ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fado em guitarra clássica. Alguem ajuda ?

+4
Schmeichel
kicos
Mafia777
slasheduff
8 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Fado em guitarra clássica. Alguem ajuda ? - Página 2 Empty Re: Fado em guitarra clássica. Alguem ajuda ?

Mensagem por jota jota Qui Abr 22 2010, 13:00

É que o pessoal vem mal habituado lá de fora! Nos aqui somos como uma família e um utilizador que se apresenta perante a comunidade tem logo outro respeito do pessoal mais velho do fórum|
jota jota
jota jota
Moderador

Post Count : 2192
Idade : 35
Localização : Beja
Guitarra : Yamaha Pacifica | Jackson DK2 Dinky | Admira Rosario
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 19/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Fado em guitarra clássica. Alguem ajuda ? - Página 2 Empty Re: Fado em guitarra clássica. Alguem ajuda ?

Mensagem por Convidad Qui Abr 22 2010, 14:55

agora que ja me apresentei ja alguem me pode ajudar?
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fado em guitarra clássica. Alguem ajuda ? - Página 2 Empty Re: Fado em guitarra clássica. Alguem ajuda ?

Mensagem por jota jota Qui Abr 22 2010, 14:58

Schmeichel escreveu:Eu toquei durante pouco mais de um ano num grupo de fados. Posso dar umas dicas sobre as cenas que ainda me lembro, se vocês tiverem algum pedido em particular.

O fado deve ser das músicas populares mais ricas do mundo em termos melódicos. Basta dizer, por exemplo, que há quase sempre modulações pelo meio, a maioria dos fados alterna entre as escalas maior e menor da mesma tonalidade na parte principal e no refrão.

Outra coisa interessante é que há vários acompanhamentos que são partilhados por várias composições. Por exemplo, existe o acompanhamento Pedro Rodrigues (o fado mais famoso que o utiliza é o "Duas Lágrimas de Orvalho"), Fado Loucura (o mais famoso é "Sou do Fado"), Fado Alberto, Fado Meia-Noite,...

Para tocar fado, uma das coisas mais importantes é saber utilizar as 3 cordas superiores para fazer variações e passagens entre acordes (basicamente progressões de notas na transição de um acorde para outro). Num grupo de fados profissional, esse papel é normalmente atribuído com maior destaque a um baixo acústico, mas nos grupos que não usam baixo (quase todos os amadores e poucos profissionais) são os "violas" que o fazem. Uma di.ca para se familiarizarem com isto é começarem por alternar as cordas que tocam com o polegar, depois de ganhar essa intuição fica mais fácil fazer as passagens.

Na altura em que estava no grupo também costumava tocar uma vez por semana com um senhor que infelizmente já não está entre nós. Aprendi imenso com ele. Ele ensinou-me um acompanhamento muito giro para o "Lisboa, Menina e Moça" (por sinal um fado que eu até nem gosto), com umas passagens muito engraçadas, para um fado algo complexo ("Canoas do Tejo"),...

Recentemente aprendi de ouvido um dos fados que sempre foi um dos meus preferidos: "Gaivota". Quando tiver tempo o próximo será outro dos meus preferidos: "O Homem na Cidade" (Carlos do Carmo). Este é lindíssimo e tem a particularidade de o dedilhado não ser o típico do fado mas ser em "arpeggio", além da complexidade (pelo menos aparente) dos acordes utilizados.

Se tiverem algum fado em particular que queiram tocar postem o pedido aqui e talvez vos possa ajudar.

Alguns fados que me lembro de repente:
- Gaivota
- Loucura (Sou do Fado)
- Duas Lágrimas de Orvalho
- Fado da Sina
- Canoas do Tejo
- Os Putos
- Homem das Castanhas
- Fado do Embuçado
...
jota jota
jota jota
Moderador

Post Count : 2192
Idade : 35
Localização : Beja
Guitarra : Yamaha Pacifica | Jackson DK2 Dinky | Admira Rosario
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 19/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Fado em guitarra clássica. Alguem ajuda ? - Página 2 Empty Re: Fado em guitarra clássica. Alguem ajuda ?

Mensagem por Convidad Qui Abr 22 2010, 15:18

a gaivota por acaso ate e um fado que eu gostava de aprender, se me puderes ajudar
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fado em guitarra clássica. Alguem ajuda ? - Página 2 Empty Re: Fado em guitarra clássica. Alguem ajuda ?

Mensagem por jota jota Qui Abr 22 2010, 15:22

Eu sou mais fã desta versão! Razz



Se tivesse comigo uma guitarra mesmo agora te dizia as notas... Sad
jota jota
jota jota
Moderador

Post Count : 2192
Idade : 35
Localização : Beja
Guitarra : Yamaha Pacifica | Jackson DK2 Dinky | Admira Rosario
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 19/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Fado em guitarra clássica. Alguem ajuda ? - Página 2 Empty Re: Fado em guitarra clássica. Alguem ajuda ?

Mensagem por Convidad Sex Abr 23 2010, 13:03

Olha meu, o meu primo inventa musicas na guitarra pelo som, posso pedir-lhe, embora não seja o original... Fado em guitarra clássica. Alguem ajuda ? - Página 2 373466
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fado em guitarra clássica. Alguem ajuda ? - Página 2 Empty Re: Fado em guitarra clássica. Alguem ajuda ?

Mensagem por Convidad Sex Abr 23 2010, 13:31

olha jj eu ate curti a essa versao, mas eu curtia aprender a versao original, mas obrigado na mesma
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Fado em guitarra clássica. Alguem ajuda ? - Página 2 Empty Re: Fado em guitarra clássica. Alguem ajuda ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos