partilhar com o fórum, o meu (first real project)
Quando me propus a construir esta guitarra, tinha uma ideia mais ou menos do seu aspecto final, mas nunca imaginei que tinha a capacidade de produzir algo como o que vou mostrar.
As madeiras:
Corpo- Downset- Sapeli
Topset - Poplar (raiz de Choupo)
Braço- Maple e Wenge
Escala- Ebano, 645mm, 24 Frets
Set in Neck
Acabamento- Z-Poxy e KTM9
Hardware- Sperzel Locking tuners
Nut- Graphtech
Bridge- ETS com piezo Sadles
Pickup rings - Latão
Electrónica- 2 x EMG 89X (active)
Afterburner EMG
Graphtech MIDI HEXPANDER
2 x bateria 9 voltes
Jack Warwyck
Na minha opinião, se vamos construir guitarras, a primeira coisa a fazer são uns "jigs" e templates, para nos facilitar o trabalho, e aqueles que podemos fazer e poupar umas "coroas", são um fret bender uma lima para esquinar os bordo dos frets a 30º e um "scale radius profiler".
Fret bender
Lima
Fiz esta lima com um pedaço de Faia e na tupia cortei um rebaixo com 30º de inclinação, na base colei dois pedaços de fita anti-aderente, para facilitar o deslizar e não danificar os frets.
Radius Profiler
O radius profiler permite fazer os ajustes necessários sempre que tivermos de fazer escalas com raios diferentes
As madeiras
As madeiras são "book matched" de modo a dar o efeito de simetria.
Para as colar, construí este "jig" para garantir os pontos de contacto entre as partes e uma boa colagem. Há muita gente por aí que usa muitos poucos grampos, mas na minha opinião todos os grampos são poucos
...e o resultado final....
...mas antes de colar as peças, construi outro "jig" para deixar as faces a colar perfeitamente direitas. Muito simples, comprei uma perna de uma mesa em alumínio quadrado, no Leroy, numa das faces com fita cola dupla, colei lixa de grão grosso e noutra das faces, grão médio e nas outras faces colei da tal fita anti-aderente para facilitar o deslizamento, ter pouco atrito
....mais logo coloco mais fotos da construção
Quando me propus a construir esta guitarra, tinha uma ideia mais ou menos do seu aspecto final, mas nunca imaginei que tinha a capacidade de produzir algo como o que vou mostrar.
As madeiras:
Corpo- Downset- Sapeli
Topset - Poplar (raiz de Choupo)
Braço- Maple e Wenge
Escala- Ebano, 645mm, 24 Frets
Set in Neck
Acabamento- Z-Poxy e KTM9
Hardware- Sperzel Locking tuners
Nut- Graphtech
Bridge- ETS com piezo Sadles
Pickup rings - Latão
Electrónica- 2 x EMG 89X (active)
Afterburner EMG
Graphtech MIDI HEXPANDER
2 x bateria 9 voltes
Jack Warwyck
Na minha opinião, se vamos construir guitarras, a primeira coisa a fazer são uns "jigs" e templates, para nos facilitar o trabalho, e aqueles que podemos fazer e poupar umas "coroas", são um fret bender uma lima para esquinar os bordo dos frets a 30º e um "scale radius profiler".
Fret bender
Lima
Fiz esta lima com um pedaço de Faia e na tupia cortei um rebaixo com 30º de inclinação, na base colei dois pedaços de fita anti-aderente, para facilitar o deslizar e não danificar os frets.
Radius Profiler
O radius profiler permite fazer os ajustes necessários sempre que tivermos de fazer escalas com raios diferentes
As madeiras
As madeiras são "book matched" de modo a dar o efeito de simetria.
Para as colar, construí este "jig" para garantir os pontos de contacto entre as partes e uma boa colagem. Há muita gente por aí que usa muitos poucos grampos, mas na minha opinião todos os grampos são poucos
...e o resultado final....
...mas antes de colar as peças, construi outro "jig" para deixar as faces a colar perfeitamente direitas. Muito simples, comprei uma perna de uma mesa em alumínio quadrado, no Leroy, numa das faces com fita cola dupla, colei lixa de grão grosso e noutra das faces, grão médio e nas outras faces colei da tal fita anti-aderente para facilitar o deslizamento, ter pouco atrito
....mais logo coloco mais fotos da construção
tetiaroa- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count : 219
Guitarra : Melody 12 string, Eko Ranger VI, Epiphone Joe Pass, Washburn J9, Ibanez Artist Double-Neck, Ovation Celebraty Double-neck, Fender Telecoustic, Epiphone Jumbo J200, Tahitian Ukulele, Banjo Fender, MarlonB, Lap Stell 12 strings
Guitarrista : Indefinido
Re: Projecto MarlonB
Ui, este tópico promete!
Não sabia que Vale de Milhaços tinha tantos talentos, primeiro descubro o Vítor Paulo e agora mais um amigo do Slider.
Vizinho , vou ficar atento a este tópico.
Não sabia que Vale de Milhaços tinha tantos talentos, primeiro descubro o Vítor Paulo e agora mais um amigo do Slider.
Vizinho , vou ficar atento a este tópico.
nanjos- ADMINISTRADOR
- Post Count : 4323
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
muito fixe!
.:Rodrigo:.- ADMINISTRADOR
- Post Count : 4122
Guitarra : Schecter Demon 6 (eléctrica) + Yamaha C40 (clássica)
EStava a ver que o último projecto ia tardar,mas acabou por "aterrar" em grande estilo aqui no fórum!!!
Força!!!!
Força!!!!
Slider56- ADMINISTRADOR
- Post Count : 11293
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Cyborkie- Guitarrista de garagem
- Post Count : 399
Guitarra : Squier Bullet HSS/Alhambra 1C
Guitarrista : Ritmo
Também irei seguir este tópico de perto, Vale de Milhaços tem gente com grande talento!
Força!
Força!
LGZT- Guitar Hero
- Post Count : 1282
Guitarra : Custom J&D ST-1: Kurt Cobain "Vandalism Strat" RH Replica + Melody M5100 "Stang" (work in progress) + Boston BC200 + Encore Vintage Standart Strat (MII)
MarlonMorais- Guitar GOD
- Post Count : 5705
Guitarra : Epiphone LP Classic, Chibson LP Custom
OK
...mais umas fotos
Outro dos "jigs" que construí foi um suporte vertical com profundidade regulável, para o meu Dremel, para fazer uns embutiduzitos.
Uma das dificuldades que tive na utilização do Dremel com base tipo trupia, é que fica muito pesado para trabalhos que requerem bastante precisão, então depois de pesquisar bastante, comprei uma "bicha" da PROXXON, que é bastante melhor que a da Dremel.
Como tinha de fazer uns cortes a todo o comprimento da escala, construi uma base com um limitador
...é verdade e também coloquei uma lâmpada em halogéneo e também tem uma lupa, só que não a fotografei
Outra "invençãozita" um "jig low tech" mas quwe funciona para quando tiver de usar o engenho de furar, ter as duas mãos disponíveis para a furação.
Um footswitch
...mais umas fotos
Outro dos "jigs" que construí foi um suporte vertical com profundidade regulável, para o meu Dremel, para fazer uns embutiduzitos.
Uma das dificuldades que tive na utilização do Dremel com base tipo trupia, é que fica muito pesado para trabalhos que requerem bastante precisão, então depois de pesquisar bastante, comprei uma "bicha" da PROXXON, que é bastante melhor que a da Dremel.
Como tinha de fazer uns cortes a todo o comprimento da escala, construi uma base com um limitador
...é verdade e também coloquei uma lâmpada em halogéneo e também tem uma lupa, só que não a fotografei
Outra "invençãozita" um "jig low tech" mas quwe funciona para quando tiver de usar o engenho de furar, ter as duas mãos disponíveis para a furação.
Um footswitch
Guitarra : Melody 12 string, Eko Ranger VI, Epiphone Joe Pass, Washburn J9, Ibanez Artist Double-Neck, Ovation Celebraty Double-neck, Fender Telecoustic, Epiphone Jumbo J200, Tahitian Ukulele, Banjo Fender, MarlonB, Lap Stell 12 strings
Ah....a famosa tripla de que se fala...
Slider56- ADMINISTRADOR
- Post Count : 11293
Guitarra : Quite a lot!!!
Voltemos às madeiras, depois de colados o Top e o Downset recortei com alguma tolerância o perfil do corpo
e colei o braço, Maple com tiras de Wenge
Depois de colado tive de endireitar uma das faces, (a da escala) para servir de guia para todo o resto do trabalho
...cortar o excedente...
e começar a fazer as marcações finais
Como trabalho diariamente com o Adobe Illustrator, foi com ele que fiz toda a maquetagem da construção
e colei o braço, Maple com tiras de Wenge
Depois de colado tive de endireitar uma das faces, (a da escala) para servir de guia para todo o resto do trabalho
...cortar o excedente...
e começar a fazer as marcações finais
Como trabalho diariamente com o Adobe Illustrator, foi com ele que fiz toda a maquetagem da construção
Muito bom. Parabéns pelo trabalho, e pelas excelentes ideias. Vou seguir este tópico com curiosidade.
Heretic- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count : 139
Guitarra : LP
Muito bom. Tanto o trabalho na guitarra como os "jigs".
já agora, onde compraste o poplar (e restantes madeiras já agora)?
já agora, onde compraste o poplar (e restantes madeiras já agora)?
Waltheer- Moderador
- Post Count : 2480
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Mandei da Alemanha, da Holz-faszination
Shape do braço
mais logo há mais....
mais logo há mais....
Amigo tetiaroa
O muito me engano ou o amigo é engenheiro ou pelo menos fala com eles, isto a ver pelas expressões aplicadas, tais como jigs e afins........será que tou certo??
Agora falando do projecto em si, sim senhor temos ai uma bela obra.......tenho a certeza que o resultado será brutal.
Vou ficar de olho neste projecto
O muito me engano ou o amigo é engenheiro ou pelo menos fala com eles, isto a ver pelas expressões aplicadas, tais como jigs e afins........será que tou certo??
Agora falando do projecto em si, sim senhor temos ai uma bela obra.......tenho a certeza que o resultado será brutal.
Vou ficar de olho neste projecto
deepshadows- Guitarrista viciado
- Post Count : 913
Guitarra : Ibanez SA420X ; EPIPHONE LP STD; Ibanez TALMAN (Acustica); Ibanez GIO GRX720 (7 cordas)
Guitarrista : Lead
Por acaso até não sou , tenho o curso industrial e sou inforgráfico, aprendi a trabalhar com metal, mas são as madeiras é que me tiram do sério
eu como já vi o resultado final, só tenho a dizer:
Waltheer- Moderador
- Post Count : 2480
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Obrigado Waltheer , mas deu luta
já me tinha esquecido, da colagem do braço
assentei as madeiras em cima de 4 cantoneiras de alumínio, para garantir uma superfície o mais plana possivel e assim evitar muito trabalho a nivelar o trabalho e também para a cola escorrer à vontade.
...e mais uma vez, para mim todos os grampos são poucos e também não vale a pena poupar numa BOA cola
voltando ao braço, há muitas ideias por aí no que diz respeito ao "truss-rod" uns dizem que não se deve colar, outros dizem que se pode pôr um pouco de cola de pvc para evitar as vibrações, bém eu coloquei umas pontinhas de cola e até agora não deu problema.
entretanto cortei uma tira de Maple para tapar o truss-rod antes de lhe colar a escala em cima
e o resultado foi este
assentei as madeiras em cima de 4 cantoneiras de alumínio, para garantir uma superfície o mais plana possivel e assim evitar muito trabalho a nivelar o trabalho e também para a cola escorrer à vontade.
...e mais uma vez, para mim todos os grampos são poucos e também não vale a pena poupar numa BOA cola
voltando ao braço, há muitas ideias por aí no que diz respeito ao "truss-rod" uns dizem que não se deve colar, outros dizem que se pode pôr um pouco de cola de pvc para evitar as vibrações, bém eu coloquei umas pontinhas de cola e até agora não deu problema.
entretanto cortei uma tira de Maple para tapar o truss-rod antes de lhe colar a escala em cima
e o resultado foi este
LOL por acaso pensei que fosses, isto pelas expressões usadas, mas fiquei na duvida quando vi melhor as imagens dos JIGS, estão muito bem engendrados, não é obra de engenharia LOL
E olha que trabalho com bastantes engenheiros e alguns deles que viram estas fotos disseram o mesmo, ah pois é
E olha que trabalho com bastantes engenheiros e alguns deles que viram estas fotos disseram o mesmo, ah pois é
Guitarra : Ibanez SA420X ; EPIPHONE LP STD; Ibanez TALMAN (Acustica); Ibanez GIO GRX720 (7 cordas)
Está um trabalho muito profissional. Gosto muito! Congrats
Fype_7- Guitarrista viciado
- Post Count : 813
Guitarra : Ibanez RG270DX, Ibanez RG3570z , Ibanez PF10, Pablo Romero (Clássica)
Deepshadows, O que é preciso é imaginação e "savoir faire" e bater com a cabeça na parede muitas vezes
a malta da margem sul é tramada.
muito bom, gosto particularmente dos jigs e como vou começar a fazer uns quantos vou estar atento.
muito bom, gosto particularmente dos jigs e como vou começar a fazer uns quantos vou estar atento.
...faz-se por isso
Nem mais
Página 1 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5