ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

+5
Scorp
Ser Bob
alexcoupe
Slider56
carlosfilipe
9 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  - Página 3 Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por carlosfilipe Sáb Out 15 2016, 15:20

Obrigado a todos pelas dicas, mas acabei por me chatear, parti a guitarra e encomendei uma Fender nova.





Very Happy

Hehe, agora a sério.

Estive a re-apertar os parafusos do neck (mais do que normalmente faria) e o facto é que já consegui afinar a guitarra, portanto seria mesmo o braço mal apertado... Rolling Eyes

Reparei no entanto que a ponte subiu.

Amanhã de cabeça fresca vou rever os videos e recomeçar. Smile

Depois reporto.  Rock

Mais uma vez obrigado e tenham paciência comigo e com as minhas perguntas parvas. Razz
carlosfilipe
carlosfilipe
Aprendiz de guitarra

Post Count : 86
Idade : 48
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Squier... ?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  - Página 3 Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por Slider56 Dom Out 16 2016, 05:32

A ponte subiu porque a tensão das cordas é superior à tensão exercida pelas molas lá atrás.Das duas uma: ou deixas a ponte ligeiramente levantada para usares o tremolo nos dois sentidos,ou assentas a base no corpo e só usas o tremolo para pitch-down.
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  - Página 3 Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por alexcoupe Dom Out 16 2016, 07:23

Se não usares o tremolo podes sempre bloquear o mesmo foi o que fiz na minha ibanez.

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  - Página 3 1409846541449_zpsbnviz7fb
alexcoupe
alexcoupe
Guitar Hero

Post Count : 1353
Idade : 45
Localização : Setubal
Guitarra : Epiphone Wildcat, Fender Telecaster, squier Stratocaster Maison
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 16/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  - Página 3 Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por Scorp Dom Out 16 2016, 07:30

^yep e ate aumenta ligeiramente o sustain!!!
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  - Página 3 Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por alexcoupe Dom Out 16 2016, 07:38

X2
alexcoupe
alexcoupe
Guitar Hero

Post Count : 1353
Idade : 45
Localização : Setubal
Guitarra : Epiphone Wildcat, Fender Telecaster, squier Stratocaster Maison
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 16/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  - Página 3 Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por carlosfilipe Dom Out 16 2016, 12:07

Ora boas.

Agradeço uma vez mais o vosso cuidado, sempre empenhados em ajudar. Fixe

Hoje as coisas correram de forma mais fluida.

Verifiquei a afinação e voltei a verificar o neckrelief, quer pelo método do capo no 1º traste e pressionar o 17º traste, quer recorrendo a uma régua metálica o resultado foi o mesmo: tenho 0,3mm no 7º e 9º frets e no 8º tenho cerca de 0,35mm, o que penso estar dentro dos parâmetros.

Depois baixei a ponte até tocar no corpo da guitarra e coloquei um pedaço de madeira (não tão bonito e perfeito como o da foto do Alex - 5* Wink ) de modo a que este ficasse preso. Não sei exactamente se isto é correcto, mas foi o que me pareceu pela lógica.

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  - Página 3 DSC03791_zpsx7phjpc8  

A seguir afinei e regulei a acção.
Pelo que li, o recomendado pela Fender é 4/64", ou seja, cerca de 1,58mm. Tentei essa altura na 6a corda mas não consegui sem que houvesse algum buzz, pelo que fui levantando a corda aos poucos até que não ouvisse buzz.
Medi e estava com cerca de 2mm entre o topo do fret e a base da corda. Lembrei-me então que o Slider me disse ontem para colocar a altura em 2mm e deixei ficar.
Fiz exactamente o mesmo para todas as cordas, ou seja, ficaram todas com 2mm de altura e as selas com este aspecto:

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  - Página 3 PA165183_zpsnnyu2j49

Por fim regulei a altura dos pickup's para uma folga entre o pole e a base da corda de 3,1mm na corda 6 e de 2,4mm na corda 1.

Sinceramente, não sei se estes procedimentos estão 100% correctos ou não, mas que noto muita diferença na guitarra, isso noto.

Para já, mesmo sem amplificador, notei logo um som muito mais ressonante e cheio.

Ligando ao amplificador a sensação é a mesma: um som mais cheio e encorpado com uma tonalidade mais quente e menos estridente do que anteriormente.

Noto também que os acordes estão mais fáceis de tocar, principalmente os que usam cordas no 1º traste. Antes nunca saíam limpos e havia sempre algum ruído, presumo que por causa da pestana que fazia as cordas muito altas e que se notava mais nessa zona.

Certamente que cordas novas e de razoável qualidade assim como uma pestana mais ajustada contríbuem para este melhoramento.

Resumindo, a primeira impressão é muito positiva: fiquei com a guitarra bonita, limpinha e mais ao meu gosto, o que associado ao facto de ter sido feito por mim dá um certo gozo. Smile

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  - Página 3 DSC03788_zpsbwz6ujec

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  - Página 3 DSC03787_zpsptyiuwc2

Fica a faltar, numa 1ª fase, a intonação!

Apenas as 1ª e 2ª corda estão perfeitas, embora por mero acaso. Nas outras não consegui realizar essa tarefa, eventualmente porque fiz alguma coisa mal, mesmo tendo seguido instruções precisas e aparentemente fáceis.

Na 1ª e 2ª cordas e usando o afinador, a nota solta é exactamente igual à nota pressionando o 12º traste.

Nas restantes, quando tento alongar ou encurtar a corda com recurso ao parafuso, após reafinar a nota solta fica exactamente na mesma, com a mesma diferença. Não é coisa que me preocupe mas gostava de saber o que se passa... Razz

Mais uma vez, naõ posso deixar de agradecer a quem deu o seu contributo neste tópico: Slider e Alex principalmente mas também ao Ser Bob e Scorp.

Para quem se mete numa alhada destas sem saber ler nem escrever é muito importante saber que alguém está a acompanhar, a ensinar ou simplesmente a apoiar e a dar algumas dicas. Obrigadão! Fixe

Da minha parte, aqui tentei descrever o melhor que soube o que fiz, na perspectiva não só de ser ajudado como também de poder ajudar alguém com as minha dúvidas, fotos, bitaites, etc.  Cool

De resto, achei estranho que no meio de cerca de 540 views apenas 5 pessoas (autor do tópico incluído) tenham intervido, mas estou certo que deve haver uma boa razão para isso. Smile
carlosfilipe
carlosfilipe
Aprendiz de guitarra

Post Count : 86
Idade : 48
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Squier... ?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  - Página 3 Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por Ser Bob Dom Out 16 2016, 12:15

Também tenho de aprender a fazer setups completos como este mas com a preguiça ando a evitar. Vou ver se com este tópico posso à acção Rolling Eyes

Agora já podes é fazer setups a conhecidos e cobrar 50€ por cada Razz
Ser Bob
Ser Bob
Guitarrista dedicado

Post Count : 552
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Mais de 100
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  - Página 3 Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por carlosfilipe Dom Out 16 2016, 13:17

Força nisso. Wink

Como eu costumo dizer, se eu fui capaz qualquer um é. Laughing

Quanto ao fazer setups "para fora", isso era lindo! Já estou a imaginar o anúncio: "largas horas de experiência, derivado de ter realizado inúmer... errr, um setup." lol!
carlosfilipe
carlosfilipe
Aprendiz de guitarra

Post Count : 86
Idade : 48
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Squier... ?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  - Página 3 Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por Slider56 Dom Out 16 2016, 16:51

Só um ligeiro detalhe que faz imensa diferença:

quando se acerta a intonação,antes de comparares o som entre a corda solta e a oitava no 12º traste,experimenta também picar a corda no 12º traste mas em harmónico (encostas o dedo ao de leve,tocas a corda e tiras logo o dedo!)... Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  - Página 3 Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por Scorp Seg Out 17 2016, 07:55

Está impec!!! O bloco de madeira está perfeito, é isso mesmo!!! A diferença que notas no sustain deve-se essencialmente por isso, com pontes mais baratinhas é uma mudança bastante simples mas que faz toda a diferença.

Excelente dica a do Slider em relação aos harmónicos, é um pormenor que por lapso nunca me lembro de verificar, foco-me essencialmente no som entre a corda solta e a oitava no 12º traste, tenho de rectificar isso nas minhas Cool
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  - Página 3 Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por carlosfilipe Seg Out 17 2016, 14:54

Obrigado pelos comentários. Smile

Vou tentar novamente fazer esse acerto, usando (ou tentando Razz ) os harmónicos.

O que me faz espécie é que penso que percebi o procedimento, mas quando o faço não acontece nada... não sei se me explico bem, mas a sensação que me dá é que independentemente do tamanho da corda,a diferença entre a corda solta e a oitava é idêntica, o que me parece não ter lógica.

No entanto, é muito provável que esteja a fazer algo mal.

Já agora, o afinador que eu uso é uma app de telemóvel, o gstrings.

Poderá não ser sufientemente precisa para este efeito?

Obrigado. Smile
carlosfilipe
carlosfilipe
Aprendiz de guitarra

Post Count : 86
Idade : 48
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Squier... ?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  - Página 3 Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por Slider56 Seg Out 17 2016, 15:32

Eu tenho diversos afinadores;um Boss TU-80 já com alguns anitos,um clip tuner da Aroma,outro clip da Polytune e no smartphone tenho um da Martin e outro da Boss.qualquer um resulta na boa!

..ah,e devo ter algures um diapasão com mais de 30 anos...! Razz

Se por acaso usarem um afinador de ligar por cabo,como é o caso do TU-80,não caiam na tentação de seleccionar o pickup da ponte;sempre o do meio!Mais precisão e está no sítio certo! Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  - Página 3 Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por carlosfilipe Seg Out 17 2016, 15:34

Então está visto que o defeito é mesmo do maquinista!

lol!
carlosfilipe
carlosfilipe
Aprendiz de guitarra

Post Count : 86
Idade : 48
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Squier... ?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  - Página 3 Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por davidlopes78 Ter Out 18 2016, 02:30

independentemente do tamanho da corda,a diferença entre a corda solta e a oitava é idêntica, o que me parece não ter lógica.
Explica-te la melhor...
davidlopes78
davidlopes78
Guitarrista de garagem

Post Count : 469
Idade : 46
Localização : Vila Verde de Ficalho
Guitarra : Tokai Love Rock, Sterling by Music Man SUB Silo 3
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  - Página 3 Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por barollo Ter Out 18 2016, 03:48

Belo trabalho, sim senhor! Wink Parabéns!
barollo
barollo
Guitar Hero

Post Count : 1673
Idade : 45
Localização : Porto
Guitarra : Gibson Les Paul Standard '04; Gibson Les Paul Standard '95; Gibson Les Paul Classic 1960 '92; Gibson Les Paul Junior '15; Gibson SG Standard '95; Gibson ES335 '13; Gibson J-45 '15; Martin D1-12 '96.
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  - Página 3 Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por carlosfilipe Ter Out 18 2016, 04:25

Muito obrigado barollo. Smile

Davidlopes78, eu faço assim:


1. Afino a nota com a corda solta.

2. Vejo a afinação da mesma corda no 12º traste e dá-me a nota um pouquinho mais alta do que a solta (imaginemos 2 tracinhos, no gStrings), logo terei que encurtar a corda.

3. Desloco a sela um pouco para a frente, no sentido da pestana.

4. Volto a afinar a corda solta e depois volto a ver a afinação no 12º traste, continuando a estar mais alta os mesmos 2 tracinhos.

 

Penso que depois de alterar o comprimento da corda seria suposto a afinação na oitava estar qualquer coisa mais próxima da nota… ou não?

Obrigado. Smile
carlosfilipe
carlosfilipe
Aprendiz de guitarra

Post Count : 86
Idade : 48
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Squier... ?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  - Página 3 Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por Slider56 Ter Out 18 2016, 06:09

O processo de ajuste da intonação tem muito que ver com a precisão com que a escala foi traçada e trasteada.Basta uma micro-fracção de milímetro ao lado e isso irá afecta o resto da escala.Nunca foi um processo rigoroso porque a escala é tudo menos linear.Alguns fabricantes de guitarras menos convencionais usam o chamado fan freting em que a escala está dividida num padrão em leque (fan) e a ponte e a pestana têm uma inclinação mais pronunciada do lado das cordas mais graves.

Esta guitarra aqui abaixo é um exemplo disso :

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  - Página 3 F93492ad56cc901d21c98f6305d5107a

Não é o caso da vasta maioria das guitarras,mas o que normalmente podemos fazer é uma aproximação de modo a que as cordas soem o mais afinadas possível de ponta a ponta da escala!

Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  - Página 3 Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por alexcoupe Ter Out 18 2016, 06:39

Não me consigo lembrar de nenhuma das minhas guitarras ter as oitavas a 100%, ficam o mais aproximado possível. como o Slider disse desde que soe bem.
alexcoupe
alexcoupe
Guitar Hero

Post Count : 1353
Idade : 45
Localização : Setubal
Guitarra : Epiphone Wildcat, Fender Telecaster, squier Stratocaster Maison
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 16/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  - Página 3 Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por davidlopes78 Ter Out 18 2016, 07:35

Pois não sei!!!
Ja tentaste com o harmonico no 12º??
davidlopes78
davidlopes78
Guitarrista de garagem

Post Count : 469
Idade : 46
Localização : Vila Verde de Ficalho
Guitarra : Tokai Love Rock, Sterling by Music Man SUB Silo 3
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  - Página 3 Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por acknowledgement Ter Out 18 2016, 10:38

tenho pelo menos 3 ou 4 guitarras que quando meto cordas novas e faço o setup bem feito as oitavas ficam afinadas.

não só as oitavas, como todas as notas do braço, batem o verde do afinador, do 1º ao ultimo fret, em cada corda. se tocadas todas com a mesma força e sem demasiada pressão na mão esquerda.

podem haver muito ligeiras variações, e a idade das cordas também faz a diferença. quanto + as cordas envelhecem + a intonação desce.
acknowledgement
acknowledgement
Guitarrista de garagem

Post Count : 279
Idade : 37
Localização : Porto - Centro
Guitarra : Ibanez GB200 / Peerless Imperial
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/10/2014

https://linktr.ee/carloscepinha

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  - Página 3 Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por kouros Ter Out 18 2016, 11:10

Fan fretting nao tem a ver com intonacao, serve apenas para se ter um comprimento de escala diferente para cada corda.

Nao percebo porque é que metem bloco de madeira e molas...a ponte ou puxa para um lado ou para o outro. Se a ideia é aumentar a ressonancia atraves de um bloco de madeira, tirem as molas.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  - Página 3 Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por carlosfilipe Ter Out 18 2016, 12:59

Obrigado pelos comentários. Smile

No fim de semana vou-me dedicar a tentar fazer a intonação através dos harmónicos.


Nunca tinha visto uma guitarra com um braço assim com os frets "tortos"... é só truques. Razz
carlosfilipe
carlosfilipe
Aprendiz de guitarra

Post Count : 86
Idade : 48
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Squier... ?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  - Página 3 Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos