ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

+5
Scorp
Ser Bob
alexcoupe
Slider56
carlosfilipe
9 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  Empty Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por carlosfilipe Ter Set 27 2016, 06:44

Boas tardes.

Gostava de saber se alguém me pode indicar onde posso mandar fazer um setup à guitarra em Castelo Branco ou perto.

É que se souber que há alguém na zona a quem possa entregar a guitarra já me sinto à vontade para fazer eu uma tentativa... se correr mal (mais provável) já fico desenrascado. Very Happy

Obrigado desde já.  Smile


Última edição por carlosfilipe em Sex Set 30 2016, 06:43, editado 1 vez(es)
carlosfilipe
carlosfilipe
Aprendiz de guitarra

Post Count : 86
Idade : 48
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Squier... ?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por Slider56 Ter Set 27 2016, 09:52

Não conheço ninguém para esses lados... No

...mas deixo-te aqui um link do fórum que podes consultar e ler com atenção:

https://guitarradas.forumeiros.com/t2912-fazer-um-setup-a-guitarra

O que não faltam são videos no You Tube e carradas de artigos acerca de setups em diversos tipos de guitarras! Começa com calma e vai aprendendo aos poucos;não é nenhum bicho de 7 cabeças,mas requer alguns cuidados! Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por carlosfilipe Qua Set 28 2016, 06:29

Obrigado Slider.

Vou ler atentamente o tópico e tentar organizar as ideias.

Em relação aos videos que vou vendo no Youtube, uma dificuldade que tenho é que, embora não pareça de facto ser um bicho de 7 cabeças (pelo menos as coisas mais básicas) aparentemente há várias formas de fazer a mesma coisa...

Acho que vou abrir um tópico para o efeito, com umas fotos da guitarra e fazer algumas questões para a partir daí ir fazendo as coisas aos poucos e com calma. Smile

Aliás, daria para transferir este mesmo tópico para a secção mais adequada? Assim usava este, alterava o título e escusava de estar a criar mais tópicos...

Não sei qual será a melhor opção. :\
carlosfilipe
carlosfilipe
Aprendiz de guitarra

Post Count : 86
Idade : 48
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Squier... ?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por Slider56 Qua Set 28 2016, 15:25

Vou transferir o tópico para a "oficina"... Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por carlosfilipe Qua Set 28 2016, 15:28

Muito obrigado Slider.

Assim que tenha um bocadinho começo a carregar as coisas para aqui. Very Happy
carlosfilipe
carlosfilipe
Aprendiz de guitarra

Post Count : 86
Idade : 48
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Squier... ?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por Slider56 Qua Set 28 2016, 15:35

Vai vendo tudo o que puderes relativamente à guitarra ou guitarras em questão.Não faças nada sem teres a certeza do que estás a fazer,nem tenhas pressa.Fazer um setup a uma guitarra passa por muita coisa consoante as necessidades de cada guitarra.Umas requerem mais trabalho que outras,e tirando aqueles coisas comuns a muitos modelos semelhantes,cada caso é um caso! Wink

Boa sorte! Fixe
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por carlosfilipe Qua Set 28 2016, 15:38

Obrigado pelos conselhos. Smile

Vou começar por tirar umas fotos com algum pormenor para colocar algumas duvidas que tenho. Começando pela pestana, aquilo não se parece nada com nada e duvido que seja sequer dali... :p
carlosfilipe
carlosfilipe
Aprendiz de guitarra

Post Count : 86
Idade : 48
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Squier... ?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  Empty Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por carlosfilipe Sex Set 30 2016, 06:42

Pedindo desde já desculpa pelo double-post, vou então dar início às hostilidades, começando pela apresentação da vítima.

Trata-se de uma Squier SE Special, que comprei em 2ª mão por 60€.

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  P9295107_zpsg0iaf9fj

Esteticamente parece-me razoável, com uma ou outra pequena mazela. E sujinha... mas não me preocupei muito com isso para as fotos.  Very Happy

Como estou a aprender leeeeentamente a tocar e dado que nunca mexi noutra guitarra, nada me parece muito mal  Razz.
O que noto é que as cordas 1 e 2 soam demasiado estridentes por comparação com o som global.
Penso que os pickups estão também desajustados (pelo menos por comparação com as medidas standart da Fender, que vi algures).

Aqui ficam algumas coisas que me levantam dúvidas.

1. Pestana

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  P9295092_zpscwqvq9it

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  P9295093_zpsihmvch6c

Isto é suposto ser assim? As ranhuras são finíssimas e as cordas não encaixam... as fotos que tenho visto na net são bem diferentes.

2. Ponte

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  P9295104_zpskmhirz8e

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  P9295106_zpsui9q2opj

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  P9295105_zpsstju37xv

Embora não se perceba nas fotos, a folga por baixo da ponte não é uniforme, ou seja, do lado da corda 1 tenho a espessura de 2 cartões enquanto que do lado da corda 6 existe apenas de 1 cartão.
É normal? Ou deveria ser uniforme?
Como penso que isto está relacionado com as molas traseiras, fiz também 2 fotos desta parte para tentar mostrar as distâncias entre:

- o corpo e a peça que segura as molas: sensivelmente 2,1cm;

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  P9295100_zpsja9xdnjo

- o corpo e o que penso chamar-se o bloco do tremolo (?) - 1,4 cm.

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  P9295103_zpsd2e7n8b8

Para já é isto.

Obrigado por qualquer ajuda que possam dar e desculpem-me por estar a fazer perguntas que serão básicas, mas quem não sabe é como quem não vê...  Neutral

Abraço.
Carlos
carlosfilipe
carlosfilipe
Aprendiz de guitarra

Post Count : 86
Idade : 48
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Squier... ?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por alexcoupe Sáb Out 01 2016, 03:47

O nut parece ser em osso, mas alguem não fez o trabalho de casa todo, faltam os cortes para as cordas e é curto demais na largura isso está péssimo, mais vale colocares um em plástico, se quiseres tenho um aqui por casa, quanto á ponte, se não usas o tremulo podes sempre bloquear o mesmo, tens vídeos no you tube a explicar isso. isso precisa de um setup á homem mesmo, nunca te irás sentir confortável com a guitarra nesse estado, vai fazendo com calma segue as instruções que o Slider te deu se quiseres ser tu mesmo a fazer. não é um bicho de 7 cabeças mas também não é fácil mede sempre 3 vezes para cortares apenas uma é o meu lema.
alexcoupe
alexcoupe
Guitar Hero

Post Count : 1353
Idade : 45
Localização : Setubal
Guitarra : Epiphone Wildcat, Fender Telecaster, squier Stratocaster Maison
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 16/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por Slider56 Sáb Out 01 2016, 05:33

À primeira vista dá a entender que tens aí muito trabalho pela frente,mas nada do outro mundo.Realmente essa pestana/nut nem sequer foi devidamente acabada,mas se o Alex te arranja uma de substituição,tanto melhor.
A ponte/bridge é muito low-cost;típicamente DieCast em vez de aço,mas não é por aí que a guitarra não terá pernas para andar.É tudo uma questão de ajustes como deve ser.
A questão das cordas 1 e 2 soarem demasiado estridentes pode ter que ver com uma má regulação da altura dos pickups,mas isso ficará para o fim.

Para começares,começas por tirar as cordas,e vais desmontar a ponte de fio a pavio.Tem cuidado a tirar as molas lá atrás,e antes de começares a desmontar as selas,arranja um tupperware onde caiba a bridge,os carrilhões,as selas e demais peças que precisem de limpeza.Metes tudo lá dentro devidamente desmontado,dás uma boa dose de spray WD40 e deixas de molho uns bons dois dias;vais agitando ao dele de tempos a tempos.
Este processo não te vai pôr as diversas peças como novas,mas ajuda imenso a remover a porcaria e lubrificar parafusos e outras partes móveis.Chamo a este processo "desmerdificação selectiva"... Razz

Enquanto a malta dos metais está no banho,sempre podes aproveitar para limpar o corpo e braço.Desapertas os 4 parafusos atrás e separas com cuidado a ver o estado das coisas.Um pano limpo e um pouco de líquido limpa-vidros vai ajudar a remover a maioria da sujidade!Nada de líquidos abrasivos!!!! affraid

Não mencionei lá atrás,mas fica aqui o aviso:muito cuidado nas diversas desmontagens!Usar sempre as ferramentas adequadas e com o máximo cuidado para não estragar nada.

Já tens com que te entreter alguns dias! Wink

Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por carlosfilipe Seg Out 03 2016, 06:27

Em primeiro lugar peço desculpa por não ter ainda dito nada, mas estive ocupado a desmontar a guitarra com o martelo. Como a coisa não ia, tive que me deslocar a uma loja especializada em marretas... Cool

Agora a sério, não tive grande tempo no fim de semana para responder e agradecer ao Alexcoupe e ao Slider pelos sábios conselhos, que irei obviamente tentar seguir.

Confesso que me assustei um pouco ao ler que o 1º passo será desmontar a guitarra em peças, pois embora não me desenrasque mal na bricolage, nunca me vi a desmontar uma guitarra. No entanto, com os conselhos desta malta vou aventurar-me. Smile

Assim que tiver comigo a nut que o Alex fez o favor de me dispensar gratuitamente (correndo o risco de ser chato, obrigado uma vez mais Alex Wink ) e um jogo de cordas novas vou começar a obra, seguindo o caderno de encargos indicado pelo Slider.

No entanto, tenho para já uma ou duas dúvidas:

Estou a presumir que para um leigo como eu, este processo demore bastante tempo. Não há problema a guitarra ficar sem cordas 3,4,5 dias, uma semana?

antes de começares a desmontar as selas,arranja um tupperware onde caiba a bridge, os carrilhões,as selas e demais peças que precisem de limpeza

Os carrilhões são as peças onde enrolam as cordas, correcto?

podes aproveitar para limpar o corpo e braço.Desapertas os 4 parafusos atrás e separas com cuidado a ver o estado das coisas.Um pano limpo e um pouco de líquido limpa-vidros vai ajudar a remover a maioria da sujidade!

Por braço devo entender a parte traseira, correcto? Para a escala devo comprar lemon oil, é isso?

Não mencionei lá atrás,mas fica aqui o aviso:muito cuidado nas diversas desmontagens!Usar sempre as ferramentas adequadas e com o máximo cuidado para não estragar nada.

Estava implícito, mas obrigado também pelo aviso. Wink

Finalmente, não sei exactamente que cordas tenho na guitarra, mas por conselho do Alex vou montar umas .09. Alguma sugestão ou conselho na hora da compra? Marca, material, etc?

Obrigado uma vez mais. Smile
carlosfilipe
carlosfilipe
Aprendiz de guitarra

Post Count : 86
Idade : 48
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Squier... ?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por alexcoupe Seg Out 03 2016, 06:43

Os carrilhões são as peças onde enrolam as cordas, o braço é todo o braço que é dividido pela escala, onde vais aplicar o lemon-oil é na escala, as cordas evita essas marcas baratas compra Dáddario ou Dunlop, ou Earnie Ball, a fnac também costuma ter uns conjuntos da Fender porreiros. atenção que as partes que vais colocar a desmerdificar são só os carrilhões e as peças da ponte, não a parte eléctrica, essa deve ser limpa caso hajam ruídos com spray de limpeza para partes eléctricas. as peças do banho eu costumo usar WD40 e uma escova de dentes velha, e no fim em certas partes passo um bocado de massa de polir.
alexcoupe
alexcoupe
Guitar Hero

Post Count : 1353
Idade : 45
Localização : Setubal
Guitarra : Epiphone Wildcat, Fender Telecaster, squier Stratocaster Maison
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 16/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por Slider56 Seg Out 03 2016, 15:51

Esqueci-me de mencionar o facto de a parte eléctrica (pickups,pots,switch e afins) deve ser limpa com sprays de limpeza de electrónica,se necessário.Os pickups em princípio não necessitam de limpeza,excepto a parte da frente se for o caso (com o tal pano limpo ligeiramente humedecido com líquido limpa-vidros).

Não há problema algum em teres a guitarra sem cordas alguns dias.A saber,o braço sai depois de desaparafusares os 4 parafusos na parte de trás,mas tem cuidado ao retirares o braço para não danificar os lados da zona de encaixe (neckpocket).
No banho de WD40 podes meter as selas devidamente desmontadas,os parafusos sextavados que regulam a altura das mesmas,as molas de tensão,e os parafusos mais compridos que fixam a posição das selas.Podes também juntar as molas do tremolo,e os carrilhões e respectivos parafusos.Aproveitas e desmontas os retentores (string trees) que pressionam as cordas atrás da nut/pestana.

Reparei nas fotografias que puseste lá atrás,que os parafusos que regulam a altura das selas estão ferrugentos;deitas um pouco de WD40 e esperas um bocado a ver se eles se soltam e facilitam a remoção.
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por carlosfilipe Seg Out 03 2016, 15:57

Uma vez mais obrigado a ambos.

Tinha percebido que a parte eléctrica não ia ao banho. Very Happy

Por acaso até tenho em casa spray de limpeza de contactos e estava a pensar dar uma borrifadela nos potenciómetros, mas tudo a seu tempo... devagar se vai ao longe e como não estou à vontade vai ser mesmo devagarinho.

Quando começarem os trabalhos dou notícias. Smile
carlosfilipe
carlosfilipe
Aprendiz de guitarra

Post Count : 86
Idade : 48
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Squier... ?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por Slider56 Ter Out 04 2016, 04:42

Fixe
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por carlosfilipe Ter Out 04 2016, 11:22

Como sou aderente FNAC e não pago portes em encomendas superiores a 15€, estou a pensar mandar vir isto:

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  1505-1
Cordas Dunlop Nickel Wound 9-42

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  1505-1
Dunlop Fretboard 65 Ultimate Lemon Oil

Que vos parece? Algo contra?
carlosfilipe
carlosfilipe
Aprendiz de guitarra

Post Count : 86
Idade : 48
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Squier... ?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por alexcoupe Ter Out 04 2016, 12:26

Nada contra é o que uso com a unica difeença que as cordas são 0.11, esse lemon oil vai dar-te para anos.
alexcoupe
alexcoupe
Guitar Hero

Post Count : 1353
Idade : 45
Localização : Setubal
Guitarra : Epiphone Wildcat, Fender Telecaster, squier Stratocaster Maison
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 16/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por carlosfilipe Ter Out 04 2016, 14:43

Thanks. Wink

Encomenda feita, pelo que em principio 6a feira deve cá estar.

O que já cá está é a nut que o Alex me enviou. Smile

Para ajudar os trabalhos de desmontagem, encontrei este vídeo que me pareceu interessante.



Novidades em breve. Smile
carlosfilipe
carlosfilipe
Aprendiz de guitarra

Post Count : 86
Idade : 48
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Squier... ?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por carlosfilipe Seg Out 10 2016, 06:19

Um pequeno update.

Neste momento está assim:

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  PA105141_zps0cvwhga2

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  PA105140_zpsd5bgagnf

Tenho uma dúvida quanto aos carrilhões: devo desmontar este parafuso e pôr tudo de molho? Ou este não se desmonta?

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  PA105138_zpsmxpot5ml

Estou a documentar o processo o melhor que consigo, pelo que logo já ponho mais fotos e mais detalhadas. Very Happy

Obrigado.
carlosfilipe
carlosfilipe
Aprendiz de guitarra

Post Count : 86
Idade : 48
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Squier... ?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por alexcoupe Seg Out 10 2016, 07:26

Não precisas de o desmontar deixa ficar assim. vais no bom caminho.
alexcoupe
alexcoupe
Guitar Hero

Post Count : 1353
Idade : 45
Localização : Setubal
Guitarra : Epiphone Wildcat, Fender Telecaster, squier Stratocaster Maison
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 16/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por carlosfilipe Seg Out 10 2016, 07:28

Ok, obrigado Alex. Smile
carlosfilipe
carlosfilipe
Aprendiz de guitarra

Post Count : 86
Idade : 48
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Squier... ?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por Slider56 Seg Out 10 2016, 08:57

Carlos...certifica-te de que desaparafusas os parafusos sextavados que regulam a altura das selas antes de meteres tudo no "banho".Convém limpar/lubrificar tudo a fundo!Se custarem a sair,deitas-lhes um pingo de WD40,esperas uns 10 minutos e tentas outra vez,e sempre sem esforçar demasiado! Wink

Após uns dois ou três dias de molho,podes usar uma escova de dentes velha para ajudar a "desmerdificar" as várias peças! Twisted Evil
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  Empty Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por carlosfilipe Seg Out 10 2016, 09:31

Slider, os parafusos das selas saíram bem... bem demais diria eu, dado o aspecto. Não estavam minimamente presos. Shocked

De momento está tudo separadinho e de molho, excepção feita aos parafusos dos carrilhões que mencionei no post anterior e os das string trees, pois as cabeças estão algo maltratadas e tive receio de estragar.

À noite report completo dos trabalhos do dia. Smile

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::EDIT::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Bom, para não estar sempre a fazer double-posts, resolvi editar o último.

Estive a tarde toda de volta da menina e acho que me estiquei um pouco, embora sem que tenha feito (espero eu) nada de mal.

Comecei por desencordoar e desmontar todos os parafusos da ponte.

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  01_zpswejqril0

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  02_zpseyr4p2rw

Alguns parafusos não foram bem tratados em anteriores manutenções...

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  03_zps7utw8f82

De seguida desmontei os carrilhões...

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  04_zps2sj7yld3

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  05_zpszr8eqoky

... e os 4 parafusos que seguram o braço

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  06_zpswfxvhefy

Estava à espera de um neckpocket (acho que se chama assim) perfeitamente liso, mas não é bem o caso...

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  07_zps0ysbppny

Pus de lado o corpo e comecei a limpeza do braço, primeiro raspando a escala com cuidado usando um cartão de plástico, passando de seguida com uns dodots.

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  09_zpsssz9vtyp

Os frets estavam algo escuros e como tinha cá em casa lã de aço, fiz o isolamento como já tinha visto por aqui

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  10_zpsneiigr0w

A seguir, passei muito levemente a lã de aço por cima e de cada lado do metal, num total de 4 passagens (2 para cima e 2 para baixo). No final passei com um iman (sem tocar nos frets) para recolher a lã que se soltou.

Removi a fita crepe e apliquei o lemon oil na escala, limpando depois com um pano seco para remover o excesso, como dizia nas instruções.

A diferença entre o pré e o pós lemon oil

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  12_zpsqsgaqlfe

Alguns frets estão algo marcados, principalmente os 3 primeiros. Não me parece que seja bom sinal, mas enfim...

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  11_zpsqgsz9hyu

E o aspecto geral final.

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  13_zps2v6xddsx

Visualmente ficou bem diferente, com a escala limpinha e os frets com aspecto brilhante em vez do baço que apresentavam.  Very Happy

Esqueci-me de referir também que mal tirei as cordas, a pestana ficou solta, pelo que a retirei. Limpei com a escova de dentes a "ranhura" onde a pestaba assenta e não gostei muito do aspecto da coisa... isto é normal? Parece que andou na guerra de 14...  Shocked

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  08_zpsfqt9jnxr

Bom...

Com o braço limpinho, desmontei o jack, as capas dos potenciómetros e removi o pickguard.

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  07a_zpsh0tvsdnm

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  14_zpsimpqgjjt

Fiquei algo surpreendido com o que penso ser parte de um shieding no pickguard, mas já lá vamos... Smile

Limpei os potenciómetros e o switch com spray de limpeza de contactos e, para já, ficaram muito mais leves e soltos.

Aproveitei também para tirar alguns apontamentos sobre a instalação:

Os 3 potenciómetros são de 500k, sendo os de tone A500 e o de volume B500. Supostamente não é normal as strats terem potenciómetros de 250K?

No potenciómetro de tone "do meio" está ligado um condensador de 47nF.

Volume

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  15_zpsrltxbjqa

Tone 1 ("meio")

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  16_zpshm9xft5b

Tone 2

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  17_zps5xanqdiv

Desmontei também os pickups (que não têm qualquer referência escrita), removi as capas e limpei o pó com um pincel. Passei uma borracha de tinta nos imans. Dei uma limpeza geral ao pickguard e voltei a montar tudo. Esqueci-me de tirar fotos desta parte... Rolling Eyes

Para finalizar e uma vez que o pickguard tinha o que eu julgo ser parte de um shielding e dado que tinha aqui umas sobras de fita autocolante que usei há tempos no exaustor da cozinha... resolvi aventurar-me.

Abri o tópico do Z3D Shielding para dummys (que já tinha lido com atenção há uns tempos) e comecei com calma a forrar a cavidade, que tinha sido aspirada e desengordurada.

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  19_zps7n6prord

De momento está assim:

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  20_zpsbomvxvqn

Amanhã vou comprar mais fita porque acabou e tenho de forrar a cavidade do jack.

E foi esta a minha tarde.

Como disse, acho que me estiquei um pouco nomeadamente na cena do shielding e da lã de aço, mas fiz como já tinha lido por aqui e acho que não está muito mal... Embarassed

Criticas, sugestões e comentários são apreciados. Smile

Obrigado a todos.









carlosfilipe
carlosfilipe
Aprendiz de guitarra

Post Count : 86
Idade : 48
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Squier... ?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por Slider56 Seg Out 10 2016, 14:54

Esse slot da pestana está cortado à pressa e bastante irregular.Se a pestana assentar bem sem problemas,siga! Realmente esses valores de pots e condensador são mais usados em humbuckers,mas para já deixa-os estar.

Uma coisa que aconselho desde há muito para quem forra a cavidade interior por debaixo dos pots e selector: aproveitas essa fita de pintor e passas duas camadas para ficarem no local onde assenta o selector de 5 posições.Em princípio não deve tocar lá em baixo,mas não vá o diabo tecê-las,é melhor prevenir para que os contactos do selector não toquem na blindagem... Wink

Já tenho trocado selectores desse formato pelos da Oak Grigsby que são ligeiramente mais avantajados,e em algumas réplicas strato a espessura dos corpos varia ligeiramente,e pode acontecer os contactos dos selectores tocarem nas folhas de alumínio ou cobre e dá raia...!Não vale a pena forrares a cavidade do jack!

Quanto ao neckpocket,por vezes alguns modelos mais económicos usam madeiras com defeitos por causa dos custos.Como por vezes esses defeitos ficam por debaixo da pintura ou neste caso,debaixo do braço,passa despercebido.Não há problema desde que o braço assente de modo uniforme e alinhado.
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por carlosfilipe Seg Out 10 2016, 15:04

Antes de mais, fiquei muito contente por não me teres "puxado as orelhas", pois é sinal que não fiz nada muito mal. Razz

Vou colocar a fita no local que indicas, embora me pareça que o selector não toca em baixo (já tinha visto o teu conselho noutro tópico do género).

Em relação à pestana, a de plástico é ligeiramente mais grossa do que a que retirei, entrando sob pressão.

Como devo fazer para a inserir? E como sei que assenta bem? A olho?

Muito obrigado por toda a ajuda Slider. Smile
carlosfilipe
carlosfilipe
Aprendiz de guitarra

Post Count : 86
Idade : 48
Localização : Castelo Branco
Guitarra : Squier... ?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat  Empty Re: Diz que é uma espécie de setup - Squier SE strat

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos