ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ibanez em recuperação

+7
ali3ncorp
Naré Cardoso
lourenco
allgood
Slider56
kicos
CordaSolta
11 participantes

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Ibanez em recuperação - Página 4 Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por CordaSolta Qui Mar 03 2011, 10:04

Bem...meus caros tenham calma a vida são dois dias, de off-topics está este meu post cheio, mas deixo a limpeza da informação irrelevante ao critério dos moderadores, se os mesmos o desejarem e se ainda não aconteceu é porque o que aqui está escrito é importante para esta comunidade.

Quanto às informações que prestam, obrigado a ambos.
Fazem-me falta opiniões diversas e as de ambos são bem vindas.
Precisamos todos da vossa contribuição. Aqui e acho que nos outros tópicos.

Como devem imaginar, estou sozinho em casa às voltas com uma guitarra antiga, a qual gosto muito e que actualmente se encontra desmanchada e todas as informações que obtiver por aqui, serão sempre bem vindas.

Mas...voltando ao assunto:

1 - Já tenho um orçamento para o material que referi anteriormente: 38 €/preço final (selector, potenciometros e jack), tenho de ver os pots de 500k;

2 - Quanto ao shielding, vou ainda procurar no próximo fim-de-semana a folha/fita de cobre, mas se não encontrar será com fita em aluminio... se decidir avançar;

3 - Quanto ao condensador nem sei o que comprar. Tenho de ver o que está lá soldado.

4 - Hoje já conto começar a montar o braço no corpo da guitarra assim como o restante material. Se conseguir ainda coloco aqui fotos hoje.

Boas guitarradas pessoal...
CordaSolta
CordaSolta
Aprendiz de guitarra

Post Count : 62
Idade : 51
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez series
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação - Página 4 Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por nanjos Qui Mar 03 2011, 10:27

Pessoal, a troca de ideias é importante neste e noutros fóruns, e alguns arrufos entre membros por discordarem das opiniões uns dos outros é uma coisa normal.

Não vejo necessidade de limpar esta conversa, mas era bom que terminasse por aqui.

lourenco e allgood, vocês têm mais conhecimentos nestas matérias do que a maioria dos membros do fórum, por isso o vosso contributo é sempre bem vindo.

Há tantas formas diferentes de se chegar a um resultado positivo, que às tantas pode haver divergência de opiniões, não há mal nenhum nisso.

Mas em benefício do utilizador CordaSolta, que faz o favor de partilhar esta aventura connosco, ponham lá esta discussão para trás das costas e continuemos todos a ajudar da melhor forma que soubermos.

Não é necessário comentarem este post, não há necessidade de continuar o Off Topic!
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação - Página 4 Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por lourenco Qui Mar 03 2011, 11:17

Muito sinceramente apresento a minhas desculpas ao autor do tópico, moderadores e administradores.
Embora quem leia este tópico possa parecer um conflito gerado por mim, devo adverter que se trata de discordancias já geradas noutros tópicos.
Admito que sou uma pessoa com um feitio dificil e daí ter a tendencia a defender-me nem sempre da melhor forma. Na minha opinião a melhor forma de resolver o conflito será a remoção dos anteriores posts conflituosos, ao que procedo de imediato á remoção dos que foram da minha autoria.
avatar
lourenco
Guitarrista dedicado

Post Count : 543
Localização : Odivelas
Guitarra : Epiphone AJ 200; Ibanez RG1570
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/07/2010

http://lorenzoguitartech.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação - Página 4 Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por lourenco Qui Mar 03 2011, 11:59

.
avatar
lourenco
Guitarrista dedicado

Post Count : 543
Localização : Odivelas
Guitarra : Epiphone AJ 200; Ibanez RG1570
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/07/2010

http://lorenzoguitartech.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação - Página 4 Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por Kaz Qui Mar 03 2011, 12:03

eu acho é que ambos, apesar de saber bastante do assunto, decidiram andar à cabeçada do que partilhar conhecimento.

se voces sabem bastante de electronica também deveriam saber que nada nada é preto no branco. não há propriamente uma forma "perfeita". acho que essa é mesmo a beleza de qualquer materia. que duas pessoas possam ter experiencias completamente diferentes. e essa é a essencia da partilha. Senão nao havia partilha, apenas passagem de conhecimento em cascata.

e nao se preocupem com apagar ou deixar de apagar tópicos. queria eu que todas as discussões no forum tivesse metade desta ponderação e cordialidade!

ainda assim, acho que ambos podiam tirar uma experiencia positiva da partilha de conhecimento, em vez de verem isto como uma colisão de ideias.
Kaz
Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação - Página 4 Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por allgood Qui Mar 03 2011, 12:28

Pela minha parte não tenho mais nada a dizer, uma vez apagados que foram alguns topicos. Eu próprio apaguei um que fiz a seguir ou ao mesmo tempo que o do nanjos. Como dizes, deveriamos tirar daqui experiencias positivas mas isso só é possivel até ao momento em que levarmos as coisas para nivel pessoal. Não vou apagar os meus restantes topicos (como já disse deixo isso a consideração da adm/mod) mas, uma vez que nem sou luthier, vou deixar de intervir nos posts relacionados a menos que resolva fazer algum. Continuo no entanto disponivel como sempre para ajudar que de mim precise....
allgood
allgood
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 203
Idade : 60
Guitarra : Vintage,Epi,Fender,Maya,J&D,Washburn,Echo,Hofner
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação - Página 4 Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por lourenco Qui Mar 03 2011, 13:00

@ allgood

tanto aos demais como a ti peço novamente desculpas.
não tens que deixar de intervir nos tópicos relacionados ou tenham tido a minha intervenção, até porque os users agradecem a tua opinião.
como já disse anteriormente, espero que tenhas percebido o que é que correu mal. a forma de abordagem e da minha parte também não me expressei da forma mais correcta. a tua explicação teórica faz sentido sim mas eu sei quais as contrapartidas.


@ cordasolta

acho que fazes muito bem em aprender e recuperar a guitarra pelas tuas mãos, assim ganhas também experiencia para futuras intervenções. também foi assim que começei a ganhar o gosto e quer mais e mais.
mas quero que saibas que se tiveres problemas ou azar, porque nem toda a gente tem vocação para as mesmas areas, podes vir ter comigo que é com todo o gosto que te ponho a maquina na estrada, com mão de obra a custo zero. pagas um café em forma de agradecimento. boa sorte com isso!
avatar
lourenco
Guitarrista dedicado

Post Count : 543
Localização : Odivelas
Guitarra : Epiphone AJ 200; Ibanez RG1570
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/07/2010

http://lorenzoguitartech.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação - Página 4 Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por Slider56 Qui Mar 03 2011, 15:46

Slider56 escreveu:Esse método de aplicar folha de cobre fina à volta dos pickups,e claro ligada à massa,era muito comum aparecer em guitarras de gama média/baixa em que os pickups não sendo de boa qualidade,para além de serem muito microfónicos,sofriam de indução de ruídos com muita facilidade.Estou a situar-me nos anos 70/80...
Tendo em conta os pickups que normalmente se compram nos dias de hoje ( refiro-me a pickups de marca,de boa qualidade),basta a blindagem/shielding básica das cavidades dos pickups,e caixa dos componentes,tendo sempre o cuidado de fazer o teste de conductibilidade.

Se não houver um multímetro à mão,peguem numa pilha de 9 volts usada,uma pequena lâmpada de lanterna de bolso,e três pedaços de fio eléctrico finos.Soldam dois fios à lâmpada (um em cada pólo,claro),e uma das pontas vai a um terminal da pilha.O fio que resta,vai ao outro terminal e está feito.Quando fecharem o circuito a lâmpada acende,e assim é fácil verificar se as diferentes camadas de alumínio ou cobre estão em contacto umas com as outras.

Bricolage,como dizem os franceses... Twisted Evil
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação - Página 4 Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por allgood Qui Mar 03 2011, 16:25

lourenco escreveu:@ allgood
tanto aos demais como a ti peço novamente desculpas.
não tens que deixar de intervir nos tópicos relacionados ou tenham tido a minha intervenção, até porque os users agradecem a tua opinião.
como já disse anteriormente, espero que tenhas percebido o que é que correu mal. a forma de abordagem e da minha parte também não me expressei da forma mais correcta. a tua explicação teórica faz sentido sim mas eu sei quais as contrapartidas.

Não tens que pedir desculpas por nada.Para haver discussão são precisos 2.O importante é que se aprenda sempre alguma coisa.Entende é que já tive mais de uma dezena de guitarras minhas e muitas outras a meu uso.Sempre tratei de todas e nunca tive de recorrer a ninguem a não ser para mudança de trastes. A minha explicação nunca é só teorica porque quando tenho duvidas, tenho a formação o tempo e os meios para fazer o que for necessario para acabar com elas.Não sou luthier como já disse porque para isso teria que ser capaz de construir guitarras.Não faço reparações nem construo nada nesta area da musica a muitos anos a não ser para mim próprio e para alguns clientes a quem a muito chamo amigos.Tenho outra profissão e mesmo aí ao fim destes anos todos não sei tudo mas trato de aprender tudo quando não sei.É aí que me aplico a sério e acredita que é preciso muito mais do que saber electrotecnia ou electronica. Não sei se os users agradecem ou não a minha opinião.Sei que tenho gosto em ajudar mas não venho aqui para ter chatices .Quando digo algo, sei o que estou a dizer e não falo de cor.Tudo o que digo tento fundamentar com alguma teoria (será esse o problema?) e com experiencia.Tento ser claro e preciso em tudo o que digo.
...........mas não me apetece chatear-me mais e portanto abstenho-me de participar e passo pelo menos de momento a leitor....passivo.
allgood
allgood
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 203
Idade : 60
Guitarra : Vintage,Epi,Fender,Maya,J&D,Washburn,Echo,Hofner
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação - Página 4 Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por CordaSolta Sex Mar 04 2011, 04:31

@lourenco
Obrigado pela tua disponibilidade.
É claro que irei aproveitar a tua oferta assim que me sinta perdido, tanto que já descobrimos que estamos mais perto do que pensávamos.
Existem assuntos nesta guitarra que claramente me ultrapassam e não é por toda a leitura que faça por aqui ou na net que irei adquirir o "know-how" necessário de anos de experiência em guitarras ou electrónica.
Tal como disse estou numa de curioso pois esta recuperação está a dar-me um gozo enorme e as tuas dicas estão a ajudar-me imenso.

@Slider56
Obrigado pela dica. Já vi também o teu topico sobre o shielding e tirei algumas dúvidas do que tinha.
Questão:
A minha guitarra tinha um fio de terra ligado à base do tremolo, depois do shielding posso ligar aí a terra certo?

@allgood
Sou pelo debate saudável de ideias e a tua contribuição é muito boa e bem vinda. Obrigado por passares por aqui e contribuires. Serás sempre bem vindo neste tópico e claro que nos outros, tal como os nossos moderadores e administradores já o referiram atrás.

Actualização
Ontem já montem os afinadores, já montei a protecção do parafuso que afina o braço da guitarra e já aparafusei o braço ao corpo da guitarra.
Já se começa a parecer com a minha guitarra tal como me lembrava dela.

Já recebi outros orçamentos do material que quero substituir, mas irei aguardar por mais respostas que enviei a várias lojas.

Conto para a semana já ter tudo reunido e concluir tudo.

Obrigado a todos por passarem por aqui.
CordaSolta
CordaSolta
Aprendiz de guitarra

Post Count : 62
Idade : 51
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez series
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação - Página 4 Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por Slider56 Sex Mar 04 2011, 16:35

Esse fio que tens ligado ao tremolo deve ser ligado onde supostamente devia ter estado,ou seja,às costas de um potenciómetro,que é a ligação à terra.
Se o shielding ficar bem colocado,basta teres os potenciómetros atarrachados nos respectivos lugares para teres a ligação à terra como deve ser,mas...não vá o diabo tecê-las (sim,parece que o gajo também trabalha na indústria têxtil...),é melhor usar um fio que ligue as costas dos pots e o tremolo.

Força,e cuidado com o ferro de soldar:não guises os pots...!!! affraid
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação - Página 4 Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por ali3ncorp Seg Mar 07 2011, 01:47

Estou a ver que vai de vento em popa a montagem..
fotos eh que Suspect
ali3ncorp
ali3ncorp
Moderador

Post Count : 2311
Idade : 41
Localização : Lisboa / Alenquer
Guitarra : Clássica de Guerra.:.Stagg R500 Blue PRS Style.:.Harmony LP Tom delonge Gibson Look.:.electro-acustica XP.:.P-Bass marina - Mark Hoppus Replica.:.Tom Delonge Strat Replica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação - Página 4 Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por CordaSolta Seg Mar 07 2011, 02:55

LoL
Tenho apenas o braço montado com os afinadores lá.

Quanto ao resto esperava ter mais noticias, mas a folha/fita de cobre está difícil de encontrar.
Fui a duas lojas no Sábado e nada.

Andei a ver uns selectores e potes, mas nada que se pareça com os meus.

A melhor noticia é que os encontrei mais baratos do que as respostas das lojas que recebi por e-mail a semana passada. LoL?

Hoje ainda coloco uma foto da guitarra.

CordaSolta
CordaSolta
Aprendiz de guitarra

Post Count : 62
Idade : 51
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez series
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação - Página 4 Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por ali3ncorp Seg Mar 07 2011, 02:59

pois tb ando aflito com a folha de cobre..dai ter decidido utilizar a fita de aluminio...
ali3ncorp
ali3ncorp
Moderador

Post Count : 2311
Idade : 41
Localização : Lisboa / Alenquer
Guitarra : Clássica de Guerra.:.Stagg R500 Blue PRS Style.:.Harmony LP Tom delonge Gibson Look.:.electro-acustica XP.:.P-Bass marina - Mark Hoppus Replica.:.Tom Delonge Strat Replica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação - Página 4 Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por CordaSolta Seg Mar 07 2011, 03:05

Pois... se calhar é o que farei. Tenho para aqui um rolo de alumínio em fita cola...
Em principio até ao final da semana se não arranjar o cobre ponho o alumínio.

CordaSolta
CordaSolta
Aprendiz de guitarra

Post Count : 62
Idade : 51
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez series
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação - Página 4 Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por lourenco Seg Mar 07 2011, 07:35

CordaSolta escreveu:LoL

Quanto ao resto esperava ter mais noticias, mas a folha/fita de cobre está difícil de encontrar.
Fui a duas lojas no Sábado e nada.


não procures em lojas porque não vais encontrar, apenas no mr.jack ou pela net
avatar
lourenco
Guitarrista dedicado

Post Count : 543
Localização : Odivelas
Guitarra : Epiphone AJ 200; Ibanez RG1570
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/07/2010

http://lorenzoguitartech.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação - Página 4 Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por CordaSolta Seg Mar 07 2011, 08:12

@lourenco
Estava esgotada em lojas de musica. Wink
CordaSolta
CordaSolta
Aprendiz de guitarra

Post Count : 62
Idade : 51
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez series
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação - Página 4 Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por ali3ncorp Seg Mar 07 2011, 08:53

na mr jack ta esgotado desde pelo menos dezembro quando la fui :S
ali3ncorp
ali3ncorp
Moderador

Post Count : 2311
Idade : 41
Localização : Lisboa / Alenquer
Guitarra : Clássica de Guerra.:.Stagg R500 Blue PRS Style.:.Harmony LP Tom delonge Gibson Look.:.electro-acustica XP.:.P-Bass marina - Mark Hoppus Replica.:.Tom Delonge Strat Replica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação - Página 4 Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por lourenco Seg Mar 07 2011, 12:29

ok. eu desconheço outras lojas à excepçao do mrjack
avatar
lourenco
Guitarrista dedicado

Post Count : 543
Localização : Odivelas
Guitarra : Epiphone AJ 200; Ibanez RG1570
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/07/2010

http://lorenzoguitartech.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação - Página 4 Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por boavida Seg Mar 07 2011, 14:03

manda vir a fita de cobre do e-bay, foi onde arranjei a minha...
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação - Página 4 Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por Slider56 Seg Mar 07 2011, 15:12

ali3ncorp escreveu:na mr jack ta esgotado desde pelo menos dezembro quando la fui :S

Correcção:está esgotado desde 2ª Feira da semana passada,quando eu levei as 3 últimas folhas de shielding que o Luís lá tinha... Twisted Evil mas não percam o sono por causa disso,que não tarda a voltar a haver mais!!! Very Happy
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação - Página 4 Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por CordaSolta Seg Mar 14 2011, 06:28

Mais novidades.
Já está quase tudo montado e o shielding em andamento.
Deixo aqui as fotos.

Ibanez em recuperação - Página 4 Guitarra%20100
Ibanez em recuperação - Página 4 Guitarra%20101
Ibanez em recuperação - Página 4 Guitarra%20102
Ibanez em recuperação - Página 4 Guitarra%20103
Ibanez em recuperação - Página 4 Guitarra%20104
Ibanez em recuperação - Página 4 Guitarra%20105
Ibanez em recuperação - Página 4 Guitarra%20106
Ibanez em recuperação - Página 4 Guitarra%20107
Ibanez em recuperação - Página 4 Guitarra%20108

Em princípio hoje à noite conto reforçar o shielding, ligar os fios para a "terra" e irei colocar alumínio atrás na caixa dos fios também. Já que estou a mexer...

Boas guitarradas.

CordaSolta
CordaSolta
Aprendiz de guitarra

Post Count : 62
Idade : 51
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez series
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação - Página 4 Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por Slider56 Seg Mar 14 2011, 06:47

Está a ficar com bom aspecto!!!

Mãos à obra,sr. luthier!!! Very Happy
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação - Página 4 Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por lourenco Seg Mar 14 2011, 06:50

Estás no bom caminho!
Para primeira vez está muito bom.
Não te esqueças de arranjar um fio a ligar as cavidades todas.
avatar
lourenco
Guitarrista dedicado

Post Count : 543
Localização : Odivelas
Guitarra : Epiphone AJ 200; Ibanez RG1570
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/07/2010

http://lorenzoguitartech.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação - Página 4 Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por Convidad Seg Mar 14 2011, 08:56

uma duvida... o shielding nao tem que estar ligado à terra?

Numa guitarra com pickguard percebo como é feito... mas numa deste tipo nao estou bem a perceber....
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação - Página 4 Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos