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Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática

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Mensagem por Convidad Sex Jul 02 2010, 13:56

voltando ao assunto do topico é isto que vai dar entao certo?
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Mensagem por Duarteman Sex Jul 02 2010, 13:58

kouros escreveu:Quanto mais ao fundo do braço tocares (a partir do 12º trasto), menores serão as escalas pois o espaço entre os trastos na escala também é menor. Logo quanto mais perto do pente tocares, maiores serão as escalas.

Espero ter ajudado Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática - Página 2 Icon_biggrin
Wtf? Parti-me a rir xD
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Mensagem por Duarteman Sex Jul 02 2010, 14:01

Sworn, é isso, a escala vai ser sempre assim. Posso adicionar essa imagem ao meu Post inicial?
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Mensagem por Convidad Sex Jul 02 2010, 14:04

claro =D ^^ fiz agora para por no meu ''portfolio'' visto que n tenho aulas quero me organizar ^^
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Mensagem por kouros Sex Jul 02 2010, 14:47

Na minha opinião essa imagem não serve para nada, é pura redundância..

Se o eixo vertical (com os numeros ate 23) fossem os trastos e as letras no topo (horizontais: abcd..etc) fossem antes EADGBE, aí sim serviria para alguma coisa... se bem que esse diagrama que estou a dizer já deve existir por aí (talvez numas poucas centenas de versões lol)
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Mensagem por Duarteman Sex Jul 02 2010, 14:54

kouros escreveu:Na minha opinião essa imagem não serve para nada, é pura redundância..

Se o eixo vertical (com os numeros ate 23) fossem os trastos e as letras no topo (horizontais: abcd..etc) fossem antes EADGBE, aí sim serviria para alguma coisa... se bem que esse diagrama que estou a dizer já deve existir por aí (talvez numas poucas centenas de versões lol)
Serve se for vista como a escala cromática feita a partir de várias root notes...
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Mensagem por Convidad Sex Jul 02 2010, 14:56

mas cm EADGBE so dava para standart aquele da para todas as afinacoes que uses basta organizares, os numeros sao os trastes, ta basico um diagrama bastante basico xD
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Mensagem por kouros Sex Jul 02 2010, 15:00

Não sei se alguém usa essas tabelas para andar mesmo a ver "onde é que está esta nota nesta corda?".

Eu só usei uma tabela dessas uma vez, vinha num livro do eurico cebolo e usei-a só mesmo para olhar para ela e vêr todas as relações de repetições e tentar tirar um padrão.. depois de criar esse padrão mentalmente "cagay" para a tabela e comecei a tocar guitarra lol
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Mensagem por Duarteman Sex Jul 02 2010, 15:23

kouros escreveu:Não sei se alguém usa essas tabelas para andar mesmo a ver "onde é que está esta nota nesta corda?".
Acredito que hajam, tipo gente que ainda não tenha entendido e metido bem na cabeça a escala cromática.

SofiaDIXI escreveu:Como assim, escalas maiores? oh meu deus, vais ter mesmo que fazer o tópico duarte Razz
Sworn escreveu:eu conheco isso como major scales xD em aulas que ja vi de guitarristas em ingles, apanhei uma beca daquilo mas chega a um ponto que se torna secante tentar decifrar o que ele diz em relacao a guitarra xD
Lol! Escalas Maiores, ou Major scales, também são pilares da música, muito importantes mesmo! Já há tópicos sobre elas aqui nesta secção, mas penso que estão um bocado mal explicadas... Se alguém quiser eu faço um artigo, não me custa nada Smile
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Mensagem por kouros Sex Jul 02 2010, 15:32

A teoria e a análise musical permite-nos sistematizar ideias/conceitos musicais mas a teoria não é nada concreto nem absoluto e depende em grande parte do contexto, ou seja, podemos olhar (com os ouvidos) para a mesma coisa e dar-lhe interpretações teóricas bastante variadas, até mesmo na altura de improvisar.

Bom, serve este paleio todo para dizer que apesar de toda a relatividade e contextualização que possa haver, não saiam de casa enquanto não souberem a escala maior... é que nem liguem o messenger!
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Mensagem por Convidad Ter Jul 06 2010, 04:54

O que é saber a escala maior?

Por exemplo eu sei que a progressão é TTSTTTS.
Chego ao braço e aplico essa progressão ao longo dos trastes. Se for na corda E ou e já sai quase automático. Nas outras ainda tenho de andar a pensar.

Shapes é que é pior... eu presumo que tenha primeiro de interiorizar os intervalos em cada corda e só depois os shapes... Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática - Página 2 Icon_scratch

Estava a escrever isto e cheguei à conclusão que isto tudo apenas para a maior de C!!! Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática - Página 2 Icon_pale
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Mensagem por Duarteman Ter Jul 06 2010, 12:54

Harper Lewis escreveu:O que é saber a escala maior?

Por exemplo eu sei que a progressão é TTSTTTS.
Chego ao braço e aplico essa progressão ao longo dos trastes. Se for na corda E ou e já sai quase automático. Nas outras ainda tenho de andar a pensar.

Shapes é que é pior... eu presumo que tenha primeiro de interiorizar os intervalos em cada corda e só depois os shapes... Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática - Página 2 Icon_scratch

Estava a escrever isto e cheguei à conclusão que isto tudo apenas para a maior de C!!! Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática - Página 2 Icon_pale
Lol o que tu disseste está certo, a progressão é TTSTTT(S). Mas parece-me que fazes confusão com muitas coisas e, pior, não sabes bem a utilidade (que é grande, diga-se de passagem) da escala maior. Não percebi muito bem o que disseste, especialmente quando falaste em C silent

Quando tiver tempo eu crio um topic a falar um bocado sobre escalas maiores, talvez até esta semana, ok? cheers
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Mensagem por kouros Ter Jul 06 2010, 13:01

Preparem-se para afastar os dedos, vêm aí escalas maiores (aquelas grandes!) Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática - Página 2 373466
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Mensagem por Convidad Sex Jun 24 2011, 11:28

alguem me pode explicar quando se muda de corda a tocar uma escala cromatica? desculpem a ignorancia, ainda sou novo nisto de teoria Smile
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Mensagem por pedrocanel Sex Jul 15 2011, 10:58

Bom artigo sim senhor. Gostava de poder contribuir se o autor assim o entender com algum esclarecimento acerca dos intervalos por causa de poderem algumas informãções serem levadas à rica pela malta que está a levar isto tudo à letra... e muito bem

Tem que ver com dois meios tons (ou dois semi-tons) não serem exactamente o mesmo que um tom bem como o facto de Do# e Reb serem intervalos enarmónicos (são a mesma nota tocada numa guitarra) mas não serem uma e a mesma coisa. Se ouvirem um violinista a tocar ambas as notas há diferença. Pode parecer confuso mas com a permissão do autor do artigo posso tentar esclarecer.

Abraço,

Canela
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Mensagem por Duarteman Sex Jul 15 2011, 18:10

Boas pedrocanel,

Toda a contribuição é bem-vinda claro! E está tudo certo no post que escreveste, mas eu não mencionei esses detalhes porque não queria complicar muito as coisas, para além do facto que, na prática, isso não se aplica à guitarra (sublinho na prática). Mas se calhar o melhor é adicionar essa info.

Abraço
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Mensagem por jairao Qui Set 27 2012, 07:07

Muito bom este tópico Ler

Parabens aos intervenientes
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Mensagem por marjorie in the box Seg Out 01 2012, 09:53

Bom post. Falta alguém colocar sobre construção de escalas menores. Alguém tem?
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