ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler

+6
lowprofile
Ricardo Matias
maxx77
nanjos
MaDj
Slider56
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler Empty Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler

Mensagem por Convidad Dom Jan 08 2012, 16:22

UM ARTIGO muito esclarecedor... Wink
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler Empty Re: Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler

Mensagem por Slider56 Dom Jan 08 2012, 16:52

Muito bom mesmo,e dá respostas a muitas questões aqui no fórum,e não só! Very Happy
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler Empty Re: Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler

Mensagem por MaDj Dom Jan 08 2012, 17:58

demorei um bocado, mas gostei bastante. é sempre bom ver o reverso da medalha. uma palheta po zanman, eheh abraço
MaDj
MaDj
Guitarrista dedicado

Post Count : 667
Idade : 36
Localização : Cidadão do Mundo
Guitarra : Yamaha/Ibanez/Vintage
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler Empty Re: Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler

Mensagem por nanjos Seg Jan 09 2012, 04:19

Ainda não tive tempo de ler tudo, mas o que li é muito interessante.

Obrigado pela partilha! Very Happy
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler Empty Re: Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler

Mensagem por maxx77 Seg Jan 09 2012, 09:34

isto é sempre subjectivo.
tanto vale o que esta no texto, como o que alguem escreva sobre amps, e defenda da mesma forma.

cada um usa o que melhor lhe soa, quer seja aos ouvidos, ou ao bolso.

posso argumentar que num amp a tubas, posso mudar as mesmas, quer seja de pre quer seja de power e conseguir sons distintos, que obviamente nenhum simulador consegue.
posso dizer q "jogar" com o pré e o power me permite outra pleiade de sons que um sim nao dá.

mas tb posso argumentar q me fica muito mais barato que ter um rig de 16 amps e cabs, etc etc etc.

o mesmo se pode transpor para a pedalada vs pedaleiras digitais.
ou das guitarras tradicionais para coisas mais...tecnologicas como a firebird x ou as variax.

pedais existem a dezenas de anos, e no entanto nao conheço bandas/artistas com provas mais q dadas a meter esses pedais todos no amp e simula-los. por alguma razao é assim.

acho o artigo radical demais, e procura defender uma verdade unica, que não a é. e a realidade demonstra mesmo isso.
desde 2000 (e ja vao 11 anos) que nao tenho conhecimento de discos vencedores a ser gravados com recurso a sims.
maxx77
maxx77
Aprendiz de guitarra

Post Count : 40
Idade : 46
Localização : Porto
Guitarra : Fender Jaguar
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler Empty Re: Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler

Mensagem por Ricardo Matias Seg Jan 09 2012, 10:25

Ainda não tive tempo para ler tudo, porque ando aqui à volta com as economias e com as matemáticas, mas quando tiver tempo vou ler tudo. Parabens Zanman
Ricardo Matias
Ricardo Matias
Guitar Hero

Post Count : 1520
Idade : 30
Localização : Alenquer
Guitarra : Fender Squier Telecaster & SX Standard Series (Tipo ST)
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 29/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler Empty Re: Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler

Mensagem por nanjos Seg Jan 09 2012, 12:07

Acho interessante este artigo começar a abrir o mesmo tipo de discussão aqui no fórum.

O que se tem visto nos últimos anos é uma grande evolução nesta área, e se os primeiros modeladores eram muito limitados e pouco fiéis ao som original, hoje em dia, principalmente com equipamentos high-end, já se torna difícil de descobrir qual é o original e qual é o modelado.

Agora não se pode é estar à espera de atingir o som de amplificador e pedais fiéis aos originais com pedaleiras de entrada de gama, ou com adaptadores baratos e colunas de PC.

Isso poderá ser o suficiente para o curioso guitarrista amador, mas não para profissionais.
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler Empty Re: Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler

Mensagem por MaDj Seg Jan 09 2012, 12:11

Acho que a grande diferença está ao vivo. Após masterização, acredito que quase ninguém consiga distinguir o real da simulação, mas ainda não experimentei um simulador que me dê o mesmo feel de puxar por um amp a válvulas.
Posto isto, acho que as simulações são cada vez mais um recurso respeitável em estudio, e não só, tanto que já vi guitarristas admitirem que gravam com recurso a modelação.
MaDj
MaDj
Guitarrista dedicado

Post Count : 667
Idade : 36
Localização : Cidadão do Mundo
Guitarra : Yamaha/Ibanez/Vintage
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler Empty Re: Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler

Mensagem por lowprofile Ter Jan 10 2012, 05:12

@nanjos:
Sobes o volume ao original e sobes o volume ao modelado e descobrirás imediatamente a diferença, e sabes logo qual é qual Smile
lowprofile
lowprofile
Guitarrista dedicado

Post Count : 621
Idade : 41
Localização : Planet Earth
Guitarra : Who cares?
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler Empty Re: Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler

Mensagem por nanjos Ter Jan 10 2012, 07:07

Pois, provavelmente o que tiver mais ruído é o real Laughing
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler Empty Re: Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler

Mensagem por Slider56 Ter Jan 10 2012, 10:54

Não é só mais ruído...é headroom,dinâmica e mais algumas carcaterísticas que o ouvido apanha!Um sinal processado electrónicamente,samplado,emulado e sei lá que mais,por muita volta que se lhe dê,soa sempre a hi-fi,muito limpinho,lavadinho,contido,controlado,etc.Até aqui tudo bem,pois a malta quer é som e de boa qualidade,o ruído que se lixe.
Mas há aquele factor "forte & feio" carrascudo que nenhuma emulação consegue reproduzir a 100% e isso é processo de sinal nu e cru sem artifícios,como é o caso dos amplificadores a válvulas mais antigos;o som e a alma estão lá,muito embora venha algum lixo atrás,fruto da utilização de componentes digamos mais obsoletos e limitados,mas são os únicos que dão "aquele som",e não há volta a dar.

Mesmo em equipamentos ditos normais,sem uso de alta e cara tecnologia,é possível teremos bom som,com presença,dinâmica,personalidade,e chega-se fácilmente à conclusão que os que ditam a escolha final é o gosto de cada um.Se resulta e resolve,siga e nem vale a pena discutir-se a quadratura do círculo!
Sinceramente gostei do artigo e concordo com o autor!

Conclusão: está bom?...então segue e não inventes mais! o Óptimo é o maior inimigo do Bom! Twisted Evil
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler Empty Re: Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler

Mensagem por nanjos Ter Jan 10 2012, 10:58

O meu comentário era um bocado na brincadeira, claro.

Mas estou convencido que se hoje em dia ainda não se chega lá a 100%, mais dia menos dia chega-se lá.

E no final o que conta é se o resultado final é bom ou não.
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler Empty Re: Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler

Mensagem por Slider56 Ter Jan 10 2012, 11:06

Existem processadores direccionados para a guitarra que custam literalmente os olhos da cara e não só... pale conseguem coisas do outro mundo e se usados por quem tenha mãos e conhecimento,são ferramentas absolutamente de sonho.Estou a lembrar-me do Eleven Rack da Digidesign/ProTools entre outros,mas do jeito que isto anda ,dificilmente alguém larga de ânimo leve 959€ por uma,porque depois falta o resto... affraid

http://www.visound.pt/ProdutoInfo.asp?Id=4643

O mesmo se passa com amplificadores e outros acessórios;um dos amps que me tira do sério custa um balúrdio absolutamente injustificável,mas tenho de dar a mão à palmatória e reconhecer que aquilo é um portento em todos os aspectos:

http://www.google.com/search?q=Avalon+30+matchless&hl=pt-PT&client=safari&rls=en&prmd=imvns&source=lnms&tbm=isch&ei=630MT4D4MYLRswaHopyZBA&sa=X&oi=mode_link&ct=mode&cd=2&ved=0CBAQ_AUoAQ&biw=1280&bih=625

enfim...! Very Happy
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler Empty Re: Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler

Mensagem por nanjos Ter Jan 10 2012, 11:21

959€ por um eleven rack não digo, mas um AXE-FX II por 2299€ já ia affraid

http://www.g66.eu/index.php?option=com_virtuemart&page=shop.browse&category_id=15&Itemid=91&vmcchk=1&Itemid=91

Juntando o foot controller por 699€, fica a brincadeira em 2998€ What?
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler Empty Re: Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler

Mensagem por Naré Cardoso Ter Jan 10 2012, 12:06

Ora páki sao 2 desses faxavor, oh Nanjos!!! Razz

Estou a descobrir um pouco mais a sério o mundo do digital com a ex-ME25 do Slider... Very Happy Epah, isto é um brinquedo porreiro mas está longe dessas cenas mais potentes e claro, do original... ou nao... Bem, mas mesmo assim, para mim, para o meu trabalho é mais do que suficiente... Ora, se eu tocava tudo apenas com dois canais, Clean e OD, agora, "com 60", ando a arranjar um canal/som para cada musica, ou quase... Eu tenho o problemas das costas, nao posso fazer muito esforco... O Meu Vox pesa 20Kg! Em conjunto com a Fender, quando a comprei, veio o Line6 que pesa 7 ou 8Kg... Optimo!!! Agora com a pedaleira a pesar 1,5Kg, que cabe na mala dos cabos, que me dá uma diversidade de sons incrivel e que tem um som extremamente aceitável... Para mim é ouro sobre azul!!! Vai de pedaleira ligada á mesa de mistura e tá feito... Nem amp levo já!! Toco por cima de BTs, com o barulho das luzes nem se nota!! Para trabalhar agora utilizo a mesa, a pedaleira, a guitarra (obvio lol), 2 colunas amplificadas + 1 passiva! Mais que bom... Ah, e um microfone Razz
Agora, por outro lado, uma BANDA a sério, em palcos como deve de ser, com PAs como deve de ser, se todos tocarem com cenas digitais, mais vale ir pra lá o DJ Tiesto e tá bom...
De qualquer forma fiquei impressionado por o Mr Paul Smith ter gostado da coisa (no video)
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler Empty Re: Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler

Mensagem por Slider56 Ter Jan 10 2012, 14:58

Oh Nanjos...eu já nem quis falar no AXE que é absolutamente soberbo e vale cada cêntimo investido,mas enfim,o Naré acabou por dizer tudo: se se justificar,siga;senão é dinheiro deitado à rua só para alimentar o ego...! Very Happy
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler Empty Re: Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler

Mensagem por nscampos Qua Jan 11 2012, 02:59

Isto do analógico e digital tem muitas batalhas.

Durante muitos anos defendi que a fotografia analógica a P&B nunca seria igualada pela digital (a cores há muito que a digital era melhor). Como conseguir um grão tipo tri-X? Como conseguir um bokeh extremamente suave? E a latitude da exposição do filme? Isso era impossível.

Mas a evolução tecnológica encarregou-se de provar o contrário. Em Dezembro vendi o meu laboratório, algumas das câmaras analógicas e até algumas lentes. Com uma DSLR, Photoshop e Photomatix chego aos resultados que quero. São iguais ou melhores que os que conseguia com o laboratório analógico? Não sei nem me interessa. São os que quero. É óbvio que (ainda) é mais fácil conseguir uma boa foto com muitas zonas de diferentes intensidades de luz com o analógico, mas com o digital consegue-se. Dá é mais trabalho. Em tudo o resto o digital é mais fácil, se bem a aprendizagem na edição pode ser mais lenta.

No fundo, qual é melhor? O que vos garante os resultados que querem. É apenas uma ferramenta. E o mau trabalhador põe a culpa no martelo.

Eu, por exemplo, estou muito bem com o Mustang II. Sou um guitarrista de casa, chega bem. Como a fotografia digital, dá trabalho a conseguir chegar aos sons que quero, mas com trabalho (e muito tempo perdido no FUSE), chego lá.
Um amplificador a válvulas era melhor? Não consigo encontrar nenhum amplificador a válvulas pelo mesmo preço que me soasse melhor. E ter reproduções muito aceitáveis (e digo mesmo muito aceitáveis depois de trabalhadas no FUSE) de amplificadores como os '57 Deluxe, '59 Bassman, '57 Champ, '65 Deluxe Reverb, '65 Princeton, '65 Twin Reverb e Super-Sonic, só para falar dos Fender, a menos de 200€ é absolutamente impressionante.
nscampos
nscampos
Aprendiz de guitarra

Post Count : 91
Idade : 49
Localização : Viseu
Guitarra : Hagstrom F200P; J&D TL
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler Empty Re: Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler

Mensagem por Naré Cardoso Qua Jan 11 2012, 03:17

Ora... Mas que grande verdade Twisted Evil

E o mau trabalhador põe a culpa no martelo.

Concordo a 100%... Depende das necessidades de cada um! 100% certo!
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler Empty Re: Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler

Mensagem por Naré Cardoso Qua Jan 11 2012, 03:18

Off Topic! Procura o topico "Fotografia".

Já há que tempos que nao tiro umas fotos como devem de ser (a nivel principiante lol)... A ver se quando chegar o bom tempo a camera sai de casa Wink
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler Empty Re: Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler

Mensagem por boavida Qua Jan 11 2012, 06:49

Esse eleven rack é uma daquelas coisas que me tem tirado o sono ultimamente. Com jeitinho arranja-se mais barato http://www.dv247.com/computer-hardware/avid-eleven-rack--90228 só que ainda assim custa a dar, apesar de valer bem o seu custo. Apesar de tudo há uma personalidade nos amps a válvulas que os que não são ainda não conseguem ter, mas não tenho grandes dúvidas que essas diferenças se deverão tornar cada vez menores.
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler Empty Re: Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler

Mensagem por Schmeichel Qua Jan 11 2012, 08:34

NSCampos, já experimentaste o Mustang com humbuckers? Eu acho o som dele muito bom quando toco com a strat, mas basta meter-lhe uma guitarra com mais output e o som daquilo é logo muito pior.

Para quem quer bom som para tocar em casa, com um baixo orçamento, só digo uma coisa: um válvulas pouco potente (arranja-se por entre 100€ e 150€) e os pedais essencias baratos (como os Danelectro Coolcat) dão um som imbatível por qualquer emulador (à parte os híbridos, tipo Vox VT, que penso que se aproximará bastante).
Schmeichel
Schmeichel
ADMINISTRADOR

Post Count : 3529
Idade : 52
Localização : Portugal
Guitarra : G&L; Vintage; Epiphone
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/07/2009

http://schmeichel72.hi5.com

Ir para o topo Ir para baixo

Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler Empty Re: Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler

Mensagem por nscampos Qua Jan 11 2012, 09:01

Só usei com single coils e os cleans são mesmo muito bons. A distorção é aceitável, mas eu não uso muito.

Com humbuckers é muito pior nos cleans ou na distorção?

nscampos
nscampos
Aprendiz de guitarra

Post Count : 91
Idade : 49
Localização : Viseu
Guitarra : Hagstrom F200P; J&D TL
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler Empty Re: Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler

Mensagem por Naré Cardoso Qua Jan 11 2012, 09:16

Nos Hums nao tens o clean cristalino dos singles... Eu gosto do clean com um pouco de crunch (hums) como tb gosto do clean dos singles.

Os Harley Benton de 5W a valvulas são Epiphones disfarçados... Acho que nao chegam a 100€ (só a cabeça) Wink
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler Empty Re: Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler

Mensagem por nscampos Qua Jan 11 2012, 09:28

Schmeichel, e trabalhando as definições de cada «preset» em função dos humbuckers no Fuse, não há melhoras?
nscampos
nscampos
Aprendiz de guitarra

Post Count : 91
Idade : 49
Localização : Viseu
Guitarra : Hagstrom F200P; J&D TL
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler Empty Re: Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler

Mensagem por Schmeichel Qua Jan 11 2012, 10:29

O problema são na realidade dois:
1. As distorções são demasiado digitais
2. Começa a distorcer demasiado cedo

Tentei baixar o ganho ao mínimo nas presets mais clean e mesmo assim com humbuckers suja-me o som, com a agravante de ser um tom muddy que eu detesto.

Neste momento só uso o meu Mustang II com a Stratocaster e nas emulações de amps da própria Fender (que são realmente boas, mas lá está, tem de ser com single-coils com pouco output). Acho pouco para o que o amplificador pretende oferecer.
Schmeichel
Schmeichel
ADMINISTRADOR

Post Count : 3529
Idade : 52
Localização : Portugal
Guitarra : G&L; Vintage; Epiphone
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/07/2009

http://schmeichel72.hi5.com

Ir para o topo Ir para baixo

Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler Empty Re: Real amps vs amp sims - Um insight que vale a pena ler

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos