Shielding - for dummys
+27
lore
MARKOARAUJO
apmacc
mr_clean
bates
samc
Rafael99
Carecaz
AfonsoAlves
Waltheer
lourenco599
silverwing91
MValadas
Prats
Uminety
Slider56
carlosxana
used4music
ali3ncorp
ObiQueloKenobi
lowprofile
GuitarParts
.:Rodrigo:.
Scorp
PedroOliveira
Zito
Z3D
31 participantes
Página 6 de 7
Página 6 de 7 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
Re: Shielding - for dummys
correcção..
a mod que vi eh como o slider disse, uma resistencia e um condensador ligados em paralelo no fio que vai para a ponte
Supostamente isto diminui o "choque" de modo a nao ser fatal
a mod que vi eh como o slider disse, uma resistencia e um condensador ligados em paralelo no fio que vai para a ponte
Supostamente isto diminui o "choque" de modo a nao ser fatal
ali3ncorp- Moderador
- Post Count : 2311
Guitarra : Clássica de Guerra.:.Stagg R500 Blue PRS Style.:.Harmony LP Tom delonge Gibson Look.:.electro-acustica XP.:.P-Bass marina - Mark Hoppus Replica.:.Tom Delonge Strat Replica
Guitarrista : Indefinido
Não há milagres,e que eu saiba as leis da física permanecem tal como as conhecemos.O uso do condensador e da resistência (ambos em paralelo),evita chatices mais graves e quando muito se houver merda da grossa,pelo menos cerca de 40 a 50 voltitos vão parar às mãos,mas sempre é melhor que levar uma jarda de 230 volts ou mais!!!
Infelizmente já não é novidade o facto de alguns idiotas terem o péssimo hábito de ter copos e canecas em cima dos amplificadores.Daí até entornarem alguma coisa lá dentro não falta muito com as consequências que sabemos.Num amplificador a válvulas entram 230 volts no enrolamento primário do transformador de alimentação,e pelo secundário saiem voltagens muito elevadas;se houver um curto-circuito entre o primário e secundário,seja porque motivos forem (spillover,isolamento derretido,etc) a jarda é aproximadamente a soma total das voltagens do secundário ou mais...!
Conclusão: deixem-se de avarias e usem os equipamentos de forma segura e com o máximo bom senso!Podem instalar o buffer do condensador e resistência,mas tudo começa com muito respeito pelas tensões de corrente envolvidas e com o bom estado dos diversos acessórios e componentes.
Infelizmente já não é novidade o facto de alguns idiotas terem o péssimo hábito de ter copos e canecas em cima dos amplificadores.Daí até entornarem alguma coisa lá dentro não falta muito com as consequências que sabemos.Num amplificador a válvulas entram 230 volts no enrolamento primário do transformador de alimentação,e pelo secundário saiem voltagens muito elevadas;se houver um curto-circuito entre o primário e secundário,seja porque motivos forem (spillover,isolamento derretido,etc) a jarda é aproximadamente a soma total das voltagens do secundário ou mais...!
Conclusão: deixem-se de avarias e usem os equipamentos de forma segura e com o máximo bom senso!Podem instalar o buffer do condensador e resistência,mas tudo começa com muito respeito pelas tensões de corrente envolvidas e com o bom estado dos diversos acessórios e componentes.
Slider56- ADMINISTRADOR
- Post Count : 11293
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Boas,tenho uma questão e nada melhor que perguntar ao Z3D,ou a quem souber,já que o tópico é fala-se de eletrônica.
Já fiz guitarras que a qual a parte elétrica foi feita por mim,até aqui tudo bem.
Porem as guitarras construídas foi utilizado pickups single-coils,e as guitarras tem(não sei como explicar)"ganho" muito elevado como
eu gosto,troquei a uma delas para pickups humbuckers,que a Instalação não foi feita por mim,tirei duma guitarra velha tudo montado e foi só
tirar duma para outra, não fiz soldas nem nada, e está tudo sem problemas.
O problema que pergunto,é,que hoje troquei de cordas na guitarra Jackson,e aproveitei vi a parte eletrônica,pelo motivo
a guitarra não tem um som vivo é frouxo não sei se me entendem,os pickups são 2 humbuckers Duncan e tem dois fios sobre fita isoladora de cada um deles ainda por soldar,não tem sinal de que foi mexido,e de cada um deles sai mais 2 fios que estão soldados para o potenciômetro e a chave de 3 posições,para que serve esses fios soltos por soldar e como posso dar vida a guitarra,
ou será que os pickups estão estragados.
PS:a guitarra não é nova comprei-a em 2da mão.
Já fiz guitarras que a qual a parte elétrica foi feita por mim,até aqui tudo bem.
Porem as guitarras construídas foi utilizado pickups single-coils,e as guitarras tem(não sei como explicar)"ganho" muito elevado como
eu gosto,troquei a uma delas para pickups humbuckers,que a Instalação não foi feita por mim,tirei duma guitarra velha tudo montado e foi só
tirar duma para outra, não fiz soldas nem nada, e está tudo sem problemas.
O problema que pergunto,é,que hoje troquei de cordas na guitarra Jackson,e aproveitei vi a parte eletrônica,pelo motivo
a guitarra não tem um som vivo é frouxo não sei se me entendem,os pickups são 2 humbuckers Duncan e tem dois fios sobre fita isoladora de cada um deles ainda por soldar,não tem sinal de que foi mexido,e de cada um deles sai mais 2 fios que estão soldados para o potenciômetro e a chave de 3 posições,para que serve esses fios soltos por soldar e como posso dar vida a guitarra,
ou será que os pickups estão estragados.
PS:a guitarra não é nova comprei-a em 2da mão.
MARKOARAUJO- Guitarrista viciado
- Post Count : 896
Guitarra : Mak.V
Guitarrista : Lead
Esses humbuckers devem ter 4 condutores (2 por cada bobine) e, normalmente, têm também mais um fio sem isolamento (descarnado portanto).
O que referes como fita isoladora é o ponto onde as duas bobinagens se encontram. Portanto o fim de uma bobine está ligado ao início da outra bobine.
Chama-se a isto um humbucker ligado em série - é o mais usual.
Os outros dois condutores, um liga ao "ground" juntamente com o tal fio descarnado. o outro é o sinal do pickup, e vai ligar ou a um potenciometro ou switch.
O que acho estranho nisto tudo é teres trocado os pickups de uma guitarra para outra sem um pingo de solda....
O que referes como fita isoladora é o ponto onde as duas bobinagens se encontram. Portanto o fim de uma bobine está ligado ao início da outra bobine.
Chama-se a isto um humbucker ligado em série - é o mais usual.
Os outros dois condutores, um liga ao "ground" juntamente com o tal fio descarnado. o outro é o sinal do pickup, e vai ligar ou a um potenciometro ou switch.
O que acho estranho nisto tudo é teres trocado os pickups de uma guitarra para outra sem um pingo de solda....
Z3D- Guitar GOD
- Post Count : 3975
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Z3D,sim troquei os pickups,não foi preciso soldar,porque foi em conjunto com os potenciometros e switch,tudo ligado como estava,ao principio ia cortar os fios, depois reparei, que, podia trocar os pickups e trocar todo sem precisar de cortar qualquer fio. como tinha feito umas cavidades suaves desde que passa-se fios entre o pickguard e o corpo da guitarra.
Pois entendi!
Bom... pode faltar aí alguma ligação. Fotos de pormenor precisam-se
Bom... pode faltar aí alguma ligação. Fotos de pormenor precisam-se
Z3D- Guitar GOD
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
boas,tenho aqui uma foto tirada agora,que acha ? o que será preciso fazer para que o som não seja frouxo,e ganhe vida? .
@marko:
não consigo perceber o que quer dizer com som "frouxo".
Estamos a falar de uma guitarra que veio assim de origem, certo?
Pode confirmar duas coisas: valores dos potenciómetros (b500k para volumes e A500k para tom) e do condensador (047).
De olhar para a fotografia, posso já dizer-lhe que os pickups (se forem Seymour Duncan ou Duncan Designed) estão mal ligados: verde liga ao ground e preto ao selector.
não consigo perceber o que quer dizer com som "frouxo".
Estamos a falar de uma guitarra que veio assim de origem, certo?
Pode confirmar duas coisas: valores dos potenciómetros (b500k para volumes e A500k para tom) e do condensador (047).
De olhar para a fotografia, posso já dizer-lhe que os pickups (se forem Seymour Duncan ou Duncan Designed) estão mal ligados: verde liga ao ground e preto ao selector.
Waltheer- Moderador
- Post Count : 2480
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Waltheer, Nao será B para tone e A para volume? (ista falando em standard claro)
ali3ncorp- Moderador
- Post Count : 2311
Guitarra : Clássica de Guerra.:.Stagg R500 Blue PRS Style.:.Harmony LP Tom delonge Gibson Look.:.electro-acustica XP.:.P-Bass marina - Mark Hoppus Replica.:.Tom Delonge Strat Replica
lol, tens toda a razão. my bad. I need... coffee...
Waltheer- Moderador
- Post Count : 2480
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
the spaghetti incident !!!!!!!!
lore- Guitar Hero
- Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Eu diria que essa guitarra precisa de uma reorganização nas ligações. O que o Waltheer disse é provável que esteja a acontecer - troca de fios. No entanto se nada foi mexido quando se retirou da outra guitarra, e esta estava a soar bem, pode ter acontecido uma das ligações estar a fazer mau contacto ou mesmo desoldada.
Essa guitarra precisa ser vista por alguem que sabe da poda.
Essa guitarra precisa ser vista por alguem que sabe da poda.
Z3D- Guitar GOD
Andava à procura de um tutorial de shielding para les paul e só encontrava pessoal a dizer que a les paul com hamburguers n precisava de shielding e que não haveria diferença. Mas quando ligava a guitarra ao iRig, ou pior ainda, no rocksmith, fazia sempre ruído quando aumentava a distorção. No amplificador passava despercebido, secalhar por causa da pouca qualidade do mesmo.
Acabei por fazer o shielding, baseado neste tutorial, um bocado abardajado pela falta de conhecimentos, mas a verdade é que a diferença é da noite para o dia. Deixou de fazer ruído totalmente.
Muito obrigado ao Zed pelo excelente tutorial, e para o pessoal que esteja na duvida se vale a pena fazer shielding na lp, façam sim
Acabei por fazer o shielding, baseado neste tutorial, um bocado abardajado pela falta de conhecimentos, mas a verdade é que a diferença é da noite para o dia. Deixou de fazer ruído totalmente.
Muito obrigado ao Zed pelo excelente tutorial, e para o pessoal que esteja na duvida se vale a pena fazer shielding na lp, façam sim
bates- Guitar Hero
- Post Count : 1399
Guitarra : Epi ES-339 / Epi LP Studio / LP Standard DiY / Veracruz Mod-755 / Valencia CG180
Boas,Z3D estive aqui no guitarradas perto das 15 horas, pouco antes de você apostar no tópico,como quero a guitarra para á manhã,e eu nunca mexi em pickups humbuckers,como eu não sabia não fiz nada,não podia esperar e fiz o que disse no tópico, levei a guitarra a um técnico,e que já a arranjou,trocando simplesmente switch,era o switch que não fazia o contato.
Agradeço o vosso tempo e disponibilidade pela vossa ajuda.
Agradeço o vosso tempo e disponibilidade pela vossa ajuda.
Excelente! Tudo resolvido então!
Z3D- Guitar GOD
Slider56- ADMINISTRADOR
- Post Count : 11293
Guitarra : Quite a lot!!!
Não sei se já falaram a respeito disto ou se realmente é completamente disparatado, mas surgiu-me aqui uma duvida....
O shilding destina-se a isolar toda a electronica da guitarra de interferncias provenientes dos proprios componentes e do exterior certo?
O que é normal é usar folha de cobre ou aluminio para fazer esse isolamento.
Mas lá está... estamos a isolar com metais, se esse isolamento for feito com borracha não será mais eficaz?
Desculpem a pergunta que pode ser mais que descabida mas gostava que comentassem
O shilding destina-se a isolar toda a electronica da guitarra de interferncias provenientes dos proprios componentes e do exterior certo?
O que é normal é usar folha de cobre ou aluminio para fazer esse isolamento.
Mas lá está... estamos a isolar com metais, se esse isolamento for feito com borracha não será mais eficaz?
Desculpem a pergunta que pode ser mais que descabida mas gostava que comentassem
JHV- Guitar Hero
- Post Count : 1695
Guitarra : YAMAHA RGZ 211M; VINTAGE SG
Pareceu-me que o objetivo seria criar uma gaiola de faraday, o que necessitaria de material condutor. Mas pronto, também n pesco nada disto lol
bates- Guitar Hero
Guitarra : Epi ES-339 / Epi LP Studio / LP Standard DiY / Veracruz Mod-755 / Valencia CG180
pois isso em principio será para manter todos os componentes ligados entre como numa ligação à terra por exemplo....
mas lá está um isolamento com borracha, previne a interferencia de ondas magneticas exteriores, ou seja entrariam as que os pickups e humbuckers captam, e mais nada...
mas lá está um isolamento com borracha, previne a interferencia de ondas magneticas exteriores, ou seja entrariam as que os pickups e humbuckers captam, e mais nada...
JHV- Guitar Hero
Mas o shielding nao so bloqueia o exterior como absorve as intereferencias eletro magneticas, ou tou a dizer treta? Lol deixa n percebo nada disto xD
Tava a googlar um bocado e encontrei isto:
http://www.hollandshielding.com/?p=Nieuws&id=93&Lang=2
Tava a googlar um bocado e encontrei isto:
http://www.hollandshielding.com/?p=Nieuws&id=93&Lang=2
bates- Guitar Hero
mas pode ser de outra forma, talvez mais baratucha que essa
por exemplo pintando as cavidades com tinta de borracha utilizada para reparar infiltrações e colar a folha de cobre ou aluminio por cima...
Será exagero? mas acho que devia ficar um isolamento mais eficaz... digo eu lol
por exemplo pintando as cavidades com tinta de borracha utilizada para reparar infiltrações e colar a folha de cobre ou aluminio por cima...
Será exagero? mas acho que devia ficar um isolamento mais eficaz... digo eu lol
JHV- Guitar Hero
A borracha não isola de campos magnéticos, tem que ser um material condutor ou também com propriedades magnéticas.
ObiQueloKenobi- Guitar Hero
- Post Count : 1883
Guitarra : roland micro cube & esp ltd m-10
http://en.wikipedia.org/wiki/Magnetic_field
http://www.home.agilent.com/agilent/editorial.jspx?cc=AW&lc=eng&ckey=866697&id=866697
http://www.home.agilent.com/agilent/editorial.jspx?cc=AW&lc=eng&ckey=866697&id=866697
ObiQueloKenobi- Guitar Hero
- Post Count : 1883
Guitarra : roland micro cube & esp ltd m-10
Tks Obiquelokenobi
agora acho que entendi porque tem de ser com metal e não com borracha...
agora acho que entendi porque tem de ser com metal e não com borracha...
JHV- Guitar Hero
That's all folks! XD
bates- Guitar Hero
Página 6 de 7 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7