ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como compor heavy metal/ thrash metal

+2
MarlonMorais
flcouto57
6 participantes

Ir para baixo

Como compor heavy metal/ thrash metal Empty Como compor heavy metal/ thrash metal

Mensagem por flcouto57 Qua maio 18 2011, 16:45

Pessoal preciso de ajuda já alguns meses que tento compor umas musicas, mas NÃO CONSIGO isto é super frustrante, e como a maior parte de vocês tem muito mais experiência que eu gostaria que me dessem algumas dicas, se calhar algumas escalas ou notas...
flcouto57
flcouto57

Post Count : 12
Idade : 29
Localização : Vila Nova de Gaia / Porto
Guitarra : ESP/LTD M-50 Re-edited
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 14/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor heavy metal/ thrash metal Empty Re: Como compor heavy metal/ thrash metal

Mensagem por MarlonMorais Qua maio 18 2011, 16:48

a música composta com por métodos é música má.

as coisas vêm de dentro. ninguém te pode dizer "olha, fazes assim, assim e assim e é assim que se compõe música" isso pode dar resultados, mas resultados bons não dá de certeza.

talvez ainda não estejas preparado para compor música.

para mim perguntarem-me como componho música é a mesma coisa que me perguntarem "como é que acordas todas as manhãs?"... não sei, é algo natural, que acontece simplesmente.

tenta ouvir o que queres fazer na tua cabeça, depois descobres as tónicas e vai aos poucos a partir daí.
MarlonMorais
MarlonMorais
Guitar GOD

Post Count : 5705
Idade : 34
Localização : Brighton, UK
Guitarra : Epiphone LP Classic, Chibson LP Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor heavy metal/ thrash metal Empty Re: Como compor heavy metal/ thrash metal

Mensagem por Convidad Ter Jun 21 2011, 06:10

primeiro acho que tens que ouvir e captares o "feeling" da cena. é obvio que há truques aqui e ali, acho que podes associar ao thrash o palm mute, power chords, a distorção, os solos, na bateria o pedal duplo e a batida punk. mas não é boa ideia ir por aí.

eu não sei pegar numa guitarra e compor, nunca soube. o que faço é improvisar até me sairem boas ideias, depois é uma ideia de as conjugar umas com as outras.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como compor heavy metal/ thrash metal Empty Re: Como compor heavy metal/ thrash metal

Mensagem por zurgoku Ter Jun 21 2011, 08:09

Exactamente como o Mustas disse, é muito palm muting e Power chords na guitarra mas tens de saber conjugar bem tudo.

Um erro que não devias fazer é pensares já em compor músicas, pois antes disso tens é de ouvir muito e eu quero mesmo dizer MUITO, de tudo, até rock e Blues(para os ditos solos), (Mas não passes dessa barreira ehehe) pois vai ajudar-te muito. O meu conselho é, espera e tem muita paciência, pois isso vai acabar por vir naturalmente á medida que consegues improvisar mais e melhor Smile

Rock
zurgoku
zurgoku
Guitarrista de garagem

Post Count : 309
Idade : 29
Localização : Lisboa
Guitarra : Schecter Demon 6 ABSN
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 28/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor heavy metal/ thrash metal Empty Re: Como compor heavy metal/ thrash metal

Mensagem por Rod Ter Jun 21 2011, 09:42

ora bem vou falar da parte thrash metal:


então todo o thrash tem triplets ou tercinas como lhe quiseres chamar,estas a uma velocidade acelarada têm um "feeling" do tipo galopante (tipo a raining blood dos slayer)usa e abusa delas,mete powerchords e usa tambem o tritom que e um intervalo de tres tons de uma nota para a outra (salvo o erro) que faz com que a musica fique com um carácter meio evil,slayer abusam á força toda dele por exemplo no intro da raining blood ou na south of heaven e possivel ouvir isso.quanto a escalas nao precisas de te limitar apenas a blues e pentatonicas,é verdade que muita gente o faz mas por exemplo podes ouvir yngwie malmsteen (eu pessoalmente abomino)e ves que é uma maneira de abordar os solos totalmente diferente porque ele ja usa menores,melodicas menores e harmonicas menores (nao te assustes que na prática é mais simples do que parece)há também aqueles que apesar de estarem no metal tiram as suas influencias de outros estilos por exemplo o tosin abasi (animals as leaders)e influenciado pelo jazz,o john 5 ás vezes vai tirar ideias para licks á musica country .o meu conselho é o seguinte,nao queiras fazer já altas obras de composição,ouve as musicas das tuas bandas favoritas e analisa as,vê o que gostas nelas,o que nao gostas,ou o que é que tu fazias se fosses fazer algo naquele sentido.ouve também muita musica dentro e fora do thrash pois isso vai permitir com que sejas um guitarrista mais completo e mais aberto musicalmente.ah e uma outra coisa,quando fores treinar usa sempre um metronomo Razz !a principio pode parecer atrofiante mas depois com o tempo vai te ajudar a desenvolver velocidade e clareza na playing evitando com que mandes muitos pregos ou saias de tempo super facilmente.

bem já me alarguei um pouco xD!espero ter sido util Rock
Rod
Rod
Guitar Legend

Post Count : 2167
Idade : 32
Localização : Vila Viçosa
Guitarra : ryan les paul black,PRS SE custom 24 Whale blue
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 19/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor heavy metal/ thrash metal Empty Re: Como compor heavy metal/ thrash metal

Mensagem por Convidad Ter Jun 21 2011, 11:46

então todo o thrash tem triplets ou tercinas como lhe quiseres chamar,estas a uma velocidade acelarada têm um "feeling" do tipo galopante

eu acho que isso não é em tercinas, é mesmo cavalgadas, as figuras ritmicas para escrever isso são 2 semicolcheias e uma colcheia no fim,

costumo ouvir muitas tercinas mas é numas de simular um um 6/4. por acaso dá um groove muito fixe . vou deixar aqui um exemplo de uma das minhas malhas favoritas de testament com esse groove das tais tercinas!

https://www.youtube.com/watch?v=iqiTNHJVp9E

já agora o rod falou muito bem das harmonias de guitarra!
eu adoro harmonizações. há várias maneiras de o fazeres. vamos imaginar que tens um riff e o queres harmonizar, então harmonizas com com um intervalo de 3 tons cada nota! para dar uma cena menos "melódica"
podes fazer uma coisa parecida, que é estudares a escala do riff que tens e aumentares 3 notas dentro da escala. ou seja aí não vais sempre apanhar uma diferença de 3 tons entre cada nota, mas sim de 3 notas da escala, volta e meia vais amanhar uma diferença de 2 tons e meio ou 3 e meio. quem faz muito isto são os testament!
harmonias, dá uma vista de olhos a testament. e fora do thrash a thin lizzy, e a slayer para veres as dierenças!

mas concordo com o rod, é bom ouvires aquilo que queres tocar mas melhor ainda é continuares a estudar outras influencias de outros géneros, até mesmo fora do metal.
senão vai acontecer o que aconteceu com as chamadas "bandas da terceira divisão" que eram bandas com musicas mais marteladas, em que ouves um album 20 vezes e nada te fica no ouvido. porque? porque acabas por ficar sem criatividade, e sem criativadade acabas por não conseguir criar aquilo que eu chamo de "riffs fortes" (aqueles que ficam no ouvido!
pode também acontecer como oiço em muitas bandas (ex: arch enemy), que apanhas com cada rip off que até andas de lado... é que roubam descaradamente passagens, solos, riffs, ritmos de outras bandas! e já apanhei uns rip offzitos em lamb of god tmb.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como compor heavy metal/ thrash metal Empty Re: Como compor heavy metal/ thrash metal

Mensagem por snowoff Ter Jun 21 2011, 11:57

Se queres fazer e tocar Heavy Metal,

Iron Maiden.

Estuda-os, Ouve e Aprende.

Licks e Riff's.
Ritmos e Tempos Very Happy

Se queres ser o melhor tens que ser melhor que eles.
Very Happy

Devils Notes, Solos rapidos e perfeitos.
O Heavy Metal é uma Arte Smile

snowoff
snowoff
Aprendiz de guitarra

Post Count : 95
Idade : 31
Localização : Viseu
Guitarra : Fender Squier Affintiy - Artic White - Pickups SP100 Dimarzio - Ernie Ball
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/08/2009

http://epilectricomental.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor heavy metal/ thrash metal Empty Re: Como compor heavy metal/ thrash metal

Mensagem por Convidad Sex Jun 24 2011, 11:11

Rod concordo contigo, alias se quiseres ver um exemplo dessas "licks jazz" do tosin basta ouvires com atençao o inicio da waves of babies .Wink
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como compor heavy metal/ thrash metal Empty Re: Como compor heavy metal/ thrash metal

Mensagem por PC Dom Jun 26 2011, 18:04

Ouve muito boa musica dentro desse estilo, tenta depois criar coisas que te soem bem, que tu gostes (isso é o mais importante), e que sejam dentro desse estilo (logo, parecido com a boa musica que ouviste). Este "criar" pode ser feito principalmente de duas maneiras, podes criar os riffs e licks na tua cabeça e tentar reproduzi-lo na guitarra, ou entao tenta faze-lo tocando, improvisando, experimentando (nesta segunda maneira nao te sigas muito por escalas, especialmente nos riffs, porque o thrash tem como caracteristica o cromatismo, por isso tenta tudo de ouvido, no caso dos solos usar escalas facilita o processo e eu costumo usa-las). Basicamente é isso, o ouvido é a chave, se fosse pela teoria todos chegavamos la, o bom ouvido é destingue um grande musico, de um musico mediano. Cumprimentos Very Happy
PC
PC
Guitarrista de garagem

Post Count : 315
Idade : 28
Localização : Lisboa
Guitarra : Schecter Demon 6
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 05/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor heavy metal/ thrash metal Empty Re: Como compor heavy metal/ thrash metal

Mensagem por Convidad Seg Jun 27 2011, 00:12

PC não me leves a mal mas olha que se usam bastantes escalas no thrash!
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como compor heavy metal/ thrash metal Empty Re: Como compor heavy metal/ thrash metal

Mensagem por PC Seg Jun 27 2011, 17:01

^
obviamente que sim, mas thrash que se limita a esclas e nao saia delas nao vai soar a thrash, podemos usa-las desde que isso nao nos limite
PC
PC
Guitarrista de garagem

Post Count : 315
Idade : 28
Localização : Lisboa
Guitarra : Schecter Demon 6
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 05/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor heavy metal/ thrash metal Empty Re: Como compor heavy metal/ thrash metal

Mensagem por Convidad Seg Jun 27 2011, 17:04

percebo o que estás a dizer, mas olha testament por exemplo, usam bastante a harmónica nos riffs mais caracteristicos deles, megadeth depende muito dos albuns, mas tmb usa quase sempre as mesmas notas, metallica igual..
tens várias maneiras de usar escalas...
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como compor heavy metal/ thrash metal Empty Re: Como compor heavy metal/ thrash metal

Mensagem por PC Seg Jun 27 2011, 17:22

pois, tambem depende do thrash, por exemplo o thrash dos slayer e dos megadeth é muito diferente, sendo que o dos slayer é um thrash mais "puro" digamos, e o dos megadeth incorpora mais elementos de heavy metal e speed metal que os slayer. O dos Testament tambem incorpora bastantes elementos de speed metal e os metallica destinguem-se muito dos outros porque incorporam muitos elementos de hard rock, pelo uso extensivo da pentatonica menor. Por isso, quando falo em thrash é mais naquela onda dos slayer, suicidal angels, evile...
PC
PC
Guitarrista de garagem

Post Count : 315
Idade : 28
Localização : Lisboa
Guitarra : Schecter Demon 6
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 05/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor heavy metal/ thrash metal Empty Re: Como compor heavy metal/ thrash metal

Mensagem por Convidad Seg Jun 27 2011, 17:36

ok, primeiro ele pediu "heavy/thrash", e depois slayer só é mais assim a partir do reign in blood, no show no mercy por exemplo usam muito a maior de dó na rifalhada.
tocar escalas não é sinónimo de ser "meloso". e de onde vem o puro? na minha maneira de ver então vem dos mais antigos, e então vamos a exodus na américa.
se fores a ver pela musica o thrash metal vem do punk com o heavy metal ingles que se fazia na altura, na minha opinião a banda chave é motorhead!
isto para n falar nos big four que são os mega, os metallica, os anthrax e os slayer. não são só os slayer...

se formos a falar em musicas, para mim será a paranoid!
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como compor heavy metal/ thrash metal Empty Re: Como compor heavy metal/ thrash metal

Mensagem por PC Seg Jun 27 2011, 18:00

mas eu nao disse que eles nao usam escalas, disse sim que limitar-nos a escalas é mau, pelo menos no thrash (NA MINHA OPINIAO), por exemplo o marty friedman, é um grande compositor que nem quer saber de escalas, ele compoe tudo de ouvido, ele proprio diz o que te tou a dizer, que nao nos devemos limitar a escalas. Eu proprio por vezes uso escalas nos riffs (quando uso, uso praticamnete sempre a harmonica menor), quando ja tenho intençao daquilo soar aquela escala, mas normalmente é de ouvido, usando muitos cromaticos, porque isso é o que me soa bem a mim! se calhar a ti os cromaticos nao soam tao bem dai nao seres tao fan de slayer, mas eu tava a dar a minha opiniao apenas, para mim os cromaticos dao aquele tom obscuro a cena...

ps: os motorhead é que inseriram a agressividade na musica, sem eles se calhar nao tinhamos thrash...
PC
PC
Guitarrista de garagem

Post Count : 315
Idade : 28
Localização : Lisboa
Guitarra : Schecter Demon 6
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 05/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor heavy metal/ thrash metal Empty Re: Como compor heavy metal/ thrash metal

Mensagem por Convidad Seg Jun 27 2011, 18:20

eu percebo o que estás a dizer, e nem discordo de todo, não nos devemos prender a UMA escala.
mas atenção que o segredo de slayer não são as cromáticas. as cromáticas não te dão esse tom "obscuro" é mais as harmonias manhosas deles.
e olha que não deve ser bem isso que o marty friedman disse. o marty friedman deve-se prender pouco a UMA escala, ele usa é muitas escalas, muitos padrões e liga as escalas de maneira manhosa, o marty friedman ouviu muita musica para formar o estilo dele e acredita que toca sempre dentro de escalas. por exemplo uma cena que ele estudou muito qndo era novo foi musica havaiana.
por falar nele, conheces a primeira banda dele? os cacophony? um guitarrista como o jason becker ficar tetraplégico com 20 anos ou o carai... são coisas destas que me fazem afirmar com convicção que não existem deuses!!!! se existissem certamente o jason becker seria um milagre, e se assim o fosse não o iam por tetraplégico com uma doença toda manhosa...
até vou ouvir uma malha agora.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como compor heavy metal/ thrash metal Empty Re: Como compor heavy metal/ thrash metal

Mensagem por PC Seg Jun 27 2011, 18:38

aqui esta o video
<iframe width="425" height="349" src="https://www.youtube.com/embed/uSaTAGsIBEI" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

claro que conheço o jason becker! um prodigio como nao aparecem muitos! ele e o marty eram a melhor dupla de sempre!!
PC
PC
Guitarrista de garagem

Post Count : 315
Idade : 28
Localização : Lisboa
Guitarra : Schecter Demon 6
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 05/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor heavy metal/ thrash metal Empty Re: Como compor heavy metal/ thrash metal

Mensagem por Convidad Seg Jun 27 2011, 18:49

ele está a falar de escalas especificas... e a desencorajar o pessoal a fazer essas mesmas escalas...
como ele está a dizer faz ele as próprias escalas, não está a dizer que usa cromáticas...
e depois está a falar de vários padrões/sequencias com que corres as escalas.
ele para aprender a fazer isto tudo sózinho teve que estudar várias escalas
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como compor heavy metal/ thrash metal Empty Re: Como compor heavy metal/ thrash metal

Mensagem por PC Seg Jun 27 2011, 18:55

que ele nao faz cromaticas eu sei, tava so a dizer que ele nao segue escalas. e quando eu disse que gosto dos cromaticos é nos riffs, nao nos solos, nos solos eu adoro é a harmonica menor!
PC
PC
Guitarrista de garagem

Post Count : 315
Idade : 28
Localização : Lisboa
Guitarra : Schecter Demon 6
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 05/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como compor heavy metal/ thrash metal Empty Re: Como compor heavy metal/ thrash metal

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos