ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reaper e gravações caseiras. Material aconselhado...

4 participantes

Ir para baixo

Reaper e gravações caseiras. Material aconselhado... Empty Reaper e gravações caseiras. Material aconselhado...

Mensagem por BemQ Dom Mar 06 2016, 18:40

Very Happy Siga...mais um post fresquinho.

Espero que estejam todos bem dispostos e com vontade para carregarem outra semana de coisas novas.
Tenho em casa um Asus que me serviu para instalar o reaper. Já andei a cuscar aquilo e apercebi-me que gravar com uma coisa destas é fraquinho: (Microfone Plantronics made in whatever).
Ora já microfonei o amp e a minha "belíssima e pacata voz" (entre nick cave e lou reed).
Já sei queixa-te...
Não só a latência como os ruídos (e latir dos cães dos vizinhos, carros a passar na rua) de fundo são consideráveis. Para ajudar ás "demos" (medooo) o som parece sempre contínuo abafado e sem oscilações. Ok podem culpar-me mas julgo que nem com um falsete vocal, ou com um A ou com um E lá vai...aquilo está seco e vazio.
Gosh

Alguma ideia de uma material e microfone razoável? Made somewhere "not" over the rainbow.

Guitar Link? E um micro para ligar ao line in/Microgaitas?

Qualquer ajuda é bem vinda...

sunny


Abraço para todos strummers shreders e "afins"

Ps- o "afins" vi recentemente no nome de uma empresa...tipo alhos, pepinos e "afins".

Força

Será que o Sr. Kouros vai opinar? (Espero que sim)
BemQ
BemQ
Aprendiz de guitarra

Post Count : 84
Idade : 47
Localização : Braga
Guitarra : Acustica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Reaper e gravações caseiras. Material aconselhado... Empty Re: Reaper e gravações caseiras. Material aconselhado...

Mensagem por maseumaseu Ter Jul 03 2018, 15:48

Comecei a usar o Reaper para gravações da Guitarra Acústica e até gosto ... mas, aconselham outro?
maseumaseu
maseumaseu
Guitarrista de garagem

Post Count : 280
Idade : 58
Localização : Lisboa
Guitarra : Epiphone ES335, Jackson Spectra Bass JS3, Fender CD60CE, APC GA100CW, SonoraSGN450
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 13/01/2014

https://www.youtube.com/@maseumaseu

Ir para o topo Ir para baixo

Reaper e gravações caseiras. Material aconselhado... Empty Re: Reaper e gravações caseiras. Material aconselhado...

Mensagem por Slider56 Ter Jul 03 2018, 16:13

Tenho-me dado bem com o Reaper mas não é a única D.A.W. que uso;ali ao lado para cenas mais arrojadas mantenho o ProTools e ainda o Cubase LE só para matar saudades (usei o Cubase desde o início e deixou algumas saudades!)


O Reaper chega e sobra para muita coisa;basta ter um interface mínimamente decente e o resto vem por acréscimo.Convém ler o manual porque aquilo bem explorado é uma ferramenta muito completa! Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Reaper e gravações caseiras. Material aconselhado... Empty Re: Reaper e gravações caseiras. Material aconselhado...

Mensagem por maseumaseu Qua Jul 04 2018, 13:48

Completa, e demais! Vou um passo de cada vez!
maseumaseu
maseumaseu
Guitarrista de garagem

Post Count : 280
Idade : 58
Localização : Lisboa
Guitarra : Epiphone ES335, Jackson Spectra Bass JS3, Fender CD60CE, APC GA100CW, SonoraSGN450
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 13/01/2014

https://www.youtube.com/@maseumaseu

Ir para o topo Ir para baixo

Reaper e gravações caseiras. Material aconselhado... Empty Re: Reaper e gravações caseiras. Material aconselhado...

Mensagem por guitargold Qua Jul 04 2018, 17:04

Bem vamos lá começar pelo inicio.

Epa isto é a conversa do costume, reaper vs protool vs cubase, esquece isso são DAW fazem todos o mesmo, uns podem ter mais recursos que outros é certo, interfaces mais amigáveis que outras e por ai fora, mas no geral atualmente todos suportam vst/midi e o uso será identico, as ferramentas mudam de lugar, mas no geral tudo o que fazes num fazes nos outros, o grande segredo é saber usar o que se tem. ATENÇÃO eu não sei mas tenho um amigo que sabe e fez o que te vou deixar abaixo, mas a gravação fui eu que fiz no reaper, usei um mic sm57 para guitarra e tarola, baixo ligado direto no interface, o resto da bateria com um kit de bateria da fame e para a voz um behringer c-3 " que parti sem querer á dois dias :'(( "

O som vazio adiciona um reverb, delay e vais ver que com alguma ambiencia a coisa ira melhorar



pesquisa, ve tutoriais na net sobre como equalizar, mixar, compressão e por ai fora, ou seja aprende a usar o que tens e qualquer um irá servir.

Vou-te deixar uma listinha de material barato e que a meu ver não compromete a qualidade.

O que está ai em cima feito por nós foi feito tudo com material lowcost, mas penso que não passamos vergonha ao apresentar isso, a meu ver está tudo razoável , nada de bom ou extraordinário, mas safa.

Interface iria para o irmão mais novo do meu um behringer , não sei quantas vias iras necessitar em simultaneo , estou a partir do inico que será apenas 2, uma po mic de voz e outra para a guitarra , penso que este seja perfeito, pelo menos eu estou super contente com o meu umc1820 .

http://www.musifex.pt/behringer-umc22

mic, tens duas opções, ou um dinamico ou condensador.

Tendo em conta que não deves ter grande tratamento acustico, eu iria mais para um dinamico, um classico sm58 para os vocais, ou um 57 que a meu ver deve ser o mic mais versatil de sempre, serve para tudo e sem problemas. Tens umas copias na thomann que são a bom preço, não estão ao nivel dos originais, mas safam sem qualquer problema, já agora não te esqueças do pop filter Wink

se quiseres condensadores, ai será mais caro mas teras um mic mais sensivel, iria para um behringer c-1, barato e serve sem problemas ...

http://www.musifex.pt/behringer-c-1

Uns fones para gravares e tens a festa feita.

Quanto á latencia, pode ser várias coisas desde a capacidade de processamento do pc, até mesmo a taxa de amostragem que estás a usar, no entanto saca o asio for all e tenta controlar a latencia por ai.


espero ter ajudado
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Reaper e gravações caseiras. Material aconselhado... Empty Re: Reaper e gravações caseiras. Material aconselhado...

Mensagem por maseumaseu Qui Jul 05 2018, 11:45

GuitarGold! Já comprei o UMC22. Foste tu que me aconselhas-te. Fui comprar à Musifex. Para aquilo que procuro é excelente! Não pretendo gravar voz. Tenho as guitarras a ligar ao interface e este ao PC, pergunto se será necessário arranjar um micro condensador para melhorar o som (estéreo, talvez)? Quanto ao vídeo que fizeste, na semana passada falei nele a um amigo! EHEHEH O vídeo é brutal, é uma pena não haver um programa na TV a aproveitar estes vídeos. É só Madonnas, Rianas, Beabers ... até me dá vontade de partir a televisão (mentira, estou a exagerar!). Wink
maseumaseu
maseumaseu
Guitarrista de garagem

Post Count : 280
Idade : 58
Localização : Lisboa
Guitarra : Epiphone ES335, Jackson Spectra Bass JS3, Fender CD60CE, APC GA100CW, SonoraSGN450
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 13/01/2014

https://www.youtube.com/@maseumaseu

Ir para o topo Ir para baixo

Reaper e gravações caseiras. Material aconselhado... Empty Re: Reaper e gravações caseiras. Material aconselhado...

Mensagem por Slider56 Qui Jul 05 2018, 15:59

De um modo geral,quase todos os interfaces audio têm a possibilidade de misturar o que queremos ouvir (USB ou som directo) de modo a contornar um bocado a latência.Do mesmo modo,os diversos interfaces que se apanham nas lojas,há de tudo para todos os gostos e carteiras...!


Recentemente comprei outro M-Audio,o M-Track 2X2M;não é nem melhor nem pior que outros de preços equivalentes,mas o que me puxou foi o bundle de software oferecido que me vai dar imenso jeito para acabar alguns projectos que guardo em hibernação há muito tempo.Vamos ver o que se arranja nos próximos meses... Twisted Evil


Outra coisa que sempre fiz: muitas vezes,ou por não haver guito para voos mais altos ou propositádamente para esticar a corda,costumo usar muito gear low-cost desde sempre e com excelentes resultados.A menos que estejamos a masterizar e/ou editar alguma coisa para broadcasting ou para voos mais altos,não há necessidade de ir a correr comprar "do bom e do melhor";com muita coisa mais modesta e com uma boa dose de bom senso conseguem-se coisas do arco da velha!

Uma regra aplica-se SEMPRE :  R.T.F.M. (Read The Fucking Manual!) antes de nos aventurarmos seja no que for,convém ter a paciência de ler a fundo toda a informação do gear e/ou software que vamos usar;está fora de questão atirarmo-nos de cabeça sem saber o que temos em mãos,nem o que podemos fazer (ou não...!).


Food for thought!  Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Reaper e gravações caseiras. Material aconselhado... Empty Re: Reaper e gravações caseiras. Material aconselhado...

Mensagem por guitargold Qui Jul 05 2018, 16:23

por maseumaseu Hoje à(s) 17:45

GuitarGold! Já comprei o UMC22. Foste tu que me aconselhas-te. Fui comprar à Musifex. Para aquilo que procuro é excelente! Não pretendo gravar voz. Tenho as guitarras a ligar ao interface e este ao PC, pergunto se será necessário arranjar um micro condensador para melhorar o som (estéreo, talvez)? Quanto ao vídeo que fizeste, na semana passada falei nele a um amigo! EHEHEH O vídeo é brutal, é uma pena não haver um programa na TV a aproveitar estes vídeos. É só Madonnas, Rianas, Beabers ... até me dá vontade de partir a televisão (mentira, estou a exagerar!). Wink

começando pelo video, ainda bem que curtistes e espero que o teu amigo também, brevemente irei ter novidades, ainda não entramos em estúdio outra vez, mas eu como produtor da banda já estou a orientar a pré-produção quer dos audios quer do clip, ira sair um clip novo e desta vez até com uma pitada de humor pelo meio, e mais não poderei dizer, é ficar atento Wink

quanto á tua duvida não compreendi o que queres fazer? queres gravar a acustica micada e ligado por jack para depois misturar ? isso é uma tecnica usada em estudio, com o mic captas mais o som das madeiras e com o piezo captas mais as notas em si, mas isso para ficar bom depois ira necessitar de muita edição ...

Presumo que estejas a falar de acusticas pois se for electrica apenas tem sentido se for para micar um amp, e ai vai depender do teu software simulador e do amp em si para veres se vale a pena ou não.

Eu se for para gravar com mais calma, com pés e cabeça uma acustica, normalmente uso mics, um sm57 na frente da guitarra e mais um micro de fita no 12 traste, depois misturo os dois, se for para uma coisa mais ou vivo como esta que deixo aqui, vai por jack direto ao interface.



Electricas dantes usava muitos simuladores de amp, o podfarm 99% das vezes, mas era porque não tinha amp á altura, como por exemplo o som deste filme é o pod farm usando a simulação de um jcm800 com o ts.



Atualmente mico os amps, penso ter amps relativamente bons e dos quais gosto do som, mas por vezes algo corre mal e tiro partido dos amps, e essa é a vantagem do software de simulacao de amps, fica sempre bom.

deixo-te aqui mais um exemplo de um som de amp que gostei bastante e de outro que não gostei nada ...

Aqui vai o que gostei.



e o que não gostei.




peço desculpa aos users, por estar a postar tanta coisa sobre o que já fiz, mas como fui eu a fazer sei da maneira como foi feita e são demonstrações apenas do que pode ser usar vst ou o realdeal...


Já agora se queres melhorar o som em stereo, duplica a faixa e mete-a fora de fase e depois manda 100 de cada faixa duplicada para cada lado, vai melhorar, não te esquecas de meter as faixas fora de fase...
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Reaper e gravações caseiras. Material aconselhado... Empty Re: Reaper e gravações caseiras. Material aconselhado...

Mensagem por maseumaseu Sex Jul 06 2018, 10:30

Xi! Tanta info! Obrigadão GuitarGold, vou estudar isto tudo com calma!
maseumaseu
maseumaseu
Guitarrista de garagem

Post Count : 280
Idade : 58
Localização : Lisboa
Guitarra : Epiphone ES335, Jackson Spectra Bass JS3, Fender CD60CE, APC GA100CW, SonoraSGN450
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 13/01/2014

https://www.youtube.com/@maseumaseu

Ir para o topo Ir para baixo

Reaper e gravações caseiras. Material aconselhado... Empty Re: Reaper e gravações caseiras. Material aconselhado...

Mensagem por guitargold Sex Jul 06 2018, 13:57

Mal vale informação a mais do que falta dela Wink


Qualquer duvida é só dizer, tudo o que sei partilho com todo o gosto
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Reaper e gravações caseiras. Material aconselhado... Empty Re: Reaper e gravações caseiras. Material aconselhado...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos