ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajustar a ponte da guitarra?

+3
Naré Cardoso
Patty
Lucas Valente
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Ajustar a ponte da guitarra? Empty Ajustar a ponte da guitarra?

Mensagem por Lucas Valente Sex maio 20 2011, 11:59

Olá Malta! Estava a correr tudo bem no meu aprendizado mas agora surgiu um problema.
Troquei as cordas da Bicha há já algum tempo e ficou tudo bem mas ontem partiu-se a corda E, então substituí por uma nova mas agora parece que trasteja mais do que antes. Na mudança anterior isso não aconteceu, não ouvia o trastejar com o amp mas desta vez está muito pior. Neutral

O que posso fazer? devo tentar algum ajuste por mim mesmo? Isso pelo que vi na net não é tão difícil. O que aconselham?

thanks Rock
Lucas Valente
Lucas Valente
Guitar Hero

Post Count : 1320
Idade : 28
Localização : Porto
Guitarra : Classic Vibe Telecaster Custom, Squier Telecaster Affinity with Bare Knucles and Seymour Duncan
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar a ponte da guitarra? Empty Re: Ajustar a ponte da guitarra?

Mensagem por Convidad Sex maio 20 2011, 12:04

As cordas novas têm um som metálico e estridente, talvez seja isso...

Espera uns 3 dias para ver se isso passa, se continuar sempre esse som, então talvez precise mesmo de uma afinação, na ponte e/ou no truss rod.


Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar a ponte da guitarra? Empty Re: Ajustar a ponte da guitarra?

Mensagem por Lucas Valente Sex maio 20 2011, 12:11

Fixe Ok!
Vou esperar!!
Lucas Valente
Lucas Valente
Guitar Hero

Post Count : 1320
Idade : 28
Localização : Porto
Guitarra : Classic Vibe Telecaster Custom, Squier Telecaster Affinity with Bare Knucles and Seymour Duncan
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar a ponte da guitarra? Empty Re: Ajustar a ponte da guitarra?

Mensagem por Lucas Valente Dom maio 22 2011, 05:03

O trastejar tem-me tirado a vontade de treinar os meus riffs Mad
Como posso identificar correctamente qual o traste que bate na corda? Ontem estive por aqui a ler como se via se o braço estava empenado mas posso fazê-lo com uma régua comum?

Thanks!
Lucas Valente
Lucas Valente
Guitar Hero

Post Count : 1320
Idade : 28
Localização : Porto
Guitarra : Classic Vibe Telecaster Custom, Squier Telecaster Affinity with Bare Knucles and Seymour Duncan
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar a ponte da guitarra? Empty Re: Ajustar a ponte da guitarra?

Mensagem por Patty Qua maio 25 2011, 05:09

Vou aproveitar aqui o tópico do meu rico filho para dizer aquilo que se passa: honestamente, acho que a nabice é dele mas até pode não ser.

Ele trocou as cordas da guitarra e na primeira vez, nunca dá muito certo. A 6ª e 5ª cordas ficaram a trastejar (é assim que se diz não é?) e ele lá mexeu novamente nas cordas e agora a 5ª já não faz barulho. A 6ª (isso parece os dias da semana!) continua com o trastejo mas já não é muito mas quando digo que pode ser nabice da parte dele, é que quando ele aperta mais a corda, mesmo estando desafinada o barulho desaparece.

O que acham que pode ser? Eu tentei afinar a Bicha com o Orange e o barulho era quase nulo mas ao fazer a comparação com o afinador digital, estas não batiam certo, ou seja, no amp dava como afinada = sem barulho e no afinador digital dava como não afinada= um pouco de barulho.

Desde já, Deus vos abençoe pelas ajudas, é que a coisa estava a correr bem mas com isso o puto desanimou Chorar
Patty
Patty
Aprendiz de guitarra

Post Count : 68
Idade : 56
Localização : Porto
Guitarra : Fender
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 08/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar a ponte da guitarra? Empty Re: Ajustar a ponte da guitarra?

Mensagem por Naré Cardoso Qua maio 25 2011, 06:50

Atenção, o afinador (a maior parte) diz o numero da corda, além da letra correspondente... Se está bem no amp e não no afinador, toma atenção á letra da corda, se é a E no amp e no afinador (por ex).
Quanto a trastejar... A espessura das cordas é a mesma que estava antes? Wink
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar a ponte da guitarra? Empty Re: Ajustar a ponte da guitarra?

Mensagem por Schmeichel Qua maio 25 2011, 07:25

A espessura de cordas de origem das Vintage costuma ser 0.9, por isso duvido que seja das cordas, Naré (mas não deixa de ser uma possibilidade).

Será que ao trocar as cordas ele não baixou a ponte do lado de cima?

O primeiro passo é identificar o ponto de trastejamento. Uma maneira possível é tocar a corda apertando no braço em várias casas até encontrar o ponto em que o trastejamento começa a ocorrer.
Schmeichel
Schmeichel
ADMINISTRADOR

Post Count : 3529
Idade : 52
Localização : Portugal
Guitarra : G&L; Vintage; Epiphone
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/07/2009

http://schmeichel72.hi5.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar a ponte da guitarra? Empty Re: Ajustar a ponte da guitarra?

Mensagem por Slider56 Qua maio 25 2011, 08:04

Nunca é demais relembrar que os afinadores têm a possibilidade de fazerem escalas mais baixas e mais altas;cuidado com as regulações.A nota Lá (A) que serve de referência tem por norma o valor de 440Hz!

Outra coisa a ter em atenção,é o facto de que um setup feito como deve ser nunca deixa a escala rigorosamente flat.Há um pequeno relevo no sentido da tensão das cordas que ajuda a evitar o trastear das cordas.
As guitarras novas de gama média a baixa,trazem das fábricas um setup muito simples e para despachar,e às vezes nem isso,no caso das mais baratas.

É de toda a conveniência e importância,que toda a malta que lida com guitarras aprenda a fazer o setup,ou calibragem das guitarras que compram.Não é nenhum bicho-de-sete-cabeças,aprende-se na boa e sem stress,e não falta informação detalhada em toda a parte,na net,aqui no fórum,nas revistas da especialidade,etc.
As ferramentas a usar também não custam nenhuma fortuna,mas isto é mesmo assim:cada um tem de saber do mínimo para poder lidar com o que aparece pela frente.Não digo que aprendam a reparar a fundo se não for a vossa profissão,mas quanto maior for o conhecimento das guitarras que temos,tanto mais fácil se torna para identificar problemas,e se forem simples resolvê-los,etc.

http://www.guitarradas.com/t2912-fazer-um-setup-a-guitarra


Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar a ponte da guitarra? Empty Re: Ajustar a ponte da guitarra?

Mensagem por Patty Qua maio 25 2011, 11:23

Vamos por partes que o Lucas não está por cá agora:

Sim Naré, as cordas batem certo no afinador e no Orange. e não, continua a Bicha com cordas 0.09 (isso eu sei pq fui eu que as comprei Twisted Evil )

Será que ao trocar as cordas ele não baixou a ponte do lado de cima?

Não faço idéia Schmeichel. Aliás, nem eu, nem ele mas antes também fazia um certo trastejar que não se ouvia com o amp, agora ouve-se. Quando ele faz este riff Question Smoke on the Water é um horror e só na 6ª corda se ouve a zoeira. Por isso creio que o trastejamento comece logo no 3º traste.

Slider, sim o afinador esta regulado para 440hz. Nem vale a pena perguntar como sei isso. Este pequeno relevo que dizes é aonde? No braço ou mais em cima ao pé do head?

Para já, não quero que ele mexa na Bicha! Eu estou a pensar em leva-la a Espinho na Impormúsica para fazer um setup. Já alguém levou lá a sua respectiva Bicha? vocês sabem que eu não tive boas experiências na loja, alguém sabe dizer-me sobre o trabalho que se faz lá?

E por fim, eu nem acredito nas coisas que aprendi em poucos meses. Ah?
Patty
Patty
Aprendiz de guitarra

Post Count : 68
Idade : 56
Localização : Porto
Guitarra : Fender
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 08/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar a ponte da guitarra? Empty Re: Ajustar a ponte da guitarra?

Mensagem por nanjos Qua maio 25 2011, 11:40

O trastejar acontece com a corda solta, ou apenas quando se pressiona a corda nos trastes?
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar a ponte da guitarra? Empty Re: Ajustar a ponte da guitarra?

Mensagem por Patty Qua maio 25 2011, 11:50

das duas maneiras nanjos mais quando de pressiona os trastes. Com a corda solta só se tocarmos com muita força.
Patty
Patty
Aprendiz de guitarra

Post Count : 68
Idade : 56
Localização : Porto
Guitarra : Fender
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 08/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar a ponte da guitarra? Empty Re: Ajustar a ponte da guitarra?

Mensagem por nanjos Qua maio 25 2011, 12:10

O hardware dessa guitarra é muito parecido com o da minha. Afinadores e ponte, acho que são mesmo iguais.

Uma hipótese, e de fácil resolução, é o que o Schmeichel disse. Ao trocar as cordas ele pode ter mexido na altura da ponte e nesse caso basta subir ligeiramente desse lado da ponte.

Se isso não resolver, o setup será a solução mais viável, porque pode ser de várias coisas.

A nut nessas guitarras é de plástico. A minha não durou muito tempo e mudei para uma de osso.

Outra situação ainda mais chata são os afinadores. Na minha o afinador da 3ª corda (G) provoca esse efeito na 6ª corda. Experimenta tocar a 6ª corda solta enquanto fazes pressão com um dedo na parte de trás do afinador de cada corda e vê se esse trastejamento pára.
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar a ponte da guitarra? Empty Re: Ajustar a ponte da guitarra?

Mensagem por Patty Qua maio 25 2011, 12:16


Outra situação ainda mais chata são os afinadores. Na minha o afinador da 3ª corda (G) provoca esse efeito na 6ª corda. Experimenta tocar a 6ª corda solta enquanto fazes pressão com um dedo na parte de trás do afinador de cada corda e vê se esse trastejamento pára.

Desculpe, não percebi. Afinadores são aquelas coisinhas que rodam as cordas Embarassed ? Mas na parte de trás, aonde exactamente?
Patty
Patty
Aprendiz de guitarra

Post Count : 68
Idade : 56
Localização : Porto
Guitarra : Fender
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 08/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar a ponte da guitarra? Empty Re: Ajustar a ponte da guitarra?

Mensagem por nanjos Qua maio 25 2011, 12:39

A ser tratado por você não sei se desculpo Razz

Afinador, tuner, carrilhão, vai dar tudo ao mesmo. Laughing

Pressiona aqui:
Ajustar a ponte da guitarra? Klusontuner
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar a ponte da guitarra? Empty Re: Ajustar a ponte da guitarra?

Mensagem por Patty Qua maio 25 2011, 12:46

Não, o problema não é esse...

Very Happy

Estou a ver aqui na bicha que a 6ª corda apenas tem uma volta no afinador...pode ser disso?
Patty
Patty
Aprendiz de guitarra

Post Count : 68
Idade : 56
Localização : Porto
Guitarra : Fender
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 08/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar a ponte da guitarra? Empty Re: Ajustar a ponte da guitarra?

Mensagem por nanjos Qua maio 25 2011, 12:47

Ainda bem!

Então é provável que o setup resolva o problema.
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar a ponte da guitarra? Empty Re: Ajustar a ponte da guitarra?

Mensagem por Slider56 Qua maio 25 2011, 16:43

PAtty,o relevo de que falo ajusta-se no setup,e é uma conjugação de trabalho do trussrod e das regulações em altura das selas do cavalete/bridge.Vê as imagem em baixo:

Ajustar a ponte da guitarra? Gene_necks1-truss-rods

mencionei este facto por já me terem vindo parar às mãos guitarras absolutamente descompensadas,em que não havia volta a dar a não ser fazer um setup de fio a pavio!Como já disse noutro tópico,o fazer um setup não é nenhum bicho de 7 cabeças;basta aprender com calma e saber identificar os problemas e claro,resolve-los da melhor maneira.Não se aprende de repente nem num par de horas;leva tempo a interiorizar certos procedimentos,mas com o tempo e com a prática que se vai progressivamente adquirindo,chega-se lá na boa.As ferramentas a usar a nível pessoal não custam nenhuma fortuna!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar a ponte da guitarra? Empty Re: Ajustar a ponte da guitarra?

Mensagem por Convidad Qua maio 25 2011, 17:17

Acho uma piada tratarem a guitarra por bicha ahah, eu cá chamo a minha de FERA! Very Happy
Se o problema não é das cordas é do braço :\ nada que um caguésimo de volta no truss não resolva :p

Offtopic: E uma jam de mãe e filho aqui para o pessoal? ahah
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar a ponte da guitarra? Empty Re: Ajustar a ponte da guitarra?

Mensagem por Naré Cardoso Qua maio 25 2011, 18:30

A espessura de cordas de origem das Vintage costuma ser 0.9, por isso duvido que seja das cordas, Naré (mas não deixa de ser uma possibilidade).

Por isso mesmo hehehe... É 0.09, mas se se enganasse e tivesse metido 0.10 era possível que trastejasse... Wink Sendo assim, como ficaram do mesmo calibre sim, poderá mesmo ter sido qualquer toquezinho na altura da ponte que poderá ser resolvido com um simples desapertar de 1/4 ou 1/2 volta do parafuso da ponte do lado que trasteja. Senão, um setup é bem vindo Wink
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar a ponte da guitarra? Empty Re: Ajustar a ponte da guitarra?

Mensagem por Patty Qui maio 26 2011, 01:51

Vou levar a Bicha fera para um setup. Assim que tiver tempo!
É melhor o puto não mexer em nada na Bicha para já, ainda lhe faz alguma coisinha sem jeito!! Twisted Evil

Obrigada a todos mais uma vez!! I love you
Patty
Patty
Aprendiz de guitarra

Post Count : 68
Idade : 56
Localização : Porto
Guitarra : Fender
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 08/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar a ponte da guitarra? Empty Re: Ajustar a ponte da guitarra?

Mensagem por nanjos Qui maio 26 2011, 03:08

Acho que fazes bem. O setup não é nenhum bicho de 7 cabeças, mas se não se souber o que se está a fazer, fica ainda pior do que está.
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar a ponte da guitarra? Empty Re: Ajustar a ponte da guitarra?

Mensagem por Naré Cardoso Qui maio 26 2011, 04:07

Antes de fazer o setup experimenta só desapertar o parafuso grande da ponte do lado que está a trastejar... Se nao ficar bom, nao estraga nada e de qualquer forma, vais fazer o setup a seguir, se necessario Wink
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar a ponte da guitarra? Empty Re: Ajustar a ponte da guitarra?

Mensagem por nanjos Qui maio 26 2011, 04:11

Sim, vale a pena experimentar.

Se tiveres dúvidas, o parafuso é este:
Ajustar a ponte da guitarra? L_c961d7595f5243329489b059cf59f432
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar a ponte da guitarra? Empty Re: Ajustar a ponte da guitarra?

Mensagem por Lucas Valente Qui maio 26 2011, 05:29

Olá Malta!
Eu mexi no parafuso em questão e resultado: Já não trasteja tanto!!! Rock Rock Ainda ouve-se um bocadinho mas não tanto como antes. Agora como disseram para mexer apenas um pouco, dei uma volta ao parafuso, não darei mais nenhuma, pois assim com o amp já não se deve ouvir.
Não mexi na roda em baixo mas no parafuso em cima como vi na net. É a mesma coisa?

Mas e de outro lado, não devo levantar? Deixo assim? E será que posso rodar mais até deixar de ouvir o trastejar ou é melhor não mexer muito...teve que ser a pressa, enquanto a velha não estava a olhar o meu velho disse-me "mexe lá nisso pá!!" lol!
Lucas Valente
Lucas Valente
Guitar Hero

Post Count : 1320
Idade : 28
Localização : Porto
Guitarra : Classic Vibe Telecaster Custom, Squier Telecaster Affinity with Bare Knucles and Seymour Duncan
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar a ponte da guitarra? Empty Re: Ajustar a ponte da guitarra?

Mensagem por Naré Cardoso Qui maio 26 2011, 05:49

Hehehe... Levanta até deixar de trastejar, mas atencao á altura das cordas... Se ficarem muito altas é porque o problema é outro e aí precisa sim de um setup a sério... Wink
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajustar a ponte da guitarra? Empty Re: Ajustar a ponte da guitarra?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos