ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como tocar HARD ROck n roll solos de improviso...?

+5
Luis77
joe_strummer
jonypaul
Velut Umbra
WuZv3Ks
9 participantes

Ir para baixo

Como tocar HARD ROck n roll solos de improviso...? Empty Como tocar HARD ROck n roll solos de improviso...?

Mensagem por WuZv3Ks Sex Out 04 2013, 12:31

Boas pessoal.
Vou logo directo ao assunto, eu so sei tocar uma musica ou outra por causa do tux guitar.

Basicamente so sei tocar com aquelas tablatura com numeros.

Eu ja tenti procurar musicas com este tipo de solos, mas sempre que encontrava uma, o autor da musica, so colocava os riffs, n punha os solos.

Sabem que tipo de escalas estes musicos usam, pra improvisar estes solos de rock de c*****o xD?

Se me souberem dizer um site com escalas simbolizadas em numeros agradecia.

P.s: Slash n e um guitarrista que me convença, mas há que reconhceer que apesar de serem solos e musicas que n tem grande valor tecnico, ficam no ouvido.

Os solos que eu pretendo improvisar são desse genero, bem como do enero do vocalista/guitarrista dos Airbourne,n sei se conhecem, aquele que toca solos empoleirado em cima do palco... vao ver videos da banda xD


WuZv3Ks
WuZv3Ks
Aprendiz de guitarra

Post Count : 85
Idade : 30
Localização : Porto
Guitarra : jack and danny
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 30/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar HARD ROck n roll solos de improviso...? Empty Re: Como tocar HARD ROck n roll solos de improviso...?

Mensagem por Velut Umbra Sex Out 04 2013, 13:06

Off topic!

Com algum receio de iniciar uma WWIII, lá vai:
não sou um grande fã do Slash, mas alto lá! Não têm valor técnico os solos desse
cavalheiro? Permitam-me referir o solo final do Paradise City, que é uma coça
valente para os ouvidos e maior ainda para os dedos.
Não é um Malmsteen, ou um Vai, mas também não precisa de ser. Afinal, de quantas
mais pessoas precisamos que consigam tocar a 9ª sinfonia com a guitarra enfiada no rabo enquanto cozinham um soufflé e fabricam sandálias, ao mesmo tempo que fazem uma demo do "state of the art" das pedaleiras e sintetizadores? (Mas até gosto bastante de alguns desses senhores também)

End of Off Topic!
Velut Umbra
Velut Umbra
Guitar Hero

Post Count : 1282
Idade : 47
Localização : Cascais
Guitarra : Maison Flying V FV500, Harley Benton DIY Flying V, Squier Hello Kitty Stratocaster, Ibanez RX170d
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 28/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar HARD ROck n roll solos de improviso...? Empty Re: Como tocar HARD ROck n roll solos de improviso...?

Mensagem por jonypaul Sex Out 04 2013, 13:25

Pentatónica menor. Sacas 90% dos solos com esta escala, e o que não sacares não andará longe.
Ao fim de umas semanas a brincar com a escala, começas a perceber instintivamente o que soa bem e o que soa mal.

Aqui ficam umas ideias:




PS: Tablaturas são o demónio Evil or Very Mad usa os ouvidos!
jonypaul
jonypaul
Guitarrista de garagem

Post Count : 290
Idade : 32
Localização : Oeiras
Guitarra : Telecaster, Walden
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar HARD ROck n roll solos de improviso...? Empty Re: Como tocar HARD ROck n roll solos de improviso...?

Mensagem por WuZv3Ks Sex Out 04 2013, 13:31

Obrigadão jonypaul, 90 por cento é o que eu preciso por agora xD

A sério , n começem com a palhaçada das flames, eu disse isto pa n por o slash num pedestal, mm com o intuito de n criar flame, mas parece que criou o efeito errado.

de qualquer maneira se alguem quiser contribuir com ON topic, sugestoes aceitam se Very Happy
WuZv3Ks
WuZv3Ks
Aprendiz de guitarra

Post Count : 85
Idade : 30
Localização : Porto
Guitarra : jack and danny
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 30/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar HARD ROck n roll solos de improviso...? Empty Re: Como tocar HARD ROck n roll solos de improviso...?

Mensagem por joe_strummer Sex Out 04 2013, 15:06

Tal como o jonypaul disse, estuda a escala de pentatónica menor , mas também podes estudar outras escalas como a escala blues (nao penta-blues como às vezes se diz ou se vê pela net) que também são usados às vezes em certos solos, mas por acaso há uns tempos também tive a mesma dúvida, mas era a parte prática das escalas.
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar HARD ROck n roll solos de improviso...? Empty Re: Como tocar HARD ROck n roll solos de improviso...?

Mensagem por Luis77 Sex Out 04 2013, 18:31

Queres aprender a solar bem, e não brincadeiras como muitos? Esquece pra já Hard Rock.

Na minha opinião, se um guitarrista quer aprender a solar tem que começar com blues ou Jazz (se bem que blues chega). Vê-se até bastante bem quem é que tem bases de blues ou não nos solos, e isso reflecte bem na qualidade. Independentemente de ser Hard rock ou metal.
Luis77
Luis77
Guitar Hero

Post Count : 1067
Idade : 31
Localização : Porto / Póvoa de Varzim
Guitarra : APC GC-10 (Clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar HARD ROck n roll solos de improviso...? Empty Re: Como tocar HARD ROck n roll solos de improviso...?

Mensagem por Velut Umbra Sáb Out 05 2013, 02:25

Não é para começar guerras. Apenas acho esse solo brilhante e dava um dos tin-tins
para fazer coisas dessas!

Agora, on topic:
Concordo plenamente com a ideia da pentatónica.
Uma coisa que me ajudou (apesar de eu ainda continuar a fazer uns solos miseráveis)
foi pôr umas backing tracks de vários géneros em loop, e percorrer a escala,
começando em pontos diferentes da mesma (ou seja tocar um pouco à toa), e tomar
nota do que andava a fazer.
Também ajuda imenso gravar o que fazes, e ouvir mais tarde, e nos licks que
"correram bem", tomar nota do que fizeste e em que altura da progressão de
acordes - e quais os acordes - em que ocorreu. (Depois faz experiências: progressão
em Mi, com o solo em Si Pentatónica Menor, por exemplo.)
Senão, passas pela fase frustrante em que queres voltar a tocar o que fizeste, e não
fazes a mais pequena ideia de por onde começar. É mais fácil sacar musicas dos outros
do que as nossas.
Ah! Muito importante! Tenta de vez em quando sair da tua zona de conforto!
Velut Umbra
Velut Umbra
Guitar Hero

Post Count : 1282
Idade : 47
Localização : Cascais
Guitarra : Maison Flying V FV500, Harley Benton DIY Flying V, Squier Hello Kitty Stratocaster, Ibanez RX170d
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 28/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar HARD ROck n roll solos de improviso...? Empty Re: Como tocar HARD ROck n roll solos de improviso...?

Mensagem por joe_strummer Sáb Out 05 2013, 05:44

Luis77 por acaso há uns tempos também queria aprender a tocar blues, pelo menos os solos e nao sei a escala blues chega para ter uma noção como a escala funciona nesse estilo.
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar HARD ROck n roll solos de improviso...? Empty Re: Como tocar HARD ROck n roll solos de improviso...?

Mensagem por Slider56 Sáb Out 05 2013, 17:27

Velut Umbra escreveu:Ah! Muito importante! Tenta de vez em quando sair da tua zona de conforto!
Puseste o dedo na ferida até ao fundo....é isso mesmo;sair da rotina,aprender coisas diferentes,desde notação musical,os diversos estilos,as escalas,acordes ,inversões,harmonia e por aí fora;não se aprende tudo de um dia para o outro,mas realmente convém ouvir muita música,da que gostamos e da que não nos diz nada...
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar HARD ROck n roll solos de improviso...? Empty Re: Como tocar HARD ROck n roll solos de improviso...?

Mensagem por PedroGRock Dom Out 06 2013, 09:59

nao podia estar mais de acordo. sair da zona de conforto é essencial para se descobrir coisas novas, e que na maioria dos casos, podem ser bastante interessantes de trabalhar.

vou te aconselhar um professor, bastante bom por sinal.

David Waliman. https://www.youtube.com/user/Wallimann

este senhor tem uns videos muito interessantes com diagramas de escalas e com uma back track.

a medida que a progressao vai avançando, os diagramas vao mudando, aparecendo sempre a escala mais adequada para aquela fase da back track.

até hoje, nao encontrei melhor no youtube.

outro também muito bom é o Dave Weiner (guitarrista do Steve Vai)
https://www.youtube.com/user/riffoftheweek

enquanto o waliman é numa onda mais fusion, o dave weiner vai mais de encontro ao rock.

mas tanto um como outro, aconselho bastante
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar HARD ROck n roll solos de improviso...? Empty Re: Como tocar HARD ROck n roll solos de improviso...?

Mensagem por aeopsvin Dom Out 20 2013, 05:20

Bom que o Slash não te convença é um problema teu, agora vires decretar que são "solos e musicas que n tem grande valor tecnico"... alguma humildade não fica mal a ninguém, principalmente a quem abre um tópico destes Twisted Evil

Dito isto, acima de tudo o que procuras chama-se experiência (com o instrumento). Pode ser mais rapidamente atingido através do domínio de escalas. Pratica a sério para cima, para baixo, alternado, e quando tiveres prática suficiente os dedos fazem o trabalho sozinhos, já nem pensas nisso. E quando deres por ti estás a improvisar.
Mas a forma mais eficaz é estudares os solos de músicos que te agradem, onde vais aprender licks que te vão influenciar para o resto da vida. Saca o programa Guitar Pro, é o melhor para isso.

Boa sorte.

aeopsvin
aeopsvin

Post Count : 4
Idade : 44
Localização : Lisboa
Guitarra : muitas
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar HARD ROck n roll solos de improviso...? Empty Re: Como tocar HARD ROck n roll solos de improviso...?

Mensagem por PedroGRock Dom Out 20 2013, 07:48

de forma resumida, ouve musica, muita musica, e estuda algumas escalas. nao te fiques pela maior e pela pentatonica. ve outras. estuda os modos da escala maior. isto requer tempo e dedicação, mas depois a recompensa é grande
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar HARD ROck n roll solos de improviso...? Empty Re: Como tocar HARD ROck n roll solos de improviso...?

Mensagem por JoãoReis Dom Out 20 2013, 08:20

tudo o que eu sei de blues aprendi com o Jack White

and it's funny because it's true xD
JoãoReis
JoãoReis
Guitarrista de garagem

Post Count : 317
Idade : 31
Localização : Maia
Guitarra : Quando comprar uma decente digo qual é
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Como tocar HARD ROck n roll solos de improviso...? Empty Re: Como tocar HARD ROck n roll solos de improviso...?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos