ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trocar valvulas

+7
Schmeichel
LuisFilipe
lourenco
REBL
Naré Cardoso
SYNAPSYS666
jota jota
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Trocar valvulas Empty Trocar valvulas

Mensagem por Convidad Qui Ago 05 2010, 04:20

Olá a todos,

Antes de mais queria dizer que andei a procura aqui no forum um topico que falasse sobre este assunto e nao encontrei. Se por acaso existir peço que seja movido sff.

Tenho um Peavey Valveking 112 e ao fim de 4 anos a tocar bem alto e a puxar pelas valvulas quase ao maximo 2 a 3 vezes por semana as valvulas deram o berro.
Tou neste momento em fase de reparação das valvulas daí eu querer discutir com voces alguns aspectos.

Tive a pesquisar e a falar com bastantes pessoas antes de dar algum passo e cheguei à conclusão que cerca de 80% das pessoas que têm amplificadores a valvulas e estas dão para o torto, quando voltam da reparação o amplificador deixa de ser o mesmo (para o pior).
A minha principal duvida é, e nisto espero conseguir alguma ajuda, quando troco de valvulas, estas poderão ser trocadas por valvulas de outra marca ou outro modelo?
Por exemplo, inves de por as valvulas respectivas a um Valveking, poderia por a um Peavey 5150? Ou colocar as valvulas de um ENGL?
São as valvulas que dão mais e melhor som? Por exemplo, sinto que necessito um bocado mais de volume dentro da sala de ensaios, mudar para umas valvulas melhores ajuda?

Um abraço,
Pedro Arelo
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Trocar valvulas Empty Re: Trocar valvulas

Mensagem por jota jota Qui Ago 05 2010, 04:34

É da praxe os novos membros do fórum fazerem uma apresentação nesta secção: http://www.guitarradas.com/apresentacoes-f8/
jota jota
jota jota
Moderador

Post Count : 2192
Idade : 35
Localização : Beja
Guitarra : Yamaha Pacifica | Jackson DK2 Dinky | Admira Rosario
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 19/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Trocar valvulas Empty Re: Trocar valvulas

Mensagem por SYNAPSYS666 Qui Ago 05 2010, 05:45

pedro.arelo escreveu: Tive a pesquisar e a falar com bastantes pessoas antes de dar algum passo e cheguei à conclusão que cerca de 80% das pessoas que têm amplificadores a valvulas e estas dão para o torto, quando voltam da reparação o amplificador deixa de ser o mesmo (para o pior).

Não sei onde foste buscar isso, toda a gente que conheço que tem amp a válvulas diz exactamente o contrário. Se calhar andam é a mudar vávulas e a não acertar o bias.

pedro.arelo escreveu: A minha principal duvida é, e nisto espero conseguir alguma ajuda, quando troco de valvulas, estas poderão ser trocadas por valvulas de outra marca ou outro modelo?
Por exemplo, inves de por as valvulas respectivas a um Valveking, poderia por a um Peavey 5150? Ou colocar as valvulas de um ENGL?

Poderes podes, mas não é por pores um escape de um Ferrari num Fiat que ele anda mais. O que quero dizer com isto é que marcas como a Mesa e a Engl têm acordos com fabricantes de válvulas para lhes colocarem a marca deles, mas de resto, são iguais às outras. Tens é que respeitas a referência da válvula sempre (no teu caso 6L6GC, penso eu).

pedro.arelo escreveu: São as valvulas que dão mais e melhor som? Por exemplo, sinto que necessito um bocado mais de volume dentro da sala de ensaios, mudar para umas valvulas melhores ajuda?

Não. Cheira-me que do que precisas é de maior espacialidade do som e não de volume. Pensa em comprar uma 2x12 ou uma 4x12.
SYNAPSYS666
SYNAPSYS666
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 214
Idade : 48
Localização : Lisboa
Guitarra : Gibson Les Paul Traditional,Ibanez RG870RWZ,Dean Cadillac 1980 e Old Skull V,ESP LTD TE-212 e ST-213,Jackson DK2M 1H, PRS SE CU 24,Squier VM Jazzmaster,Line6 Variax 600,Fender Deluxe Active Precision Bass Active
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Trocar valvulas Empty Re: Trocar valvulas

Mensagem por Convidad Qui Ago 05 2010, 07:32

SYNAPSYS666 escreveu:Se calhar andam é a mudar vávulas e a não acertar o bias.

Podes-me explicar o que é o Bias?

SYNAPSYS666 escreveu:Poderes podes, mas não é por pores um escape de um Ferrari num Fiat que ele anda mais. O que quero dizer com isto é que marcas como a Mesa e a Engl têm acordos com fabricantes de válvulas para lhes colocarem a marca deles, mas de resto, são iguais às outras. Tens é que respeitas a referência da válvula sempre (no teu caso 6L6GC, penso eu).

Uma questão, são as valvulas que definem/moldam o tom da distorção certo? Para um som mais parecido a um 5150/ENGL que valvulas recomendas?

SYNAPSYS666 escreveu:Não. Cheira-me que do que precisas é de maior espacialidade do som e não de volume. Pensa em comprar uma 2x12 ou uma 4x12.

Pensei nisso, mas visto que o amp é só 50W não compensa muito comprar um cabinet, pois o som não ficará mais alto. Deveria sim, comprar cabeça e coluna nao?
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Trocar valvulas Empty Re: Trocar valvulas

Mensagem por Naré Cardoso Qui Ago 05 2010, 07:59

Só 50W? Trocar valvulas Icon_eek Lol

O meu é de 5W e tenho 2 cabs... Acredita que noto MUITA diferenca entre uma e outra... Se arranjares um cab de 4xCelestions, vais ver o que é bom para a tosse Trocar valvulas Icon_twisted
Eu uso 2xCelestion Greenbacks e com apenas 5W quase que o predio vem abaixo Trocar valvulas Icon_twisted Trocar valvulas Icon_twisted Trocar valvulas Icon_twisted Trocar valvulas Icon_twisted Trocar valvulas Icon_twisted
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Trocar valvulas Empty Re: Trocar valvulas

Mensagem por Convidad Qui Ago 05 2010, 08:07

NaréCardoso escreveu:Se arranjares um cab de 4xCelestions, vais ver o que é bom para a tosse Trocar valvulas Icon_twisted
Eu uso 2xCelestion Greenbacks e com apenas 5W quase que o predio vem abaixo

Hmm, falei com 2 gajos numa loja em Cascais que me disseram o contrário (achei estranho pois sempre tive a mesma ideia daquela que me tás a dizer). Eles disseram-me que 50W com 1 Celestion ou 4 continuam a ser os mesmos 50W mas distribuidos. Ou seja, o som nao fica mais alto mas sim com mais corpo.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Trocar valvulas Empty Re: Trocar valvulas

Mensagem por SYNAPSYS666 Qui Ago 05 2010, 11:17

Exacto. O teu problema é o speaker da Peavey, que é uma valente m####. Se com 50W ainda não ficaste surdo, parabéns!
SYNAPSYS666
SYNAPSYS666
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 214
Idade : 48
Localização : Lisboa
Guitarra : Gibson Les Paul Traditional,Ibanez RG870RWZ,Dean Cadillac 1980 e Old Skull V,ESP LTD TE-212 e ST-213,Jackson DK2M 1H, PRS SE CU 24,Squier VM Jazzmaster,Line6 Variax 600,Fender Deluxe Active Precision Bass Active
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Trocar valvulas Empty Re: Trocar valvulas

Mensagem por Naré Cardoso Qui Ago 05 2010, 11:48

Claro que nao te vai dar mais som... Os 50W sao os mesmos sim... Mas com uma cab como deve de ser consegues aproveita-los... Numa cab da tanga com um speaker da tanga nao consegues por os 50W cá fora como deve de ser... Por outro lado, se tiveres uma cab de jeito, esses mesmos 50W vao sair muito mais soltos Trocar valvulas Icon_twisted
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Trocar valvulas Empty Re: Trocar valvulas

Mensagem por Convidad Qui Ago 05 2010, 12:30

resumido, se tiveres umas boas cab's ligadas ao amp, até podia ser de 1W apenas, o som vai ser melhor. e se tiveres 4 speakers em vez de 2, também vai soar melhor.

essa foi umas das razoes por ter comprado o meu fender em vez de um Cube 60, o fender tem dois speakers de 50W ligados em serie o que somado vao ser os 100W do amp. enquanto o Cube 60 tem apenas um speaker de 60W.

mas a qualidade é ainda mais importante do que a quantidade. podes ter 10 cabs 4x12 liagados a uma head de 100W e ter uma head de 5W liagada apenas a uma cab 2x12 que o som do amp de 5W pode ser bem superior, se por acaso os speakers das 4x12 forem uma valente caca. portanto, junta a quantidade a qualidade e tens muito melhor som.
as opçoes sao comprares uma cab e ligares ao amp, ou substituires o speaker por um superior. celestion V30 sao bastante bons.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Trocar valvulas Empty Re: Trocar valvulas

Mensagem por Naré Cardoso Qui Ago 05 2010, 13:32

Ya, os V30 sao excelentes mesmo para amps com potencia enquanto os Greenbacks sao para amps de baixa potencia.
É que dá-te uma diferenca que tu nem vais acreditar... Trocar valvulas Icon_twisted
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Trocar valvulas Empty Re: Trocar valvulas

Mensagem por Convidad Qui Ago 05 2010, 13:38

eu ja tive a oportunidade de tocar com o mesmo amp (marshall JVM 410) liagados a uns V30 e aos "classicos" que vem nas cab's 1960 da marshall. e nota-se uma diferença abismal. o som é mais quente, mais nitido, nao sei explicar bem, mas a diferença é grande, e para melhor
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Trocar valvulas Empty Re: Trocar valvulas

Mensagem por SYNAPSYS666 Qui Ago 05 2010, 13:59

NaréCardoso escreveu:Ya, os V30 sao excelentes mesmo para amps com potencia enquanto os Greenbacks sao para amps de baixa potencia.

Isso não é bem assim..
SYNAPSYS666
SYNAPSYS666
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 214
Idade : 48
Localização : Lisboa
Guitarra : Gibson Les Paul Traditional,Ibanez RG870RWZ,Dean Cadillac 1980 e Old Skull V,ESP LTD TE-212 e ST-213,Jackson DK2M 1H, PRS SE CU 24,Squier VM Jazzmaster,Line6 Variax 600,Fender Deluxe Active Precision Bass Active
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Trocar valvulas Empty Re: Trocar valvulas

Mensagem por SYNAPSYS666 Qui Ago 05 2010, 14:00

Pedro_guitar escreveu:eu ja tive a oportunidade de tocar com o mesmo amp (marshall JVM 410) liagados a uns V30 e aos "classicos" que vem nas cab's 1960 da marshall. e nota-se uma diferença abismal. o som é mais quente, mais nitido, nao sei explicar bem, mas a diferença é grande, e para melhor

Não questão de ser melhor, é uma questão de gosto.
SYNAPSYS666
SYNAPSYS666
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 214
Idade : 48
Localização : Lisboa
Guitarra : Gibson Les Paul Traditional,Ibanez RG870RWZ,Dean Cadillac 1980 e Old Skull V,ESP LTD TE-212 e ST-213,Jackson DK2M 1H, PRS SE CU 24,Squier VM Jazzmaster,Line6 Variax 600,Fender Deluxe Active Precision Bass Active
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Trocar valvulas Empty Re: Trocar valvulas

Mensagem por Convidad Qui Ago 05 2010, 14:03

sim, SYNAPSY666, isto é tudo relativo.
para mim foi melhor, para outros pode nao ser bem assim.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Trocar valvulas Empty Re: Trocar valvulas

Mensagem por Naré Cardoso Qui Ago 05 2010, 14:38

SYNAPSYS666 escreveu:
NaréCardoso escreveu:Ya, os V30 sao excelentes mesmo para amps com potencia enquanto os Greenbacks sao para amps de baixa potencia.

Isso não é bem assim..


As Greenbacks sao de 25W, a nao ser em serie, nao as vais meter a trabalhar num amp de 100W pois nao?


Trocar valvulas 590038
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Trocar valvulas Empty Re: Trocar valvulas

Mensagem por SYNAPSYS666 Qui Ago 05 2010, 17:31

Para teres uma idéia, o Angus Young dos AC/DC usa, entre outros, um Marshall Super Lead Plexi de 100W com colunas 1960 AX e BX 4x12 com os Celestion G12M "Greenbacks"... E não é o único a usar Greenback com amps de alta potência.
SYNAPSYS666
SYNAPSYS666
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 214
Idade : 48
Localização : Lisboa
Guitarra : Gibson Les Paul Traditional,Ibanez RG870RWZ,Dean Cadillac 1980 e Old Skull V,ESP LTD TE-212 e ST-213,Jackson DK2M 1H, PRS SE CU 24,Squier VM Jazzmaster,Line6 Variax 600,Fender Deluxe Active Precision Bass Active
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Trocar valvulas Empty Re: Trocar valvulas

Mensagem por SYNAPSYS666 Qui Ago 05 2010, 17:38

SYNAPSYS666 escreveu:Para teres uma idéia, o Angus Young dos AC/DC usa, entre outros, um Marshall Super Lead Plexi de 100W com colunas 1960 AX e BX 4x12 com os Celestion G12M "Greenbacks"... E não é o único a usar Greenback com amps de alta potência.

E já me esquecia, o rig do Eddie Van Halen é a cabeça 5150III (100W) com colunas com speakers Celestion de 20W (G12EVH), baseadas nos tradicionais "Greenbacks".

A impedância aqui tem uma palavra a dizer.
SYNAPSYS666
SYNAPSYS666
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 214
Idade : 48
Localização : Lisboa
Guitarra : Gibson Les Paul Traditional,Ibanez RG870RWZ,Dean Cadillac 1980 e Old Skull V,ESP LTD TE-212 e ST-213,Jackson DK2M 1H, PRS SE CU 24,Squier VM Jazzmaster,Line6 Variax 600,Fender Deluxe Active Precision Bass Active
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Trocar valvulas Empty Re: Trocar valvulas

Mensagem por Naré Cardoso Qui Ago 05 2010, 18:19

Trocar valvulas Icon_rolleyes Ya.
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Trocar valvulas Empty Re: Trocar valvulas

Mensagem por REBL Qui Ago 05 2010, 19:36

É só fazer as contas 4x25 Watts dá 100 Watts, embora não deixe de ser um risco ter a potencia das colunas igual à poténcia do amp .. mas o Angus Young não deve ter problemas se as colunas forem à vida .. Trocar valvulas Icon_lol

Ps: Ah nare, tanto faz que seja em série ou em paralelo, a potencia dos quatro speakers será sempre 100 Watts a impedância é que será diferente.
REBL
REBL
Aprendiz de guitarra

Post Count : 86
Idade : 47
Localização : Barcelos
Guitarra : Epiphone Les Paul
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 15/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Trocar valvulas Empty Re: Trocar valvulas

Mensagem por Naré Cardoso Sex Ago 06 2010, 03:27

Exacto!


Encontrei o sitio onde li:

"With its well-controlled low-end it can be used singly in low-powered
amps, or in multiples for high-power rock heads. It’s an ideal speaker
to bring drive and definition to modern high gain amps."

http://professional.celestion.com/guitar/products/classic/detail.asp?ID=6
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Trocar valvulas Empty Re: Trocar valvulas

Mensagem por Convidad Sex Ago 06 2010, 05:19

Que cabs qualidade/preço aconselham experimentar?
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Trocar valvulas Empty Re: Trocar valvulas

Mensagem por lourenco Sex Ago 06 2010, 20:40

antes demais quero dizer q se ja tocas com o amp ha 4 anos, podes mudar as valvulas de preamp e power (ja ha 2 anos atras era tarde).
mete alguem que saiba a fazer isso pk o biasing tem q ficar bem regulado, caso contrário as valvulas de power novas vao te durar 6 meses. podes usar a marca que quiseres desde que seja a mesma referencia. nao é por a referencia de outro amp que vais ter o som igual, podem ate nem funcionar correctamente.
colunas a potencia maxima do conjunto deve ficar aproximado á potencia do amp (amp 100w, coluna 4*25w ou 2*50) isto tambem é relativo dependendo do numero de saidas no amp, a ligaçao , a impedancia. o exemplo q dei seria 2*50 no caso de haver 2 saidas ligadas uma a cada canal. no caso de uma saida estas duas teriam q ser ligadas em serie.
um diagnostico ao amp tambem seria benefico para medir a potencia que o transformador de saida está a debitar.
avatar
lourenco
Guitarrista dedicado

Post Count : 543
Localização : Odivelas
Guitarra : Epiphone AJ 200; Ibanez RG1570
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/07/2010

http://lorenzoguitartech.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trocar valvulas Empty Re: Trocar valvulas

Mensagem por Naré Cardoso Sáb Ago 07 2010, 03:15

lourenco escreveu: a potencia maxima do conjunto deve ficar aproximado á potencia do amp (amp 100w, coluna 4*25w ou 2*50)

Errado... Para um amp de 100W deveria ter uma cab de uns 120W. Sempre um pouco a mais do que o amp para poder tolerar alguns picos que poderao haver... Trocar valvulas Icon_wink
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Trocar valvulas Empty Re: Trocar valvulas

Mensagem por lourenco Sáb Ago 07 2010, 04:47

de 100 para 120 a distancia nao é muita, ter 90 ou 110 nao é grave daí usar a expressao "aproximdo".
se medides a potencia no transformador de saida, neste caso também nunca é 100watts exactos, ha uma tolerancia.
tal como como se medires uma resistencia, ou a tensao das tomadas de rede domestica nunca é 230v nem 380v.
mas o que estas a falar é correcto em função da segurança
avatar
lourenco
Guitarrista dedicado

Post Count : 543
Localização : Odivelas
Guitarra : Epiphone AJ 200; Ibanez RG1570
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/07/2010

http://lorenzoguitartech.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Trocar valvulas Empty Re: Trocar valvulas

Mensagem por Naré Cardoso Sáb Ago 07 2010, 05:36

Logico, senao nao fazia sentido! Obviamente que é por questoes de seguranca! Eu trabalho com som há 10 anos, devo saber minimamente do que estou a falar...
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Trocar valvulas Empty Re: Trocar valvulas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos