Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática
+2
boavida
Duarteman
6 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática
Boas pessoal, deixo aqui um pequeno artigo sobre intervalos, um dos pilares da teoria musical.
Deixo desde já claro que uso a nomenclatura Universal, ou seja uso como nomes de notas C, D, E, F, G, A e B. Aconselho-vos a estudar assim do que a usarem a portuguesa (Dó Ré Mi...), na minha opinião torna-se mais fácil com as letras. Mesmo assim deixo aqui a relação entre a nomenclatura universal e a portuguesa, é simples:
C - Dó
D - Ré
E - Mi
F - Fá
G - Sol
A - Lá
B - Sí
Continuando xD
Um intervalo é como que uma "distância" entre 2 notas. Como tal, para saber que intervalo temos, precisamos de "medir" a distância. As medidas usadas para "medir" essa distância são os tons e os semi-tons. Aos semi-tons vamos chamar S e aos tons vamos chamar T. 2S = T - ou seja - 2 semi-tons equivalem a 1 tom. Got it? (continuo a seguir a falar sobre intervalos)
A escala cromática é a base de todas as escalas. É a escala que contém as 12 notas da música, dividas entre semi-tons. A escala vai subindo um semi-tom por nota. Vamos passar à prática:
Escala cromática em C (ou seja, começa em C, ou melhor, a nota raíz é C):
C - C# - D - D# - E - F - F# - G -G# - A - A# - B (C)
Escala cromática em D (nota inicial é D):
D - D# - E - F - F# - G - G# - A - A# - B - C - C# (D)
Esta imagem do piano é capaz de ajudar:
Nota: Podemos construir a escala a partir de qualquer nota que quisermos, basta ir adicionando semi-tons até chegarmos à nota inicial uma oitava acima (explicado mais à frente).
Quando aumentamos um semi-tom a uma nota, adicionamos-lhe um sustenido (#). O sustenido serve exactamente para aumentar um semi-tom à nota; pelo outro lado também temos o bemol (b), que desce um semi-tom à nota. Imaginem:
Temos C e queremos aumentar-lhe um semi-tom. Basta adicionar um sustenido, C# (aka Dó Sustenido), para ficar semi-tom acima. Por outro lado, quando queremos descer um semi-tom a um D, adicionamos um bemol, ficando Db (aka Ré bemol). Reparem que Db = C#, a nota é exactamente a mesma só que com um nome diferente, porque subir meio tom a C vai ser igual a diminuir meio-tom a D (usem a imagem do piano como referência, e mantenham em mente que a escala cromática anda de semi-tom em semi-tom).
Se quisermos aumentar um tom (dois semi-tons) a C, ficamos com D.
MUITO IMPORTANTE: É de valorizar igualmente que entre E - F e B - C não encontramos sustenidos. Entre estas notas só andamos um semi-tom. Se adicionarmos um # ao E, ficamos com F. Por outro lado se adicionarmos um b ao C, ficamos com B.
Escalas cromáticas construídas em A, B, C, D, E, F e G (notas naturais):
Continuando com os intervalos
Os nomes dos intervalos dão-se em conformidade com a distancia entre as notas. Deixo aqui os intervalos básicos:
Primeira justa ou Uníssono: sem intervalos entre os dois sons (a mesma nota)
Segunda menor: distância de um semitom entre os sons.
Segunda maior: distância de dois semitons entre os sons.
Terceira menor: distância de três semitons entre os sons.
Terceira maior: distância de quatro semitons entre os sons.
Quarta perfeita: distância de cinco semitons entre os sons.
Quarta aumentada ou quinta diminuta ou trítono: distância de seis semitons (três tons, daí seu nome) entre os sons.
Quinta perfeita: distância de sete semitons entre os sons.
Sexta menor: distância de oito semitons entre os sons.
Sexta maior: distância de nove semitons entre os sons.
Sétima menor: distância de dez semitons entre os sons.
Sétima maior: distância de onze semitons entre os sons.
Oitava: distância de doze semitons entre os sons.
(não existem só estes intervalos, não acabam na oitava; há mais e muitos complicados, se quiserem conhecê-los vão pesquisando)
Ora bem vamos ver:
Temos C, queremos encontrar a sua terceira maior. Sabemos que numa terceira maior, há uma distância de 4 semi-tons (ou 2 tons). Vamos recorrer à escala cromática:
C - s - C# - s - D - s - D# s - E
4 semi-tons a seguir a C, temos um E! Ou seja, a terceira maior de C é E.
Outro exemplo:
Temos D#, e queremos a sua sexta menor (8 semi-tons). Again, escala cromática, desta vez a começar em D#:
D# - s - E - s - F - s - F# - s - G - s - G# - s - A - s - A# - s - B
A sexta menor de D# é B.
Agora um outro exemplo:
Temos F e queremos a sua oitava (12 semi-tons): Escala cromática em F:
F - s - F# - s - G - s - G# - s - A - s - A# - s - B - s - C - s - C# - s - D - s - D# s - E - s - F!
Voltamos a F! Ou seja, quando aumentamos uma nota em uma oitava, regressamos à mesma nota, sendo ela uma oitava acima. São notas iguais, embora a que esteja uma oitava acima seja bem mais aguda. Para verificarem isto, toquem na 1ª corda, 1ª casa da guitarra, e depois toquem na mesma corda, mas na 13ª casa. As 2 notas são F, podem verificá-lo se tiverem afinador cromático, embora o F que está na 13ª casa seja bem mais agudo.
Bem e agora perguntam vocês: "Pra que raio é que isto me serve a tocar?"
E eu respondo "Isto directamente não serve para nicles! Mas para que a teoria sirva para alguma coisa, estas coisas básicas têm de ser bem sabidas. É nestes princípios que a teoria musical assenta. Mais tarde, e com mais estudo, perceberão que com um bom conhecimento de intervalos é possível criar acordes, criar escalas, e sabê-los instantaneamente nas pontas dos dedos. Deixam de andar a decorar desenhos de escalas e acordes e passam automaticamente a saber os 'caminhos' que os dedos 'escolhem' para exprimir o que querem.
Aproveito e deixo já aqui alguma aplicação da teoria na guitarra, para quem quiser ir treinando os intervalos e vendo a escala cromática. Ora bem, na guitarra, sempre que subimos uma casa (um traste), subimos um semi-tom. Sabendo isto e sabendo que a afinação standard na guitarra é E-A-D-G-B-E, da sexta para a primeira corda, podemos saber qual a nota que tocamos em x corda e y traste. É muito complicado ao início saber isso, requer muito treino, nem eu sei bem as notas instantaneamente mas digo-vos que dá um jeitaço, e vocês vão-se aperceber disso quando continuarem a estudar teoria. Deixo-vos a papinha aqui feita para verem:
Fica aqui também outra imagem, considerem isso o braço da guitarra e substituam a R (nota raiz) por uma qualquer e obtêm os seus intervalos instantaneamente a olhar para ela.
[img]http://www.jazzguitar.be/images/chords/guitar_notes.gif[img]
Mais tarde sou capaz de postar alguma coisinha sobre Escalas maiores e a sua formação.
Estou aberto a sugestões e críticas, e se tiver errado em alguma coisa avisem-me.
Abraço!
PS: Obrigado ao CarlosC e ao Sworn pelo contributo ao tópico!
Deixo desde já claro que uso a nomenclatura Universal, ou seja uso como nomes de notas C, D, E, F, G, A e B. Aconselho-vos a estudar assim do que a usarem a portuguesa (Dó Ré Mi...), na minha opinião torna-se mais fácil com as letras. Mesmo assim deixo aqui a relação entre a nomenclatura universal e a portuguesa, é simples:
C - Dó
D - Ré
E - Mi
F - Fá
G - Sol
A - Lá
B - Sí
Continuando xD
Um intervalo é como que uma "distância" entre 2 notas. Como tal, para saber que intervalo temos, precisamos de "medir" a distância. As medidas usadas para "medir" essa distância são os tons e os semi-tons. Aos semi-tons vamos chamar S e aos tons vamos chamar T. 2S = T - ou seja - 2 semi-tons equivalem a 1 tom. Got it? (continuo a seguir a falar sobre intervalos)
A escala cromática é a base de todas as escalas. É a escala que contém as 12 notas da música, dividas entre semi-tons. A escala vai subindo um semi-tom por nota. Vamos passar à prática:
Escala cromática em C (ou seja, começa em C, ou melhor, a nota raíz é C):
C - C# - D - D# - E - F - F# - G -G# - A - A# - B (C)
Escala cromática em D (nota inicial é D):
D - D# - E - F - F# - G - G# - A - A# - B - C - C# (D)
Esta imagem do piano é capaz de ajudar:
Nota: Podemos construir a escala a partir de qualquer nota que quisermos, basta ir adicionando semi-tons até chegarmos à nota inicial uma oitava acima (explicado mais à frente).
Quando aumentamos um semi-tom a uma nota, adicionamos-lhe um sustenido (#). O sustenido serve exactamente para aumentar um semi-tom à nota; pelo outro lado também temos o bemol (b), que desce um semi-tom à nota. Imaginem:
Temos C e queremos aumentar-lhe um semi-tom. Basta adicionar um sustenido, C# (aka Dó Sustenido), para ficar semi-tom acima. Por outro lado, quando queremos descer um semi-tom a um D, adicionamos um bemol, ficando Db (aka Ré bemol). Reparem que Db = C#, a nota é exactamente a mesma só que com um nome diferente, porque subir meio tom a C vai ser igual a diminuir meio-tom a D (usem a imagem do piano como referência, e mantenham em mente que a escala cromática anda de semi-tom em semi-tom).
Se quisermos aumentar um tom (dois semi-tons) a C, ficamos com D.
MUITO IMPORTANTE: É de valorizar igualmente que entre E - F e B - C não encontramos sustenidos. Entre estas notas só andamos um semi-tom. Se adicionarmos um # ao E, ficamos com F. Por outro lado se adicionarmos um b ao C, ficamos com B.
Escalas cromáticas construídas em A, B, C, D, E, F e G (notas naturais):
Continuando com os intervalos
Os nomes dos intervalos dão-se em conformidade com a distancia entre as notas. Deixo aqui os intervalos básicos:
Primeira justa ou Uníssono: sem intervalos entre os dois sons (a mesma nota)
Segunda menor: distância de um semitom entre os sons.
Segunda maior: distância de dois semitons entre os sons.
Terceira menor: distância de três semitons entre os sons.
Terceira maior: distância de quatro semitons entre os sons.
Quarta perfeita: distância de cinco semitons entre os sons.
Quarta aumentada ou quinta diminuta ou trítono: distância de seis semitons (três tons, daí seu nome) entre os sons.
Quinta perfeita: distância de sete semitons entre os sons.
Sexta menor: distância de oito semitons entre os sons.
Sexta maior: distância de nove semitons entre os sons.
Sétima menor: distância de dez semitons entre os sons.
Sétima maior: distância de onze semitons entre os sons.
Oitava: distância de doze semitons entre os sons.
(não existem só estes intervalos, não acabam na oitava; há mais e muitos complicados, se quiserem conhecê-los vão pesquisando)
Ora bem vamos ver:
Temos C, queremos encontrar a sua terceira maior. Sabemos que numa terceira maior, há uma distância de 4 semi-tons (ou 2 tons). Vamos recorrer à escala cromática:
C - s - C# - s - D - s - D# s - E
4 semi-tons a seguir a C, temos um E! Ou seja, a terceira maior de C é E.
Outro exemplo:
Temos D#, e queremos a sua sexta menor (8 semi-tons). Again, escala cromática, desta vez a começar em D#:
D# - s - E - s - F - s - F# - s - G - s - G# - s - A - s - A# - s - B
A sexta menor de D# é B.
Agora um outro exemplo:
Temos F e queremos a sua oitava (12 semi-tons): Escala cromática em F:
F - s - F# - s - G - s - G# - s - A - s - A# - s - B - s - C - s - C# - s - D - s - D# s - E - s - F!
Voltamos a F! Ou seja, quando aumentamos uma nota em uma oitava, regressamos à mesma nota, sendo ela uma oitava acima. São notas iguais, embora a que esteja uma oitava acima seja bem mais aguda. Para verificarem isto, toquem na 1ª corda, 1ª casa da guitarra, e depois toquem na mesma corda, mas na 13ª casa. As 2 notas são F, podem verificá-lo se tiverem afinador cromático, embora o F que está na 13ª casa seja bem mais agudo.
Bem e agora perguntam vocês: "Pra que raio é que isto me serve a tocar?"
E eu respondo "Isto directamente não serve para nicles! Mas para que a teoria sirva para alguma coisa, estas coisas básicas têm de ser bem sabidas. É nestes princípios que a teoria musical assenta. Mais tarde, e com mais estudo, perceberão que com um bom conhecimento de intervalos é possível criar acordes, criar escalas, e sabê-los instantaneamente nas pontas dos dedos. Deixam de andar a decorar desenhos de escalas e acordes e passam automaticamente a saber os 'caminhos' que os dedos 'escolhem' para exprimir o que querem.
Aproveito e deixo já aqui alguma aplicação da teoria na guitarra, para quem quiser ir treinando os intervalos e vendo a escala cromática. Ora bem, na guitarra, sempre que subimos uma casa (um traste), subimos um semi-tom. Sabendo isto e sabendo que a afinação standard na guitarra é E-A-D-G-B-E, da sexta para a primeira corda, podemos saber qual a nota que tocamos em x corda e y traste. É muito complicado ao início saber isso, requer muito treino, nem eu sei bem as notas instantaneamente mas digo-vos que dá um jeitaço, e vocês vão-se aperceber disso quando continuarem a estudar teoria. Deixo-vos a papinha aqui feita para verem:
Fica aqui também outra imagem, considerem isso o braço da guitarra e substituam a R (nota raiz) por uma qualquer e obtêm os seus intervalos instantaneamente a olhar para ela.
[img]http://www.jazzguitar.be/images/chords/guitar_notes.gif[img]
Mais tarde sou capaz de postar alguma coisinha sobre Escalas maiores e a sua formação.
Estou aberto a sugestões e críticas, e se tiver errado em alguma coisa avisem-me.
Abraço!
PS: Obrigado ao CarlosC e ao Sworn pelo contributo ao tópico!
Última edição por Duarteman em Dom Dez 12 2010, 14:53, editado 6 vez(es) (Motivo da edição : ir adicionando e corrigindo algumas coisas)
Duarteman- Guitarrista de garagem
- Post Count : 353
Idade : 32
Localização : Porto
Guitarra : Century CG-530, Squier Affinity Telecaster
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 08/05/2009
Re: Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática
é isso muito bem
eu ensino mas de outro metodo
é tudo igual, basta emtender as coisas.
eu ensino mas de outro metodo
é tudo igual, basta emtender as coisas.
Convidad- Convidado
Re: Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática
Obrigado Se alguém tiver dúvidas que as poste por cá.markoaraujo escreveu:é isso muito bem
eu ensino mas de outro metodo
é tudo igual, basta emtender as coisas.
Duarteman- Guitarrista de garagem
- Post Count : 353
Idade : 32
Localização : Porto
Guitarra : Century CG-530, Squier Affinity Telecaster
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 08/05/2009
Re: Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática
apagado
Última edição por CarlosC em Qua Ago 24 2011, 09:41, editado 1 vez(es)
Convidad- Convidado
Re: Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática
Pah sim, mas já estás a entrar noutras temáticas. Eu neste topic limito-me a descrever o funcionamento dos intervalos, não falo de como se formam acordes ou como são elaboradas as escalas. Para isso há outros topics (alguns), isto é só a base. Ainda assim vou aproveitar umas coisinhas do teu post para enriquecer o Post inicial, isto se não te importares!
Duarteman- Guitarrista de garagem
- Post Count : 353
Idade : 32
Localização : Porto
Guitarra : Century CG-530, Squier Affinity Telecaster
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 08/05/2009
Re: Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática
claro que não me importo, a intenção é positiva
Convidad- Convidado
Re: Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática
Belo topico duarte
boavida- Moderador
- Post Count : 3392
Idade : 48
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009
Re: Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática
Agora uma questão: eu já estou a perceber a escala cromática. No caso da escala de C maior, a progressão TTSTTTS dá um CDEFGAB(C) que é a escala base.
Agora para ver se eu percebi, eu aplico isso aos restantes tons:
D -> D E F# G A B C# D
E -> E F# G# A B C# D# E
F -> F G A A# C D E F
G -> G A B C D E F# G
A -> A B C# D E F# G# A
B -> B C# D# E F# G# A# B
Está correcto?!
De referir que eu aprendi inicialmente as nomenclaturas com bemois e sustenidos tudo junto: aprendi Ab A Bb B C C# D Eb E F F# G
No entanto quando falo em Ab = G#; Bb = A#; Eb = D# certo?
É nos acidentes que faço alguma confusão. Por forma a sistematizar isto ponho algumas dúvidas:
- significa que não existe B# = Cb; nem existe E# = Fb correcto?
- Portanto, isto acontece na escala cromática (natural?) e se for outra escala qualquer? Ou mesmo noutra escala é obrigatório manter a progressão natural, ou seja, a "hierarquia" ABCDEFGA (alfabética) mesmo que não estejam presentes os 7 tons? Lembro-me agora da pentatónica, por exemplo de E, em que temos E G A B D (E) onde se suprime o Fá (F) e o Dó (C) mas onde se mantém a hierarquia! O mesmo acontece com a escala de blues E G A A# B D (E).
É que se, em qualquer escala for obrigatório manter a ordem dos tons, tudo bem, porque vai manter-se sempre o intervalo E-F e o B-C. Mas se não, significa que podemos passar de E para B por exemplo, e neste caso que raio de intervalo existiria? Em todo o caso, esta ultima hipotese parece-me ilógica, o que me leva a crer que de facto, qualquer que seja a escala, a ordem dos tons tem de se manter na forma alfabética. Ou seja, a escala é apenas a estrutura de intervalos entre notas que se mantém numa ordem fixa (ABCDEFG(A)), correcto?
Abraço
PS: excelente tópico para maçaricos como eu!
Agora para ver se eu percebi, eu aplico isso aos restantes tons:
D -> D E F# G A B C# D
E -> E F# G# A B C# D# E
F -> F G A A# C D E F
G -> G A B C D E F# G
A -> A B C# D E F# G# A
B -> B C# D# E F# G# A# B
Está correcto?!
De referir que eu aprendi inicialmente as nomenclaturas com bemois e sustenidos tudo junto: aprendi Ab A Bb B C C# D Eb E F F# G
No entanto quando falo em Ab = G#; Bb = A#; Eb = D# certo?
É nos acidentes que faço alguma confusão. Por forma a sistematizar isto ponho algumas dúvidas:
- significa que não existe B# = Cb; nem existe E# = Fb correcto?
- Portanto, isto acontece na escala cromática (natural?) e se for outra escala qualquer? Ou mesmo noutra escala é obrigatório manter a progressão natural, ou seja, a "hierarquia" ABCDEFGA (alfabética) mesmo que não estejam presentes os 7 tons? Lembro-me agora da pentatónica, por exemplo de E, em que temos E G A B D (E) onde se suprime o Fá (F) e o Dó (C) mas onde se mantém a hierarquia! O mesmo acontece com a escala de blues E G A A# B D (E).
É que se, em qualquer escala for obrigatório manter a ordem dos tons, tudo bem, porque vai manter-se sempre o intervalo E-F e o B-C. Mas se não, significa que podemos passar de E para B por exemplo, e neste caso que raio de intervalo existiria? Em todo o caso, esta ultima hipotese parece-me ilógica, o que me leva a crer que de facto, qualquer que seja a escala, a ordem dos tons tem de se manter na forma alfabética. Ou seja, a escala é apenas a estrutura de intervalos entre notas que se mantém numa ordem fixa (ABCDEFG(A)), correcto?
Abraço
PS: excelente tópico para maçaricos como eu!
Convidad- Convidado
Re: Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática
Pergunta.
Por exemplo, Eb é a mesma coisa que D#, assim como Db é a mesma coisa que C#?
E outra coisa, como se lêem os b e os # ?
Por exemplo, Eb é a mesma coisa que D#, assim como Db é a mesma coisa que C#?
E outra coisa, como se lêem os b e os # ?
Convidad- Convidado
Re: Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática
b=bemol
#=sustenido
Eb= D#
Db=C#
Duartman, bom topico, sai palheta
so nao percebo o porque da palheta negativa que alguem deu a este user. isto realmente é uma coisa muito inutil, principalmente para os iniciados :ironia:
#=sustenido
Eb= D#
Db=C#
Duartman, bom topico, sai palheta
so nao percebo o porque da palheta negativa que alguem deu a este user. isto realmente é uma coisa muito inutil, principalmente para os iniciados :ironia:
Convidad- Convidado
Re: Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática
Exacto, era o que eu pensava
Convidad- Convidado
Re: Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática
Sim está correctoHarper Lewis escreveu:Agora uma questão: eu já estou a perceber a escala cromática. No caso da escala de C maior, a progressão TTSTTTS dá um CDEFGAB(C) que é a escala base.
Agora para ver se eu percebi, eu aplico isso aos restantes tons:
D -> D E F# G A B C# D
E -> E F# G# A B C# D# E
F -> F G A A# C D E F
G -> G A B C D E F# G
A -> A B C# D E F# G# A
B -> B C# D# E F# G# A# B
Está correcto?!
As nomenclaturas a misturar tudo podem tornar-se confusas, mais vale usar só sustenido ou só bemol. Todos esses exemplos são válidos, está tudo certinho também.Harper Lewis escreveu:De referir que eu aprendi inicialmente as nomenclaturas com bemois e sustenidos tudo junto: aprendi Ab A Bb B C C# D Eb E F F# G
No entanto quando falo em Ab = G#; Bb = A#; Eb = D# certo?
- Existe B#, Cb, E#, e Fb, mas estes podem simplesmente ser substituídos por C, B, F e E (respectivamente). Mas aqueles nomes não deixam de ser válidos, e até usados, por quaisquer outras razões.Harper Lewis escreveu:É nos acidentes que faço alguma confusão. Por forma a sistematizar isto ponho algumas dúvidas:
- significa que não existe B# = Cb; nem existe E# = Fb correcto?
- Portanto, isto acontece na escala cromática (natural?) e se for outra escala qualquer? Ou mesmo noutra escala é obrigatório manter a progressão natural, ou seja, a "hierarquia" ABCDEFGA (alfabética) mesmo que não estejam presentes os 7 tons? Lembro-me agora da pentatónica, por exemplo de E, em que temos E G A B D (E) onde se suprime o Fá (F) e o Dó (C) mas onde se mantém a hierarquia! O mesmo acontece com a escala de blues E G A A# B D (E).
- Essa é uma boa dúvida. As escalas diatónicas (de 7 notas, como o caso da Escala Maior), para serem correctamente escritas, devem ter todas as notas (ABCDEFG), e a seguir fazer os acertos, a nível de sustenido ou bemol. Deixo aqui um exemplo: ainda aqui em cima escreveste a Escala Maior em F, como sendo F G A A# C D E F. Isto está certo, mas para ser devidamente bem escrita, seria antes F G A Bb C D E (F) (assim já contém todas as notas). Já a pentatónica não pode ser considerada uma escala diatónica, porque tem apenas 5 notas.
Não percebi muito bem, mas pelo que percebi, sim tem de haver uma ordem. Uma escala que contenha as notas C, F, A, G e E não pode ser escrita como C G A F E, tem de haver uma ordem. Supondo que a Root é A, ficaria A C E F G.Harper Lewis escreveu:É que se, em qualquer escala for obrigatório manter a ordem dos tons, tudo bem, porque vai manter-se sempre o intervalo E-F e o B-C. Mas se não, significa que podemos passar de E para B por exemplo, e neste caso que raio de intervalo existiria? Em todo o caso, esta ultima hipotese parece-me ilógica, o que me leva a crer que de facto, qualquer que seja a escala, a ordem dos tons tem de se manter na forma alfabética. Ou seja, a escala é apenas a estrutura de intervalos entre notas que se mantém numa ordem fixa (ABCDEFG(A)), correcto?
Duarteman- Guitarrista de garagem
- Post Count : 353
Idade : 32
Localização : Porto
Guitarra : Century CG-530, Squier Affinity Telecaster
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 08/05/2009
Re: Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática
Obrigado Pedro! Opa também não sei porquê, ninguém se manifestou negativamente por Post, como tal não estou preocupadoPedro_guitar escreveu:b=bemol
#=sustenido
Eb= D#
Db=C#
Duartman, bom topico, sai palheta
so nao percebo o porque da palheta negativa que alguem deu a este user. isto realmente é uma coisa muito inutil, principalmente para os iniciados :ironia:
Duarteman- Guitarrista de garagem
- Post Count : 353
Idade : 32
Localização : Porto
Guitarra : Century CG-530, Squier Affinity Telecaster
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 08/05/2009
Re: Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática
e acho que nao ha razao para dar avaliaçao negativa, é muito util para o pessoal que esta a iniciar, mas enfim
Convidad- Convidado
Re: Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática
tenho uma duvida a escala cromatica continua para alem do 13 traste? assim cm essa formacao A, A#, B, C, C# e por ai fora
Convidad- Convidado
Re: Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática
Claro! neste caso, na corda mi, tens um fá no traste 13
Convidad- Convidado
Re: Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática
sim isso eu sei ^^ so que normalmente em videos falavao sempre ate ao 12º traste e entao surgiu me esta pergunta parva xD
Convidad- Convidado
Re: Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática
quer dizer, eu acho que sim.. agora baralhei-me
Convidad- Convidado
Re: Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática
lololol
O 12º equivale às cordas soltas, logo tudo o que está do 12º para a frente é igual ao que está "das soltas para a frente".
O 12º equivale às cordas soltas, logo tudo o que está do 12º para a frente é igual ao que está "das soltas para a frente".
kouros- Guitar GOD
- Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010
Re: Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática
Claro! Qualquer traste em qualquer corda que toques é uma nota. Repara que no 12º traste, as notas em todas as cordas são as mesmas que quando as tocas em aberto (EADGBE). Para veres qual é a nota usas o mesmo método.Sworn escreveu:tenho uma duvida a escala cromatica continua para alem do 13 traste? assim cm essa formacao A, A#, B, C, C# e por ai fora
Duarteman- Guitarrista de garagem
- Post Count : 353
Idade : 32
Localização : Porto
Guitarra : Century CG-530, Squier Affinity Telecaster
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 08/05/2009
Re: Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática
e no 24 tb ^^ obrigadao ^^
Convidad- Convidado
Re: Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática
Btw, querem que faça um Topic bonitinho sobre Escalas Maiores ou safam-se com o que já há por cá no fórum?
Duarteman- Guitarrista de garagem
- Post Count : 353
Idade : 32
Localização : Porto
Guitarra : Century CG-530, Squier Affinity Telecaster
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 08/05/2009
Re: Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática
Como assim, escalas maiores? oh meu deus, vais ter mesmo que fazer o tópico duarte
Convidad- Convidado
Re: Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática
eu conheco isso como major scales xD em aulas que ja vi de guitarristas em ingles, apanhei uma beca daquilo mas chega a um ponto que se torna secante tentar decifrar o que ele diz em relacao a guitarra xD
Convidad- Convidado
Re: Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática
Quanto mais ao fundo do braço tocares (a partir do 12º trasto), menores serão as escalas pois o espaço entre os trastos na escala também é menor. Logo quanto mais perto do pente tocares, maiores serão as escalas.
Espero ter ajudado
Espero ter ajudado
kouros- Guitar GOD
- Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Iniciação à teoria musical 2 - Escala maior
» Iniciação a teoria musical..
» Teoria Musical
» [Consulta] Teoria Musical
» Teoria Musical
» Iniciação a teoria musical..
» Teoria Musical
» [Consulta] Teoria Musical
» Teoria Musical
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos