Que escalas?
+6
Knuxus
kicos
Kaz
Painkiller
jota jota
Duarte_Costa
10 participantes
Página 3 de 3
Página 3 de 3 • 1, 2, 3
Re: Que escalas?
A tónica (não a agua tónica ) é a nota padrao, a nota principal, a primeira nota! Ha muita informação na net e já li que o tom da musica se ve pela primeira nota e também ja li que se vê pela ultima nota... sinceramente ja nao sei!! looooool
jota jota- Moderador
- Post Count : 2192
Guitarra : Yamaha Pacifica | Jackson DK2 Dinky | Admira Rosario
Guitarrista : Lead
como nao tem nenhum acorde que domine, apareça mais vezes, acho que qualquer escla de uma dessas notas iria ficar bem... mas por exemplo
A B A G D A
e depois repete, aqui temos um acorde que aparece mais que uma vez na progreçao, o A, aqui utilizamos A maior ou entao a relativa menor, F#m...
A B A G D A
e depois repete, aqui temos um acorde que aparece mais que uma vez na progreçao, o A, aqui utilizamos A maior ou entao a relativa menor, F#m...
Convidad- Convidado
claro que podes... podias utilizar em qualquer instrumento, pianos, violinos, saxofone, tudo memso
Convidad- Convidado
então tou na banda.
e um gajo faz um riff de powerchords tipo:
E5 A5 G#5 G5
e eu como faço com as escalas, toco em que escala?
e um gajo faz um riff de powerchords tipo:
E5 A5 G#5 G5
e eu como faço com as escalas, toco em que escala?
JIPI- Guitar Hero
- Post Count : 1128
Guitarra : Stagg G300
Guitarrista : Indefinido
mas e o tipo ao mudar de E5 para A5 eu também tenho de mudar de escala?
JIPI- Guitar Hero
- Post Count : 1128
Guitarra : Stagg G300
nao. a não ser que toda essa sequencia de acordes mude. o que quererá dizer que a musica mudou de tom.
Kaz- ADMINISTRADOR
- Post Count : 1971
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Tive a dar uma vista de olhos ao vídeo do Kaz e tive a ver as escalas pentatonicas e surgiu-me uma duvida.
A minha duvida é sobre se ao fazer-mos um solo utilizamos varias escalas pentatonicas (ex: escala pentatonica Dó/Fá/Sol se podemos mistura-las) ou apenas utilizamos uma mas em varias posições, e se também podemos misturar uma escala pentatonica maior com uma menor ( ex: escala pentatonica maior de Fá com uma escala pentatonica menor de Dó)
cumps
A minha duvida é sobre se ao fazer-mos um solo utilizamos varias escalas pentatonicas (ex: escala pentatonica Dó/Fá/Sol se podemos mistura-las) ou apenas utilizamos uma mas em varias posições, e se também podemos misturar uma escala pentatonica maior com uma menor ( ex: escala pentatonica maior de Fá com uma escala pentatonica menor de Dó)
cumps
Convidad- Convidado
Uma música pode mudar várias vezes de tom à medida que vai progredindo.
Um exemplo: The Show Must Go On (Queen)
Normalmente eu diria que o tom tem a ver com duas coisas: a escala que é usada na melodia (normalmente identifico pelos sustenidos ou bemóis que eventualmente sejam utilizados - ver ordem dos sustenidos e dos bemóis) e as notas dessa escala que são mais utilizadas (isto para diferenciar a escala maior da sua relativa menor, uma vez que no modo normal as notas são as mesmas).
Não sei se não fui algo confuso, mas posso desenvolver mais se quiserem.
Um exemplo: The Show Must Go On (Queen)
Normalmente eu diria que o tom tem a ver com duas coisas: a escala que é usada na melodia (normalmente identifico pelos sustenidos ou bemóis que eventualmente sejam utilizados - ver ordem dos sustenidos e dos bemóis) e as notas dessa escala que são mais utilizadas (isto para diferenciar a escala maior da sua relativa menor, uma vez que no modo normal as notas são as mesmas).
Não sei se não fui algo confuso, mas posso desenvolver mais se quiserem.
A minha duvida é se quiser criar um solo se posso misturar varias escalas pentatonicas.
É possível fazer um solo (bom) som com uma escala pentatonica?
É possível fazer um solo (bom) som com uma escala pentatonica?
Convidad- Convidado
Uma pentatonica tipo k?
Só pentatonica maior? Ou só pentatónica de lá...?
E em resposta podes fazer o k te soar bem...
Podes fazer uma musica só na pentatonica maior do tom da musica podes jogar entre a maior e a menor, podes jogar com a pentatonica do acorde que estiver a tocar e trocar de cada vez que o acorde troca, podes juntar a pentatonica a outras escalas...
Há inumeros exemplos de musicas que usam o mais simples do mais simples e de musicas que usam o mais complexo do mais complexo...
É como preferires
Só pentatonica maior? Ou só pentatónica de lá...?
E em resposta podes fazer o k te soar bem...
Podes fazer uma musica só na pentatonica maior do tom da musica podes jogar entre a maior e a menor, podes jogar com a pentatonica do acorde que estiver a tocar e trocar de cada vez que o acorde troca, podes juntar a pentatonica a outras escalas...
Há inumeros exemplos de musicas que usam o mais simples do mais simples e de musicas que usam o mais complexo do mais complexo...
É como preferires
SergioPt- Guitar Legend
- Post Count : 2030
Guitarra : Fender Stratocaster+Hagstrom Viking+Squier CVC+Ovation cdx44
SergioPt eu queria saber que se num solo podias juntar pentatonicas maiores com pentatonicas menores.
Se tivermos a improvisar um solo como sabemos que pentatonicas usar. Por exemplo estamos a usar a escala pentatonica menor de Fá podemos encaixar nela qualquer outro tipo de pentatonica menor/maior? Ou existe pentatonicas que encaixam entre si?
Se tivermos a improvisar um solo como sabemos que pentatonicas usar. Por exemplo estamos a usar a escala pentatonica menor de Fá podemos encaixar nela qualquer outro tipo de pentatonica menor/maior? Ou existe pentatonicas que encaixam entre si?
Convidad- Convidado
COnvém que vás de acordo com a musica sobre a qual estás a solar imaginando uma progressão
Dó mi Dó
Podes solar sempre em Dó maior, sempre em dó menor podes alternar dó e mi com os acordes mas se usares aqui a pentatónica de ré menor por exemplo vai soar esquisito, podes fazer e até pode soar bem no contexto mas não seria usual nem teria uma sonoridade "normal"
Quanto ao alternar maior e menor é muito normal eu uso muito normalmente uso como base dos solos a pentatonica menor e depois vou metendo algumas notas da pentatonica maior e às vezes também do modo menor
Dó mi Dó
Podes solar sempre em Dó maior, sempre em dó menor podes alternar dó e mi com os acordes mas se usares aqui a pentatónica de ré menor por exemplo vai soar esquisito, podes fazer e até pode soar bem no contexto mas não seria usual nem teria uma sonoridade "normal"
Quanto ao alternar maior e menor é muito normal eu uso muito normalmente uso como base dos solos a pentatonica menor e depois vou metendo algumas notas da pentatonica maior e às vezes também do modo menor
SergioPt- Guitar Legend
- Post Count : 2030
Guitarra : Fender Stratocaster+Hagstrom Viking+Squier CVC+Ovation cdx44
Obrigado mais uma vez Sergio parece que vou ter de estudar a fundo as pentatonicas
Convidad- Convidado
Como é que sabemos em nota está uma escala? e se é menor ou maior? Sempre tive esta duvida
Convidad- Convidado
Página 3 de 3 • 1, 2, 3
Página 3 de 3
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos