Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática
+2
boavida
Duarteman
6 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática
voltando ao assunto do topico é isto que vai dar entao certo?
Uploaded with ImageShack.us
Uploaded with ImageShack.us
Convidad- Convidado
Wtf? Parti-me a rir xDkouros escreveu:Quanto mais ao fundo do braço tocares (a partir do 12º trasto), menores serão as escalas pois o espaço entre os trastos na escala também é menor. Logo quanto mais perto do pente tocares, maiores serão as escalas.
Espero ter ajudado
Duarteman- Guitarrista de garagem
- Post Count : 353
Guitarra : Century CG-530, Squier Affinity Telecaster
Guitarrista : Lead
Sworn, é isso, a escala vai ser sempre assim. Posso adicionar essa imagem ao meu Post inicial?
claro =D ^^ fiz agora para por no meu ''portfolio'' visto que n tenho aulas quero me organizar ^^
Convidad- Convidado
Na minha opinião essa imagem não serve para nada, é pura redundância..
Se o eixo vertical (com os numeros ate 23) fossem os trastos e as letras no topo (horizontais: abcd..etc) fossem antes EADGBE, aí sim serviria para alguma coisa... se bem que esse diagrama que estou a dizer já deve existir por aí (talvez numas poucas centenas de versões lol)
Se o eixo vertical (com os numeros ate 23) fossem os trastos e as letras no topo (horizontais: abcd..etc) fossem antes EADGBE, aí sim serviria para alguma coisa... se bem que esse diagrama que estou a dizer já deve existir por aí (talvez numas poucas centenas de versões lol)
kouros- Guitar GOD
- Post Count : 3056
Guitarra : Sim
Serve se for vista como a escala cromática feita a partir de várias root notes...kouros escreveu:Na minha opinião essa imagem não serve para nada, é pura redundância..
mas cm EADGBE so dava para standart aquele da para todas as afinacoes que uses basta organizares, os numeros sao os trastes, ta basico um diagrama bastante basico xD
Convidad- Convidado
Não sei se alguém usa essas tabelas para andar mesmo a ver "onde é que está esta nota nesta corda?".
Eu só usei uma tabela dessas uma vez, vinha num livro do eurico cebolo e usei-a só mesmo para olhar para ela e vêr todas as relações de repetições e tentar tirar um padrão.. depois de criar esse padrão mentalmente "cagay" para a tabela e comecei a tocar guitarra lol
Eu só usei uma tabela dessas uma vez, vinha num livro do eurico cebolo e usei-a só mesmo para olhar para ela e vêr todas as relações de repetições e tentar tirar um padrão.. depois de criar esse padrão mentalmente "cagay" para a tabela e comecei a tocar guitarra lol
kouros- Guitar GOD
Acredito que hajam, tipo gente que ainda não tenha entendido e metido bem na cabeça a escala cromática.kouros escreveu:Não sei se alguém usa essas tabelas para andar mesmo a ver "onde é que está esta nota nesta corda?".
SofiaDIXI escreveu:Como assim, escalas maiores? oh meu deus, vais ter mesmo que fazer o tópico duarte
Lol! Escalas Maiores, ou Major scales, também são pilares da música, muito importantes mesmo! Já há tópicos sobre elas aqui nesta secção, mas penso que estão um bocado mal explicadas... Se alguém quiser eu faço um artigo, não me custa nadaSworn escreveu:eu conheco isso como major scales xD em aulas que ja vi de guitarristas em ingles, apanhei uma beca daquilo mas chega a um ponto que se torna secante tentar decifrar o que ele diz em relacao a guitarra xD
A teoria e a análise musical permite-nos sistematizar ideias/conceitos musicais mas a teoria não é nada concreto nem absoluto e depende em grande parte do contexto, ou seja, podemos olhar (com os ouvidos) para a mesma coisa e dar-lhe interpretações teóricas bastante variadas, até mesmo na altura de improvisar.
Bom, serve este paleio todo para dizer que apesar de toda a relatividade e contextualização que possa haver, não saiam de casa enquanto não souberem a escala maior... é que nem liguem o messenger!
Bom, serve este paleio todo para dizer que apesar de toda a relatividade e contextualização que possa haver, não saiam de casa enquanto não souberem a escala maior... é que nem liguem o messenger!
kouros- Guitar GOD
O que é saber a escala maior?
Por exemplo eu sei que a progressão é TTSTTTS.
Chego ao braço e aplico essa progressão ao longo dos trastes. Se for na corda E ou e já sai quase automático. Nas outras ainda tenho de andar a pensar.
Shapes é que é pior... eu presumo que tenha primeiro de interiorizar os intervalos em cada corda e só depois os shapes...
Estava a escrever isto e cheguei à conclusão que isto tudo apenas para a maior de C!!!
Chego ao braço e aplico essa progressão ao longo dos trastes. Se for na corda E ou e já sai quase automático. Nas outras ainda tenho de andar a pensar.
Shapes é que é pior... eu presumo que tenha primeiro de interiorizar os intervalos em cada corda e só depois os shapes...
Estava a escrever isto e cheguei à conclusão que isto tudo apenas para a maior de C!!!
Convidad- Convidado
Lol o que tu disseste está certo, a progressão é TTSTTT(S). Mas parece-me que fazes confusão com muitas coisas e, pior, não sabes bem a utilidade (que é grande, diga-se de passagem) da escala maior. Não percebi muito bem o que disseste, especialmente quando falaste em CHarper Lewis escreveu:O que é saber a escala maior?
Quando tiver tempo eu crio um topic a falar um bocado sobre escalas maiores, talvez até esta semana, ok?
Preparem-se para afastar os dedos, vêm aí escalas maiores (aquelas grandes!)
kouros- Guitar GOD
alguem me pode explicar quando se muda de corda a tocar uma escala cromatica? desculpem a ignorancia, ainda sou novo nisto de teoria
Convidad- Convidado
Bom artigo sim senhor. Gostava de poder contribuir se o autor assim o entender com algum esclarecimento acerca dos intervalos por causa de poderem algumas informãções serem levadas à rica pela malta que está a levar isto tudo à letra... e muito bem
Tem que ver com dois meios tons (ou dois semi-tons) não serem exactamente o mesmo que um tom bem como o facto de Do# e Reb serem intervalos enarmónicos (são a mesma nota tocada numa guitarra) mas não serem uma e a mesma coisa. Se ouvirem um violinista a tocar ambas as notas há diferença. Pode parecer confuso mas com a permissão do autor do artigo posso tentar esclarecer.
Abraço,
Canela
Tem que ver com dois meios tons (ou dois semi-tons) não serem exactamente o mesmo que um tom bem como o facto de Do# e Reb serem intervalos enarmónicos (são a mesma nota tocada numa guitarra) mas não serem uma e a mesma coisa. Se ouvirem um violinista a tocar ambas as notas há diferença. Pode parecer confuso mas com a permissão do autor do artigo posso tentar esclarecer.
Abraço,
Canela
pedrocanel- Aprendiz de guitarra
- Post Count : 71
Guitarra : Ibanez JEM 77 BFP, Gibson Les Paul Supreme Desert Burst, Gibson Les Paul Supreme (made in China) C/Gibson PU's, Yamaha RT, Ibanez RG550T c/ Fernandez SUstainer, Alhambra 11C, Admira Juanita, Maison Electro-acustica, Maison Elétrica, Vintage V1oo Lemon Drop, Vintage V100 Cherry Sunburts
Guitarrista : Indefinido
Boas pedrocanel,
Toda a contribuição é bem-vinda claro! E está tudo certo no post que escreveste, mas eu não mencionei esses detalhes porque não queria complicar muito as coisas, para além do facto que, na prática, isso não se aplica à guitarra (sublinho na prática). Mas se calhar o melhor é adicionar essa info.
Abraço
Toda a contribuição é bem-vinda claro! E está tudo certo no post que escreveste, mas eu não mencionei esses detalhes porque não queria complicar muito as coisas, para além do facto que, na prática, isso não se aplica à guitarra (sublinho na prática). Mas se calhar o melhor é adicionar essa info.
Abraço
Muito bom este tópico
Parabens aos intervenientes
Parabens aos intervenientes
jairao- Post Count : 20
Guitarra : Cort CR 50 Les Paul, e uma das lojas dos chineses, que não precisa de corrente, só precisa de coragem para parti-la toda na cabeça de um político!!!
Guitarrista : Indefinido
Bom post. Falta alguém colocar sobre construção de escalas menores. Alguém tem?
marjorie in the box- Post Count : 5
Guitarra : Várias
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Página 2 de 2 • 1, 2