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Re: BACKSTAGE
Não é fácil não... Eu sei... Isso faz uma confusão do caraças...
Naré Cardoso- ADMINISTRADOR
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Re: BACKSTAGE
Mas voltando à duvida que ainda ninguem esclareceu qual a diferença entre ligar em paralelo ou ligar em serie A NIVEL DE SOM?
é so o volume?
é so o volume?
Convidad- Convidado
Re: BACKSTAGE
e nao queimares o amp pois se baixares muito esse valor ....fumo .
dois speakers de 8 omios em serie somam a impedancia 16
esta uma resistencia a seguir a outra .
duas lampadas de 12 v em serie ligam-se a 24 v
na mesma cab 212 podes ter os speakers em serie ou em paralelo .
se estiverem em serie ligas a 8 em paralelo ligas a 16
dois speakers de 8 omios em serie somam a impedancia 16
esta uma resistencia a seguir a outra .
duas lampadas de 12 v em serie ligam-se a 24 v
na mesma cab 212 podes ter os speakers em serie ou em paralelo .
se estiverem em serie ligas a 8 em paralelo ligas a 16
lore- Guitar Hero
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Re: BACKSTAGE
se ligarem em paralelo podes ligar a 16 .
numa 412 , estao 2 series em paralelo .
16 em serie com 16 = 8
em paralelo = 16
16 em serie com 16 =8
claro que ligares a 8 da som na mesma , o amp tem e mais trabalho
numa 412 , estao 2 series em paralelo .
16 em serie com 16 = 8
em paralelo = 16
16 em serie com 16 =8
claro que ligares a 8 da som na mesma , o amp tem e mais trabalho
lore- Guitar Hero
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Re: BACKSTAGE
Já disse anteriormente que impedância e resistência são a mesma coisa,e claro medem-se em Ohms.Lógicamente que se um amp está carregado em 16 ohms grita menos se tivesse em 8,porque seria menos resistência à passagem de corrente.
Volto a lembrar que os watts são uma medida virtual,e o que realmente conta são os decibeis por volt,ou seja dBv,porque os altifalantes são artefactos mecânicos que convertem energia eléctrica em energia acústica.
O facto de se ligar uma ou mais colunas a um amp,não vai fazer com que o amp tenha mais potência;ganha é mais dinâmica e pressão sonora associada por efeito de uma maior dissipação da dita carga eléctrica e distribuição da fonte sonora por mais do que um cone de altifalante.
Quando um determinado fabricante diz que não se deve baixar a impedância de uma coluna,por exemplo a menos que 8 ohms,não quer dizer que o amp não aguente;o que normalmente se passa é a alimentação e o circuito do amplificador não ter capacidade de fornecer mais tensão.Se forçarmos arriscamo-nos a saturar o circuito,sobreaquecer os componentes e muitas vezes lá vai qualquer coisa para o galheiro,normalmente integrados,transistores e até válvulas.Deve-se respeitar sempre os limites dos aparelhos,mais que não seja para que durem o máximo de anos sem problemas.
----------------------------------------------------
...e já agora,para verem como tudo isto não é linear (a começar pela nossa audição),um exemplo já muito batido:
o dobro de 100 watts r.m.s. não são 200,mas sim 1000,e isto porque para se atingir o dobro real da pressão sonora (S.P.L.) basta fazer as contas e ficamos a ter uma ideia como isto dos watts é muito subjectivo e controverso.
Volto a lembrar que os watts são uma medida virtual,e o que realmente conta são os decibeis por volt,ou seja dBv,porque os altifalantes são artefactos mecânicos que convertem energia eléctrica em energia acústica.
O facto de se ligar uma ou mais colunas a um amp,não vai fazer com que o amp tenha mais potência;ganha é mais dinâmica e pressão sonora associada por efeito de uma maior dissipação da dita carga eléctrica e distribuição da fonte sonora por mais do que um cone de altifalante.
Quando um determinado fabricante diz que não se deve baixar a impedância de uma coluna,por exemplo a menos que 8 ohms,não quer dizer que o amp não aguente;o que normalmente se passa é a alimentação e o circuito do amplificador não ter capacidade de fornecer mais tensão.Se forçarmos arriscamo-nos a saturar o circuito,sobreaquecer os componentes e muitas vezes lá vai qualquer coisa para o galheiro,normalmente integrados,transistores e até válvulas.Deve-se respeitar sempre os limites dos aparelhos,mais que não seja para que durem o máximo de anos sem problemas.
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...e já agora,para verem como tudo isto não é linear (a começar pela nossa audição),um exemplo já muito batido:
o dobro de 100 watts r.m.s. não são 200,mas sim 1000,e isto porque para se atingir o dobro real da pressão sonora (S.P.L.) basta fazer as contas e ficamos a ter uma ideia como isto dos watts é muito subjectivo e controverso.
Slider56- ADMINISTRADOR
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Re: BACKSTAGE
ca esta a explicacao do fenomeno pelas sabias palavras .
lore- Guitar Hero
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Re: BACKSTAGE
lore escreveu:ca esta a explicacao do fenomeno pelas sabias palavras .
Sempre à disposição!
Só quero que a malta entenda bem no que se está a meter para não terem nenhum desgosto;é que avarias de amps e colunas não costumam ser baratas...
Força nas cordas!!!
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Re: BACKSTAGE
E mais uma vez, quem fala assim não é gago...
Naré Cardoso- ADMINISTRADOR
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Re: BACKSTAGE
pois e preciso ter muitos cuidados .
e o gear nem sempre ajuda : colunas com configuraçoes diversas , amps com montes de saidas , um mau passo e fumo !!!!
mas voltando ao topico : o amp tem sempre a mesma potencia de saida sejam quais forem as colunas a montante .
mais som ( spl ) consegue-se com speakers mais eficientes .
em caso de duvida nao inventar
e o gear nem sempre ajuda : colunas com configuraçoes diversas , amps com montes de saidas , um mau passo e fumo !!!!
mas voltando ao topico : o amp tem sempre a mesma potencia de saida sejam quais forem as colunas a montante .
mais som ( spl ) consegue-se com speakers mais eficientes .
em caso de duvida nao inventar
lore- Guitar Hero
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Re: BACKSTAGE
deixa me ver se eu percebi. é um bocado tosco mas aqui vai
Quanto maior o numero de colunas menor tem de ser a impedancia por forma a nao perder "potencia nas colunas"
pelo outro lado se baixarmos em demasia a impedancia as colunas vao puxar muita energia do amp e este pode nao conseguir "alimentar" as colunas convenientemente.
É mais ou menos isto?
Quanto maior o numero de colunas menor tem de ser a impedancia por forma a nao perder "potencia nas colunas"
pelo outro lado se baixarmos em demasia a impedancia as colunas vao puxar muita energia do amp e este pode nao conseguir "alimentar" as colunas convenientemente.
É mais ou menos isto?
Convidad- Convidado
Re: BACKSTAGE
Não é bem isso,mas andas lá perto...
A questão é determinar qual a carga máxima que um amplificador suporta;se as indicações falarem no mínimo a 8 ohms,ligar lá uma ou mais colunas que baixem a impedância para 4 ohms pode danificar o amp a médio prazo,isto também dependendo do uso que lhe damos.
A maioria das colunas que temos no mercado,vêm de fábrica com 8 ou 16 ohms.No primeiro caso (8 ohms) para amps que suportem,podes ligar duas colunas em paralelo o que dá os tais 4 ohms,mas no segundo caso (16 ohms),se as ligares do mesmo modo obtens 8 ohms.
Imagina que os Ohms são uma barreira:quanto maior o valor,maior a resistência à passagem de sinal.Um caso curioso de contornar estes problemas de ligações,são dois modelos de colunas lançados pela Marshall,e já vulgarizados por carradas de fabricantes : 4X12" e às vezes até 4X10".Normalmente consistem em 4 altifalantes de impedâncias iguais,e são ligados em dois grupos em paralelo,em que cada grupo tem dois altifalantes em série.
Parece difícil,mas na prática é bastante fácil de fazer.
http://www.bass-guitar-info.com/image-files/series_parallel_8ohm_speaker_load.jpg
http://www.colomar.com/Shavano/mono-stereo1.gif
http://www.bass-guitar-info.com/image-files/series_parallel_speakers.jpg
No primeiro link é a tradicional coluna 4X12"/10" da Marshall.No segundo um modelo que apareceu mais tarde,que serve para evitar um stack completo,ou seja,apenas uma coluna dá para ligar a um amp com uma única saída,ou a amps com saídas stereo.
No terceiro link,está demonstrado como ligar em série ou em paralelo.
Em circunstância nenhuma alguém julgue que por ligar dois altifalantes digamos de 100 watts cada em série que aquilo suporta 200 watts;cuidado que as contas são outras...!
A questão é determinar qual a carga máxima que um amplificador suporta;se as indicações falarem no mínimo a 8 ohms,ligar lá uma ou mais colunas que baixem a impedância para 4 ohms pode danificar o amp a médio prazo,isto também dependendo do uso que lhe damos.
A maioria das colunas que temos no mercado,vêm de fábrica com 8 ou 16 ohms.No primeiro caso (8 ohms) para amps que suportem,podes ligar duas colunas em paralelo o que dá os tais 4 ohms,mas no segundo caso (16 ohms),se as ligares do mesmo modo obtens 8 ohms.
Imagina que os Ohms são uma barreira:quanto maior o valor,maior a resistência à passagem de sinal.Um caso curioso de contornar estes problemas de ligações,são dois modelos de colunas lançados pela Marshall,e já vulgarizados por carradas de fabricantes : 4X12" e às vezes até 4X10".Normalmente consistem em 4 altifalantes de impedâncias iguais,e são ligados em dois grupos em paralelo,em que cada grupo tem dois altifalantes em série.
Parece difícil,mas na prática é bastante fácil de fazer.
http://www.bass-guitar-info.com/image-files/series_parallel_8ohm_speaker_load.jpg
http://www.colomar.com/Shavano/mono-stereo1.gif
http://www.bass-guitar-info.com/image-files/series_parallel_speakers.jpg
No primeiro link é a tradicional coluna 4X12"/10" da Marshall.No segundo um modelo que apareceu mais tarde,que serve para evitar um stack completo,ou seja,apenas uma coluna dá para ligar a um amp com uma única saída,ou a amps com saídas stereo.
No terceiro link,está demonstrado como ligar em série ou em paralelo.
Em circunstância nenhuma alguém julgue que por ligar dois altifalantes digamos de 100 watts cada em série que aquilo suporta 200 watts;cuidado que as contas são outras...!
Última edição por Slider56 em Sex Jan 07 2011, 03:20, editado 1 vez(es)
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Re: BACKSTAGE
ja tinha dito isso ontem ,
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Re: BACKSTAGE
[quote="Slider56"]Já disse anteriormente que impedância e resistência são a mesma coisa,
a sério???
"Quando um determinado fabricante diz que não se deve baixar a impedância de uma coluna,por exemplo a menos que 8 ohms,não quer dizer que o amp não aguente;o que normalmente se passa é a alimentação e o circuito do amplificador não ter capacidade de fornecer mais tensão"
podes explicar melhor?
a sério???
"Quando um determinado fabricante diz que não se deve baixar a impedância de uma coluna,por exemplo a menos que 8 ohms,não quer dizer que o amp não aguente;o que normalmente se passa é a alimentação e o circuito do amplificador não ter capacidade de fornecer mais tensão"
podes explicar melhor?
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Re: BACKSTAGE
impedancia = a zero ligaçao directa com um fio entre positivo e negativo .
curto circuito , fumo , avaria , despesa de reparaçao ....
sera mais ou menos isto que acontece .
curto circuito , fumo , avaria , despesa de reparaçao ....
sera mais ou menos isto que acontece .
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Re: BACKSTAGE
Pois mas impedancia e resistencia são coisas diferentes e que não convem confundir nisto da associação de altifalantes e carga de amplificadores.A resistencia mantem-se sempre constante ( seja a resistencia da bobine de um altifalante ou de um aquecedor - apenas varia com a temperatura do material...mas isto leva a outras conversas) seja em continua ou em alterna.A impedancia electrica é resultado da resistencia e da reactancia e sim, varia com a frequencia.
Quando se carrega a saida de um amp com uma impedancia mais baixa, não é maior tensão que passa (aqui está outra confusão entre tensão e corrente.A tensão não "passa" ...e na pratica até deve diminuir...) mas sim corrente o que destroi os componentes "de saida" (sejam transistores ou valvulas) que foram dimensionados para um valor que foi ultrapassado.Estes, depois de avariados, muitas vezes ficam de facto em "curto-circuito" o que sujeita a carga (altifalantes) a tensão da fonte de alimentação do amp. e portanto a passagem da corrente que a dita fonte puder fornecer, durante o tempo que a puder fornecer, porque entretanto vão queimar os fusiveis, a bobine do altifalante, resistencias que estejam no cirquito....enfim, torna-se imprevisivel o que pode queimar.Queima tudo até o cirquito ser aberto.
Quando se carrega a saida de um amp com uma impedancia mais baixa, não é maior tensão que passa (aqui está outra confusão entre tensão e corrente.A tensão não "passa" ...e na pratica até deve diminuir...) mas sim corrente o que destroi os componentes "de saida" (sejam transistores ou valvulas) que foram dimensionados para um valor que foi ultrapassado.Estes, depois de avariados, muitas vezes ficam de facto em "curto-circuito" o que sujeita a carga (altifalantes) a tensão da fonte de alimentação do amp. e portanto a passagem da corrente que a dita fonte puder fornecer, durante o tempo que a puder fornecer, porque entretanto vão queimar os fusiveis, a bobine do altifalante, resistencias que estejam no cirquito....enfim, torna-se imprevisivel o que pode queimar.Queima tudo até o cirquito ser aberto.
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Re: BACKSTAGE
Tens razão,sim senhor...
como disse no post anterior,não sou técnico de electrónica embora trabalhe com pessoal de manutenção nessa área,e muito possívelmente confundi um pouco as coisas,mas acima de tudo o que eu pretendo é que a malta menos experiente nestas coisas não cometam erros ou por ignorância ou por excesso de confiança,o que normalmente tem custos altos...
Há bem pouco tempo um grupo de malta conhecida arranjou sarilhos sérios por não respeitar as indicações do fabricante e mandaram para o galheiro dois slaves bem caros e algumas colunas do P.A.
Detestaria que isso pudesse acontecer a qualquer um,mas cheguei à conclusão que este caso foi uma estupidez perfeitamente evitável,já que usaram as ligações de forma errada e a puxarem pelo equipamento quase no prego...
abraço e obrigado pelas correcções!
como disse no post anterior,não sou técnico de electrónica embora trabalhe com pessoal de manutenção nessa área,e muito possívelmente confundi um pouco as coisas,mas acima de tudo o que eu pretendo é que a malta menos experiente nestas coisas não cometam erros ou por ignorância ou por excesso de confiança,o que normalmente tem custos altos...
Há bem pouco tempo um grupo de malta conhecida arranjou sarilhos sérios por não respeitar as indicações do fabricante e mandaram para o galheiro dois slaves bem caros e algumas colunas do P.A.
Detestaria que isso pudesse acontecer a qualquer um,mas cheguei à conclusão que este caso foi uma estupidez perfeitamente evitável,já que usaram as ligações de forma errada e a puxarem pelo equipamento quase no prego...
abraço e obrigado pelas correcções!
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Re: BACKSTAGE
O motivo do meu post foi mais ou menos o mesmo que o teu.É que sei que há aqui malta a estudar dentro da area e esse tipo de afirmações vindo de alguem experiente como tu, pode levar a confusões.....
Tenho lido por aí muitas referencias a termos "técnicos" completamente erradas ou simplesmente fora de contexto capazes de confundir qualquer estudante Quando digo "por aí" refiro-me a rede, não exclusivamente ao forum, entenda-se.Até porque os teus posts, embora tenham algumas confusões, são na sua maior parte de facto uteis para estes colegas menos experientes.
De qualquer forma só acho que antes de falar de "impedancia", "reactancia" , "transconductancia" , "voltagem" ou seja lá no que for devemos estabelecer uma base prévia que permita o bom entendimento.No caso da ligação (ou associação) de altifalantes por exemplo, a resistencia é um bom ponto de partida pela simplicidade e pela semelhança, se se salvaguardar que é valido somente para associações....
Resta-me pedir desculpa pela minha falta de tempo tambem uma vez que....falo,falo.....mas não tenho tempo para participar aqui como devia
Talvez venha a ter...
Cumps, e obrigado pela compreensão
Tenho lido por aí muitas referencias a termos "técnicos" completamente erradas ou simplesmente fora de contexto capazes de confundir qualquer estudante Quando digo "por aí" refiro-me a rede, não exclusivamente ao forum, entenda-se.Até porque os teus posts, embora tenham algumas confusões, são na sua maior parte de facto uteis para estes colegas menos experientes.
De qualquer forma só acho que antes de falar de "impedancia", "reactancia" , "transconductancia" , "voltagem" ou seja lá no que for devemos estabelecer uma base prévia que permita o bom entendimento.No caso da ligação (ou associação) de altifalantes por exemplo, a resistencia é um bom ponto de partida pela simplicidade e pela semelhança, se se salvaguardar que é valido somente para associações....
Resta-me pedir desculpa pela minha falta de tempo tambem uma vez que....falo,falo.....mas não tenho tempo para participar aqui como devia
Talvez venha a ter...
Cumps, e obrigado pela compreensão
allgood- Guitarrista de fim-de-semana
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Re: BACKSTAGE
@ allgood
Obrigado pelo esclarecimento
Eu (se fossem todos como eu neste sentido as coisas corriam melhor) interesso me muito por saber como as coisas funcionam. Mas eu sou guitarrista nao sou tecnico... Tou me nas tintas se é resistencia ou impedancia. ou se é batatas ou feijoes... Desde que eu perceba...
O tempo irá encarregar-se de me ensinar os pormenores
Nao me interpretes mal. esclarecimentos desse tipo sao SEMPRE bem vindos.
Obrigado pelo esclarecimento
Eu (se fossem todos como eu neste sentido as coisas corriam melhor) interesso me muito por saber como as coisas funcionam. Mas eu sou guitarrista nao sou tecnico... Tou me nas tintas se é resistencia ou impedancia. ou se é batatas ou feijoes... Desde que eu perceba...
O tempo irá encarregar-se de me ensinar os pormenores
Nao me interpretes mal. esclarecimentos desse tipo sao SEMPRE bem vindos.
Convidad- Convidado
Re: BACKSTAGE
Allgood,
eu também tenho o tempo contado ao minuto,trabalho muitas horas mas acabo por vir dar aqui sempre que posso.Uma vez que estás muito mais dentro da área electrónica do que eu,gostava de te pedir que desses a ajuda possível nalgumas áreas mais sensíveis,porque como ambos bem sabemos,os gajos das lojas de música querem é vender,depressa e muito,e na maioria dos casos nem se dignam a prestar esclarecimentos úteis a muitas das perguntas que lemos um pouco todos os dias;isto já para não falar dos catálogos (quando existem!) em papel ou online que nem sempre respondem a perguntas muito pertinentes que a malta põe.
Tal como disse lá atrás,destestaria saber que alguém aqui pudesse estragar equipamento por não saber o que estava a fazer,ou pior ainda por atrevimento e excesso de confiança...
Fui muito ajudado quando tinha a idade da maioria da malta aqui,e de certa maneira sinto-me na obrigação de dar toda a ajuda possível para que não venham a ter amargos de boca e problemas maiores!
abraço,
eu também tenho o tempo contado ao minuto,trabalho muitas horas mas acabo por vir dar aqui sempre que posso.Uma vez que estás muito mais dentro da área electrónica do que eu,gostava de te pedir que desses a ajuda possível nalgumas áreas mais sensíveis,porque como ambos bem sabemos,os gajos das lojas de música querem é vender,depressa e muito,e na maioria dos casos nem se dignam a prestar esclarecimentos úteis a muitas das perguntas que lemos um pouco todos os dias;isto já para não falar dos catálogos (quando existem!) em papel ou online que nem sempre respondem a perguntas muito pertinentes que a malta põe.
Tal como disse lá atrás,destestaria saber que alguém aqui pudesse estragar equipamento por não saber o que estava a fazer,ou pior ainda por atrevimento e excesso de confiança...
Fui muito ajudado quando tinha a idade da maioria da malta aqui,e de certa maneira sinto-me na obrigação de dar toda a ajuda possível para que não venham a ter amargos de boca e problemas maiores!
abraço,
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Re: BACKSTAGE
Apesar de não seguir o forum gosto de cá vir, no entanto o meu tempo passa muito rapidamente de "todo o tempo do mundo" para "dias de 25 horas" (ou até mais as vezes).Tenho dado o contributo que me é possivel e assim irei continuar.Há no entanto tanta coisa errada por aí que isto facilmente se tornaria facilmente num "full time job" ou quase.....alias já houve coisas que tentei corrigir e acabei por deparar com o mesmo erro em posts posteriores.
Olha, continua o teu trabalho aqui que eu farei o possivel por ir dando as "achegas" que puder quando puder.
Já agora, a minha area deixou de ser audio a muitos anos pelo que não estou por dentro dos novos equipamentos.Muitas das minhas opiniões são baseadas na analise de esquemas quando existam e na versão correcta ou não (internet é mesmo assim) que exista.
por falar em esquemas sabes que o Seymour Duncan Convertible tinha prés modulares (com fichas) que eram facilmente substituiveis "ao gosto do freguês" ? foi um post que por aí anda que me fez lembrar isto...
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Re: BACKSTAGE
Sei sim,porque a uma certa altura também estive quase a comprar um Convertible,mas infelizmente a única loja/atelier em Lisboa que os importava acabou por fechar antes de eu ter o guito suficiente.Lembro-me de serem amplificadores absolutamente irrepreensíveis,com um som natural muito bom,qualidade acima da média,mas os tais módulos ainda custavam um pouco caros...
A loja era a "Terra da Guitarra" e foi onde conheci e trabalhei de perto com o luthier Gil Oliveira,presentemente a residir para os lados do Cercal,Alentejo.
Naquela altura,comprar um amplificador desses era mais ou menos o mesmo que comprar os amplificadores topos de gama que custam milhares de euros,mas tendo eu na altura um half-stack de 50 watts a válvulas da Marshall,aquilo era um sonho mesmo ali (quase) à mão de semear.Foi pena terem sido descontinuados,porque tinham muito boa dinâmica sonora e eram resistentes.
Pois...o meu regime de trabalho é semelhante:ou tudo ou nada e não há diferença entre dia úteis e "inúteis";é quando tem de ser.De qualquer maneira agradeço o tempo dispensado sempre que possível.Já agora também detecto de vez em quando informações erradas na net,seja via Wikipédia ou em tantos outros sites.
abraço,
A loja era a "Terra da Guitarra" e foi onde conheci e trabalhei de perto com o luthier Gil Oliveira,presentemente a residir para os lados do Cercal,Alentejo.
Naquela altura,comprar um amplificador desses era mais ou menos o mesmo que comprar os amplificadores topos de gama que custam milhares de euros,mas tendo eu na altura um half-stack de 50 watts a válvulas da Marshall,aquilo era um sonho mesmo ali (quase) à mão de semear.Foi pena terem sido descontinuados,porque tinham muito boa dinâmica sonora e eram resistentes.
Pois...o meu regime de trabalho é semelhante:ou tudo ou nada e não há diferença entre dia úteis e "inúteis";é quando tem de ser.De qualquer maneira agradeço o tempo dispensado sempre que possível.Já agora também detecto de vez em quando informações erradas na net,seja via Wikipédia ou em tantos outros sites.
abraço,
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Re: BACKSTAGE
uma dúvida, a cab que tenho é de 8 ohms e tem 4 speakers... esses 4 speakers são de 8ohms também ? se eu quiser trocar os speakers qual a impedância a usar para a cab ser tb de 8 ohms ?
Convidad- Convidado
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