ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática

+2
boavida
Duarteman
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática Empty Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática

Mensagem por Duarteman Qui Mar 25 2010, 17:13

Boas pessoal, deixo aqui um pequeno artigo sobre intervalos, um dos pilares da teoria musical.

Deixo desde já claro que uso a nomenclatura Universal, ou seja uso como nomes de notas C, D, E, F, G, A e B. Aconselho-vos a estudar assim do que a usarem a portuguesa (Dó Ré Mi...), na minha opinião torna-se mais fácil com as letras. Mesmo assim deixo aqui a relação entre a nomenclatura universal e a portuguesa, é simples:

C - Dó
D - Ré
E - Mi
F - Fá
G - Sol
A - Lá
B - Sí

Continuando xD

Um intervalo é como que uma "distância" entre 2 notas. Como tal, para saber que intervalo temos, precisamos de "medir" a distância. As medidas usadas para "medir" essa distância são os tons e os semi-tons. Aos semi-tons vamos chamar S e aos tons vamos chamar T. 2S = T - ou seja - 2 semi-tons equivalem a 1 tom. Got it? (continuo a seguir a falar sobre intervalos)

A escala cromática é a base de todas as escalas. É a escala que contém as 12 notas da música, dividas entre semi-tons. A escala vai subindo um semi-tom por nota. Vamos passar à prática:

Escala cromática em C (ou seja, começa em C, ou melhor, a nota raíz é C):

C - C# - D - D# - E - F - F# - G -G# - A - A# - B (C)

Escala cromática em D (nota inicial é D):

D - D# - E - F - F# - G - G# - A - A# - B - C - C# (D)

Esta imagem do piano é capaz de ajudar:

Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática Piano-keys

Nota: Podemos construir a escala a partir de qualquer nota que quisermos, basta ir adicionando semi-tons até chegarmos à nota inicial uma oitava acima (explicado mais à frente).

Quando aumentamos um semi-tom a uma nota, adicionamos-lhe um sustenido (#). O sustenido serve exactamente para aumentar um semi-tom à nota; pelo outro lado também temos o bemol (b), que desce um semi-tom à nota. Imaginem:

Temos C e queremos aumentar-lhe um semi-tom. Basta adicionar um sustenido, C# (aka Dó Sustenido), para ficar semi-tom acima. Por outro lado, quando queremos descer um semi-tom a um D, adicionamos um bemol, ficando Db (aka Ré bemol). Reparem que Db = C#, a nota é exactamente a mesma só que com um nome diferente, porque subir meio tom a C vai ser igual a diminuir meio-tom a D (usem a imagem do piano como referência, e mantenham em mente que a escala cromática anda de semi-tom em semi-tom).

Se quisermos aumentar um tom (dois semi-tons) a C, ficamos com D.

MUITO IMPORTANTE: É de valorizar igualmente que entre E - F e B - C não encontramos sustenidos. Entre estas notas só andamos um semi-tom. Se adicionarmos um # ao E, ficamos com F. Por outro lado se adicionarmos um b ao C, ficamos com B.

Escalas cromáticas construídas em A, B, C, D, E, F e G (notas naturais):

Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática 53824172

Continuando com os intervalos

Os nomes dos intervalos dão-se em conformidade com a distancia entre as notas. Deixo aqui os intervalos básicos:

Primeira justa ou Uníssono: sem intervalos entre os dois sons (a mesma nota)
Segunda menor: distância de um semitom entre os sons.
Segunda maior: distância de dois semitons entre os sons.
Terceira menor: distância de três semitons entre os sons.
Terceira maior: distância de quatro semitons entre os sons.
Quarta perfeita: distância de cinco semitons entre os sons.
Quarta aumentada ou quinta diminuta ou trítono: distância de seis semitons (três tons, daí seu nome) entre os sons.
Quinta perfeita: distância de sete semitons entre os sons.
Sexta menor: distância de oito semitons entre os sons.
Sexta maior: distância de nove semitons entre os sons.
Sétima menor: distância de dez semitons entre os sons.
Sétima maior: distância de onze semitons entre os sons.
Oitava: distância de doze semitons entre os sons.

(não existem só estes intervalos, não acabam na oitava; há mais e muitos complicados, se quiserem conhecê-los vão pesquisando)

Ora bem vamos ver:
Temos C, queremos encontrar a sua terceira maior. Sabemos que numa terceira maior, há uma distância de 4 semi-tons (ou 2 tons). Vamos recorrer à escala cromática:

C - s - C# - s - D - s - D# s - E

4 semi-tons a seguir a C, temos um E! Ou seja, a terceira maior de C é E.

Outro exemplo:
Temos D#, e queremos a sua sexta menor (8 semi-tons). Again, escala cromática, desta vez a começar em D#:

D# - s - E - s - F - s - F# - s - G - s - G# - s - A - s - A# - s - B

A sexta menor de D# é B.

Agora um outro exemplo:
Temos F e queremos a sua oitava (12 semi-tons): Escala cromática em F:

F - s - F# - s - G - s - G# - s - A - s - A# - s - B - s - C - s - C# - s - D - s - D# s - E - s - F!

Voltamos a F! Ou seja, quando aumentamos uma nota em uma oitava, regressamos à mesma nota, sendo ela uma oitava acima. São notas iguais, embora a que esteja uma oitava acima seja bem mais aguda. Para verificarem isto, toquem na 1ª corda, 1ª casa da guitarra, e depois toquem na mesma corda, mas na 13ª casa. As 2 notas são F, podem verificá-lo se tiverem afinador cromático, embora o F que está na 13ª casa seja bem mais agudo.

Bem e agora perguntam vocês: "Pra que raio é que isto me serve a tocar?"

E eu respondo "Isto directamente não serve para nicles! Mas para que a teoria sirva para alguma coisa, estas coisas básicas têm de ser bem sabidas. É nestes princípios que a teoria musical assenta. Mais tarde, e com mais estudo, perceberão que com um bom conhecimento de intervalos é possível criar acordes, criar escalas, e sabê-los instantaneamente nas pontas dos dedos. Deixam de andar a decorar desenhos de escalas e acordes e passam automaticamente a saber os 'caminhos' que os dedos 'escolhem' para exprimir o que querem.

Aproveito e deixo já aqui alguma aplicação da teoria na guitarra, para quem quiser ir treinando os intervalos e vendo a escala cromática. Ora bem, na guitarra, sempre que subimos uma casa (um traste), subimos um semi-tom. Sabendo isto e sabendo que a afinação standard na guitarra é E-A-D-G-B-E, da sexta para a primeira corda, podemos saber qual a nota que tocamos em x corda e y traste. É muito complicado ao início saber isso, requer muito treino, nem eu sei bem as notas instantaneamente mas digo-vos que dá um jeitaço, e vocês vão-se aperceber disso quando continuarem a estudar teoria. Deixo-vos a papinha aqui feita para verem:

Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática Guitarnecknotesqy6

Fica aqui também outra imagem, considerem isso o braço da guitarra e substituam a R (nota raiz) por uma qualquer e obtêm os seus intervalos instantaneamente a olhar para ela.

[img]http://www.jazzguitar.be/images/chords/guitar_notes.gif[img]

Mais tarde sou capaz de postar alguma coisinha sobre Escalas maiores e a sua formação.

Estou aberto a sugestões e críticas, e se tiver errado em alguma coisa avisem-me.

Abraço!

PS: Obrigado ao CarlosC e ao Sworn pelo contributo ao tópico! Smile

Última edição por Duarteman em Dom Dez 12 2010, 14:53, editado 6 vez(es) (Motivo da edição : ir adicionando e corrigindo algumas coisas)
Duarteman
Duarteman
Guitarrista de garagem

Post Count : 353
Guitarra : Century CG-530, Squier Affinity Telecaster
Guitarrista : Lead

Ir para o topo Ir para baixo

Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática Empty Re: Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática

Mensagem por Convidad Qui Mar 25 2010, 17:40

é isso Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática 334683 muito bem Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática 15197
eu ensino mas de outro metodo
é tudo igual, basta emtender as coisas. Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática 373466
Anonymous
Convidad
Convidado

Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática Empty Re: Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática

Mensagem por Duarteman Sex Mar 26 2010, 13:03

markoaraujo escreveu:é isso Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática 334683 muito bem Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática 15197
eu ensino mas de outro metodo
é tudo igual, basta emtender as coisas. Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática 373466
Obrigado Very Happy Se alguém tiver dúvidas que as poste por cá.
Duarteman
Duarteman
Guitarrista de garagem

Mensagem por Convidad Qui Abr 01 2010, 18:53

apagado

Última edição por CarlosC em Qua Ago 24 2011, 09:41, editado 1 vez(es)
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Duarteman Qui Abr 01 2010, 19:09

Pah sim, mas já estás a entrar noutras temáticas. Eu neste topic limito-me a descrever o funcionamento dos intervalos, não falo de como se formam acordes ou como são elaboradas as escalas. Para isso há outros topics (alguns), isto é só a base. Ainda assim vou aproveitar umas coisinhas do teu post para enriquecer o Post inicial, isto se não te importares! Very Happy
Duarteman
Duarteman
Guitarrista de garagem

Mensagem por Convidad Qui Abr 01 2010, 19:11

claro que não me importo, a intenção é positiva Cool
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por boavida Sex Abr 02 2010, 05:08

Belo topico duarte Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática 334683
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido

Mensagem por Convidad Ter Jun 29 2010, 09:45

Agora uma questão: eu já estou a perceber a escala cromática. No caso da escala de C maior, a progressão TTSTTTS dá um CDEFGAB(C) que é a escala base.

Agora para ver se eu percebi, eu aplico isso aos restantes tons:

D -> D E F# G A B C# D
E -> E F# G# A B C# D# E
F -> F G A A# C D E F
G -> G A B C D E F# G
A -> A B C# D E F# G# A
B -> B C# D# E F# G# A# B

Está correcto?!
De referir que eu aprendi inicialmente as nomenclaturas com bemois e sustenidos tudo junto: aprendi Ab A Bb B C C# D Eb E F F# G

No entanto quando falo em Ab = G#; Bb = A#; Eb = D# certo?
É nos acidentes que faço alguma confusão. Por forma a sistematizar isto ponho algumas dúvidas:

- significa que não existe B# = Cb; nem existe E# = Fb correcto?
- Portanto, isto acontece na escala cromática (natural?) e se for outra escala qualquer? Ou mesmo noutra escala é obrigatório manter a progressão natural, ou seja, a "hierarquia" ABCDEFGA (alfabética) mesmo que não estejam presentes os 7 tons? Lembro-me agora da pentatónica, por exemplo de E, em que temos E G A B D (E) onde se suprime o Fá (F) e o Dó (C) mas onde se mantém a hierarquia! O mesmo acontece com a escala de blues E G A A# B D (E).

É que se, em qualquer escala for obrigatório manter a ordem dos tons, tudo bem, porque vai manter-se sempre o intervalo E-F e o B-C. Mas se não, significa que podemos passar de E para B por exemplo, e neste caso que raio de intervalo existiria? Em todo o caso, esta ultima hipotese parece-me ilógica, o que me leva a crer que de facto, qualquer que seja a escala, a ordem dos tons tem de se manter na forma alfabética. Ou seja, a escala é apenas a estrutura de intervalos entre notas que se mantém numa ordem fixa (ABCDEFG(A)), correcto?

Abraço
PS: excelente tópico para maçaricos como eu!Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática 738877
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad Ter Jun 29 2010, 09:52

Pergunta.
Por exemplo, Eb é a mesma coisa que D#, assim como Db é a mesma coisa que C#?

E outra coisa, como se lêem os b e os # ?
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad Ter Jun 29 2010, 15:57

b=bemol
#=sustenido

Eb= D#

Db=C#

Duartman, bom topico, sai palheta

so nao percebo o porque da palheta negativa que alguem deu a este user. isto realmente é uma coisa muito inutil, principalmente para os iniciados :ironia:
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad Ter Jun 29 2010, 16:05

Exacto, era o que eu pensava Wink
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Duarteman Ter Jun 29 2010, 16:15

Harper Lewis escreveu:Agora uma questão: eu já estou a perceber a escala cromática. No caso da escala de C maior, a progressão TTSTTTS dá um CDEFGAB(C) que é a escala base.

Agora para ver se eu percebi, eu aplico isso aos restantes tons:

D -> D E F# G A B C# D
E -> E F# G# A B C# D# E
F -> F G A A# C D E F
G -> G A B C D E F# G
A -> A B C# D E F# G# A
B -> B C# D# E F# G# A# B

Está correcto?!
Sim está correcto Very Happy

Harper Lewis escreveu:De referir que eu aprendi inicialmente as nomenclaturas com bemois e sustenidos tudo junto: aprendi Ab A Bb B C C# D Eb E F F# G

No entanto quando falo em Ab = G#; Bb = A#; Eb = D# certo?
As nomenclaturas a misturar tudo podem tornar-se confusas, mais vale usar só sustenido ou só bemol. Todos esses exemplos são válidos, está tudo certinho também.

Harper Lewis escreveu:É nos acidentes que faço alguma confusão. Por forma a sistematizar isto ponho algumas dúvidas:

- significa que não existe B# = Cb; nem existe E# = Fb correcto?
- Portanto, isto acontece na escala cromática (natural?) e se for outra escala qualquer? Ou mesmo noutra escala é obrigatório manter a progressão natural, ou seja, a "hierarquia" ABCDEFGA (alfabética) mesmo que não estejam presentes os 7 tons? Lembro-me agora da pentatónica, por exemplo de E, em que temos E G A B D (E) onde se suprime o Fá (F) e o Dó (C) mas onde se mantém a hierarquia! O mesmo acontece com a escala de blues E G A A# B D (E).
- Existe B#, Cb, E#, e Fb, mas estes podem simplesmente ser substituídos por C, B, F e E (respectivamente). Mas aqueles nomes não deixam de ser válidos, e até usados, por quaisquer outras razões.

- Essa é uma boa dúvida. As escalas diatónicas (de 7 notas, como o caso da Escala Maior), para serem correctamente escritas, devem ter todas as notas (ABCDEFG), e a seguir fazer os acertos, a nível de sustenido ou bemol. Deixo aqui um exemplo: ainda aqui em cima escreveste a Escala Maior em F, como sendo F G A A# C D E F. Isto está certo, mas para ser devidamente bem escrita, seria antes F G A Bb C D E (F) (assim já contém todas as notas). Já a pentatónica não pode ser considerada uma escala diatónica, porque tem apenas 5 notas.

Harper Lewis escreveu:É que se, em qualquer escala for obrigatório manter a ordem dos tons, tudo bem, porque vai manter-se sempre o intervalo E-F e o B-C. Mas se não, significa que podemos passar de E para B por exemplo, e neste caso que raio de intervalo existiria? Em todo o caso, esta ultima hipotese parece-me ilógica, o que me leva a crer que de facto, qualquer que seja a escala, a ordem dos tons tem de se manter na forma alfabética. Ou seja, a escala é apenas a estrutura de intervalos entre notas que se mantém numa ordem fixa (ABCDEFG(A)), correcto?
Não percebi muito bem, mas pelo que percebi, sim tem de haver uma ordem. Uma escala que contenha as notas C, F, A, G e E não pode ser escrita como C G A F E, tem de haver uma ordem. Supondo que a Root é A, ficaria A C E F G.
Duarteman
Duarteman
Guitarrista de garagem

Mensagem por Duarteman Ter Jun 29 2010, 16:17

Pedro_guitar escreveu:b=bemol
#=sustenido

Eb= D#

Db=C#

Duartman, bom topico, sai palheta

so nao percebo o porque da palheta negativa que alguem deu a este user. isto realmente é uma coisa muito inutil, principalmente para os iniciados :ironia:
Obrigado Pedro! Opa também não sei porquê, ninguém se manifestou negativamente por Post, como tal não estou preocupado Smile
Duarteman
Duarteman
Guitarrista de garagem

Mensagem por Convidad Ter Jun 29 2010, 16:55

e acho que nao ha razao para dar avaliaçao negativa, é muito util para o pessoal que esta a iniciar, mas enfim
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad Sex Jul 02 2010, 12:34

tenho uma duvida a escala cromatica continua para alem do 13 traste? assim cm essa formacao A, A#, B, C, C# e por ai fora
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad Sex Jul 02 2010, 12:37

Claro! neste caso, na corda mi, tens um fá no traste 13
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad Sex Jul 02 2010, 12:40

sim isso eu sei Wink ^^ so que normalmente em videos falavao sempre ate ao 12º traste e entao surgiu me esta pergunta parva xD Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática Lol
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad Sex Jul 02 2010, 12:41

quer dizer, eu acho que sim.. agora baralhei-me silent
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por kouros Sex Jul 02 2010, 12:58

lololol

O 12º equivale às cordas soltas, logo tudo o que está do 12º para a frente é igual ao que está "das soltas para a frente".
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Guitarra : Sim

Mensagem por Duarteman Sex Jul 02 2010, 13:22

Sworn escreveu:tenho uma duvida a escala cromatica continua para alem do 13 traste? assim cm essa formacao A, A#, B, C, C# e por ai fora
Claro! Qualquer traste em qualquer corda que toques é uma nota. Repara que no 12º traste, as notas em todas as cordas são as mesmas que quando as tocas em aberto (EADGBE). Para veres qual é a nota usas o mesmo método.
Duarteman
Duarteman
Guitarrista de garagem

Mensagem por Convidad Sex Jul 02 2010, 13:31

e no 24 tb ^^ obrigadao ^^
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Duarteman Sex Jul 02 2010, 13:37

Btw, querem que faça um Topic bonitinho sobre Escalas Maiores ou safam-se com o que já há por cá no fórum? tongue
Duarteman
Duarteman
Guitarrista de garagem

Mensagem por Convidad Sex Jul 02 2010, 13:44

Como assim, escalas maiores? oh meu deus, vais ter mesmo que fazer o tópico duarte Razz
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por Convidad Sex Jul 02 2010, 13:47

eu conheco isso como major scales xD em aulas que ja vi de guitarristas em ingles, apanhei uma beca daquilo mas chega a um ponto que se torna secante tentar decifrar o que ele diz em relacao a guitarra xD
Anonymous
Convidad
Convidado

Mensagem por kouros Sex Jul 02 2010, 13:49

Quanto mais ao fundo do braço tocares (a partir do 12º trasto), menores serão as escalas pois o espaço entre os trastos na escala também é menor. Logo quanto mais perto do pente tocares, maiores serão as escalas.

Espero ter ajudado Iniciação à teoria musical 1 - Intervalos e escala cromática Icon_biggrin
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Guitarra : Sim

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo