Shielding - for dummys
+27
lore
MARKOARAUJO
apmacc
mr_clean
bates
samc
Rafael99
Carecaz
AfonsoAlves
Waltheer
lourenco599
silverwing91
MValadas
Prats
Uminety
Slider56
carlosxana
used4music
ali3ncorp
ObiQueloKenobi
lowprofile
GuitarParts
.:Rodrigo:.
Scorp
PedroOliveira
Zito
Z3D
31 participantes
Página 2 de 7
Página 2 de 7 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
Re: Shielding - for dummys
É a primeira vez que ouço falar desse "fenómeno": fazer shielding e ficar com o som abafado...! Alguma coisa não correu lá muito bem,mas pronto,se resolveste o problema,siga!
Fazer o revestimento das diversas cavidades não é assim tão simples como parece;tem de se ter alguns cuidados,tal como referi lá atrás,e não só...!
Já apanhei há alguns anos uma guitarra em que o shielding original não estava a fazer o que devia.Deu-me água pela barba,e acabei por descobrir a causa por acidente:
O anterior dono,resolveu pintar a guitarra de outra côr,e vai de polir,pintar,voltar a polir,envernizar e por aí fora.A pintura condutora estava lá,mas as camadas de tinta e verniz acabaram por isolá-la onde não devia;limitei-me a ligar um fio soldado nas costas de um pot,enrolá-lo à volta de um parafuso pequeno,e vá de cravá-lo na base da cavidade dos pots...remédio santo,já que estabeleceu contavcto com a camada de tinta conductora e resolveu os buzzes inexplicáveis...!
Fazer o revestimento das diversas cavidades não é assim tão simples como parece;tem de se ter alguns cuidados,tal como referi lá atrás,e não só...!
Já apanhei há alguns anos uma guitarra em que o shielding original não estava a fazer o que devia.Deu-me água pela barba,e acabei por descobrir a causa por acidente:
O anterior dono,resolveu pintar a guitarra de outra côr,e vai de polir,pintar,voltar a polir,envernizar e por aí fora.A pintura condutora estava lá,mas as camadas de tinta e verniz acabaram por isolá-la onde não devia;limitei-me a ligar um fio soldado nas costas de um pot,enrolá-lo à volta de um parafuso pequeno,e vá de cravá-lo na base da cavidade dos pots...remédio santo,já que estabeleceu contavcto com a camada de tinta conductora e resolveu os buzzes inexplicáveis...!
Slider56- ADMINISTRADOR
- Post Count : 11293
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Tal como o Slider referiu, algo estaria a interferir. Algo que não tinhas dado conta. Só pode ter sido carlosxana.
A única situação que me ocorre justificativa de tal fenómeno é quando se faz shielding ao próprio pickup, ou seja, tipo isto:
Neste caso, se for bem feito não há grandes problemas, mas se for mal feito irá criar uma capacitância adicional entre o enrolamento e o shielding (q está ligado à terra), que no fundo é um filtropassa-alto passa-baixo (!) tal como os condensadores de tom duma guitarra mas sem potenciómetro, ou seja as altas frequencias irião ser "desviadas" para o shielding, ficando o som abafado.
mas não deve ter sido este o caso, por isso algo que não contavas deveria ter acontecido. De certeza.
A única situação que me ocorre justificativa de tal fenómeno é quando se faz shielding ao próprio pickup, ou seja, tipo isto:
Neste caso, se for bem feito não há grandes problemas, mas se for mal feito irá criar uma capacitância adicional entre o enrolamento e o shielding (q está ligado à terra), que no fundo é um filtro
mas não deve ter sido este o caso, por isso algo que não contavas deveria ter acontecido. De certeza.
Última edição por Z3D em Ter Set 11 2012, 10:14, editado 1 vez(es)
Z3D- Guitar GOD
- Post Count : 3975
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Muito provavelmente foi o que aconteceu.
Nos dias que correm,não faz muita mossa fazer ou não o shielding a pickups;como costumam levar o banho de cera para evitar a microfonia e isolar de agentes externos (sujidade,detritos,etc),basta uma boa blindagem,ligações feitas com todo o cuidado e tá o problema resolvido.
Nos dias que correm,não faz muita mossa fazer ou não o shielding a pickups;como costumam levar o banho de cera para evitar a microfonia e isolar de agentes externos (sujidade,detritos,etc),basta uma boa blindagem,ligações feitas com todo o cuidado e tá o problema resolvido.
Slider56- ADMINISTRADOR
Ou isso ou um contacto "esquisito" que tenha aparecido .... um gajo nunca sabe. Mas soava mal, toca de tirar tudo. Resolveu, 5*!
Z3D- Guitar GOD
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
não é que tocava mal, mas tinha tirado um pouco da alma da guitarra...e o que fiz foi só nas cavidades dos 2 humbukers e dos potenciómetros....e verifiquei varias vezes antes de tirar tudo se havia algum contacto com os potenciómetros ou os H, mas estava tudo ok...e medi tudo e dava sempre 0......so sei que ja fiz a muitas mesmo e melhorou sempre...so na minha guitarra extreme é que não gostei do resultado...até estava a pensar trocar os H....mas após retirar tudo voltou a ficar como eu gosto ....
não faço a mínima o que se passou e ainda hoje fico a matutar o porque.....mas tenho visto na net e a quem diz que não mudar outros dizem que sim....eu no meu caso penso que deve ser feito so não na minha schecter(é alérgica a prata deve ser descendente de vampiro)
não faço a mínima o que se passou e ainda hoje fico a matutar o porque.....mas tenho visto na net e a quem diz que não mudar outros dizem que sim....eu no meu caso penso que deve ser feito so não na minha schecter(é alérgica a prata deve ser descendente de vampiro)
carlosxana- Guitarrista de garagem
- Post Count : 491
Guitarra : cort kx custom/Prs tremonti/Schecter Hellraiser Extreme C-1 FR,
Eu gostava de experimentar fazer o shielding a essa bicha Não duvido de ti carlos, só mesmo curiosidade científica e por gosto.
Z3D- Guitar GOD
se quiseres satisfazer a tua curiosidade, é toda tua..(mas minha)
figueira da foz não é assim tão longe de mim.
e ja somos dois ( adoro montar e desmontar tudo para ver o porque das coisas)
figueira da foz não é assim tão longe de mim.
e ja somos dois ( adoro montar e desmontar tudo para ver o porque das coisas)
Se passares por cá um destes dias, traz a menina e manda PM a tempo!
Z3D- Guitar GOD
ok fica combinado vamos por um shielding a maneira a bicha e depois se fizer alergia, damos-lhe cortisona.....mal tenha o material reunido eu mando pm e marcamos a operação "em busca da alma perdida"
brigado
brigado
thas the spirit!
Z3D- Guitar GOD
Muito simples e claro. Fantástico.
Obrigado
MValadas- Aprendiz de guitarra
- Post Count : 62
Guitarra : Ibanez AS73
Z3D- Guitar GOD
Isto está bonito...
a Brigada Frankenstein não tem sossego... não se esqueçam de fazer a reportagem fotográfica da praxe...
a Brigada Frankenstein não tem sossego... não se esqueçam de fazer a reportagem fotográfica da praxe...
Slider56- ADMINISTRADOR
Slider, é um vicio .... a minha mulher já olha de soslaio para mim...
Eu já não me importo só com as minhas, não consigo ficar bem comigo mesmo quando vejo guitarras dos outros com algum mal de saúde.... dá-me coceira. Bicho carpinteiro....
Eu já não me importo só com as minhas, não consigo ficar bem comigo mesmo quando vejo guitarras dos outros com algum mal de saúde.... dá-me coceira. Bicho carpinteiro....
Z3D- Guitar GOD
Bicho carpinteiro....
acho que é bem pior: bicho marceneiro e de alta escola...
Slider56- ADMINISTRADOR
bom topico z3d! tenho uma duvida, quero meter um pickguard em acrilico transparente na minha strat so que tenho medo que fique com brutal ruido por não ter o shield no pickguard.. o que me aconselhas?
obrigado
obrigado
silverwing91- Post Count : 15
Guitarra : Fender/Squier Stratocaster
Bem... se o intuito de ter o pickguard transparente é para mostrar as entranhas do animal, não tens grande solução sem ser esquecer o shielding e usar pickups noiseless em formato single-coil.
Assim de repente, não estou a ver outra solução, pois que eu tenha conhecimento não existe tinta condutora transparente...
Mas pode ser que alguém tenha mais ideias.
Assim de repente, não estou a ver outra solução, pois que eu tenha conhecimento não existe tinta condutora transparente...
Mas pode ser que alguém tenha mais ideias.
Z3D- Guitar GOD
hum não queria muito ter de trocar de pickups pois é uma squier queria mudar de visual do animal apenas, e queria ver se arranjar uma ibanez mais porreira.. mas obrigado pela ajuda
silverwing91- Post Count : 15
Guitarra : Fender/Squier Stratocaster
Bem, hoje surgiu-me uma dúvida, e espero que vocês me consigam ajudar.
A minha Explorer anda com um bocado de ruído (derivado da falta de shielding), e estou a pensar fazer-lhe um. No entanto, ela tem um pickguard de alumínio, o que me leva a perguntar se após o shielding, e devido ao facto do alumínio ser um condutor, não continuarei com ruído. Também me questionei se aplicasse um material isolador na zona de contacto com a jaula de Faraday no corpo, e colocasse a fita de cobre sobre esse não condutor não seria solução para essa eventualidade.
Portanto, fico à espera de esclarecimento.
A minha Explorer anda com um bocado de ruído (derivado da falta de shielding), e estou a pensar fazer-lhe um. No entanto, ela tem um pickguard de alumínio, o que me leva a perguntar se após o shielding, e devido ao facto do alumínio ser um condutor, não continuarei com ruído. Também me questionei se aplicasse um material isolador na zona de contacto com a jaula de Faraday no corpo, e colocasse a fita de cobre sobre esse não condutor não seria solução para essa eventualidade.
Portanto, fico à espera de esclarecimento.
lourenco599- Guitar Hero
- Post Count : 1260
Guitarra : Epiphone Gothic Explorer; Walden CS500 CE
À partida julgo que não haverá problema.Se tens um pickguard em alumínio,faz todo o sentido usares fita autocolante de alumínio.Compras barato nos supermercados,e fazes a blindagem como deve ser,sem esquecer de deixar algum bocado fora dos recortes dos pickups precisamente para fazeres contacto com o pickguard.
Se ficar tudo bem feito e certinho,bem podes dizer adeus aos ruídos.Atenção também à qualidade dos diversos componentes (pots,switch,pickups e muito especialmente cablagem!!!),e especial atenção às soldaduras;e não te esqueças de que a blindagem/shielding tem de estar em contacto com a bridge!
Uma especial atenção ao switch de 3 posições que costuma vir instalado nas guitarras desse tipo;se for em formato de caixa,costumam avariar muito ou induzir ruído.Os melhores são os modelos de lâminas.
Depois conta como foi...
Se ficar tudo bem feito e certinho,bem podes dizer adeus aos ruídos.Atenção também à qualidade dos diversos componentes (pots,switch,pickups e muito especialmente cablagem!!!),e especial atenção às soldaduras;e não te esqueças de que a blindagem/shielding tem de estar em contacto com a bridge!
Uma especial atenção ao switch de 3 posições que costuma vir instalado nas guitarras desse tipo;se for em formato de caixa,costumam avariar muito ou induzir ruído.Os melhores são os modelos de lâminas.
Depois conta como foi...
Slider56- ADMINISTRADOR
Uma pergunta à malta batida nos shieldings, vou fazer um shielding como deve ser à minha strat (aproveito e vou fazer tb uma mod à electrónica da mesma) a pergunta é a seguinte, uma 2 folhas de cobre chegam para fazer o trabalho como deve ser, cavidades dos pu's e pickguard? ou será pouco?
Scorp- Moderador
- Post Count : 3607
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
depende do tamanho das folhas...
Waltheer- Moderador
- Post Count : 2480
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
scorp, isso depende do tamanho da folha de cobre e do tamanho das cavidades de routing
Z3D- Guitar GOD
same time....again!
Z3D- Guitar GOD
já n morremos hoje nem casamos amanhã...
Waltheer- Moderador
- Post Count : 2480
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Página 2 de 7 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7