ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acoustic Corner

+24
.:Rodrigo:.
bytewax
ggx2
maseumaseu
davidlopes78
Aqualtis
Schmeichel
kouros
Migueltreze
Scorp
guitargold
André Melo
lore
O Bruno
Saibor
asmith
_:Seth:_
lourenco599
JoaoVoxAC30
obbama
tetiaroa
kicos
LGZT
Slider56
28 participantes

Página 4 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para baixo

Acoustic Corner - Página 4 Empty Re: Acoustic Corner

Mensagem por Slider56 Qui Mar 21 2013, 17:34

Ah,desculpa...não me lembrava que pertences ao meu club (Heavy Strings) Twisted Evil

Se a D28 está-se a aguentar bem sem problemas então continua nesse calibre.Tenho andado bastante parado nos últimos meses (muitos locais onde costumava tocar,uns fecharam e outros deixaram de fazer música ao vivo...e os poucos que restam quase que querem a malta a tocar de borla...!),mas julgo que com os cuidados da praxe,limpeza e acomodação ideais,um encordoamento destes aguenta-se à jarda uns bons 6 meses ou mais em regime soft;se andares a tocar todos os dias,ou pelo menos duas vezes por semana 2 meses de "tortura" para encordoamentos normais e cerca de 3 para estes...!

Tenho amigos que usam Dunlop Phosphor Bronze .012 e dizem que se aguentam bem;estamos a falar de Takamine's,Kaman's/Ovation's,algumas Ibanez da velha guarda e outras de respeito.No que toca à Yamaha's,alguns optam por Ernie Ball,Dean MArkley e até há alguns que usam encordoamentos da GHS com uma particularidade interessante,mas que obriga a refazer o setup: trata-se de cordas P.S.D. (Piano String Design),ou seja,o que toca na pestana e na sela é o núcleo da corda e não o enrolamento.As cordas assim ficam uns bons 2 milímetros mais baixas,mas a ressonância é magistral!!!!

Ah,já me esquecia de um detalhe muito importante: cada um transpira mais ou menos,mas há pessoal que aquilo não é suor: é ácido e arrasam um encordoamento em muito pouco tempo...outros nem por isso! Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acoustic Corner - Página 4 Empty Re: Acoustic Corner

Mensagem por JoaoVoxAC30 Sex Mar 22 2013, 09:09

Depois de se entrar no club das Heavy Strings nunca mais se deixa Twisted Evil

Pois o meu suor é um pouco "corrosivo", mas já estive a ver o preço deste encordoamento da Martin e acaba por compensar monetariamente em relação às Elixir (e em termos de tom espero que sim).

Uma vez que este é o "cantinho acústico" do fórum aproveito e deixo aqui um vídeo que gravei com a acústica (as cordas são umas Martin 0.12 que vieram de fábrica)

JoaoVoxAC30
JoaoVoxAC30
Guitarrista de garagem

Post Count : 292
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Fender American Standard Stratocaster, Fender Kurt Cobain Jaguar, Gibson ES-335, Gibson Les Paul 1958 Historic, Martin D-28
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 11/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Acoustic Corner - Página 4 Empty Re: Acoustic Corner

Mensagem por Slider56 Sex Mar 22 2013, 10:01

Boa malha,sim senhor! Fixe (quanto é que pagaste de cachet em alpista ao piriquito/canário...?!) Smile

...e claro está que...Martin é Martin... Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acoustic Corner - Página 4 Empty Re: Acoustic Corner

Mensagem por JoaoVoxAC30 Sex Mar 22 2013, 10:21

Obrigado Fixe (Tive sorte porque o George Martin lembrou-se de incluir o canto de um pássaro na gravação, senão teria mesmo que dar um cachet ao meu canário Laughing)
JoaoVoxAC30
JoaoVoxAC30
Guitarrista de garagem

Post Count : 292
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Fender American Standard Stratocaster, Fender Kurt Cobain Jaguar, Gibson ES-335, Gibson Les Paul 1958 Historic, Martin D-28
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 11/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Acoustic Corner - Página 4 Empty Re: Acoustic Corner

Mensagem por André Melo Dom maio 05 2013, 15:54

Ora boas. Resolvi voltar a pegar na guitarra onde aprendi a tocar. É uma velhinha Eko Navajo 6 que já pertencia ao meu pai. Não sei se é mal comum destas guitarras por se tratar de uma marca low cost mas a caixa de ressonancia não amplifica muito o som, não sinto o som tão forte como por exemplo numa acustica da fender das mais baratas. é por isso que aqui estou para tentar resolver essa situação. Comecei já por desbastar a sela porque a ação estava extremamente alta e um dos aspectos que me chamou mais à atençao é que mesmo com cordas novas, é muito dificil fazer bends e acordes de barras porque parece que nesta guitarra as cordas ficam muito rigidas. Para já fica uma duvida: tenho um pickup da schaller que tem uma ficha jack macho. Há possibilidade de tornar essa ficha macho numa ficha femea e incorpora-la no corpo da guitarra para que ela fique plug n play como numa eletrica? fica aqui uma foto da net do modelo em questão.

http://www.google.pt/imgres?imgurl=https://2img.net/h/i50.photobucket.com/albums/f321/Redmusic/Eko%2520Navajo/DSC09432.jpg&imgrefurl=https://s50.photobucket.com/user/Redmusic/media/Eko%2520Navajo/DSC09432.jpg.html&h=1024&w=768&sz=105&tbnid=QBHzjHpJ3yAX9M:&tbnh=95&tbnw=71&zoom=1&usg=__jRlfOj0oXQ1_EilRsJGrn_JkpIw=&docid=dJL7nMvSuT384M&sa=X&ei=4dSGUeubGMbm7Ab2qYHgBA&ved=0CD4Q9QEwAw&dur=2601
André Melo
André Melo
Guitarrista de garagem

Post Count : 480
Idade : 28
Localização : Oliveira de Azeméis
Guitarra : Ibanez sa120/Fender Stratocaster MIM
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Acoustic Corner - Página 4 Empty Re: Acoustic Corner

Mensagem por Slider56 Dom maio 05 2013, 16:55

Pois realmente essas Eko eram mesmo low-budget e a construção não ajudava em nada ao som final obtido.Antes de mais nada tens de considerar que naqueles tempos não se faziam estudos de acústica,nem às madeiras empregues nem a forma de construção.Eram sem dúvida alguma guitarras para durar,logo bastante resistentes e na maioria dos casos o excedente em madeira funcionava como sound dampers,ou seja absorviam o som das cordas. Evil or Very Mad
Se reparares com atenção na construção de boas guitarras dos dias de hoje ou mesmo de marcas superiores,notas que são bastante mais leves e por vezes frágeis.Isto deve-se ao facto de os constructores a sério respeitarem um determinado número de specs que vão contribuir para que,por exemplo,uma Martin,Taylor,Lowden,Olson entre outras marcas cantem independentemente do estilo de guitarras (Jumbo,Dreadnaught,Parlour,etc).

As Eko tinham uma espessura de ilhargas (lados) algo elevada.Por outro lado,o tampo harmónico nem sempre era de madeiras adequadas a uma propagação de som optimizada (pelos preços praticados,não havia milagres!).As travessas interiores ou bracing seguiam os mesmos critérios e só lá estavam para dar alguma consistência ao tampo.
Relativamente à altura de cordas que te levou a desbastares a sela,tem em atenção o alinhamento do braço em relação ao cavalete,porque se desbastares um ou dois milímetros talvez as coisas fiquem melhores;mas se desbastares demais corres o risco de as cordas trastejarem!As únicas Eko acústicas mais ou menos "domesticáveis eram as Ranger 6 e 12....!

Nem todas as guitarras têm uma escala e trastes confortáveis;por vezes tornam-se bastante duras e desconfortáveis de tocar,independentemente se têm ou não bom som.Verifica com uma régua se os trastes ao longo da escala estão bem nivelados ou se há alguma coisa que não bate certo.Instala um tipo de encordoamento leve para acústicas,como por exemplo os da Martin Phosphor Bronze de calibre .010.

Mete aqui fotos reais da guitarra: cavalete,escala,pestana,tampo,headstock etc...


depois falamos melhor! Wink

Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acoustic Corner - Página 4 Empty Re: Acoustic Corner

Mensagem por Slider56 Qua Ago 28 2013, 07:47

...e está resolvido de vez o "problema" de uma pedalboard para instrumentos electro-acústicos:

Acoustic Corner - Página 4 Acousticpedalboard_zpsf153f6b2


Passou nos 3 testes (headphone amp,combo e P.A. com e sem D.I. Box),e não me chateio mais (assunto resolvido de vez!) Smile
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acoustic Corner - Página 4 Empty Re: Acoustic Corner

Mensagem por guitargold Qua Ago 28 2013, 08:01

slider eu apenas trocava o super chorus por o small clone "uma questão de gostos " de resto essa pedalboard servia perfeitamente para mim Twisted Evil 

boas escolhas slider Fixe mas vindo de quem vem lógico que seria tudo boa escolha se não nem entravam na board Razz 


guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acoustic Corner - Página 4 Empty Re: Acoustic Corner

Mensagem por Slider56 Qua Ago 28 2013, 14:52

Não me chocava se optasse pelo Small Clone,mas este chorus veio a muito bom preço recentemente (thanks Brmor!),e gosto do timbre dos chorus da Boss.Se houvesse mais guito disponível,ainda me atirava a um Rotary da mesma marca...!

Tenho outro dos primeiros,mas faz parte da colecção ultra-privada que está guardada a 7 chaves...Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acoustic Corner - Página 4 Empty Re: Acoustic Corner

Mensagem por guitargold Qua Ago 28 2013, 15:04

pois nem quero imaginar o que esta nessa coleção ultra-privada certamente algumas coisas iriam dar-me um grande GAS Twisted Evil
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acoustic Corner - Página 4 Empty Re: Acoustic Corner

Mensagem por Slider56 Qui Ago 29 2013, 06:39

Ainda na semana passada estive a limpar guitarras,pedais e outros acessórios demasiado vintage  altamente venenosos que não ponho aqui (só levantei a pontinha do véu com a Strato de '68...Twisted Evil
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acoustic Corner - Página 4 Empty Re: Acoustic Corner

Mensagem por guitargold Qui Ago 29 2013, 07:09

Maluco 
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acoustic Corner - Página 4 Empty Re: Acoustic Corner

Mensagem por Slider56 Qua Out 30 2013, 12:49

Não é todos os dias que se vê uma preciosidade desconhecida da maioria da malta,e hoje tive uma oportunidade daquelas...

Acoustic Corner - Página 4 JF221_2_zps28bfdd36


Acoustic Corner - Página 4 JF221_1_zpsbd25ae49

Trata-se de uma guitarra fabricada pelo luthier Jacques Favino no ano de 1980 e ostenta o número de série # 221.A saber,é uma guitarra acústica sem pickups e dentro da mesma filosofia das Selmer e Maccaferri muito usadas pelo Django Reinhardt e amigos;fizeram escola e têm carradas de seguidores e artistas relacionados!

O som...? simplesmente do bom e do melhor,fruto de uma construção meticulosa e também do encordoamento Thomastik...(...e a conta do G.A.S. disparou alegremente...pale )
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acoustic Corner - Página 4 Empty Re: Acoustic Corner

Mensagem por Slider56 Dom Abr 13 2014, 17:11




Já tinha posto este clip no thread da "Melhor música...",mas faz sentido estar aqui pela simples razão de ser no meu entender e de mais pessoas,uma das melhores marcas de sempre de guitarras acústicas e electroacústicas : Lowden!

Neste caso trata-se de uma baritone (escala maior,encordoamento avantajado,e normalmente afina uma 5ª abaixo do standard). A saber, as baritones tiveram origem na Danelectro,Gretsch e também na Fender,e diria que estão a meio caminho entre a guitarra e o baixo! A Walden tem um modelo verdadeiramente impressionante : B-1E!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acoustic Corner - Página 4 Empty Re: Acoustic Corner

Mensagem por Scorp Dom Abr 13 2014, 17:36

Impressionante a sonoridade dessa guitarra!!!

Por acaso sempre senti algum fascínio e muita curiosidade em relação às baritone mas infelizmente nunca tive a oportunidade de experimentar, são guitarras algo difíceis de se encontrar... obrigado pela partilha já deu para aguçar ainda mais o "apetite"  Wink 
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Acoustic Corner - Página 4 Empty Re: Acoustic Corner

Mensagem por Migueltreze Sáb Set 06 2014, 11:16

Nas minhas pesquisas recentes para aperfeiçoar a minha técnica em 12 cordas encontrei isto. Impressionante.

Migueltreze
Migueltreze
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 200
Idade : 53
Localização : Lisboa
Guitarra : Fender DG22CE, Ibanez Artwood 12 cordas, Yamaha SLG100N
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 05/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Acoustic Corner - Página 4 Empty Re: Acoustic Corner

Mensagem por Slider56 Sáb Set 06 2014, 16:42

Bem bom!!!!  Fixe


Eu já toco guitarras há muito tempo,as nos últimos anos tenho cada vez mais tendência a pegar mais nas acústicas que nas eléctricas... Twisted Evil


Última edição por Slider56 em Dom Set 07 2014, 05:06, editado 1 vez(es)
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acoustic Corner - Página 4 Empty Re: Acoustic Corner

Mensagem por Migueltreze Sáb Set 06 2014, 17:48

Eu estava afastado das guitarradas há bastante tempo e também só tocava com elétricas. Mas desde que recomecei, há poucos meses, tocar numa elétrica não me dá grande gozo. Ok, os bends são mais fáceis e corre-se melhor a escala, mas o som acústico é algo de mais "puro" e visceral. Não sei se me faço entender Cool
Migueltreze
Migueltreze
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 200
Idade : 53
Localização : Lisboa
Guitarra : Fender DG22CE, Ibanez Artwood 12 cordas, Yamaha SLG100N
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 05/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Acoustic Corner - Página 4 Empty Re: Acoustic Corner

Mensagem por Slider56 Dom Set 07 2014, 05:09

Bem te entendo... Twisted Evil

não deixo as eléctricas convencionais de parte,mas de há uns três anos para cá tenho investido bastante nas acústicas e hardware relacionado;não me arrependo e os resultados foram para além das espectativas (é para continuar!)

...e ando a ver se a febre das baritone me passa,mas não está fácil,não... Rolling Eyes
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acoustic Corner - Página 4 Empty Re: Acoustic Corner

Mensagem por Migueltreze Qua Set 10 2014, 16:17

Estas Tonne:

Migueltreze
Migueltreze
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 200
Idade : 53
Localização : Lisboa
Guitarra : Fender DG22CE, Ibanez Artwood 12 cordas, Yamaha SLG100N
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 05/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Acoustic Corner - Página 4 Empty Re: Acoustic Corner

Mensagem por kouros Qua Set 10 2014, 17:59

Ui, esse Tonne... mauzinho e aborrecido como a potassa Rolling Eyes

Concerteza encontrarás bem melhor.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acoustic Corner - Página 4 Empty Re: Acoustic Corner

Mensagem por Migueltreze Qui Set 11 2014, 03:55

Eu gosto bastante, embora este tema não seja dos melhores dele.
Migueltreze
Migueltreze
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 200
Idade : 53
Localização : Lisboa
Guitarra : Fender DG22CE, Ibanez Artwood 12 cordas, Yamaha SLG100N
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 05/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Acoustic Corner - Página 4 Empty Re: Acoustic Corner

Mensagem por kouros Qui Set 11 2014, 05:09

Não é por esse tema, qualquer um serve de exemplo porque são todos iguais. Se puseres a dar um concerto dele no youtube bem que podes clicar em qualquer sítio que vais ouvir sempre a mesma coisa... e normalmente é um Lá ou um Mi.

A sério, se gostas desse género não te contentes com "artistas" desses.

E caga na técnica dele, é muito má mesmo.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acoustic Corner - Página 4 Empty Re: Acoustic Corner

Mensagem por Migueltreze Qui Set 11 2014, 07:00

Respeito a tua opinião mas não concordo com ela. Acho que tem uma mão direita excelente e os temas que toca têm um feeling muito próprio (embora à vezes os improvisos dele possam ser à volta das mesmas notas).

Gosto da técnica dele, mas percebo que nem todos podemos ter os mesmos gostos Smile
Migueltreze
Migueltreze
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 200
Idade : 53
Localização : Lisboa
Guitarra : Fender DG22CE, Ibanez Artwood 12 cordas, Yamaha SLG100N
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 05/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Acoustic Corner - Página 4 Empty Re: Acoustic Corner

Mensagem por kouros Qui Set 11 2014, 07:31

Uma coisa são os gostos. Eu também gosto de coisas muito básicas, não é essa (nem nunca será) a questão. É como quando um gajo é puto e acha que encontrou a melhor banda/músico do mundo e uns anos mais tarde já diz "ok, eu continuo a gostar de XPTO mas sei vêr que aquilo não é de forma alguma a melhor cena".

A técnica dele é muito javarda mesmo, o som (piezo até mesmo nas gravações de estúdio Shocked ) é pobre e as "composições" idem. Só te estou a alertar para isto porque se estiveres numa de investir neste estilo a sério vais acabar por chegar a esta conclusão... quanto mais cedo lá chegares mais depressa vais arranjar fontes de inspiração melhores para a tua aprendizagem e saberás separar o trigo do jôio.


Estas Tonne é um nome para quem ouve música de vez enquando mas gosta de dizer que conhece "tal músico"... um pouco como o pessoal que enche a boca a dizer "David Gilmour é um deus" e depois está a dar o confortably numb e nem reconhecem a música nem o guitarrista. Laughing (O mesmo se aplica a Santana, Jimi Hendrix, Satriani, Mark Knopfler)

A diferença é que esses sabem tocar guitarra enquanto o Tonne é tipo uma fraude para turistas e para pessoal que se entusiasma com videos sensacionalistas nas redes sociais com títulos tipo "Músico de rua"... X|





kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Acoustic Corner - Página 4 Empty Re: Acoustic Corner

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos