ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

dúvida em gravações

4 participantes

Ir para baixo

dúvida em gravações Empty dúvida em gravações

Mensagem por v-shadow Qua maio 08 2013, 13:17

queria perguntar aos mais entendidos em materia de gravaçoes em estudio o seguinte,
a minha banda tem dois guitarristas, tocamos death metal, para gravar uma música (bateria, guitarras, baixo e voz) quantas guitarras devo gravar?
devo gravar apenas duas (left + right), duas (left + right + solos ao centro), duas left + duas right??

as duas guitarras fazem leads e ritmo, mas os solos sao feitos apenas por uma das guitarras
v-shadow
v-shadow
Guitar Hero

Post Count : 1299
Idade : 37
Localização : s. joao da madeira
Guitarra : razorback V "costumized", "prs"
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

dúvida em gravações Empty Re: dúvida em gravações

Mensagem por boavida Qua maio 08 2013, 14:22

Eu diria que isso depende do efeito que querem de cada música em particular. eu gosto sempre do efeito de ter duas guitarras separadas em cada canal, se quiser um som mais denso posso por mais duas ou as que achar necessárias para criar um "wall of sound". Por vezes também gosto de solos em que jogo com o som ligeiramente para um lado, depois ligeiramente para o outro, haverão músicas em que já fica bem ter só um ritmo de um lado com o solo do outro. Mais do que uma formula para gravar e mistura uma música acho que se deve fazer aquilo que a música pede e isso varia de música para música.
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

dúvida em gravações Empty Re: dúvida em gravações

Mensagem por guitargold Qua maio 08 2013, 14:32

Eu diria que isso depende do efeito que querem de cada música em particular.

já esta aqui tudo dito Twisted Evil
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

dúvida em gravações Empty Re: dúvida em gravações

Mensagem por PedroGRock Qua maio 08 2013, 14:36

é como o boavida diz. tudo depende do efeito que queres ter.

chego a ter gravaçoes das musicas da minha banda com 10 faixas de guitarra. por norma dobro sempre as guitarras. 2 guitarristas, ambos com sons e tones diferentes, isso faz o nosso som.
ao dobrar as guitarras, faço um falso stereo. e crio o efeito de ter gravado com dois mics em frente ao amp. mas a distancias diferentes. o que vai originar um pequeno atraso nomic que esta mais longe do amp. é imperceptível ao ouvido humano mas em guitarras limpas (dedelhados principalmente) e solos cria um efeito muito porreiro. isto é feito de forma muito simples, dobras a guitarra e na segunda guitarra, adiantas tipo, 1/3 de segundo, ou mesmo 1/4.

e depois a cena é que nunca meto efeitos em serie em nenhuma faixa, a nao ser a EQ. de resto segue tudo em paralelo.

regra geral, solos gravo em faixas separadas das linha rítmicas. as faixas de automação atrofiam me todo.

no que toca a gravar não há certo nem errado. é aquilo que tu sentes que precisas e pronto.

vocês sao dois guitarristas. se tiverem tones diferentes o que eu faria era o seguinte. gravava as duas guitarras, e mandava uma para a direita e outra para a esquerda. depois dobrava as guitarras e mandava novamente uma para a direita e outra para a esquerda. mas desta vez invertidas. ou seja, a da direita na esquerda e a da esquerda na direita. acho que me fiz entender. depois a nível de volumes, as guitarras copia, por assim dizer, punha mais baixo. isto só para criar ali a mistura das duas guitarras mas com o volume mais baixo para aquilo não se misturar tudo. ainda por cima em metal, ficar com o som todo embolado é num abrir e fechar de olhos.

isto seria o que eu fazia.

PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

dúvida em gravações Empty Re: dúvida em gravações

Mensagem por v-shadow Qua maio 08 2013, 17:12

pedrogrock, gravar duas guitarras, uma a esquerda e outra á direita e depois fazer o oposto, está fora de questão, as guitarras nem sempre fazem o mesmo, ia ficar a soar como se fosse mono.

quanto ao que o boavida disse, percebo o ponto de vista, mas seria para gravar um EP, logo, quero que todas as musicas estejam gravadas da mesma forma, mas acho que vou experimentar gravar apenas uma á esquerda e uma á direita, depois talvez experimente meter os solos ao centro.

eu disse que era death metal, portanto, é tudo á base de distorçao, nao há cleans, apenas reverb ou delay nos solos se for necessario, talvez seja.
v-shadow
v-shadow
Guitar Hero

Post Count : 1299
Idade : 37
Localização : s. joao da madeira
Guitarra : razorback V "costumized", "prs"
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

dúvida em gravações Empty Re: dúvida em gravações

Mensagem por PedroGRock Qua maio 08 2013, 17:45

dai eu ter falado em coloca las ligeiramente mais baixas. ou isso ou em vez de colocares 100% da guitarra para cada lado, colocares o pan tipo a 60 ou 70% para cada lado.

mas isso só mesmo estando a fazer a mistura e ir testanto o que soa melhor. cada musica é uma musica e depois ainda vem o factor humano. quem está a fazer a mistura. é tudo muito relativo
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

dúvida em gravações Empty Re: dúvida em gravações

Mensagem por boavida Qui maio 09 2013, 03:23

Quer seja para gravar um EP ou várias músicas que sejam singles, maxis ou seja o que for, a lógica no meu entender será a mesma... A uniformidade sonora de um trabalho não depende da mistura das músicas ser igual para todas. Podes fazer o tracking e a mistura de todas as músicas mais ou menos da mesma forma, mas o que funciona com uma música pode ser horrível para outra, pois não há uma formula que apliques a uma música e que seja passível de transpor para tudo o resto, haverão pontos de partidas comuns, mas requerem trabalho específico para salientar a força de cada música em si.
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

dúvida em gravações Empty Re: dúvida em gravações

Mensagem por v-shadow Qui maio 09 2013, 05:27

exacto, quero fazer o tracking identico nas musicas todas, já vi pessoal que grava sempre uma guitarra para cada lado, mais uma ao centro (esta, ligeiramente mais baixa) e os solos e leads ao centro numa outra faixa, mas nao gosto muito, pelo menos naquilo que eu quero fazer.

posto isto, vou expeimentar gravar apenas duas guitarras com o pan a 75% para cada lado.

obrigado aos dois pelas dicas, assim que houver alguma cena gravada posto aqui
v-shadow
v-shadow
Guitar Hero

Post Count : 1299
Idade : 37
Localização : s. joao da madeira
Guitarra : razorback V "costumized", "prs"
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

dúvida em gravações Empty Re: dúvida em gravações

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos