ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.

+51
norim_13
Sandwoman
lourenco599
sylvester
SlashRules13
jnuno
sputo21
lowprofile
Maganão o Troll
Bugs
fast.ryder
Eduardo Figueira
Scorp
André Melo
Peter
Warlock
kolimy97
Schmeichel
Thrashtilldeath
fortes
nunixcip
danielalcindo
RazzorSkull
Killi
MarlonMorais
poolzebra
F:M:Iplay
Vaginnvs
erro808
RafaelPires
citrinus
.:Rodrigo:.
skryptus
SergioPt
Callipo
stryyy
LGZT
lore
slasheduff
Victor Santos
allgood
Ze Manel
JFK66
Fype_7
Ricardo Matias
flipex
nanjos
Slider56
jhdviana
LFO666
Naré Cardoso
55 participantes

Página 1 de 21 1, 2, 3 ... 11 ... 21  Seguinte

Ir para baixo

Cuidados a ter com amplificadores a válvulas. Empty Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.

Mensagem por Convidad Sex Dez 10 2010, 09:00

Depois de um "apanhado" efectuado pelo nosso amigo .:Rodrigo:. em algumas paginas deste post, conclui-se o seguinte:

CUIDADOS A TER COM AMPLIFICADORES A VÁLVULAS
Ter o amplificador ligado à terra (para não te lixar a ti nem ao amp)
Esperar
que o amplificador aqueça antes de começar a tocar (deixar em stand by
durante algum tempo – 10 minutos, ou assim) para não reduzir o tempo de
vida das válvulas. Se o amplificador tiver estado muito tempo parado,
convém deixar mais algum tempo a aquecer. Se o amp não tem hipótese de
stand by, deixar o volume no mínimo durante o tal intervalo de tempo.
Aguardar algum tempo (5min) depois de desligar o amplificador e antes de desligar a ficha da tomada
Esperar que arrefeça antes de o transportar, e efectuar o transporte com cuidado pois as pancadas podem lixar as válvulas
Deixar o amplificador em stand by se fizer um intervalo de algum tempo
Não derramar líquidos em cima do amplificador (thank you, captain obvious…)
Não
deixem o amp apanhar ventilação enquanto estão a tocar, ou enquanto o
amp está a aquecer/arrefecer A temperatura das válvulas deve mudar
naturalmente, com o uso do amplificador. O seu aquecimento/arrefecimento
não deve ser forçado.
Nunca deixar o amplificador ligado à corrente,
mesmo que esteja desligado, durante alguns dias, pois pode haver picos
de tensão e ele vai à vida.
Para trocar de input, por o amp em stand by ou baixar o volume.

PS: Muitos destes cuidados são também válidos para amplificadores a transístores












Post original:

Boas,
Dentro de uma ou duas semanas irei comprar o meu primeiro amp a válvulas. ( Bugera V22 )
O
que eu queria saber era os cuidados que eu tenho de ter com ele, porque
já vi que são alguns e não queria jogar dinheiro ao lixo.
Já sei que se tem de esperar que o amp arrefeça antes de o transportar ....
P.S.: A tomada do meu quarto, tem pouca terra, se eu comprar uma extensão com terra resolve isso ?
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados a ter com amplificadores a válvulas. Empty Re: Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.

Mensagem por Naré Cardoso Sex Dez 10 2010, 09:54

Sem dúvida que tens que o ter ligado á terra, atencao a isso... Uma extensao, se for ligada uma uma ficha com terra, sim, resolve! Nao tens só que esperar que ele arrefeca para o transportares, tens tambe, que esperar ele aquecer para poderes tocar. Se vais tocar com as valvulas frias, elas duram metade do tempo... Eu por vezes espero no minimo uns 5/10 minutos, mas normalmente, se por exemplo, quero tocar a seguir ao almoco, ligo-o antes de ir almocar... Como o Slider diz, em palco, os amps normalmente sao ligados umas 4 horas antes de serem utilizados... Outra coisa, nao toques com ele sempre no maximo ou perto disso (acho que isso só poderá acontecer se fores tocar ao vivo, porque em casa nao vais conseguir passar do 1/4 do volume lol)... Faz com que durem metade do tempo tambem... Para aquecer ou quando páras de tocar durante algum tempo, convem estar sempre no Standby e nunca ligado mesmo!
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados a ter com amplificadores a válvulas. Empty Re: Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.

Mensagem por LFO666 Sex Dez 10 2010, 11:10

Epá não percebo nada disso das fichas com terra!

Não basta ligar o amp a uma ficha norma!? qual é a diferença?
LFO666
LFO666
Guitarrista dedicado

Post Count : 566
Idade : 29
Localização : Faro
Guitarra : Tokai Love Rock LS160 VF
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 02/08/2010

https://www.youtube.com/user/LFO666

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados a ter com amplificadores a válvulas. Empty Re: Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.

Mensagem por Naré Cardoso Sex Dez 10 2010, 11:11

scratch Se nao percbes, como sabes que tem "pouca" terra? O que é "pouca" terra??? lol!
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados a ter com amplificadores a válvulas. Empty Re: Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.

Mensagem por Convidad Sex Dez 10 2010, 11:13

As43 escreveu:Boas,
Dentro de uma ou duas semanas irei comprar o meu primeiro amp a válvulas. ( Bugera V22 )
O que eu queria saber era os cuidados que eu tenho de ter com ele, porque já vi que são alguns e não queria jogar dinheiro ao lixo.
Já sei que se tem de esperar que o amp arrefeça antes de o transportar ....
P.S.: A tomada do meu quarto, tem pouca terra, se eu comprar uma extensão com terra resolve isso ?
Off Topic! Tambem estou inclinado para comprar esse amp, ve se depois perdes um tempinho a fazer uma review ou qualquer coisa do genero aqui para a malta, se não te importares claro!!.... Cool

Quanto aos cuidados a ter, não faço ideia porque nunca tive nenhum amp a valvulas..... Fixe


Abraços
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados a ter com amplificadores a válvulas. Empty Re: Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.

Mensagem por Convidad Sex Dez 10 2010, 11:50

o Naré já disse tudo basicamente. ligar sempre antes de tocar para o deixar aquecer, sempre em stanby, dai o amp ter um On/Off e um On/Standby.

nunca ligues isso a uma tomada sem terra, podes correr o risco de ficares com a guitarra colada a ti e virares os pés para a cova (e nao é isso que queremos), ao nao ter terra, vais levar tu com a descarga de energia. e amps a valvulas trabalham com potencias muito altas, mesmo sendo um amp de "apenas" 22W.

e nunca puxes muito por ele, a nao ser em ensaios e actuaçoes ao vivo, se nao as valvulas vao-se no apice.
Naré, acho que o slider falou em mais de 4h xD
tipo, expectaculo as 22h e amps ligados depois do almoço (supondo que o almoço é as 13h) isto dá 9h xD

mas em casa nao precisas de taanto tempo, uns 30m deve ser o ideal para teres um som a maneira e poupares as valvulas

Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados a ter com amplificadores a válvulas. Empty Re: Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.

Mensagem por Convidad Sex Dez 10 2010, 11:56

tipo, em amps a valvulas que nao tem standby tb é necessário deixar aquecer e arrefecer ?
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados a ter com amplificadores a válvulas. Empty Re: Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.

Mensagem por jhdviana Sex Dez 10 2010, 11:58

Nao sou nenhum expert na matéria, mas sempre tive amps valvulados. O que costumo fazer é deixar em standby 4/5 minutos antes de começar a tocar e fazer o mesmo quando o desligo. Se o amp tiver 2 ou 3 dias sem tocar, dobro este tempo de epera ou seja 10minutos. Uma coisa que devem ter muito cuidado é com o transporte...podem levar o amp para todo o lado de carro ou a pé, nao há stress nenhum, mas têm que ter cuidado com pancadas secas, em paredes, degraus, esquinas e a pousar o amp, isto sim é muito importante.
jhdviana
jhdviana
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 209
Idade : 51
Localização : Lisboa
Guitarra : Fender Telecaster / Burny super grade / Yamaha Pacifica 611 / Takamine P1NC
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados a ter com amplificadores a válvulas. Empty Re: Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.

Mensagem por Naré Cardoso Sex Dez 10 2010, 12:02

Sem duvida, pancadas secas rebentam com as valvulas num instante, especialmente quentes ou mornas... Mesmo a frio é preciso cuidado para nao andar com o amp aos pontapes Razz Fora isso, é um mito de que um amp valvulado é muito frágil... As valvulas BEM CUIDADAS até podem durar DÉCADAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados a ter com amplificadores a válvulas. Empty Re: Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.

Mensagem por Naré Cardoso Sex Dez 10 2010, 12:04

@Billy: Ya, com o volume no minimo, digo eu...
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados a ter com amplificadores a válvulas. Empty Re: Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.

Mensagem por Convidad Sex Dez 10 2010, 12:09

eu também acho que é assim em amps sem standby, com o volume no minimo.
e sim, as pancadas, ha que ter muito cuidado com isso. levar o amp o melhor possivel acondicionado no carro, de modo a nao andar aos tombos se houver uma travagem mais repentina. ha uns elasticos bons para isso. muito utilizados para prenbder cargas e nao devem ser caros. isto claro, se tiverem sitio no carro onde prender os ganjos dos elasticos. uma coisa que me lembrei agora e que o slider disse é, nunca colocar bebidas em cima do amp, sumos, cerveja, agua, aquilo que for, se aquilo calha a entornar, ai é que o caldo entorna mesmo, adeus amp, e adeus guitarrista na pior das hipotesses. agua e electronica nunca foram amigas, muito menos a agua se dá com electronica "vintage". (quando falo em agua, obvio que falo em compostos liquidos)
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados a ter com amplificadores a válvulas. Empty Re: Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.

Mensagem por Convidad Sex Dez 10 2010, 13:34

Pedro_guitar escreveu:o Naré já disse tudo basicamente. ligar sempre antes de tocar para o deixar aquecer, sempre em stanby, dai o amp ter um On/Off e um On/Standby.

nunca ligues isso a uma tomada sem terra, podes correr o risco de ficares com a guitarra colada a ti e virares os pés para a cova (e nao é isso que queremos), ao nao ter terra, vais levar tu com a descarga de energia. e amps a valvulas trabalham com potencias muito altas, mesmo sendo um amp de "apenas" 22W.

e nunca puxes muito por ele, a nao ser em ensaios e actuaçoes ao vivo, se nao as valvulas vao-se no apice.
Naré, acho que o slider falou em mais de 4h xD
tipo, expectaculo as 22h e amps ligados depois do almoço (supondo que o almoço é as 13h) isto dá 9h xD

mas em casa nao precisas de taanto tempo, uns 30m deve ser o ideal para teres um som a maneira e poupares as valvulas

Agora assustáste-me !
Se não tiver terra posso levar uma descarga de energia ?
Mas se não tivesse terra já a tinha levado, ou só funciona com amps a válvulas ?
É que eu sei que a tomada tem pouca terra, agora não sei se a tem ...
É que os amps que eu ligo no meu quarto fazem um ruído infernal quando aumento o tone !
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados a ter com amplificadores a válvulas. Empty Re: Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.

Mensagem por Naré Cardoso Sex Dez 10 2010, 14:36

Tem pouca terra? Mete mais um balde ou dois!!! Razz
Nao é possivel ter "pouca terra"... Ou tem ou nao tem! Razz Se nao tem, nao aconselho a ligar amps, especialmente a valvulas, trabalham com correntes altissimas... Tens que ligar sempre numa tomada que tenha terra...
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados a ter com amplificadores a válvulas. Empty Re: Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.

Mensagem por Convidad Sex Dez 10 2010, 14:38

E como sei se tem ou não ?
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados a ter com amplificadores a válvulas. Empty Re: Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.

Mensagem por Naré Cardoso Sex Dez 10 2010, 14:45

Epah, o melhor é pedires a alguém entendido que veja... O teu Pai (?) por exemplo... Se a tua casa for relativamente nova, em principio deve ter, mas convem sempre confirmares...
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados a ter com amplificadores a válvulas. Empty Re: Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.

Mensagem por Convidad Sex Dez 10 2010, 14:46

O meu pai não sabe, já lhe perguntei.
A casa tem 6 anos.
Já tem ?
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados a ter com amplificadores a válvulas. Empty Re: Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.

Mensagem por Naré Cardoso Sex Dez 10 2010, 14:47

Yá, supostamente deve ter sim...
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados a ter com amplificadores a válvulas. Empty Re: Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.

Mensagem por Convidad Sex Dez 10 2010, 14:53

Ah ok, é que eu liguei dois amps à tomada do meu quarto e ambos faziam ruído.
Mas na minha escola de música um deles não fazia...
( O outro estava estragado LOL )
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados a ter com amplificadores a válvulas. Empty Re: Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.

Mensagem por Naré Cardoso Sex Dez 10 2010, 15:13

E esse ruído nao tem a ver com o cabo que usaste?
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados a ter com amplificadores a válvulas. Empty Re: Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.

Mensagem por Slider56 Sex Dez 10 2010, 15:15

Naré...isto não é Inglaterra onde até as tomadas mais fracas são obrigadas a ter ligação à terra;este tipo de ligações estão na vasta maioria das vezes nas cozinhas onde se ligam frigoríficos,máquinas de lavar roupa e loiça,fogões especiais (placas) e outros electrodomésticos de grande consumo.

Uma tomada com ligação à terra tem 3 bornes:dois são a fase e neutro e apresentam-se como dois pequenos orifícios onde entram os pinos das fichas macho,como temos nos amplificadores.A ligação à terra faz-se através de dois grampos verticais na periferia do círculo que compõe a tomada.A ligação à terra serve para descarregar os excessos de corrente e para evitar que as variações e picos de tensão danifiquem equipamentos ou nos pregue uma jarda,que é bem pior.

Os amplificadores a válvulas têm necessidade de ter este tipo de ligações,porque são mais sensíveis a variações de tensão,e a corrente que anda lá dentro é elevada;um curto circuito dentro de um amp destes pode dar brasa,por muitos motivos...

Isto é uma tomada com ligação à terra:
http://blog.imasters.com.br/paulinomichelazzo/files/2009/04/tomada.jpg

esta não tem ligação à terra:
http://avacalouca.files.wordpress.com/2010/01/rambler_socket3.jpg
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados a ter com amplificadores a válvulas. Empty Re: Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.

Mensagem por Naré Cardoso Sex Dez 10 2010, 15:23

Vais-me desculpar Slider, mas essa da segunda foto é muito raro de encontrar... Em todas as casas onde morei, inclusive 2 dos meus pais sempre tive todas as tomadas com terra e em todas as instalacoes electricas que fiz, SEMPRE tinham ligacao á terra (A primeira foto, portanto!)... E olha que nao foram poucas... A minha profissao quase sempre foi electricista (civil e industrial) e serralheiro mecanico, com passagem por instrumentacao Wink (Isto antes de trabalhar para mim obviamente)
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados a ter com amplificadores a válvulas. Empty Re: Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.

Mensagem por Slider56 Sex Dez 10 2010, 15:27

Bem sei que nos dias de hoje a grande maioria das tomadas nas casas já são obrigadas a ter ligação à terra,mas ainda há muita coisa sem protecção por aí...

Já agora aproveito para esclarecer a malta de uma coisa que o Naré confirma de caras:as melhores fichas/tomadas que existem são precisamente as inglesas,por não permitirem ligações aleatórias (ligam SEMPRE da mesma maneira) e têm um fusível de segurança nos pinos da fase,o que é muito importante!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados a ter com amplificadores a válvulas. Empty Re: Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.

Mensagem por Naré Cardoso Sex Dez 10 2010, 15:32

Sem sombra de duvida... E depois há aqueles espertinhos que metem um pino na entrada de terra para abrir as entradas e enfiar aquelas merdices que levamos de Portugal Rolling Eyes lol!
Para quem nao conhece é assim:

Cuidados a ter com amplificadores a válvulas. Power_socket_uk

Bem, mas eu trabalhei nisso até 2000 e sempre vi terra nas tomadas dessa altura desde 1994 onde andei a fazer o Cascais Shopping (94? Acho que sim... Será que foi antes?) Portanto, se a casa tem apenas 6 anos, o mais provavel é mesmo ter terra, mas AS, confirma se a tomada é igual á primeira foto do Slider Wink
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados a ter com amplificadores a válvulas. Empty Re: Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.

Mensagem por nanjos Sex Dez 10 2010, 17:56

@Naré, olha que não é assim tão fora do comum como isso. O prédio onde eu moro tem +/- 12 anos e tem algumas tomadas sem terra. A grande maioria tem terra mas há uma ou outra que não tem.

Infelizmente os construtores aproveitam-se da fraca (ou inexistente) inspecção para poupar uns trocos numa tomada.

Neste caso, imagina uma urbanização com dezenas de prédios, de 7 e 9 andares a maioria, muitos com 4 apartamentos por piso (o meu felizmente só tem 2). Vê só a fortuna que os gajos pouparam só aqui.
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados a ter com amplificadores a válvulas. Empty Re: Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.

Mensagem por Naré Cardoso Sex Dez 10 2010, 18:06

Pois, todos os constructores com que eu trabalhei metiam sempre... Era eu que passava a fiagem e montava as tomadas e quadros... Wink Very Happy
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados a ter com amplificadores a válvulas. Empty Re: Cuidados a ter com amplificadores a válvulas.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 21 1, 2, 3 ... 11 ... 21  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos