Escalas Pentatônicas
+4
MARKOARAUJO
Cript
fabitO
N££r!K
8 participantes
Página 3 de 3
Página 3 de 3 • 1, 2, 3
Re: Escalas Pentatônicas
tenho uma duvida.
o desenho de uma escala menor, se o tom da musica for la começo a escala na nota la?
acontece o mesmo com a escala maior?
Estou a referir-me a pentatonicas
o desenho de uma escala menor, se o tom da musica for la começo a escala na nota la?
acontece o mesmo com a escala maior?
Estou a referir-me a pentatonicas
Em relação às pentatónicas menores deixo aqui um ficheiro pro guitar pro que encontrei, tem os shapes e alguns exercicios.
http://www.ultimate-guitar.com/tabs/m/misc_scales/minor_pentatonic_scale_guitar_pro.htm
http://www.ultimate-guitar.com/tabs/m/misc_scales/minor_pentatonic_scale_guitar_pro.htm
Convidad- Convidado
Se o tom da musica for lá menor, é indiferente utilizar escala menor de lá ou maior?
Exemplo: Tom --> A m
Maior ou menor de la?
Maior ou menor de la?
apenas há estas duas maneira, a começar no traste 8 da corda E e no traste 3 da corda A. sao as formas da escala penta menor de C. depois existem as oitvas. mas a forma é igualfabitO escreveu: Ya, dá das duas maneiras, e acredito que hajam ainda muitas mais.Tipo na altura cheguei a esta conclusão e fixei-a mas até podia ter chegado a essa.é cenas do momento e da minha cabeça:P
goncalocard escreveu:Então o que define a tónica da escala é a primeira nota que tocamos?
Não necessariamente, estas nesta progressao de acordes C Am C Dm. estas notas fazem parte do campo harmonico maior de C.
ou seja, vais usar a escala de C maior para solar sobre estes acordes. ou seja, tens do re mi fa sol la si (escala de C natural ou maior) as melhores notas para começares a solar nesta progressao seriam o dó e o lá. pois ambos tens as mesmas notas na escala. mas porexemplo, podes começar em si, pode é nao soar bem, mas ao tocares si nao quer dizer que estejas a tocar a escala de Sí.
goncalocard escreveu:No post do fabito não percebi porque é que tem que ser o 3º traste na maior e 5º na menor :s.
esquece isso, pois esta mal esse teupensamento
fabitO escreveu:Só sei que tipo na pentatonica menor começa-se no 5 traste, pois a primeira forma da penta menor é a que está marcada no meu post como a segunda forma e a primeira é apenas a ultima da penta menor.
comjeça no 5o tratse se tiveres em Lá. essa é a primeira forma da penta menor de Lá. mas é ultima da penta de maior de Sí. e esta hein?
goncalocard escreveu:
Mas não posso fazer a pentatonica menor por exemplo, no 3º traste a começar?
Mas pronto, se eu começar no 5º traste é uma pentatonica menor de lá mas se começar no 7º traste já se torna uma pentatonica menor de si certo?.
ha, ja percebeste a cena
1º traste (sempre a falar de Mi grave) Fá, 3º traste Sol, 5º traste Lá, 7º traste Sí, e por ai fora.
[quote=Victor Santos ]Se o tom da musica for lá menor, é indiferente utilizar escala menor de lá ou maior?
Maior ou menor de la? [/quote]
Normalmente usas a correspondente ao acorde base, se for Am usas a penta menor de Lá.
e sim, podes utilizar todas as escalas em qualquer acorde, desde que estejam em sintonia, Am escala de Lá menor, mas se for A já tens de utilizar uma escala maior. a nao ser que saibas efectivamente onde estas a por os dedos e evites tocar a nota que que deferencia o acorde entre maior e menor.
E pessoal, C é diferente de Dó.
C é o acorde de Dó. ou seja, Dó Mi Sol. e Dó, para o pessoal que esta habituado a cifras, é a nota Dó.
Abraço
Convidad- Convidado
Não sei se Já conhecem este video, até agora não o vi no fórum.
Estive a ver e parece-me que ele é bastante elucidativo para quem quer aprender as escalas pentatónicas, além de mostrar a escala pentatonica tem também a pentatonica para blues e alguns exercícios e exemplos muito bons para quem está com alguma dificuldade em entender o porque da importância das pentatónicas.
Vale a pena ver com atenção, e aproveitar para estudar a partir daqui..
Estive a ver e parece-me que ele é bastante elucidativo para quem quer aprender as escalas pentatónicas, além de mostrar a escala pentatonica tem também a pentatonica para blues e alguns exercícios e exemplos muito bons para quem está com alguma dificuldade em entender o porque da importância das pentatónicas.
Vale a pena ver com atenção, e aproveitar para estudar a partir daqui..
JHV- Guitar Hero
- Post Count : 1695
Guitarra : YAMAHA RGZ 211M; VINTAGE SG
Guitarrista : Indefinido
Página 3 de 3 • 1, 2, 3
Página 3 de 3
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos