Iniciação em electrónica
+8
allgood
Duarteman
gstring
nunixcip
ali3ncorp
nandofx
Naré Cardoso
stryyy
12 participantes
Página 3 de 3
Página 3 de 3 • 1, 2, 3
Re: Iniciação em electrónica
AHAH, faz sobre aquele que quiseres, ambos são neste momento desconhecidos e parecem os dois muito interessantes.
"Whatever you want"
"Whatever you want"
gstring- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count : 136
Guitarra : Fender Squier Affinity Series, Admira Virtuoso
Guitarrista : Indefinido
Fiquei tipo uma "beca" à toa LOL.
Amplificação tipo amplificadores
Amplificação tipo amplificadores
stryyy- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count : 236
Guitarra : Epiphone Les Pauls Custom Alphine White
Sobre como é que é transformado o sinal eléctrico em som?
isso o grande ferreira já explicou, é basicamente o procedimento inverso.
Não percebi, fico então á espera da lição
J_Ferreira escreveu:Boas pessoal.
Stryyy, pelo que percebi tu percebes bastante de electrónica, então aqui vai uma explicação que descobri numa cadeira um dia destes (se estiver errado corrijam sff ).
Alguém sabe como é que a guitarra eléctrica capta o som?
Sim, e pelos pu's, mas alguém sabe explicar como?
Bem vou tentar explicar da melhor maneira. Já todos devem ter visto os specs de um PU, e devem saber que ele é composto por um núcleo ferroso magnético (aka Íman de AlNiCo 3 ou 5 ou até ceramica) e um fio de cobre enrolado em torno do plástico, onde no meio está o nosso íman. Isto, resumido é uma bobine com um núcleo magnético.
Quando estamos na presença de um íman ou de uma bobine com um íman "lá dentro", é criado um campo magnético que vai de um pólo para o outro (por isso e que dois ímans com os pólos opostos atraem-se e com os pólos iguais afastam-se). Agora imaginem que um metal qualquer passa por esse campo, por exemplo uma corda de metal. Esse metal vai criar uma oscilação no campo magnético do íman (Isto é um exemplo de uma lei que para os físicos e afins é chamada de Lei de Faraday).Como o nosso íman está rodeado de fio de cobre por onde passa corrente eléctrica (em pequenas quantidades que vem do nosso amplificador), esta vai ser afectada e vai criar uma oscilação no sinal da corrente. Oscilação essa que vai ser "tratada" e "convertida" pelo nosso amplificador e vai sair como som.
Acho que é assim que os Pu's funcionam. Digam o que acham
Acho que fizeste uma abordagem correcta, no entanto permite-me uma correcção, pois isto não é bem verdade (o que está rasurado).
O pickup não é nada mais que fio condutor enrolado à volta do magneto. O magneto tem um campo magnético estático, constituído por linhas de fluxo magnético. Quando um material ferroso (as cordas) está perto do fluxo magnético, esse material é "envolvido" por esse fluxo. O interessante é que se as cordas (o material ferroso) vibrar, o campo magnético também irá vibrar.
Ora, segundo a Lei de Faraday o efeito de produção de uma corrente em um circuito (circuito, neste caso, é a bobinagem à volta do magneto) é causada pela presença de um campo magnético variável (que também é o caso pois o campo varia por causa da vibração das cordas), e é chamado de indução electromagnética. A corrente eléctrica que aparece é denominada de corrente induzida.
Portanto, devido à variação do campo magnético irá ser induzida uma corrente na bobinagem (em inglês o "coil"). É preciso não esquecer que os fios que servem para ligar os pickups são as pontas da bobinagem, e que é essa corrente que será amplificada no AMP para que, posteriormente, sejam transformadas em som.
Não é a corrente que vem do AMP que provoca isto (aliás, teoricamente não deve vir nenhuma corrente originada no AMP para o pickup).
A lei de ohm já aqui referida leva-me a outra questão sobre o que normalmente os fabricantes de pickups colocam nas suas especificações, que normalmente é a resistência do pickup em DC (corrente contínua).
Isto de pouco ou nada serve para saber se um pickup é melhor que outro, pelo menos no que toca ao "hotness" do bicho. E a explicação prende-se com o facto de que o que eles informam é a resistência da bobinagem, quando submetida a uma corrente contínua. Ora, a resistência é função das variáveis tais como a secção (espessura) do condutor (quanto maior, menos resistência oferece à passagem de corrente), condutividade do material condutor (ou seja, se é melhor ou pior condutor), e o seu comprimento (quantas mais voltas, maior o comprimento e, portanto, maior a resistência do circuito).
Pus em itálico esta ultima parte, pois normalmente é por causa desse factor que as pessoas podem julgar que se o pickup tem mais resistencia DC, então o "coil" tem mais voltas e portanto é mais "hot". O que não é verdade, pois basta eu ter um magneto mais "fraco" que de nada serve eu ter um zilião de voltas do condutor.
Conclusão: para gerar um sinal mais forte num pickup ou se aumenta o numero de voltas ou se aumenta a força do magneto, e portanto para se escolher o pickup tem de se ter em consideração também a força do magneto que é dada em H - "Henrys".
Só a resistencia DC, como alguns informam, de pouco serve...
Z3D- Guitar GOD
- Post Count : 3975
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
andava pelo forum e dei com este tópico,
em relação a electrónica para quem está estudar mais aproximadamente no assunto.
eu estou a elaborar um projecto para a construção de uma guitarra " eléctrica electrónica" e electrotécnica para mim está longe de ser familiar,e só posso contar com a ajuda de um ex professor de universidade e nem sempre está disponível para me dar lições.
mas para facilitar, a guitarra que quero elaborar é para incluir no corpo da guitarra,tipos como;pedal distorção,delay,reverb,e um mini amplificador,ou melhor tudo mini.
o k gostava de saber e´como passo estas fotos do circuitos impressos para as placas de forma mais rápida e sem falhas nas pistas?
para terem uma ideia do projecto deixo aqui os esquemas.
em relação a electrónica para quem está estudar mais aproximadamente no assunto.
eu estou a elaborar um projecto para a construção de uma guitarra " eléctrica electrónica" e electrotécnica para mim está longe de ser familiar,e só posso contar com a ajuda de um ex professor de universidade e nem sempre está disponível para me dar lições.
mas para facilitar, a guitarra que quero elaborar é para incluir no corpo da guitarra,tipos como;pedal distorção,delay,reverb,e um mini amplificador,ou melhor tudo mini.
o k gostava de saber e´como passo estas fotos do circuitos impressos para as placas de forma mais rápida e sem falhas nas pistas?
para terem uma ideia do projecto deixo aqui os esquemas.
MARKOARAUJO- Guitarrista viciado
- Post Count : 896
Guitarra : Mak.V
Guitarrista : Lead
Epa existem métodos caseiros de fazer PCB's com ferros de engomar e até mesmo outras coisas. Arranjas fácil na internet depois é arriscares. Podes sempre chegar-te à frente de alguma loja que te faça as placas.
Excelente iniciativa.
Queria fazer uma pequena rectificação relativamente ao post inicial.
Ao contrário do que se pensava no inicio a corrente é feita de cargas negativas (electrões) e não de cargas positivas por isso o fluxo de eletrões da-se do polo negativo para o polo positivo.
Já agora aproveito para alertar o mais incautos para o facto de que fazer um pedal não sai mais barato do que comprar um já feito no entanto é algo muito divertido e ajuda-nos a aprender mais sobre o som.
Queria fazer uma pequena rectificação relativamente ao post inicial.
Ao contrário do que se pensava no inicio a corrente é feita de cargas negativas (electrões) e não de cargas positivas por isso o fluxo de eletrões da-se do polo negativo para o polo positivo.
Já agora aproveito para alertar o mais incautos para o facto de que fazer um pedal não sai mais barato do que comprar um já feito no entanto é algo muito divertido e ajuda-nos a aprender mais sobre o som.
Convidad- Convidado
Livekaos eu sei disso. Mas como nós na teoria vimos a corrente do mais para o menos pensei que geraria menos dúvida nos leitores, só pela questão de nomenclatura por assim dizer.
Pessoal em relação ao ruídos nas daisy chains tipo ventoinhas, bastante agudos, li algo sobre isso à pouco tempo sei algumas possíveis soluções. Quem sofrer disso post o seu set para podermos debater, até porque é um problema que afecta muita gente e dava jeito chegarmos todos a um consenso sobre as causas e quais os pedais que se queixam mais.
Não deixem este post morrer pf....
Dá imenso jeito!
Dá imenso jeito!
amiguels- Guitarrista de garagem
- Post Count : 273
Eu acho que já morreu... Mas esqueceram-se de enterrar
Naré Cardoso- ADMINISTRADOR
- Post Count : 11136
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Pessoal a escolinha tá a apertar
No máximo até quarta feira ponho ai algo de novo. Já agora se existir algo em especial que queria saber digam.
No máximo até quarta feira ponho ai algo de novo. Já agora se existir algo em especial que queria saber digam.
amiguels- Guitarrista de garagem
- Post Count : 273
Calma amigos não me pressionem, mas sim faltei ao combinado. Bem para ser fixe hoje começamos com resposta em frequência, em especial, filtros passivos de 1º ordem.
Entramos agora no domínio da corrente alternada, aqui para nós, o nosso sinal da guitarra . Como sabem consoante a nota que tocamos é criado um sinal nos pickups característico com determinada amplitude fase e frequência; algo do género:
Agora questionamos: então como é que trabalha o equalizador que me permite aumentar só as notas mais graves, como é feita esta selecção na frequência? A resposta filtros.
A está um filtro passivo, ou seja, sem ganho, limita-se deixar passar as baixas frequências e a cortar as altas, SEM qualquer amplificação, o ganho é 0 dBs. Consoante os valores de R e C então o filtro terá uma determinada frequência de corte, fc, atentem agora na imagem abaixo:
O ganho em db's é uma relação entre a entrada e a saída do sinal, = 20*log(vo/vi). v0/vi dá a relação entre a entrada e a saída, sendo que se v0/vi=2 significa que o sinal foi amplificado para o dobro de amplitude. Neste caso, como já disso, este filtro é passivo pelo que apenas "corta" a amplitude após a fc de acordo com o gráfico acima.
Por agora é tudo, depois iremos especificar algo mais e com mais pormenor, nomeadamente já com cálculos.
Entramos agora no domínio da corrente alternada, aqui para nós, o nosso sinal da guitarra . Como sabem consoante a nota que tocamos é criado um sinal nos pickups característico com determinada amplitude fase e frequência; algo do género:
Agora questionamos: então como é que trabalha o equalizador que me permite aumentar só as notas mais graves, como é feita esta selecção na frequência? A resposta filtros.
A está um filtro passivo, ou seja, sem ganho, limita-se deixar passar as baixas frequências e a cortar as altas, SEM qualquer amplificação, o ganho é 0 dBs. Consoante os valores de R e C então o filtro terá uma determinada frequência de corte, fc, atentem agora na imagem abaixo:
O ganho em db's é uma relação entre a entrada e a saída do sinal, = 20*log(vo/vi). v0/vi dá a relação entre a entrada e a saída, sendo que se v0/vi=2 significa que o sinal foi amplificado para o dobro de amplitude. Neste caso, como já disso, este filtro é passivo pelo que apenas "corta" a amplitude após a fc de acordo com o gráfico acima.
Por agora é tudo, depois iremos especificar algo mais e com mais pormenor, nomeadamente já com cálculos.
Graças a este tópico lá me decidi a ingressar no mundo da electrónica... que era um desejo antigo... Já comprei os componentes e vou fazer um BOSS DS-1 numa bread-board só por passatempo
Obrigado por este tópico
Obrigado por este tópico
kline777- Post Count : 21
Guitarra : Ibanez RG320PG P3
Guitarrista : Ritmo
nice!!! depois posta ai umas fotos do resultado e já agora um vídeo.
Se eu conseguir por aquilo a funcionar podem ter a certeza que ponho aqui o walkthrough da coisa xD
kline777- Post Count : 21
Guitarra : Ibanez RG320PG P3
Guitarrista : Ritmo
Página 3 de 3 • 1, 2, 3