ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

duvida sobre altifalantes

3 participantes

Ir para baixo

duvida sobre altifalantes Empty duvida sobre altifalantes

Mensagem por guitargold Qui Jan 25 2018, 17:18

Boas pessoal estou aqui com uma duvida que talvez me saibam ajudar.

A uns anos toque com uma cab Marshall 212 que tinha um greenback e um v30, não me perguntem o modelo do greenback que era que não me lembro so me lembro de ter um som do cacete mesmo , a minha duvida é uma apenas, para não se correr o risco de queimar os speakers deve-se ter em atenção a potencia ou a impedancia ?

Vou deixar aqui um exemplo parra ver se compreendem a minha duvida.

Greenback de 25w com v30 de 60w mas a 8 oHms

ou

Celestion G12 Century Vintage de 60w a 16 ohms com v30 de 60w mas a 8ohms

Basicamente é ohms iguais ou potencia? ou convém ser ohms e potencia ?

Já agora suponhamos que se misturam altifalantes ceramicos com alnico não haverá problema ?
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

duvida sobre altifalantes Empty Re: duvida sobre altifalantes

Mensagem por Scorp Sex Jan 26 2018, 09:34

Os watts tens de jogar pelo seguro e escolher um conjunto de speakers que no total a soma de watts seja um pouco superior aos watts do amp que vais ligar à cab em questão.

A questão dos ohms é a mais pertinente, vai depender da forma como os vais ligar na cab (em série, paralelos...) é importante que os ohms dos spekers sejam iguais entre eles e mais uma vez que o total dos ohms no final da série seja igual ou superior aos ohms do amp que vais usar.


Última edição por Scorp em Sex Jan 26 2018, 14:59, editado 1 vez(es)
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

duvida sobre altifalantes Empty Re: duvida sobre altifalantes

Mensagem por guitargold Sex Jan 26 2018, 10:42

Os watts tens de jogar pelo seguro e escolher um conjunto de speakers que no total a soma de watts seja um pouco superior aos watts do amp que vais ligar à cab em questão.

Então nesse caso desde que os watts nao sejam abaixo da potencia do amp não há crise certo? por exemplo um amp de 100w com um speaker de 90w e outro de 25w pode?

guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

duvida sobre altifalantes Empty Re: duvida sobre altifalantes

Mensagem por Scorp Sex Jan 26 2018, 14:58

Julgo que sim, nesse caso com um amp de 100w cada speaker vai ser alimentado com 50w, o de 90w vai estar a vontade mas o de 25w se abusares do volume vai ser curto e a logo prazo pode degradar-se. O que vai tb acontecer é que o speaker de 25w vai sofrer o "breakup" mais cedo, com menos volume ao contrario do de 90w.

A conjugação dos 2 spekers numa mesma cab vai resultar mas muito provavelmente vai ter um som "diferente" à custa desse mismatch de watts.

Julgo que é assim, se estiver errado corrijam-me sff Wink


Última edição por Scorp em Sáb Jan 27 2018, 14:08, editado 1 vez(es)
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

duvida sobre altifalantes Empty Re: duvida sobre altifalantes

Mensagem por guitargold Sáb Jan 27 2018, 07:38

Obrigado pela dica Wink
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

duvida sobre altifalantes Empty Re: duvida sobre altifalantes

Mensagem por Slider56 Dom Jan 28 2018, 15:08

Atenção a um detalhe importante que já chamei a atenção há alguns anos....


a soma das capacidades dos altifalantes não é a a verdade absoluta;no caso do Gold que tem dois altifalantes com a mesma impedâncias,um referenciado a 25 watts e ou outro a 60,não chega somar e apurar os 85 watts como referência absoluta.Não se esqueçam de que aqueles valores são meramente exemplificativos para referência das potências dos amps a usar.O sinal que sai dos amps não são watts,são volts com uma determinada amperagem,e o papel dos altifalantes é dissiparem grande parte dessa voltagem e converterem uma parte dessa energia eléctrica em energia acústica.


Grosso modo diria que não vale a pena arriscar num set com esses altifalantes mais do que um bom amp entre 50 a 70 watts reais;a saber que ninguém no seu perfeito estado de juízo toca com tudo no prego a 100%...!

...e não se trata só do amp e preamp por detrás das colunas....!Ainda há a guitarra,os efeitos e uma quantidade mais ou menos variada de tralha pelo meio! O som é tudo menos linear,e basta um pequeno desequilíbrio e temos o maior inimigo de todos,o pico de corrente/sinal! Se a coluna não estiver técnicamente desenhada/concebida para absorver esses picos (que podem ser até 3 ou 4 vezes a potência nominal do amplificador!!!) tenho uma "grelhada de bobines de altifalante"e acaba-se o concerto na hora... pale


Estou a lembrar-me de um antigo chefe que eu tive nos meus tempos de estrada...fartava-se de me dizer que a relação ideal para estarmos descansados era uma coluna ou colunas com capacidade de dissipação superior em pelo menos 3 vezes a potência dos amps a usar...ele lá sabia do que a casa gastava,e acreditem que apesar de todas as precauções,o que não faltavam eram altifalantes para rebobinar... Neutral
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11290
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

duvida sobre altifalantes Empty Re: duvida sobre altifalantes

Mensagem por guitargold Dom Jan 28 2018, 19:44

Muito obrigado pela dica slider, vou mandar-te uma pm
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

duvida sobre altifalantes Empty Re: duvida sobre altifalantes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos