ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

BACKSTAGE

+28
pdias10
Eduardo Figueira
AndréRibasRNE
PedroOliveira
ObiQueloKenobi
lourenco599
.:Rodrigo:.
used4music
citrinus
Waltheer
MarlonMorais
Fype_7
flipex
N££r!K
PC
Ricardo Matias
TiagoDuarte
Rod
SergioPt
GuitarParts
Oscarense
rjrsousa
LFO666
allgood
lore
Naré Cardoso
nanjos
Slider56
32 participantes

Página 2 de 11 Anterior  1, 2, 3, ... 9, 10, 11  Seguinte

Ir para baixo

BACKSTAGE - Página 2 Empty Re: BACKSTAGE

Mensagem por Naré Cardoso Qui Jan 06 2011, 13:57

Razz Não é fácil não... Eu sei... Isso faz uma confusão do caraças...
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BACKSTAGE - Página 2 Empty Re: BACKSTAGE

Mensagem por Convidad Qui Jan 06 2011, 14:08

Mas voltando à duvida que ainda ninguem esclareceu qual a diferença entre ligar em paralelo ou ligar em serie A NIVEL DE SOM?

é so o volume?
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

BACKSTAGE - Página 2 Empty Re: BACKSTAGE

Mensagem por lore Qui Jan 06 2011, 14:16

e nao queimares o amp pois se baixares muito esse valor ....fumo .
dois speakers de 8 omios em serie somam a impedancia 16
esta uma resistencia a seguir a outra .
duas lampadas de 12 v em serie ligam-se a 24 v
na mesma cab 212 podes ter os speakers em serie ou em paralelo .
se estiverem em serie ligas a 8 em paralelo ligas a 16
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

BACKSTAGE - Página 2 Empty Re: BACKSTAGE

Mensagem por Convidad Qui Jan 06 2011, 14:32

Nao meu.

2 cabs de 16 ohms ligas a 8ohms seja em serie ou paralelo

Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

BACKSTAGE - Página 2 Empty Re: BACKSTAGE

Mensagem por lore Qui Jan 06 2011, 14:55

se ligarem em paralelo podes ligar a 16 .
numa 412 , estao 2 series em paralelo .
16 em serie com 16 = 8
em paralelo = 16
16 em serie com 16 =8


claro que ligares a 8 da som na mesma , o amp tem e mais trabalho
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

BACKSTAGE - Página 2 Empty Re: BACKSTAGE

Mensagem por Slider56 Qui Jan 06 2011, 16:17

Já disse anteriormente que impedância e resistência são a mesma coisa,e claro medem-se em Ohms.Lógicamente que se um amp está carregado em 16 ohms grita menos se tivesse em 8,porque seria menos resistência à passagem de corrente.
Volto a lembrar que os watts são uma medida virtual,e o que realmente conta são os decibeis por volt,ou seja dBv,porque os altifalantes são artefactos mecânicos que convertem energia eléctrica em energia acústica.
O facto de se ligar uma ou mais colunas a um amp,não vai fazer com que o amp tenha mais potência;ganha é mais dinâmica e pressão sonora associada por efeito de uma maior dissipação da dita carga eléctrica e distribuição da fonte sonora por mais do que um cone de altifalante.

Quando um determinado fabricante diz que não se deve baixar a impedância de uma coluna,por exemplo a menos que 8 ohms,não quer dizer que o amp não aguente;o que normalmente se passa é a alimentação e o circuito do amplificador não ter capacidade de fornecer mais tensão.Se forçarmos arriscamo-nos a saturar o circuito,sobreaquecer os componentes e muitas vezes lá vai qualquer coisa para o galheiro,normalmente integrados,transistores e até válvulas.Deve-se respeitar sempre os limites dos aparelhos,mais que não seja para que durem o máximo de anos sem problemas.

----------------------------------------------------

...e já agora,para verem como tudo isto não é linear (a começar pela nossa audição),um exemplo já muito batido:
o dobro de 100 watts r.m.s. não são 200,mas sim 1000,e isto porque para se atingir o dobro real da pressão sonora (S.P.L.) basta fazer as contas e ficamos a ter uma ideia como isto dos watts é muito subjectivo e controverso.
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

BACKSTAGE - Página 2 Empty Re: BACKSTAGE

Mensagem por lore Qui Jan 06 2011, 16:31

ca esta a explicacao do fenomeno pelas sabias palavras .
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

BACKSTAGE - Página 2 Empty Re: BACKSTAGE

Mensagem por Slider56 Qui Jan 06 2011, 16:36

lore escreveu:ca esta a explicacao do fenomeno pelas sabias palavras .

Sempre à disposição! Very Happy

Só quero que a malta entenda bem no que se está a meter para não terem nenhum desgosto;é que avarias de amps e colunas não costumam ser baratas...

Força nas cordas!!! Rock
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

BACKSTAGE - Página 2 Empty Re: BACKSTAGE

Mensagem por Naré Cardoso Qui Jan 06 2011, 16:39

E mais uma vez, quem fala assim não é gago... Very Happy
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

BACKSTAGE - Página 2 Empty Re: BACKSTAGE

Mensagem por lore Qui Jan 06 2011, 16:41

pois e preciso ter muitos cuidados .
e o gear nem sempre ajuda : colunas com configuraçoes diversas , amps com montes de saidas , um mau passo e fumo !!!!

mas voltando ao topico : o amp tem sempre a mesma potencia de saida sejam quais forem as colunas a montante .
mais som ( spl ) consegue-se com speakers mais eficientes .
em caso de duvida nao inventar
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

BACKSTAGE - Página 2 Empty Re: BACKSTAGE

Mensagem por Convidad Qui Jan 06 2011, 17:18

deixa me ver se eu percebi. é um bocado tosco mas aqui vai



Quanto maior o numero de colunas menor tem de ser a impedancia por forma a nao perder "potencia nas colunas"

pelo outro lado se baixarmos em demasia a impedancia as colunas vao puxar muita energia do amp e este pode nao conseguir "alimentar" as colunas convenientemente.

É mais ou menos isto?
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

BACKSTAGE - Página 2 Empty Re: BACKSTAGE

Mensagem por Slider56 Sex Jan 07 2011, 03:04

Não é bem isso,mas andas lá perto...

A questão é determinar qual a carga máxima que um amplificador suporta;se as indicações falarem no mínimo a 8 ohms,ligar lá uma ou mais colunas que baixem a impedância para 4 ohms pode danificar o amp a médio prazo,isto também dependendo do uso que lhe damos.
A maioria das colunas que temos no mercado,vêm de fábrica com 8 ou 16 ohms.No primeiro caso (8 ohms) para amps que suportem,podes ligar duas colunas em paralelo o que dá os tais 4 ohms,mas no segundo caso (16 ohms),se as ligares do mesmo modo obtens 8 ohms.
Imagina que os Ohms são uma barreira:quanto maior o valor,maior a resistência à passagem de sinal.Um caso curioso de contornar estes problemas de ligações,são dois modelos de colunas lançados pela Marshall,e já vulgarizados por carradas de fabricantes : 4X12" e às vezes até 4X10".Normalmente consistem em 4 altifalantes de impedâncias iguais,e são ligados em dois grupos em paralelo,em que cada grupo tem dois altifalantes em série.

Parece difícil,mas na prática é bastante fácil de fazer.


http://www.bass-guitar-info.com/image-files/series_parallel_8ohm_speaker_load.jpg

http://www.colomar.com/Shavano/mono-stereo1.gif

http://www.bass-guitar-info.com/image-files/series_parallel_speakers.jpg

No primeiro link é a tradicional coluna 4X12"/10" da Marshall.No segundo um modelo que apareceu mais tarde,que serve para evitar um stack completo,ou seja,apenas uma coluna dá para ligar a um amp com uma única saída,ou a amps com saídas stereo.
No terceiro link,está demonstrado como ligar em série ou em paralelo.

Em circunstância nenhuma alguém julgue que por ligar dois altifalantes digamos de 100 watts cada em série que aquilo suporta 200 watts;cuidado que as contas são outras...!


Última edição por Slider56 em Sex Jan 07 2011, 03:20, editado 1 vez(es)
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

BACKSTAGE - Página 2 Empty Re: BACKSTAGE

Mensagem por lore Sex Jan 07 2011, 03:08

ja tinha dito isso ontem , Fixe
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

BACKSTAGE - Página 2 Empty Re: BACKSTAGE

Mensagem por allgood Sex Jan 07 2011, 03:54

[quote="Slider56"]Já disse anteriormente que impedância e resistência são a mesma coisa,


Shocked a sério???


"Quando um determinado fabricante diz que não se deve baixar a impedância de uma coluna,por exemplo a menos que 8 ohms,não quer dizer que o amp não aguente;o que normalmente se passa é a alimentação e o circuito do amplificador não ter capacidade de fornecer mais tensão"

Shocked podes explicar melhor?
allgood
allgood
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 203
Idade : 60
Guitarra : Vintage,Epi,Fender,Maya,J&D,Washburn,Echo,Hofner
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

BACKSTAGE - Página 2 Empty Re: BACKSTAGE

Mensagem por lore Sex Jan 07 2011, 05:17

impedancia = a zero ligaçao directa com um fio entre positivo e negativo .
curto circuito , fumo , avaria , despesa de reparaçao ....
sera mais ou menos isto que acontece .
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

BACKSTAGE - Página 2 Empty Re: BACKSTAGE

Mensagem por Slider56 Sex Jan 07 2011, 05:53






Última edição por Slider56 em Sex Jan 07 2011, 15:19, editado 1 vez(es)
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

BACKSTAGE - Página 2 Empty Re: BACKSTAGE

Mensagem por allgood Sex Jan 07 2011, 07:49

Pois mas impedancia e resistencia são coisas diferentes e que não convem confundir nisto da associação de altifalantes e carga de amplificadores.A resistencia mantem-se sempre constante ( seja a resistencia da bobine de um altifalante ou de um aquecedor - apenas varia com a temperatura do material...mas isto leva a outras conversas) seja em continua ou em alterna.A impedancia electrica é resultado da resistencia e da reactancia e sim, varia com a frequencia.



Quando se carrega a saida de um amp com uma impedancia mais baixa, não é maior tensão que passa (aqui está outra confusão entre tensão e corrente.A tensão não "passa" ...e na pratica até deve diminuir...) mas sim corrente o que destroi os componentes "de saida" (sejam transistores ou valvulas) que foram dimensionados para um valor que foi ultrapassado.Estes, depois de avariados, muitas vezes ficam de facto em "curto-circuito" o que sujeita a carga (altifalantes) a tensão da fonte de alimentação do amp. e portanto a passagem da corrente que a dita fonte puder fornecer, durante o tempo que a puder fornecer, porque entretanto vão queimar os fusiveis, a bobine do altifalante, resistencias que estejam no cirquito....enfim, torna-se imprevisivel o que pode queimar.Queima tudo até o cirquito ser aberto.

allgood
allgood
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 203
Idade : 60
Guitarra : Vintage,Epi,Fender,Maya,J&D,Washburn,Echo,Hofner
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

BACKSTAGE - Página 2 Empty Re: BACKSTAGE

Mensagem por Slider56 Sex Jan 07 2011, 15:19

Tens razão,sim senhor...

como disse no post anterior,não sou técnico de electrónica embora trabalhe com pessoal de manutenção nessa área,e muito possívelmente confundi um pouco as coisas,mas acima de tudo o que eu pretendo é que a malta menos experiente nestas coisas não cometam erros ou por ignorância ou por excesso de confiança,o que normalmente tem custos altos...

Há bem pouco tempo um grupo de malta conhecida arranjou sarilhos sérios por não respeitar as indicações do fabricante e mandaram para o galheiro dois slaves bem caros e algumas colunas do P.A.
Detestaria que isso pudesse acontecer a qualquer um,mas cheguei à conclusão que este caso foi uma estupidez perfeitamente evitável,já que usaram as ligações de forma errada e a puxarem pelo equipamento quase no prego...

abraço e obrigado pelas correcções! Very Happy
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

BACKSTAGE - Página 2 Empty Re: BACKSTAGE

Mensagem por allgood Sáb Jan 08 2011, 04:59

O motivo do meu post foi mais ou menos o mesmo que o teu.É que sei que há aqui malta a estudar dentro da area e esse tipo de afirmações vindo de alguem experiente como tu, pode levar a confusões.....Very Happy
Tenho lido por aí muitas referencias a termos "técnicos" completamente erradas ou simplesmente fora de contexto capazes de confundir qualquer estudante Very Happy Quando digo "por aí" refiro-me a rede, não exclusivamente ao forum, entenda-se.Até porque os teus posts, embora tenham algumas confusões, são na sua maior parte de facto uteis para estes colegas menos experientes.
De qualquer forma só acho que antes de falar de "impedancia", "reactancia" , "transconductancia" , "voltagem" ou seja lá no que for devemos estabelecer uma base prévia que permita o bom entendimento.No caso da ligação (ou associação) de altifalantes por exemplo, a resistencia é um bom ponto de partida pela simplicidade e pela semelhança, se se salvaguardar que é valido somente para associações....
Resta-me pedir desculpa pela minha falta de tempo tambem uma vez que....falo,falo.....mas não tenho tempo para participar aqui como devia Very Happy
Talvez venha a ter...

Cumps, e obrigado pela compreensão
allgood
allgood
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 203
Idade : 60
Guitarra : Vintage,Epi,Fender,Maya,J&D,Washburn,Echo,Hofner
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

BACKSTAGE - Página 2 Empty Re: BACKSTAGE

Mensagem por Convidad Sáb Jan 08 2011, 05:40

@ allgood

Obrigado pelo esclarecimento Fixe

Eu (se fossem todos como eu neste sentido as coisas corriam melhor) interesso me muito por saber como as coisas funcionam. Mas eu sou guitarrista nao sou tecnico... Tou me nas tintas se é resistencia ou impedancia. ou se é batatas ou feijoes... Desde que eu perceba...
O tempo irá encarregar-se de me ensinar os pormenores Wink

Nao me interpretes mal. esclarecimentos desse tipo sao SEMPRE bem vindos.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

BACKSTAGE - Página 2 Empty Re: BACKSTAGE

Mensagem por Slider56 Sáb Jan 08 2011, 09:06

Allgood,

eu também tenho o tempo contado ao minuto,trabalho muitas horas mas acabo por vir dar aqui sempre que posso.Uma vez que estás muito mais dentro da área electrónica do que eu,gostava de te pedir que desses a ajuda possível nalgumas áreas mais sensíveis,porque como ambos bem sabemos,os gajos das lojas de música querem é vender,depressa e muito,e na maioria dos casos nem se dignam a prestar esclarecimentos úteis a muitas das perguntas que lemos um pouco todos os dias;isto já para não falar dos catálogos (quando existem!) em papel ou online que nem sempre respondem a perguntas muito pertinentes que a malta põe.

Tal como disse lá atrás,destestaria saber que alguém aqui pudesse estragar equipamento por não saber o que estava a fazer,ou pior ainda por atrevimento e excesso de confiança...
Fui muito ajudado quando tinha a idade da maioria da malta aqui,e de certa maneira sinto-me na obrigação de dar toda a ajuda possível para que não venham a ter amargos de boca e problemas maiores!

abraço, Very Happy
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

BACKSTAGE - Página 2 Empty Re: BACKSTAGE

Mensagem por allgood Dom Jan 09 2011, 04:42



Apesar de não seguir o forum gosto de cá vir, no entanto o meu tempo passa muito rapidamente de "todo o tempo do mundo" para "dias de 25 horas" (ou até mais as vezes).Tenho dado o contributo que me é possivel e assim irei continuar.Há no entanto tanta coisa errada por aí que isto facilmente se tornaria facilmente num "full time job" ou quase.....alias já houve coisas que tentei corrigir e acabei por deparar com o mesmo erro em posts posteriores.
Olha, continua o teu trabalho aqui que eu farei o possivel por ir dando as "achegas" que puder quando puder.
Já agora, a minha area deixou de ser audio a muitos anos pelo que não estou por dentro dos novos equipamentos.Muitas das minhas opiniões são baseadas na analise de esquemas quando existam e na versão correcta ou não (internet é mesmo assim) que exista.
por falar em esquemas sabes que o Seymour Duncan Convertible tinha prés modulares (com fichas) que eram facilmente substituiveis "ao gosto do freguês" ? foi um post que por aí anda que me fez lembrar isto...
allgood
allgood
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 203
Idade : 60
Guitarra : Vintage,Epi,Fender,Maya,J&D,Washburn,Echo,Hofner
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

BACKSTAGE - Página 2 Empty Re: BACKSTAGE

Mensagem por Slider56 Dom Jan 09 2011, 10:35

Sei sim,porque a uma certa altura também estive quase a comprar um Convertible,mas infelizmente a única loja/atelier em Lisboa que os importava acabou por fechar antes de eu ter o guito suficiente.Lembro-me de serem amplificadores absolutamente irrepreensíveis,com um som natural muito bom,qualidade acima da média,mas os tais módulos ainda custavam um pouco caros...
A loja era a "Terra da Guitarra" e foi onde conheci e trabalhei de perto com o luthier Gil Oliveira,presentemente a residir para os lados do Cercal,Alentejo.

Naquela altura,comprar um amplificador desses era mais ou menos o mesmo que comprar os amplificadores topos de gama que custam milhares de euros,mas tendo eu na altura um half-stack de 50 watts a válvulas da Marshall,aquilo era um sonho mesmo ali (quase) à mão de semear.Foi pena terem sido descontinuados,porque tinham muito boa dinâmica sonora e eram resistentes.

Pois...o meu regime de trabalho é semelhante:ou tudo ou nada e não há diferença entre dia úteis e "inúteis";é quando tem de ser.De qualquer maneira agradeço o tempo dispensado sempre que possível.Já agora também detecto de vez em quando informações erradas na net,seja via Wikipédia ou em tantos outros sites.

abraço, Very Happy
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

BACKSTAGE - Página 2 Empty Re: BACKSTAGE

Mensagem por Convidad Dom Jan 09 2011, 14:08

uma dúvida, a cab que tenho é de 8 ohms e tem 4 speakers... esses 4 speakers são de 8ohms também ? se eu quiser trocar os speakers qual a impedância a usar para a cab ser tb de 8 ohms ?
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

BACKSTAGE - Página 2 Empty Re: BACKSTAGE

Mensagem por Convidad Dom Jan 09 2011, 15:09

excelente questao ! Palheta +1
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

BACKSTAGE - Página 2 Empty Re: BACKSTAGE

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 11 Anterior  1, 2, 3, ... 9, 10, 11  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos