Como pintar uma guitarra - guia para aventureiros
+47
ObiQueloKenobi
John B
guitargold
Bruno Leal
alexcoupe
Dreamcolor
Leonardo Held
frankstrat
RabeloBlack
tcgomes
Lostkiller
Carecaz
VStrat
jackdanielsrock
Jay.Sequelas
tetiaroa
ze gibson's
Márcio Mauricio da Silva
Mojo Pin
ali3ncorp
ralfcaetano
.:Rodrigo:.
Zito
chicobass
diogo_viana
carlosxana
Luís.Duarte.35
Richy
Eclipsed55
Beto
Dunn
Slider56
Arpeggio
LGZT
Bugs
fercad
rjrsousa
Luan
Naré Cardoso
Fype_7
damarofi
Paivas
Duarte_Costa
Joker
jota jota
kicos
Kaz
51 participantes
Página 1 de 8
Página 1 de 8 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8
Como pintar uma guitarra - guia para aventureiros
Desmontar guitarra
A primeira coisa a fazer é desmonar a guitarra.
tudo o que for parafusos, tentem mante-los presos às peças que aparafusam usando fita cola ou assim. assim sabem sempre de onde é cada um dos parafusos.
guardem todas as peças de uma guitarra numa caixa. se acharem necessario, façam etiquetas das diferentes partes.
Separar braço
O braço da guitarra, caso saia, tem que ser tirado e arrumado. a nao ser que seja também para pintar, pelo que, se for o caso, deve seguir os mesmos passos do corpo da guitarra.
Decapar ou lixar
Primeiro há aqui um dilema a resolver. Decapar a guitarra ou simplesmente lixar a superficie um bocado para criar base para tinta?
se a guitarra for de uma marca aceitavel, de confiança, basta lixar a tinta, com uma lixa 320, até ficar toda esbranquiçada. aí, o que devem fazer é simplesmente limpar e pintar por cima. a qualidade da marca garante que o que está por debaixo é de qualidade e vai aceitar bem uma nova pintura.
Se for uma marca mais duvidosa, ou uma guitarra ja com cortes ou arranhadelas profundas, o ideal é mesmo lixar tudo até à madeira, ou para quem nao está com meias medidas, atirar decapante para cima, e ver a tinta a corroer toda.
Depois disto devem raspar levemente a tinta e depois lixar tudo até terem uma superficie limpinha.
caso hajam arranjadelas mesmo profundas e nao queiram que se notem depois, devem usar massa de enchimento, como Bondo da 3M. esta massa vai secar e servir como uma boa base de pintura. coloquem só nas zonas que precisem. como por exemplo para tapar buracos de parafusos que suguram a pickguard, caso nao queiram a pickguard no final, e nao queiram la os furos.
Depois devem limpar muito bem a guitarra
isolar com fita cola
algumas partes como o interior dos buracos dos pickups ou outrs pode ser pintados pk nao influenciam muito o comportamento da guitarra. Mas coisas como a zona onde o braço encaixa no corpo é imperativo proteger com fita isoladora para que a tinta nao vá alterar o modo como o braço encaixa no corpo.
-------
este passo é minimamente importante. devem arranjar alguma maneira de conseguir segurar na guitarra sem tocar em nenhuma das partes a ser pintada. o que geralmente se faz é ou arranjar um gancho fixo no tecto ou em outra coisa alta, e pendurar a guitarra por um dos buracos dos parafusos do braço. ainda assim isto obriga a que pintem no interior, o que nao é aconselhado se nao tiverem boa ventilação. arriscam-se a pintar tudo e apanhar uma moca que nao voz digo nada!
o melhor mesmo é arranjar uma tabua parecida com o braço da guitarra. fazer um furo igual ao do corpo e aparafusa-la à guitarra como se fosse o braço.
-------
Aplicar tapa-poros
Depois devem aplicar o tapa-poros. o tapa-poros basicamente vai vedar a madeira da guitarra, evitando que se deixa acomular de humidade.
o ideal para este caso é aplicar tapa-poros à trincha e nao em spray, pk o ideal nao é o acabamento mas sim encharcar bem a madeira de modo a que fique mesmo vedada.
depois de aplicadas umas 6 ou 7 camadas devem lixar tudo com lixa 400 para ficar bem lizinho para receber o primario.
Aplicar primario
O primario deve ser aplicado gradualmente com passagens rapidas. os famosos "fuminhos". basicamente a idea é que cada passagem deixe uma camada uniforme. Ao mesmo tempo que ajuda que cada camada fina seque mais depressa. devem pintar cerca de 5 camadas de primario.
A aplicação de cada camada deve ser feita da seguinte maneira: façam uma passagem de cerca de um segundo (aproximadamente) e façam a proxima passagem no sentido oposto, um bocado acima, de modo a que apanhe metade da passagem anterior. basicamente cada passagem deve cobrir parte da anterior.
depois dêm uma simples passagem à volta do corpo da guitarra, seguindo o contorno.
deixem secar bem antes de pintar a camada seguinte.
assim que estiver seco, podem lixar com lixa 400 o corpo todo. a lixa deve estar seca, nao com água.
aplicar tinta
a aplicação da tinta é feita do mesmo modo que do primario. cada passagem deve cobrir metade da passagem anterior.
caso a vossa pintura tenha desenhos ou decorações, devem primeiro pintar a cor na qual querem que essas decorações sejam. por exemplo: uma guitarra com estrelas vermelhas sobre fundo branco. devem primeiro pintar o vermelho.
depois de pintar o vermelho deverão arranjar algo em forma de estrela (pedaços de fita isoladora cortados em forma de estrela por exemplo) e cola-los à guitarra nos locais onde querem que se vejam.
em seguida devem pintar o branco, cobrindo todo o corpo da guitarra.
Cada cor deve ter no minimo 5 camadas finas, usando a tecnica ja descrita, e deve-se deixar secar bem antes de colocar qualquer tipo de fita isoladora, sob a pena de a tinta ainda nao estar seca se colar à fita, e sair com ela quando a tirarem. por isso: Secar muito bem.
Depois coloquem o isolamento que querem. riscas, circulos, estrelas, bolas. é aqui que entra a parte divertida de realmente criar o gráfico ou a identidade visual da guitarra.
assim que estiver tudo, o que querem manter, bem tapadinho, começem a aplicar a cor de fundo.
Mais uma vez, camadas finas, graduamente preenchendo bem a guitarra com cor.
No fim é preciso também deixar a guitarra secar de modo a que possa mais facilmente tirar a fita isoladora para mostrar a cor por debaixo.
Assim que estiver tudo seco e pronto a ser envernizado devem limpar a guitarra muito bem com um pano que nao deixe pêlos nem faça arranhoes. algo de algodão serve.
Aplicar verniz
o verniz é aplicado do mesmo modo que a tinta. finas camadas gradualmente.
a unica diferença é que provavelmente, para ficar bem, devem aplicar aí umas 15 a 20 passagens de verniz.
A ideia aqui é que quando fazem um esquema a duas cores, uma das cores fica mais alta do que a outra, por causa do isolamento.
O verniz ao ser aplicado em poucas camadas, nao vai conseguir nivelar essa diferença, e vao-se notar pequenos degraus na pintura quando o verniz secar.
Criando mais camadas aumenta-se a espessura do verniz, e depois, quando estiver seco, pode-se lixar o verniz de modo a ficar perfeitamente liso e nivelado.
Quanto À secagem, é a parte pior. como o verniz em lata nao pode levar emdurecedor, têm que o deixar secar e curar durante um a dois meses. o ideal seria 5 a 6 semanas. é bastante tempo por isso o ideal é que tenham uma segunda guitarra para substituir.
depois de minimamente seco, o verniz deverá parecer-se com casca de laranja, e o brilho da guitarra será baço e pouco forte, e os reflexos relativamente desfocados. mas isto resolve-se no passo seguinte
lembre-se que o verniz está seco, mas nao estão "assente" nem curou ainda, e lixa-lo agora seria estragar a pintura.
Lixar o verniz
Assim que o verniz estiver seco devem lixa-lo, e agora sim, com a lixa molhada em água.
cada passagem de lixa deve demorar uns bons 20 minutos.
lembrem-se de desaparafusar o braço falso que usaram e preparem uma mesa com algo por baixo, como um pano ou um cobertor velho. algo que nao vá estragar a pintura ao fazerem pressão
a ideia é lixar desde a lixa 320 até à lixa 1200 ou até 2000.
mas nao podem simplesmente saltar da 320 para a 1200, porque a 1200 nao vai ser capaz de alisar o riscos causados pela 320, que apesar se nao se notarem muito a olho nú, vai evitar que a guitarra no final nao consiga ter aquele brilho que se quer.
portanto: lixar 320 com água, depois passar para 400, depois 600, depois 1000 e depois 1200 ou 2000. todas estas lixas deve ser com água.
Assim que acabarem o estafante processo de lixar o verniz a superficie será brilhante mas nao muito espelhada. deverá sentir-se lisa como um vidro ou como marmore polido.
Puxar o lustro
ainda com a guitarra numa base "almofadada" para nao se estragar a pintura, comecem a colocar pequenas quantidades de massa de polir em pequenas zonas. começem com zonas menos acidentadas, como a parte abaixo do cavalete para se moverem à vontade.
agarrem num pano limpo e espalhem a massa de polir e esfreguem energicamente em circulos até a massa se espalhar bem e dar lugar a brilho. Se fizeram tudo bem até ao momento o brilho nao deve demorar muito a aparecer.
é aqui que serão recompensados pela paciência
vao gradualmente aplicando o polimento até terem o corpo completamente polido e conseguirem ver a vossa cara na guitarra.
se por acaso reparem em alguma parte do verniz que tenha ficado com uma gota ou um escorrimento, devem lixar essa zona tal como o resto do corpo. da lixa 320 até à 1200 e voltar a polir até desaparecer.
---------------
Notas finais:
Uma das coisas que devem garantir que usam, é tintas da mesma gama. se usarem tintas acrilicas devem usar verniz acrilico. se usarem tintas celulosas, devem usar verniz celuloso. o vosso vendedor decerto saberá distinguir e orientar.
actualmente existem ainda tintas em poliuretano, que além de existir tinta e verniz, são extremamente rapidas a secar. O verniz pode ser comprado com uma caixa de catalizador, que ao ser misturado faz o verniz secar e curar em cerca de 24 h.
isto quer dizer que podem pintar uma guitarra num fim de semana, por exemplo.
antes de comprar seja o que for tentem saber que ao pé de voces existe alguma loja que tenha destas tintas.
há também umas latas de spray sem tinta, que podem ser uzadas para encher com tinhas misturadas, como por exemplo aquela cor especifica que querem, mas que nao conseguem encontrar em lata, ou para colocar verniz com catalizador que tenham sem ser em lata.
no meu caso tinha compressor de ar e verniz em lata que depois tive que misturar na pistola de pintura. na lata vinham as partes a misturar e apesar da coisa ser um bocado a olho, a mistura até que funcionou.
Boas pinturas!
---------------
fica só a nota que vou tentando actualizar o post com coisas que vão perguntando ou caso surjam links para materiais ou tintas que interesse saber.
A primeira coisa a fazer é desmonar a guitarra.
tudo o que for parafusos, tentem mante-los presos às peças que aparafusam usando fita cola ou assim. assim sabem sempre de onde é cada um dos parafusos.
guardem todas as peças de uma guitarra numa caixa. se acharem necessario, façam etiquetas das diferentes partes.
Separar braço
O braço da guitarra, caso saia, tem que ser tirado e arrumado. a nao ser que seja também para pintar, pelo que, se for o caso, deve seguir os mesmos passos do corpo da guitarra.
Decapar ou lixar
Primeiro há aqui um dilema a resolver. Decapar a guitarra ou simplesmente lixar a superficie um bocado para criar base para tinta?
se a guitarra for de uma marca aceitavel, de confiança, basta lixar a tinta, com uma lixa 320, até ficar toda esbranquiçada. aí, o que devem fazer é simplesmente limpar e pintar por cima. a qualidade da marca garante que o que está por debaixo é de qualidade e vai aceitar bem uma nova pintura.
Se for uma marca mais duvidosa, ou uma guitarra ja com cortes ou arranhadelas profundas, o ideal é mesmo lixar tudo até à madeira, ou para quem nao está com meias medidas, atirar decapante para cima, e ver a tinta a corroer toda.
Depois disto devem raspar levemente a tinta e depois lixar tudo até terem uma superficie limpinha.
caso hajam arranjadelas mesmo profundas e nao queiram que se notem depois, devem usar massa de enchimento, como Bondo da 3M. esta massa vai secar e servir como uma boa base de pintura. coloquem só nas zonas que precisem. como por exemplo para tapar buracos de parafusos que suguram a pickguard, caso nao queiram a pickguard no final, e nao queiram la os furos.
Depois devem limpar muito bem a guitarra
isolar com fita cola
algumas partes como o interior dos buracos dos pickups ou outrs pode ser pintados pk nao influenciam muito o comportamento da guitarra. Mas coisas como a zona onde o braço encaixa no corpo é imperativo proteger com fita isoladora para que a tinta nao vá alterar o modo como o braço encaixa no corpo.
-------
este passo é minimamente importante. devem arranjar alguma maneira de conseguir segurar na guitarra sem tocar em nenhuma das partes a ser pintada. o que geralmente se faz é ou arranjar um gancho fixo no tecto ou em outra coisa alta, e pendurar a guitarra por um dos buracos dos parafusos do braço. ainda assim isto obriga a que pintem no interior, o que nao é aconselhado se nao tiverem boa ventilação. arriscam-se a pintar tudo e apanhar uma moca que nao voz digo nada!
o melhor mesmo é arranjar uma tabua parecida com o braço da guitarra. fazer um furo igual ao do corpo e aparafusa-la à guitarra como se fosse o braço.
-------
Aplicar tapa-poros
Depois devem aplicar o tapa-poros. o tapa-poros basicamente vai vedar a madeira da guitarra, evitando que se deixa acomular de humidade.
o ideal para este caso é aplicar tapa-poros à trincha e nao em spray, pk o ideal nao é o acabamento mas sim encharcar bem a madeira de modo a que fique mesmo vedada.
depois de aplicadas umas 6 ou 7 camadas devem lixar tudo com lixa 400 para ficar bem lizinho para receber o primario.
Aplicar primario
O primario deve ser aplicado gradualmente com passagens rapidas. os famosos "fuminhos". basicamente a idea é que cada passagem deixe uma camada uniforme. Ao mesmo tempo que ajuda que cada camada fina seque mais depressa. devem pintar cerca de 5 camadas de primario.
A aplicação de cada camada deve ser feita da seguinte maneira: façam uma passagem de cerca de um segundo (aproximadamente) e façam a proxima passagem no sentido oposto, um bocado acima, de modo a que apanhe metade da passagem anterior. basicamente cada passagem deve cobrir parte da anterior.
depois dêm uma simples passagem à volta do corpo da guitarra, seguindo o contorno.
deixem secar bem antes de pintar a camada seguinte.
assim que estiver seco, podem lixar com lixa 400 o corpo todo. a lixa deve estar seca, nao com água.
aplicar tinta
a aplicação da tinta é feita do mesmo modo que do primario. cada passagem deve cobrir metade da passagem anterior.
caso a vossa pintura tenha desenhos ou decorações, devem primeiro pintar a cor na qual querem que essas decorações sejam. por exemplo: uma guitarra com estrelas vermelhas sobre fundo branco. devem primeiro pintar o vermelho.
depois de pintar o vermelho deverão arranjar algo em forma de estrela (pedaços de fita isoladora cortados em forma de estrela por exemplo) e cola-los à guitarra nos locais onde querem que se vejam.
em seguida devem pintar o branco, cobrindo todo o corpo da guitarra.
Cada cor deve ter no minimo 5 camadas finas, usando a tecnica ja descrita, e deve-se deixar secar bem antes de colocar qualquer tipo de fita isoladora, sob a pena de a tinta ainda nao estar seca se colar à fita, e sair com ela quando a tirarem. por isso: Secar muito bem.
Depois coloquem o isolamento que querem. riscas, circulos, estrelas, bolas. é aqui que entra a parte divertida de realmente criar o gráfico ou a identidade visual da guitarra.
assim que estiver tudo, o que querem manter, bem tapadinho, começem a aplicar a cor de fundo.
Mais uma vez, camadas finas, graduamente preenchendo bem a guitarra com cor.
No fim é preciso também deixar a guitarra secar de modo a que possa mais facilmente tirar a fita isoladora para mostrar a cor por debaixo.
Assim que estiver tudo seco e pronto a ser envernizado devem limpar a guitarra muito bem com um pano que nao deixe pêlos nem faça arranhoes. algo de algodão serve.
Aplicar verniz
o verniz é aplicado do mesmo modo que a tinta. finas camadas gradualmente.
a unica diferença é que provavelmente, para ficar bem, devem aplicar aí umas 15 a 20 passagens de verniz.
A ideia aqui é que quando fazem um esquema a duas cores, uma das cores fica mais alta do que a outra, por causa do isolamento.
O verniz ao ser aplicado em poucas camadas, nao vai conseguir nivelar essa diferença, e vao-se notar pequenos degraus na pintura quando o verniz secar.
Criando mais camadas aumenta-se a espessura do verniz, e depois, quando estiver seco, pode-se lixar o verniz de modo a ficar perfeitamente liso e nivelado.
Quanto À secagem, é a parte pior. como o verniz em lata nao pode levar emdurecedor, têm que o deixar secar e curar durante um a dois meses. o ideal seria 5 a 6 semanas. é bastante tempo por isso o ideal é que tenham uma segunda guitarra para substituir.
depois de minimamente seco, o verniz deverá parecer-se com casca de laranja, e o brilho da guitarra será baço e pouco forte, e os reflexos relativamente desfocados. mas isto resolve-se no passo seguinte
lembre-se que o verniz está seco, mas nao estão "assente" nem curou ainda, e lixa-lo agora seria estragar a pintura.
Lixar o verniz
Assim que o verniz estiver seco devem lixa-lo, e agora sim, com a lixa molhada em água.
cada passagem de lixa deve demorar uns bons 20 minutos.
lembrem-se de desaparafusar o braço falso que usaram e preparem uma mesa com algo por baixo, como um pano ou um cobertor velho. algo que nao vá estragar a pintura ao fazerem pressão
a ideia é lixar desde a lixa 320 até à lixa 1200 ou até 2000.
mas nao podem simplesmente saltar da 320 para a 1200, porque a 1200 nao vai ser capaz de alisar o riscos causados pela 320, que apesar se nao se notarem muito a olho nú, vai evitar que a guitarra no final nao consiga ter aquele brilho que se quer.
portanto: lixar 320 com água, depois passar para 400, depois 600, depois 1000 e depois 1200 ou 2000. todas estas lixas deve ser com água.
Assim que acabarem o estafante processo de lixar o verniz a superficie será brilhante mas nao muito espelhada. deverá sentir-se lisa como um vidro ou como marmore polido.
Puxar o lustro
ainda com a guitarra numa base "almofadada" para nao se estragar a pintura, comecem a colocar pequenas quantidades de massa de polir em pequenas zonas. começem com zonas menos acidentadas, como a parte abaixo do cavalete para se moverem à vontade.
agarrem num pano limpo e espalhem a massa de polir e esfreguem energicamente em circulos até a massa se espalhar bem e dar lugar a brilho. Se fizeram tudo bem até ao momento o brilho nao deve demorar muito a aparecer.
é aqui que serão recompensados pela paciência
vao gradualmente aplicando o polimento até terem o corpo completamente polido e conseguirem ver a vossa cara na guitarra.
se por acaso reparem em alguma parte do verniz que tenha ficado com uma gota ou um escorrimento, devem lixar essa zona tal como o resto do corpo. da lixa 320 até à 1200 e voltar a polir até desaparecer.
---------------
Notas finais:
Uma das coisas que devem garantir que usam, é tintas da mesma gama. se usarem tintas acrilicas devem usar verniz acrilico. se usarem tintas celulosas, devem usar verniz celuloso. o vosso vendedor decerto saberá distinguir e orientar.
actualmente existem ainda tintas em poliuretano, que além de existir tinta e verniz, são extremamente rapidas a secar. O verniz pode ser comprado com uma caixa de catalizador, que ao ser misturado faz o verniz secar e curar em cerca de 24 h.
isto quer dizer que podem pintar uma guitarra num fim de semana, por exemplo.
antes de comprar seja o que for tentem saber que ao pé de voces existe alguma loja que tenha destas tintas.
há também umas latas de spray sem tinta, que podem ser uzadas para encher com tinhas misturadas, como por exemplo aquela cor especifica que querem, mas que nao conseguem encontrar em lata, ou para colocar verniz com catalizador que tenham sem ser em lata.
no meu caso tinha compressor de ar e verniz em lata que depois tive que misturar na pistola de pintura. na lata vinham as partes a misturar e apesar da coisa ser um bocado a olho, a mistura até que funcionou.
Boas pinturas!
---------------
fica só a nota que vou tentando actualizar o post com coisas que vão perguntando ou caso surjam links para materiais ou tintas que interesse saber.
Kaz- ADMINISTRADOR
- Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008
Re: Como pintar uma guitarra - guia para aventureiros
looool que master =) eu tava a pensar que tavas a falr daqui a uns mesitos nao hoje.
obrigadao =)
no entanto se por acaso qualquer dia pintares uma tira fotos e mete aa nos passos correpondentes po pessoal perceber melhor...
pensei que fosse muito mais facil.nao tinha noçao nenhuma.
mais uma vez obrigado =)
obrigadao =)
no entanto se por acaso qualquer dia pintares uma tira fotos e mete aa nos passos correpondentes po pessoal perceber melhor...
pensei que fosse muito mais facil.nao tinha noçao nenhuma.
mais uma vez obrigado =)
Convidad- Convidado
Re: Como pintar uma guitarra - guia para aventureiros
Obrigadão. Epá é muito mais difícil do que eu julgava...
Convidad- Convidado
Re: Como pintar uma guitarra - guia para aventureiros
tecnicamente nao é dificil. só precisa é que tenham os passos bem presentes, para nao fazerem coisas antes do tempo ou tarde demais. e têm só que ter cuidado e empenho.
nao é propriamente um teste de inteligencia nem uma prova de esforço. é preciso é mesmo concentração e dedicação.
nao é propriamente um teste de inteligencia nem uma prova de esforço. é preciso é mesmo concentração e dedicação.
Kaz- ADMINISTRADOR
- Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008
Re: Como pintar uma guitarra - guia para aventureiros
Kazuya escreveu:tecnicamente nao é dificil. só precisa é que tenham os passos bem presentes, para nao fazerem coisas antes do tempo ou tarde demais. e têm só que ter cuidado e empenho.
nao é propriamente um teste de inteligencia nem uma prova de esforço. é preciso é mesmo concentração e dedicação.
A tua SG nao foi pintada por ti?
Convidad- Convidado
Re: Como pintar uma guitarra - guia para aventureiros
a minha SG só levou as duas riscas. nem sequer lixei a pintura original, pk o meu objectivo é que a tinta das riscas descasque mesmo. ou seja, eu pintei mal de propósito. a ideia é que com o tempo a tinta vá saindo, dando aquele aspecto rude e estragado.
por outro lado, a strat que pintei, essa ja foi toda lixadinha e limpa antes de receber qualquer tipo de tinta.
por outro lado, a strat que pintei, essa ja foi toda lixadinha e limpa antes de receber qualquer tipo de tinta.
Kaz- ADMINISTRADOR
- Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008
Re: Como pintar uma guitarra - guia para aventureiros
Pois ja tinha visto que as ricas estao a descascar mas ta muito fixe
Convidad- Convidado
Re: Como pintar uma guitarra - guia para aventureiros
kaz, uma duvida, tiras-te o braço para pintar a tua ? é mesmo preciso tirar? é que eu tenho medo
Convidad- Convidado
Re: Como pintar uma guitarra - guia para aventureiros
a que so fiz as risquinhas nao tirei. tirei da outra que pintei na integra.
esta aqui:
http://www.marcovale.com/public_img/blueburst_strat.jpg
a cena de tirares o braço nao é nada demais. podes sempre fazer acertos. so tens que proteger a cavidade
esta aqui:
http://www.marcovale.com/public_img/blueburst_strat.jpg
a cena de tirares o braço nao é nada demais. podes sempre fazer acertos. so tens que proteger a cavidade
Kaz- ADMINISTRADOR
- Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008
Re: Como pintar uma guitarra - guia para aventureiros
só mais uma coisa Kaz, pintas-te a spray não é? se eu quiser pintar uma superficie maior isso não sai mal? é preferivel a pincel sei la?
Convidad- Convidado
Re: Como pintar uma guitarra - guia para aventureiros
ui
nunca a pincel
pincel tem pelos, que deixam riscas. é sempre melhor a spray. nao podes é pintar logo à primeira.
uma passagem muito ao de leve. seca
passas a outra, seca.
só praí à 5 é que devia estar completamente tapado. isso quer dizer que ficou bem distribuido e a cor fica homogenea.
até as minhas riscas, que são simples riscas levaram 3 passagens.
nunca a pincel
pincel tem pelos, que deixam riscas. é sempre melhor a spray. nao podes é pintar logo à primeira.
uma passagem muito ao de leve. seca
passas a outra, seca.
só praí à 5 é que devia estar completamente tapado. isso quer dizer que ficou bem distribuido e a cor fica homogenea.
até as minhas riscas, que são simples riscas levaram 3 passagens.
Kaz- ADMINISTRADOR
- Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008
Re: Como pintar uma guitarra - guia para aventureiros
kaz como das o efeito de degradee do preto para o azul?
Convidad- Convidado
Re: Como pintar uma guitarra - guia para aventureiros
eu o que fiz aí foi simplesmente pintar o azul claro por baixo, e depois pintar o escuro à volta. O que fazes é pintar com a lata mais afastada, de maneira a que nunca pinte muito.
basicamente ao pintar longe metes camadas leves e vais vendo se precisas de mais ou menos tinta.
vi no youtube gajos a usar uma tecnica esquisita para fazer um brust, tipo sun burst ou assim.
basicamente o que fazem é recortar a forma que querem MANTER na guitarra. ou seja, se queres manter o centro na cor que está, cortas uma forma em cartao que seja a area do centro. depois colocas essa forma por cima da tinta, mas afastada. tipo... metes um rolo de fita cola, ou uma caixa, o que for, e pousas o cartao em cima. e depois ao pintar à volta a tinta nao vai parar ao centro. como o cartao está a afastado alguma da tinta vai parar à zona que queres manter, mas menos. e dá a ideia da gradação.
nunca tentei apesar de tudo. por isso nao meto a mao no fogo. nao querendo dizer que nao funcione, só nao sei por experiencia.
basicamente ao pintar longe metes camadas leves e vais vendo se precisas de mais ou menos tinta.
vi no youtube gajos a usar uma tecnica esquisita para fazer um brust, tipo sun burst ou assim.
basicamente o que fazem é recortar a forma que querem MANTER na guitarra. ou seja, se queres manter o centro na cor que está, cortas uma forma em cartao que seja a area do centro. depois colocas essa forma por cima da tinta, mas afastada. tipo... metes um rolo de fita cola, ou uma caixa, o que for, e pousas o cartao em cima. e depois ao pintar à volta a tinta nao vai parar ao centro. como o cartao está a afastado alguma da tinta vai parar à zona que queres manter, mas menos. e dá a ideia da gradação.
nunca tentei apesar de tudo. por isso nao meto a mao no fogo. nao querendo dizer que nao funcione, só nao sei por experiencia.
Kaz- ADMINISTRADOR
- Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008
Re: Como pintar uma guitarra - guia para aventureiros
Boas, bom tópico, mas tenho uma duvida as lixas que utilizas te no verniz são lixas de àgua e tambem as molhas te ou são lixas normais e molhas te em agua? É que eu pensava que depois de aplicar o verniz lixavasse com lixa dàgua.
Obrigado
Obrigado
Convidad- Convidado
Re: Como pintar uma guitarra - guia para aventureiros
nao tem mal ser com água. se aplicares verniz normal sem endurecedor, só tens mesmo é que esperar um mez para que cure. se pintares com verniz de poliuretano, com endurecedor, dali a 24 horas ja podes lixar.
Sempre com água!
Sempre com água!
Kaz- ADMINISTRADOR
- Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008
Re: Como pintar uma guitarra - guia para aventureiros
eu acho que tenho medo de mais para pintar a minha guitarra xD
Re: Como pintar uma guitarra - guia para aventureiros
se eu voltar a pintar alguma eu faço um video
Kaz- ADMINISTRADOR
- Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008
jota jota- Moderador
- Post Count : 2192
Idade : 35
Localização : Beja
Guitarra : Yamaha Pacifica | Jackson DK2 Dinky | Admira Rosario
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 19/04/2009
Re: Como pintar uma guitarra - guia para aventureiros
Tambem eu. Se bem que toda fod*d* já ela está lolkicos escreveu:eu acho que tenho medo de mais para pintar a minha guitarra xD
Convidad- Convidado
Re: Como pintar uma guitarra - guia para aventureiros
Tenho uma duvida, não é que eu vá pintar a minha guitarra, mas para retirar o braço é necessário tirar o tensor do braço?? Ou basta só desaparafusar os quatro parafusos?
jota jota- Moderador
- Post Count : 2192
Idade : 35
Localização : Beja
Guitarra : Yamaha Pacifica | Jackson DK2 Dinky | Admira Rosario
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 19/04/2009
Re: Como pintar uma guitarra - guia para aventureiros
basta desaparafusar, não convém é estar muito tempo sem cordas o tensor continua a fazer força a mesma.
se vais tirar o braço por muito tempo, desaperta o tensor, conta o numero de meias voltas que desapertas ate ficar mais solto assim poderá estar sem cordas vario tempo sem empenar. desapertar/apertar o tensor é algo que deve ser feito com gentileza e normalmente esperas umas horas ou mesmo 1 dia... tipo mexes 1volta por dia para a madeira se ir adaptando.
se vais tirar o braço por muito tempo, desaperta o tensor, conta o numero de meias voltas que desapertas ate ficar mais solto assim poderá estar sem cordas vario tempo sem empenar. desapertar/apertar o tensor é algo que deve ser feito com gentileza e normalmente esperas umas horas ou mesmo 1 dia... tipo mexes 1volta por dia para a madeira se ir adaptando.
Convidad- Convidado
Re: Como pintar uma guitarra - guia para aventureiros
Obrigado Carlos!
jota jota- Moderador
- Post Count : 2192
Idade : 35
Localização : Beja
Guitarra : Yamaha Pacifica | Jackson DK2 Dinky | Admira Rosario
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 19/04/2009
Re: Como pintar uma guitarra - guia para aventureiros
ainda fiquei com mais medo de fazer isso na minha guitarra xDD
Página 1 de 8 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8
Tópicos semelhantes
» Pintar Guitarra. PRS
» pintar guitarra =)
» Pintar guitarra clássica!
» Pintar Hardware?
» Pintar guitarra. Stratocaster com nova pele!
» pintar guitarra =)
» Pintar guitarra clássica!
» Pintar Hardware?
» Pintar guitarra. Stratocaster com nova pele!
Página 1 de 8
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos