ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SSS -> HSS & Mods (Ajuda)

+4
barollo
Slider56
Waltheer
Ser Bob
8 participantes

Ir para baixo

SSS -> HSS & Mods (Ajuda) Empty SSS -> HSS & Mods (Ajuda)

Mensagem por Ser Bob Qua Set 07 2016, 05:09

Viva,

ando um bocado insatisfeito com a minha Strat. Adoro o formato, a ergonomia e o "quack" da guitarra. Mas acho que falta um bocado de poder à guitarra. Eu sei que por norma as Strats não tem o mesmo output das LPs e Teles mas mesmo assim queria ver se melhora um bocado.
Os single coils stock que tem já são Vintage Hot e já os levantei a ver se ajuda mas não foi o suficiente.

A solução parece ser trocá-los por uns com mais output, mas o problema é que esses geralmente são mais caros que o normal.

Para já o mais prático seria trocar a configuração para HSS para ter um Humbucker com mais output na ponte ao menos. Mas tenho algumas questões relativamente a isso:
- É muito difícil de trocar pickups? Admito que nunca peguei na vida nu ferro de soldar e não tenho muito jeito com trabalhos manuais. Podia levar a um técnico mas tinha de pagar o serviço mas queria tentar gastar o mínimo possível.
- Tenho de mudar o valor dos pots? Por regra usa-se 250k nos single coils e 500k nos Humbuckers.
- Ficava com a posição de ponte sem hum, mas não mas ficava a posição Middle+Bridge com hum? Com singles eles cancelam-se um ao outro, mas se trocar um por um humbucker o que acontece? E o que acontece ao "quack"?
- Posso meter qualquer humbucker ou só funciona os chamados "F-spaced"? Vindo de uma LP já não funciona bem?
- Para ter possibilidade de Coil Tap é preciso um Humbucker com 4 condutores certo?

Depois há alguma mod que altere os botões? Uma strat normal vem com um Master Volume + Tone Neck + Tone Middle. Mas a verdade é que nunca uso os botões de Tone. Não daria para meter um Master Tone e meter 2 volumes (Tipo Volume Neck e Volume Bridge)? Acho que seria bem mais útil.

Se alguém me poder ajudar agradeço desde já.

Já agora se alguém tiver uns pickups ou pickguard para HSS razoáveis e baratos que não use mande mensagem Smile
Ser Bob
Ser Bob
Guitarrista dedicado

Post Count : 552
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Mais de 100
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

SSS -> HSS & Mods (Ajuda) Empty Re: SSS -> HSS & Mods (Ajuda)

Mensagem por Waltheer Qua Set 07 2016, 07:02

Ora então por partes:

-Dificuldade: treina soldas antes de meteres as mãos na guitarra
-Pots: sim e não... já lá voltamos Wink
-"Ficava com a posição de ponte sem hum, mas não mas ficava a posição Middle+Bridge com hum? Com singles eles cancelam-se um ao outro, mas se trocar um por um humbucker o que acontece? E o que acontece ao "quack"?"

Não percebi. não perdes posição nenhuma...

-podes meter um hum qualquer. o que poderás notar com um standar é um menos equilibrio entre o volume das cordas, especialmente os dois "E"s

-Coil Split e não Coil Tap: sim, vamos assumir que necessitas de 4 conductores

Podes sim ter 3 volumes, ainda que faça mais sentido ter um por pickup como nas lps (e nem necessitavas do switch...)
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

SSS -> HSS & Mods (Ajuda) Empty Re: SSS -> HSS & Mods (Ajuda)

Mensagem por Slider56 Qua Set 07 2016, 07:37

Existem algumas muito boas alternativas para o que queres sem teres de trocar de pickguard ou pior ainda,sem teres de fazer um recorte maior para alojar um humbucker convencional.
A saber... existem stacked humbuckers com o formato de singlecoils;em vez de teres as bobines alinhadas em paralelo,estão empilhadas e assim,só terias de substituir o pickup de origem pelo novo.Outra coisa a ter em conta é o factor "potência"...não ganhas nada em meter um stacked humbucker que grite descomunalmente alto,porque iria entrar em choque com o desempenho dos outros singlecoils.Procura um pickup que grite mais alto,mas sempre equilibrado com os outros(julgo que com cerca de 12K já fazes a festa!)

A questão dos pots deixa-te com o seguinte dilema:  250 para singlecoils e 500 para humbuckers.Se inverteres os valores ficas com os singlecoils a estalarem e os humbuckers algo abafados,mas também depende muito dos pickups e dos pots...(por vezes resulta,outras vezes nem sempre!).
O que eu costumava fazer era encontar um ponto intermédio de modo a agradar a gregos e troianos:usava pots de 300 ou 330 e as coisas lá se íam equilibrando.Por outro lado,como tudo,é também uma questão de gosto pessoal afinar o som como gostas.

Tem em atenção que há pickups que jogam mal com outros por causa da polaridade (DiMarzio e Seymour Duncan são o gato e o rato neste assunto e se alguém quiser usar esta combinação,terá de instalar um com a fase invertida em relação ao outro...)

Quanto ao acto de soldar,aconselhava-te a veres todos os vídeos e mais alguns acerca de como fazer,cuidados a ter,escolha dos materias ,etc...e ires aprendendo aos poucos.Se tiveres um amigo aí perto que saiba já é uma ajuda.


Depois conta com foi...


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quanto ao facto de não usares o tone,a solução do Waltheer é pertinente...food for thought... Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

SSS -> HSS & Mods (Ajuda) Empty Re: SSS -> HSS & Mods (Ajuda)

Mensagem por Ser Bob Qua Set 07 2016, 08:06

Obrigado Waltheer pela ajuda.

Em relação aos pots pelo que percebi de 250 para 500k aumenta o brilho. Se escolher 250k o Humbucker ficava mais um bocado dark que normal e no caso de 500k os single coils demasiado bright. Tenho de sacrificar um ou há pots intermédios (300k,etc)?

Em relação à 4 posição eu não estava a falar de perdê-la. Estava era a perguntar se deixa de ser Hum free. Com 2x single coils não tem Hum porque eles anulam-se um ao outro. Metendo um Humbucker acontece o mesmo?

Curioso que no site da Yamaha Pacifica que estava a ver falava em Coil Tap Razz

Depois em relação às mods é uma questão de soldar ou é preciso componentes extra?
Ser Bob
Ser Bob
Guitarrista dedicado

Post Count : 552
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Mais de 100
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

SSS -> HSS & Mods (Ajuda) Empty Re: SSS -> HSS & Mods (Ajuda)

Mensagem por Ser Bob Qua Set 07 2016, 08:14

Obrigado Slider pela ajuda. Escrevo em double post porque postastes ao mesmo tempo que eu.

Em relação a meter um humbucker tamanho single coil foi a primeira coisa que me veio à cabeça. Mas infelizmente as opções disponíveis são bastante caras apesar de boas. Consigo se calhar comprar 2x Single Coils + 1x Humbucker + pickguard razoáveis pelo preço de 1 desses.

Não pensava meter um Humbucker com muito gain, até porque isso não é a minha praia.
Aliás uma das minhas ideias era até meter um Volume a controlar o Neck e Middle e ter outro a controlar a Bridge. O 3º era Master Tone. Mas nem sei se isto é possível, lá está? scratch

Bem me parecia que havia pots intermédios. Talvez seja uma boa solução.

Quanto aos pickups que jogam mal com outros por causa da polaridade que queres dizer exactamente?
Ser Bob
Ser Bob
Guitarrista dedicado

Post Count : 552
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Mais de 100
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

SSS -> HSS & Mods (Ajuda) Empty Re: SSS -> HSS & Mods (Ajuda)

Mensagem por barollo Qua Set 07 2016, 09:22

Ser Bob: o conselho que te dou é o seguinte - se não te sentes capaz de fazer algo tão delicado neste momento, pede ajuda a um bom técnico. E neste momento há bons técnicos para fazer esse e outro tipo de trabalhos. Wink Se quiseres posso aconselhar-te alguns.

Eu tb já me aventurei a fazer as coisas por mim, mas especialmente quando estamos a falar da NOSSA guitarra principal aí deixo para as mãos capazes e experientes. Mas é a minha opinião, vale o que vale...

Quanto a pots, acima de tudo o standard são 250K para as SSS. Em outras configurações, podes ter necessidade de usar 500K, ou inferiores ou até superiores (a minha Strat trazia pots de 1M e outro de 500K, e vinha assim de fábrica - supostamente por causa dos Noiseless?! não percebi... e descobri isto recentemente), consoante aquilo que gostares mais.

Quanto a pickups, a variedade é muita e a variabilidade também. Aconselho a veres alguns videos no Youtube relativamente à questão da polaridade - a Bare Knuckle tem um video curto e bom acerca da RW/RP que deves consultar para perceber o conceito.
HSS e ouput pode não estar directamente relacionados, ou seja, tens SCs com um output alto assim como HBs com baixo output, assim como miniHBs que são exactamente como HBs como o Slider refere, e que tem formato SC (por exemplo, DiMArzio The Chopper, SD Vintage Rails, etc). Cheguei a usar um SD SSL5 no bridge numa Strat que tinha e digo-te que aquilo tem um output bem jeitoso - 13.3K - e uma jarda fenomenal (os SCs nas Strats andam à volta dos 6 a 7k). Depende daquilo que tu gostas de tocar, e como queres utilizar os pu's.
barollo
barollo
Guitar Hero

Post Count : 1673
Idade : 45
Localização : Porto
Guitarra : Gibson Les Paul Standard '04; Gibson Les Paul Standard '95; Gibson Les Paul Classic 1960 '92; Gibson Les Paul Junior '15; Gibson SG Standard '95; Gibson ES335 '13; Gibson J-45 '15; Martin D1-12 '96.
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

SSS -> HSS & Mods (Ajuda) Empty Re: SSS -> HSS & Mods (Ajuda)

Mensagem por Waltheer Qua Set 07 2016, 11:14

na posição 4 vais ter algum hum sim. assim como qualquer outra guitarra SS (ou então fazes uma mod para que na posição 4 o HB passe a SC - auto coil split Very Happy. continuas a ter na posição 2 o hum canceling dos dois sc.

pessoalmente e depois de ter feito nem sei quantas mods numa guitarra de um user do forum (especialmente porque foi complicado encontrar o equilibrio entre o brilho dos SC e do HB, optou-se por colocar duas resistencias entre o hot e o ground dos single coils, de modo a baixar a resistência do pot para valores próximos dos 250k.
usámos um volume de 500k e um tone de 250k (ambos masters).

mas a questão do equilibrio entre os sC e os HB é das que tem milhões de páginas escritas na net. Há diversas formas de resolver o problema e cada guitarrista prefere a sua.

Se estamos a falar que manter um esquema em tudo semelhante a uma strat, 1 vol, 2 tones e 1 5 way, as hipóteses são mais limitadas. Quando começamos a falar de volumes dedicados, acrescentar switches, concentric pots,... enfim, as possibilidades são muitas. Uma das mais conhecidas é o "passing lane" que basicamente tira o HB do 5 way e o liga directamente à saída, fazendo bypass ao vol e tones: popular entre shredders Wink

Curiosidade: muitas Superstrats de configuração SSH, tinham pots de 500k (master vol e tone) e lever switches (on/off) para cada pickup. E outra mod popular de strats (roubada aos baixistas) foi a ausencia de tone e de 5 way switch e volumes dedicados para cada pickup

Basicamente:

Decide o que queres e paga a alguém para fazer Wink
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

SSS -> HSS & Mods (Ajuda) Empty Re: SSS -> HSS & Mods (Ajuda)

Mensagem por Pgranadas Qua Set 07 2016, 13:03

Ser Bob, certamente que conheces a expressão, "o barato, sai caro". Repara bem:
-Nunca soldaste. (Sabes que podes queimar componentes por usar mal o ferro?)
-Os teus conhecimentos de electrónica parecem limitados.
-Gostaria de ter um mods que não é para iniciantes.

Tens tudo para poder correr mal. Ganhas muito em poupar uns trocos para poderes pagar o serviço, mas meter isso na mão de quem sabe.
Pgranadas
Pgranadas
Aprendiz de guitarra

Post Count : 58
Idade : 53
Localização : Luxemburgo
Guitarra : Ibanez six70fdbg, Yamaha Variax, Squier Deluxe, Dean Zelinsky Tagliare, Ibanez SR300
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

SSS -> HSS & Mods (Ajuda) Empty Re: SSS -> HSS & Mods (Ajuda)

Mensagem por Slider56 Qua Set 07 2016, 14:53

É bem verdade! Se não souberes fazer,não faças!

Pede a alguém que saiba interpretar o que queres,e acima de tudo alguém com experiência no assunto.O que não faltam são curiosos mais ou menos intencionados que tanto podem desenrascar na boa como deitar tudo a perder.


Assim de repente lembrei-me de um pickup que te pode safar sem problemas :

http://www.dimarzio.com/pickups/strat/hum-canceling-strat/chopper


Escolhi este pickup para uma lapsteel que construí há alguns anos,e mais tarde acabei por instalar outros semelhantes em guitarras de malta amiga.Tem 4 conductores o que te permite optares pelos modos de humbucker/singlecoil,e para isso só terias de substituir o pot de volume (ou um de tone) por um idêntico com push/pull agarrado :

http://bcsguitars.com/wp-content/uploads/2009/05/Bourns-Push-Pull-Pot.jpg

Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

SSS -> HSS & Mods (Ajuda) Empty Re: SSS -> HSS & Mods (Ajuda)

Mensagem por alexcoupe Qui Set 08 2016, 02:15

Ao ler o teu post lembrei-me logo da minha Ibanez, é a guitarra mais versátil que tenho, isto toca tudo e apenas com um Pot de volume e outro de tone, os pots são push pull, tenho tudo o que qualquer strat tem, o pot do tone ficou com a possibilidade de fazer um bypass directo ao circuito e liga os pickups todos diretamente ao jack sem passar por nada, o do volume transforma o Humbucker em single coil, e ainda quero adicionar mais um switch que permita ter tone no humbucker da ponte.

SSS -> HSS & Mods (Ajuda) DSC_0404_zpsuaishvwb

Faz como te disseram leva isso a um técnico que entenda do assunto, se nem sequer sabes soldar, tens tudo para que corra mal, por mais que coloque-mos aqui diagramas nunca te vais entender com a coisa.
alexcoupe
alexcoupe
Guitar Hero

Post Count : 1353
Idade : 45
Localização : Setubal
Guitarra : Epiphone Wildcat, Fender Telecaster, squier Stratocaster Maison
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 16/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

SSS -> HSS & Mods (Ajuda) Empty Re: SSS -> HSS & Mods (Ajuda)

Mensagem por guitargold Qui Set 08 2016, 02:46

vê o preço destes, eu tenho um numa strato e gosto bastante :

http://www.mrjackguitars.com/wlinepick.php
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

SSS -> HSS & Mods (Ajuda) Empty Re: SSS -> HSS & Mods (Ajuda)

Mensagem por Aqualtis Dom Set 11 2016, 14:20

Também se arranja alguém para soldar, têm é de haver disponibilidade.
Aqualtis
Aqualtis
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 193
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Várias, mas nunca demais
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

SSS -> HSS & Mods (Ajuda) Empty Re: SSS -> HSS & Mods (Ajuda)

Mensagem por Ser Bob Seg Set 19 2016, 06:55

Ok depois num tempo a pensar no assunto penso que vou primeiro ver se arranjo uma Zipy ou algo estupidamente barato no olx e treino com ela um bocado e depois vejo se aprendo a não fazer borrada.

Eu sei que o ideal era levar a um técnico mas de momento não me convinha muito gastar uma nota preta nisso.
Além de que assim aprendo a fazer alguma coisa e não fico totalmente dependente de terceiros.

Em relação ao ferro de soldar e solda é preciso ter alguma especificação em particular?
Ser Bob
Ser Bob
Guitarrista dedicado

Post Count : 552
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Mais de 100
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

SSS -> HSS & Mods (Ajuda) Empty Re: SSS -> HSS & Mods (Ajuda)

Mensagem por Slider56 Seg Set 19 2016, 14:11

Numa qualquer loja de artigos para electrónica compras um ferro de soldar com 30 watts por pouco guito.Aproveitas e trazes também solda 60/40 e um suporte para o ferro de soldar.

Outros acessórios que convinha teres,seria duas chaves de parafusos (uma standard e outra Philips + ),e alguns alicates miniatura (ponta,universal,corte),e uma pinça, que compras a bom preço numa qualquer loja do chinês. Se vais começar,não vale a pena investires em ferramentas caras,pelo menos para já....! Depois com o correr dos tempos e à medida que fores ganhando experiência e confiança no que fizeres,então tu saberás se se justifica comprares alguma coisa mais a sério...!


Depois conta como foi...  Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

SSS -> HSS & Mods (Ajuda) Empty Re: SSS -> HSS & Mods (Ajuda)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos