Ruido no amp provocado por outro aparelho
+6
Slider56
Rogerio Pereira Branco
kurt_cobain
joaoMvaz
MarlonMorais
kanubas
10 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Ruido no amp provocado por outro aparelho
Deixo aqui uma "piquena" questão para o pessoal que percebe umas coisas de electricidades.
Tenho o amplificador na sala e aparentemente sem qualquer problema de funcionamento. No entanto quando se liga o aparelho de ar condicionado que está no quarto fico com o som do amp cheio de ruido
São capazes de me dar alguma ideia sobre qual poderá ser a causa do problema e apontar na direcção de uma possível solução?
Tenho o amplificador na sala e aparentemente sem qualquer problema de funcionamento. No entanto quando se liga o aparelho de ar condicionado que está no quarto fico com o som do amp cheio de ruido
São capazes de me dar alguma ideia sobre qual poderá ser a causa do problema e apontar na direcção de uma possível solução?
kanubas- Guitar Hero
- Post Count : 1459
Guitarra : Fender American Deluxe Strat HSS / Fender Pawn Shop '51 / Fender Standard Strat MIM / Schecter Omen Extreme 6 / Epiphone Les Paul Tribute Plus / Epiphone Wildkat / Lag T400DCE
Guitarrista : Indefinido
Re: Ruido no amp provocado por outro aparelho
está ligado à mesma tomada?
MarlonMorais- Guitar GOD
- Post Count : 5705
Guitarra : Epiphone LP Classic, Chibson LP Custom
Não Marlon, são tomadas diferentes e em divisões diferentes da casa.
kanubas- Guitar Hero
Guitarra : Fender American Deluxe Strat HSS / Fender Pawn Shop '51 / Fender Standard Strat MIM / Schecter Omen Extreme 6 / Epiphone Les Paul Tribute Plus / Epiphone Wildkat / Lag T400DCE
Isso pode estar a acontecer porque a tomada onde tens ligado o amp tem uma ligação à terra. Apesar de ser mais seguro, pois protege o aparelho dos chamados picos de tensão, também adiciona ao sinal de entrada o ruído proveniente de outras cargas que por lá passam. Neste caso a do ar condicionado é a mais significativa pois puxa mais tensão, porque provavelmente até tens outros aparelhos por casa a fazerem o mesmo, mas em quantidades menores.
Última edição por joaoMvaz em Sex Mar 01 2013, 14:47, editado 2 vez(es)
joaoMvaz- Aprendiz de guitarra
- Post Count : 43
Guitarra : Epiphone Les Paul 1960 Tribute Plus
Guitarrista : Ritmo
Nem mais... quem nao se recorda de na infancia alguem ligar o secador e a tv ficar com interferencias...lol
kurt_cobain- Guitarrista de garagem
- Post Count : 376
Guitarra : Jagmaster
Se fôr isso há alguma forma de evitar o ruido (sem deixar de ter ligação à terra)?
kanubas- Guitar Hero
Se realmente for esse o problema, a solução é tocares com o amp ligado a uma tomada que não esteja ligada à terra (obviamente), mas tem em atenção que deves reservá-la apenas para ele, caso contrário os outros aparelhos yambém adicionam ruído ao sinal. Outra solução é comprares um Power Conditioner com filtro de ruído. Trata-se da espécie de uma tripla que melhora significativamente o sinal de entrada, mas é um pouco carote.
Usar o amp sem ligação à terra está fora de questão, até porque nessa situação tenho outro tipo de ruidos, como já tive oportunidade de verificar enquanto usei o Micro Terror com 1ª fonte de alimentação com que foi fornecido e que que não tinha ligação à terra.
Terei que averiguar esses equipamentos de que falas.
Obrigado pelas sugestões
Terei que averiguar esses equipamentos de que falas.
Obrigado pelas sugestões
kanubas- Guitar Hero
Sempre às ordens
Ruído do amp. provocado por lampadas florescentes, ar condic
O RUIDO É MANIFESTAMENTE PROVOCADO POR FALTA DE "TERRA", OU NAS TOMADAS DE CORRENTE OU
NO PRÓPRIO AMPLIFICADOR.
NO PRÓPRIO AMPLIFICADOR.
Rogerio Pereira Branco- Post Count : 1
Guitarra : Fender Jazz Bass
Kanubas,encontras esse tipo de tomadas múltiplas com protecção e isolamento nas lojas de informática;usam-se muito para filtrar a corrente e proteger computadores e afins.
Slider56- ADMINISTRADOR
- Post Count : 11293
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Espera aí Slider. Então o que se estão a referir é uma coisa deste tipo?
http://www.apc.com/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=p5b-gr
É que, se fôr isso já estou a usar uma exactamente igual à do link e ainda assim tenho este problema que descrevi.
http://www.apc.com/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=p5b-gr
É que, se fôr isso já estou a usar uma exactamente igual à do link e ainda assim tenho este problema que descrevi.
kanubas- Guitar Hero
Até podes estar a usar uma dessas, mas nem todas têm filtro de ruído. E claro, o problema pode ser do amp, do cabo, guitarra...
Kanubas
verifica se a linha que alimenta a tomada do amplicifador é a mesma que alimenta o ar condicionado...
pode estar ligados em tomadas diferentes mas estar conectado no mesmo dijuntor....
verifica lá isso
verifica se a linha que alimenta a tomada do amplicifador é a mesma que alimenta o ar condicionado...
pode estar ligados em tomadas diferentes mas estar conectado no mesmo dijuntor....
verifica lá isso
JHV- Guitar Hero
- Post Count : 1695
Guitarra : YAMAHA RGZ 211M; VINTAGE SG
Terra comum entre o amp e o aparelho. Nao precisam de estar ligados na mesma tomada para tal acontecer.
O motor do AC arranca, induz "ruído" na rede electrica que se propaga até às "terras" da casa, e portanto é captada pela "terra" do amp.
Como os transformadores do amp estão capacitativamente acoplados à carcaça, que por sua vez está ligada à terra, todos os componentes susceptíveis de receber essa interferencia "ruído" vão sofrer as consequencias.
Solução: embora pareça óbvia, desligar os condutores de "terra" seja do aparelho seja do amp está fora de questão devido à perigosidade de efectuar tal manobra.
Uma solução eficaz e sem riscos será de utilizar um transformador de isolamento 1:1, ou mais facilmente experimentar um "ground loop eliminator" ... ou desligar o AC
O motor do AC arranca, induz "ruído" na rede electrica que se propaga até às "terras" da casa, e portanto é captada pela "terra" do amp.
Como os transformadores do amp estão capacitativamente acoplados à carcaça, que por sua vez está ligada à terra, todos os componentes susceptíveis de receber essa interferencia "ruído" vão sofrer as consequencias.
Solução: embora pareça óbvia, desligar os condutores de "terra" seja do aparelho seja do amp está fora de questão devido à perigosidade de efectuar tal manobra.
Uma solução eficaz e sem riscos será de utilizar um transformador de isolamento 1:1, ou mais facilmente experimentar um "ground loop eliminator" ... ou desligar o AC
Z3D- Guitar GOD
- Post Count : 3975
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Ou melhor ainda.. se for o Mustang vendes-mo..... e acaba o barulho
kurt_cobain- Guitarrista de garagem
- Post Count : 376
Guitarra : Jagmaster
Exactamente, já disseram tudo... Não está na mesma tomada nem na mesma assoalhada, mas está na mesma rede... Algumas, para não dizer todas as casas têm no quadro electrico um disjuntor apenas para as tomadas (se for uma casa já maior, até pode ter 2, 3, 4), depois tem o resto, para a luz, cozinha, etc... Ora, o AC está numa sala e o amp está noutra, mas ambos estão ligados no mesmo sitio, ao mesmo disjuntor Experimenta, se tiveres mais do que um para as tomadas, ligar num outro ponto da casa... Normalmente, se tiveres dois disjuntores de tomadas, tens um para um lado da casa e o outro para o outro lado... Experimenta meter o amp no lado oposto da casa, se der... Senão, deita fora o AC e compra uma ventoínha
Naré Cardoso- ADMINISTRADOR
- Post Count : 11136
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
OK, pessoal
Agora faz todo o sentido o que têm estado a dizer. Já agora, o disjuntor das tomadas é o mesmo, apesar de ser em pontos quase opostos da casa. Disjuntores separados só para cozinha e WC.
@Naré
@Z3D
@kurt_cobain
Agora faz todo o sentido o que têm estado a dizer. Já agora, o disjuntor das tomadas é o mesmo, apesar de ser em pontos quase opostos da casa. Disjuntores separados só para cozinha e WC.
@Naré
Isso não posso, porque tenho que conseguir manter a patroa devidamente confortável enquanto faço estardalhaço na salaSenão, deita fora o AC e compra uma ventoínha
@Z3D
Por favor, troca-me lá isto por miúdos (excepto a parte do "desligar o AC", claro)Uma solução eficaz e sem riscos será de utilizar um transformador de isolamento 1:1, ou mais facilmente experimentar um "ground loop eliminator" ... ou desligar o AC
@kurt_cobain
Mais depressa te vendia o ar condicionado, mesmo com as dramáticas consequencias que isso acarretavaOu melhor ainda.. se for o Mustang vendes-mo..... e acaba o barulho
kanubas- Guitar Hero
Naré Cardoso- ADMINISTRADOR
- Post Count : 11136
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Kanubas.. tens alguma UPS para PC's
Se tiveres experimenta ligar o Amplificador à UPS e ve se continua a fazer a mesma coisa....
Acho que vai desaparecer qualquer interferencia que tenhas por ai.....
Se não tens.... há umas fichas triplas para colocars nas tomadas da parede que tem supressor de picos de corrente e filtragem, não sei se resulta, as provavelmente é mesmo à medida
Se tiveres experimenta ligar o Amplificador à UPS e ve se continua a fazer a mesma coisa....
Acho que vai desaparecer qualquer interferencia que tenhas por ai.....
Se não tens.... há umas fichas triplas para colocars nas tomadas da parede que tem supressor de picos de corrente e filtragem, não sei se resulta, as provavelmente é mesmo à medida
JHV- Guitar Hero
Kanubas,o transformador de relação (1:1) é na verdade um filtro de tensão de rede activo.Básicamente consiste num transformador em que entram 230 volts e saem os mesmos 230 volts mas filtrados através de díodos e outrs componentes acoplados ao transformador.Não é tudo igual;há que ter em conta os consumos totais dos equipamentos que se querem ligar a este tipo de transformadores....!
Slider56- ADMINISTRADOR
- Post Count : 11293
Guitarra : Quite a lot!!!
OK Slider, obrigado. Já estou a ver o que é esse transformador de relação 1:1.
Sabes onde é que isso se arranja, para dar uma espreitadela nos preços?
Ainda me falta esclarecer a alternativa do "ground loop eliminator" que o Z3D referiu como sendo mais fácil de experimentar (sairá mais barato, é isso?)
@JHV
Sim tenho uma UPS para PC. Quando tiver oportunidade experimento.
Essas fichas de parede de que falas devem ser equivalentes à régua de tomadas da APC (de que coloquei o link) com supressor de picos de corrente e filtragem, que já estou a usar mas que não resolve este problema do ruido do AC.
Sabes onde é que isso se arranja, para dar uma espreitadela nos preços?
Ainda me falta esclarecer a alternativa do "ground loop eliminator" que o Z3D referiu como sendo mais fácil de experimentar (sairá mais barato, é isso?)
@JHV
Sim tenho uma UPS para PC. Quando tiver oportunidade experimento.
Essas fichas de parede de que falas devem ser equivalentes à régua de tomadas da APC (de que coloquei o link) com supressor de picos de corrente e filtragem, que já estou a usar mas que não resolve este problema do ruido do AC.
kanubas- Guitar Hero
Mas diz-me uma coisa...
o problema que tens é quando o AC arranca e depois pára e volta a acontecer quando ele arranca novamente? ou é permanente desque que ele esteja a funcionar até que o pares...?
o problema que tens é quando o AC arranca e depois pára e volta a acontecer quando ele arranca novamente? ou é permanente desque que ele esteja a funcionar até que o pares...?
JHV- Guitar Hero
É mesmo permanente enquanto está a funcionar
kanubas- Guitar Hero
Entºao isso com a UPS deves ter o problema resolvido.........
JHV- Guitar Hero
Página 1 de 2 • 1, 2
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos