ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Guitarra pelos altifalantes do PC - Guitarlink ou pedaleira

Ir para baixo

Guitarra pelos altifalantes do PC - Guitarlink ou pedaleira Empty Guitarra pelos altifalantes do PC - Guitarlink ou pedaleira

Mensagem por Z3D Seg Jul 26 2010, 13:17

Ok pessoal,

tenho lido muitos posts por aqui com dúvidas em como usar o guitarlink ou pedaleira (como por exemplo a zoom g2.1) para ouvir a guitarra pelo PC ao invés da saída para os auscultadores do interface (guitarlink ou pedaleira usb).
Espero ajudar com este tutorial.

Começo por esclarecer, o meu PC de onde escrevo este post tem o Win7, portanto as imagens referem-se a este SO. No entanto julgo que será igual no Vista, e com uma ou outra diferença no XP.

Uma pedaleira ou guitarlink com saída USB comporta-se, quando ligada ao PC, como uma placa de som USB (tal e qual como as placas de som que vêm com alguns headphones para simular o virtual surround 7.1 etc).
Assim, quando ligam estes interfaces ao PC, o windows procurará os drivers apropriados. Normalmente o windows instala-os automaticamente como "USB Audio Codec"

Caso não reconheça o dispositivo e não carregue drivers automaticamente, podem instalar os drivers ASIO que vem com o guitarlink/pedaleira, ou então usar os reconhecidos ASIO4ALL.

Os passos seguintes mostram-se no vídeo seguinte:



Fiz o video à pressa (foi o meu primeiro Razz) mas descrevo aqui os passos:
1- clicar com o botao direito do rato no controlo de volume e escolher "dispositivos de gravação" (pode ser "de reprodução", pois a janela é a mesma)
2- tanto no separador "Reproduzir" como no "Gravação" irão encontrar um dispositivo "USB Audio CODEC". O que nos interessa aqui é o de Gravação, pois refere-se à entrada de som do interface.
3- Clicamos em Propriedades (do USB Audio Codec) e surge-nos nova janela com diversos separadores. Um deles é "Escutar". Escolhemos esse e aí seleccionamos a opção "Escutar este dispositivo". Logo a seguir temos igualmente um dropdown menu onde escolhemos qual o dispositivo que queremos que reproduza o som proveniente do "USB Audio CODEC", ou seja por outras palavras, é aqui que dizemos ao PC para reproduzir o som captado pelo Guitarlink/pedaleira (portanto o USB Audio CODEC) através da placa de som que temos - no meu caso diz "dispositivo de reprodução predefinido" que é a minha placa onboard que tem as colunas lá ligadas. Podem predefinir a vossa placa no separador "Reprodução", ou então escolher outra placa que possam ter nesse dropdown menu.
4- A seguir no separador "Niveis", praticamente tem um slider que vos dá o nivel de entrada do som. Normalmente não precisa mais de 10 (tenho a 7). Ajustem como acharem melhor pois niveis acima dos 10 é normal que haja muito ruído.
5- No separador " Avançadas" podem colocar como tenho no filme, ou experimentar a versão stereo de 2 canais. De qualquer forma experimentem primeiro como está definido no video e se quiserem podem brincar com isso depois, pode ser que consigam melhor som noutras opções.
6- No final, cliquem em OK e experimentem. Em principio tudo irá funcionar bem (aqui funciona às 1000 maravilhas Smile)

Como apontamento final mostro-vos como tenho então ligado a guitarra ao PC:

Guitarra -> Combo Roland Cube 20x -> Guitar Link -> entrada USB

O Guitarlink é porreiro pois foi feito especificamente para ligar guitarras, sendo que tem um sinalizador de clipping que pisca a vermelho quando o som proveniente do combo é demasiado "agressivo", o que nos leva a baixar um pouco o volume do combo até o sinal deixar de piscar.
Com esta ligação deixei de usar o GuitaRig para privilegiar o combo simplesmente porque quando usava o Guitarig usando os drivers ASIO, deixava de ouvir tudo o resto de sons que o PC transmitia (por exemplo não ouvia o youtube quando ligava o guitarig através de ASIO).
Neste momento uso o WinAmp com o plugin Chronotron (para mudar o pitch e tempo das faixas em realtime) e não preciso do guitarig pra nada. Até me convem pois por vezes estou com a guitarra ligada ao PC, ouço-a pelos auscultadores, e ao mesmo tempo vejo e ouço um tutorial no youtube que vou acompanhando.

Bom, acho que para já é tudo.
Se me lembrar de algo mais, edito o post.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Abraços!
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos