ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ouvido absoluto (Perfect pitch)

+19
PedroGRock
lhuco
nunixcip
Prats
perlepumpa
Pati
ToniFF
Guzzman
Tiago Miguel Rodrigues
edub13
Mafia777
Poisonman
Slider56
TiagoDuarte
kicos
slasheduff
jota jota
Ze Manel
flipex
23 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 3 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por Convidad Dom Jul 24 2011, 07:52

o malmsteen é a prova que o ouvido absoluto não tem qualquer relação com as capacidades musicais de quem o tem
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 3 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por edub13 Dom Jul 24 2011, 09:04

Bem dito Twisted Evil
edub13
edub13
Guitarrista dedicado

Post Count : 560
Idade : 27
Localização : Seixal
Guitarra : Harley Benton Stratocaster (Braço Escalopado) e Clássica Romanza ROCIO
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 25/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 3 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por Pati Dom Jul 24 2011, 09:44

ter ouvid absoluto deve ser muito bom mas como ja foi dito nao sao so vantagens, para alem de nao vos dar a musicalidade necessaria, o seja n é o ouvido absoluto q vos vai tornar musicos mais capacidade, por outro lado e uma desvantgens se pensarem no q os coitados sofrem quando vao a um concerto e ouvem q algum instrumento está desafinado..o meu stor de guitarra diz q conhece gente com est capacidade mas q uma vez uma amigo dele estava a dar um concerto e o baixista tinha um pouco o baixo desafinado, isto a meio do concerto, a partir do momento em q ele percebeu qo baixo estva desafinado nao se conseguia concentrar nem tocar nd de jeito...por isso o ouvido absoluto tb pode er uma desvantagem
Pati
Pati
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 191
Idade : 30
Localização : Lisboa
Guitarra : Epiphone
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 3 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por perlepumpa Dom Jul 24 2011, 14:44

ouvido absoluto não nos torna bons músicos assim como "paladar absoluto" não nos torna bons cozinheiros, se é que existe "paladar absoluto"mas vocês percebem a minha ideia
perlepumpa
perlepumpa
Guitarrista de garagem

Post Count : 474
Idade : 36
Localização : Lisboa
Guitarra : Fender Telecaster, LTD EC-1000; Ibanez Distroyer(with blackout); Alhambra 4P, Guitarra Portuguesa António Carvalho
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/11/2010

http://soundcloud.com/perlepumpa

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 3 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por Prats Dom Jul 24 2011, 16:36

Ui, o que se escreveu para aqui...

Bem, "ouvido absoluto" é a capacidade que algumas pessoas têm de decorar notas, ou seja, em qualquer situação, quando ouvem um som, conseguem dizer que nota é. Uma pessoa com "ouvido relativo" muito treinado, consegue fazer o mesmo, é certo, mas apenas em contexto, isto é, apenas quando ainda tem fresco um som de referência na cabeça.

Li alguém aí dizer que sabia distinguir Dós, mas não outras notas.... ora, isso não faz sentido nenhum. Se sabemos o que é um dó, sabemos o que é um Ré. Basta "imaginar" um tom de diferença... O tal "ouvido absoluto" sabe sempre qual é a nota, porque memorizou-as a todas. E o mais intrigante para quem não tem essa capacidade é quando alguém com "ouvido absoluto" consegue dizer que "aquela esferográfica a cair no chão fez um ré" ou " aquele traque que deste foi um si". Normalmente, as pessoas com "ouvido relativo" - e diz-se por aí que estamos a falar de 999 em 1000 pessoas - só conseguem distinguir notas se:
1. estiverem em contexto (i.e. se tiverem em memória fresca uma nota qualquer ou, para quem toca instrumento, uma "nota de conforto" que consiste numa nota que se toca tantas vezes que é como se estivesse sempre em contexto. Para os guitarrista, a "nota de conforto" é, regra geral, o mi).
2. a nota se mantiver no tempo com estabilidade (i.e. se estivermos a afinar a guitarra e não dermos paz à cravelha, sempre a rodá-la, o "ouvido relativo" às tantas já não sabe onde está).
3. se o som estiver em timbres conhecidos. Se um "ouvido relativo" não foi muito dado a traques, mesmo com estabilidade e contexto, vai ter dificuldade em dizer se aquele peido foi em lá ou si bemol.

Dito isto, posso-vos dizer que é óbvio que há grandes vantagens em se ter um ouvido perfeito. Como está ligado à memória, tipicamente são pessoas que conseguem tirar músicas de ouvido com grande facilidade.
Por outro lado, o "ouvido perfeito" sofre - mais uma vez, regra geral... - de problemas de criatividade. A criatividade, como todos nós que já alguma vez tentámos criar qualquer coisa sabemos, tem muito a ver com "atirar à parede a ver se agarra". O "ouvido perfeito" tende a ser muito explícito, o que quer fazer é o que faz... logo, nunca faz aquilo que não queria fazer que é onde reside, muitas vezes, a verdadeira criatividade.
Prats
Prats
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 155
Idade : 41
Localização : Lisboa
Guitarra : Gibson LesPaul 60' Tribute; Godin SD24; Squier Classic Vibe Telecaster; Ibanez Artcore AFS77T
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 16/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 3 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por nunixcip Dom Jul 24 2011, 17:39

O ouvido absoluto normalmente nasce com a pessoa, já o ouvido relativo( bem mais util) é preciso treina-lo. Uma pessoa que tem ouvido absoluto pode ter mais dificuldade por exemplo em tirar uma musica de ouvido. Imaginemos que o instrumento é transpositor , então um dó transposto não é igual a um dó real, então a pessoa vai se baralhar. Já com o ouvido relativo basta a pessoa ter uma nota de referencia.
Eu por exemplo, não tenho ouvido absoluto mas sei o lá=440 de cor (ás vezes estou um pouco baixo) e consigo ás vezes ouvir um nota e ao toca-la na guitarra ou no saxofone acertar na nota ou muito perto dela. O meu ouvido também no que toca a identificar notas automaticamente também acaba por ser um pouco baralhado porque por exemplo, na guitarra(instrumento não transpositor) o lá é igual ao lá real, mas no sax alto(dó=Mib real) o lá é um dó na realidade, e no sax tenor(dó=sib real) um lá é igual a um sol. Já o meu ouvido relativo está mais desenvolvido, é raro errar a identificar um intervalo melódico. A tirar musicas de ouvido também me safo bem.

Agora histórias engraçadas. Uma vez uma stora de formação contou-me que tinha um colega que tinha ouvido absoluto e que ele era assustador, porque bastava alguem bater numa mesa, que ele dizia logo "é um fá# mas tá um pouco baixo".
nunixcip
nunixcip
Guitarrista viciado

Post Count : 910
Idade : 28
Localização : vagos
Guitarra : ibanez grg270b, acustica: pablo romero
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 11/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 3 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por Guzzman Dom Jul 24 2011, 17:50

Normalmente, para quem tem o ouvido absoluto, basta ouvir uma música uma única vez para a tocar na perfeição logo a seguir.
Guzzman
Guzzman
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 230
Idade : 31
Localização : Chaves
Guitarra : -
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 3 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por Convidad Dom Jul 24 2011, 18:13

faz sentido saber distinguir as notas sim... há algumas que sei de cor se as ouvir em determinadas oitavas, até porque são as referencias que uso para afinar (ou confirmar que está afinado, no caso de usar as Ibanez loolol) diariamente então já as memorizei...
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 3 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por lhuco Qua Abr 29 2015, 08:33

vou desenterrar este tópico para não estar abrir um novo, eu normalmente treino o ouvido, através de app para o telemovel e para o tablet, noto que já evolui um bocado acerto mais notas do que acertava mas é tão difícil evoluir no ouvido como na guitarra tem de ser muito treino...

quem usa app desse tipo podia falar aqui um pouco sobre quais usa quais as que gosta mais...
lhuco
lhuco
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 233
Idade : 35
Localização : casa
Guitarra : Esp Ltd EC-401 bk e strato squier cv 50's
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 3 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por PedroGRock Qua Abr 29 2015, 10:37

nem sabia da existência deste tópico, e não o li todo. mas já vi que há ai malta que está a confundir o Ouvido Absoluto com Ouvido Relativo.

O Relativo é isso mesmo, relativo. por exemplo, como já falaram atraz, pegarem no diapasão que tem a nota/frequência de Lá e pedirem te que cantes uma melodia em Dó. para isso acontecer, basta que tenhas um bom treino auditivo e saibas cantar intervalos. isso treina se. qualquer musico pode (e na minha opinao, DEVE) ter ouvido relativo. Ponham se a tocar em bandas de baile e vão ver o vosso ouvido relativo a aparecer.

Ouvido absoluto, é outra coisa, isso nasce com a pessoa. Mas agora calma, não é por nascerem com ouvido absoluto que vão ser os maiores da vossa terra a tocar seja o que for. Tem de ser estimulado também. Se tocares um acorde de C para uma pessoa que tenha ouvido absoluto, mas que não faça nada relacionado com musica , nem se interessa por isso, ela nao te vai dizer que é um C que tas a tocar. tens de estar familiarizado com a cena, treinar e tal e coiso. se fores musico e tiveres ouvido absoluto, ouves uma musica e nao precisas de nenhum instrumento para dizer que esta musica tem o acorde de C7 Aadd9 Dm7. Sim, esta gente, quando tem a coisa bem estudada, até o raio das extensoes dos acordes consegue sacar.

Afinar a guitarra de ouvido, é mais outra, treino. eu tenho um defeito, raramente ando com afinador e o raio do iPhone nunca quis ter um afinador (eu nunca lhe meti um vá xD) como faço, ponho me a ligar para alguém que esteja comigo e peço lhe para nao atender. aquele sinal de chamada é exactamente um Lá. afino a corda Lá e depois afino as restantes cordas a partir da nota Lá.

lhuco, essas apps são fixes, mas nada melhor que pegares numa musica e ires tentar descobrir os acordes. acho que é mais produtivo e vantajoso. começa por uma cena simples, tipo musicas com 3 ou 4 acordes. procuras a tonica da musica, e depois vais buscar o resto. as tantas vais te apercebendo que musicas dentro do mesmo género, tem estruturas de muito parecidas. cenas do tipo i V III VI são muito banais. isto acordes traduz em: (pegando na tonalidade de Cm) Cm Ab Eb Bb

experimenta Wink
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 3 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por lhuco Qua Abr 29 2015, 12:22

PedroGRock escreveu:nem sabia da existência deste tópico, e não o li todo. mas já vi que há ai malta que está a confundir o Ouvido Absoluto com Ouvido Relativo.

O Relativo é isso mesmo, relativo. por exemplo, como já falaram atraz, pegarem no diapasão que tem a nota/frequência de Lá e pedirem te que cantes uma melodia em Dó. para isso acontecer, basta que tenhas um bom treino auditivo e saibas cantar intervalos. isso treina se. qualquer musico pode (e na minha opinao, DEVE) ter ouvido relativo. Ponham se a tocar em bandas de baile e vão ver o vosso ouvido relativo a aparecer.

Ouvido absoluto, é outra coisa, isso nasce com a pessoa. Mas agora calma, não é por nascerem com ouvido absoluto que vão ser os maiores da vossa terra a tocar seja o que for. Tem de ser estimulado também. Se tocares um acorde de C para uma pessoa que tenha ouvido absoluto, mas que não faça nada relacionado com musica , nem se interessa por isso, ela nao te vai dizer que é um C que tas a tocar. tens de estar familiarizado com a cena, treinar e tal e coiso. se fores musico e tiveres ouvido absoluto, ouves uma musica e nao precisas de nenhum instrumento para dizer que esta musica tem o acorde de C7 Aadd9 Dm7. Sim, esta gente, quando tem a coisa bem estudada, até o raio das extensoes dos acordes consegue sacar.

Afinar a guitarra de ouvido, é mais outra, treino. eu tenho um defeito, raramente ando com afinador e o raio do iPhone nunca quis ter um afinador (eu nunca lhe meti um vá xD) como faço, ponho me a ligar para alguém que esteja comigo e peço lhe para nao atender. aquele sinal de chamada é exactamente um Lá. afino a corda Lá e depois afino as restantes cordas a partir da nota Lá.

lhuco, essas apps são fixes, mas nada melhor que pegares numa musica e ires tentar descobrir os acordes. acho que é mais produtivo e vantajoso. começa por uma cena simples, tipo musicas com 3 ou 4 acordes. procuras a tonica da musica, e depois vais buscar o resto. as tantas vais te apercebendo que musicas dentro do mesmo género, tem estruturas de muito parecidas. cenas do tipo i V III VI são muito banais. isto acordes traduz em: (pegando na tonalidade de Cm) Cm Ab Eb Bb

experimenta Wink

Sim concordo com o que dizes, no meu caso quando vou tocar com a amigos ou assim eles pedem toca lá esta musica... e as vezes consigo com eles a cantar ir buscar os acordes da musica de ouvido. e claro que isso faz-nos evoluir muito, em termos de ouvido, conhecimento dos campos harmónicos e até melhorar o nosso cante.

uso as aplicações quanto por exemplo estou à espera de alguma coisa ou de alguém ou estou sem nada para fazer ai aproveito o telemóvel ou o tablet e com vou me divertindo o tempo com essas app.

As aplicações que uso são smart chord no telemovel android e o ultramusician e o pitch improvise no tablet ios
lhuco
lhuco
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 233
Idade : 35
Localização : casa
Guitarra : Esp Ltd EC-401 bk e strato squier cv 50's
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 3 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por acknowledgement Qua Abr 29 2015, 13:11

ter ouvido absoluto não serve de nada se não souberes o que ouves.

há pessoas que ouvem mas não sabem os nomes a dar a determinados grupos de notas. e há pessoas com ouvido relativo que quando ouvem determinado acorde ou voicing tipo Dm7 Dm9 ou Dm11 reconhecem instantaneamente por conhecerem bem o som. 

ter ouvido absoluto não quer dizer grande coisa por si só. pode ajudar ou pode até confundir. há pessoas com ouvido relativo que têm mais facilidade em cantar transposição de frases musicais do que algumas com ouvido absoluto, porque fixam-se em determinadas tonalidades.

isto lembra-me quando instantaneamente ouvi Dm7 G7 C6 ou algo do genero numa backing track, nem sei se era noutro tom. isto vem de estudar ao longo de anos, progessoes 251 em diversos tons. 
há coisas que só atingem o estatuto de dado adquirido quando são praticadas activamente ao longo de muito tempo e de forma continua. 
este é 1 bom exemplo por ser uma progressao simples. 

e claro sem cantar dificilmente se chega lá.
acknowledgement
acknowledgement
Guitarrista de garagem

Post Count : 279
Idade : 37
Localização : Porto - Centro
Guitarra : Ibanez GB200 / Peerless Imperial
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/10/2014

https://linktr.ee/carloscepinha

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 3 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por Thomasyoung Qua Abr 29 2015, 13:22

Bem visto Carlos, o meu professor de musica por vezes estou a tocar alguns acordes e acerta sempre nos acordes que estou a fazer sem estar a ver claro, só mesmo pelo som do acorde.
Thomasyoung
Thomasyoung
Guitarrista viciado

Post Count : 993
Idade : 45
Localização : Oeiras
Guitarra : Fender Stratocaster Standard AM - Schecter Banshee 6 FR Passiva - Ibanez EX170 LBK - Fender Telecaster MIM - Fender Sonoran SCE - Hagstorm Super Swede - Fender Squier Classic Vibe 50s - Walden G3030CE - Ortega RCE159MN-L
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 04/01/2013

https://www.youtube.com/user/thomasyoung1978

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 3 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por acknowledgement Qua Abr 29 2015, 13:57

improvisar bem depende muito do ouvido.

um professor meu estava numa jam session e não se recordava de como se tocava este tema, no entanto após ouvir 1 chorus do tema sacou-lhe a harmonia, acompanhou e improvisou. no fim parecia que tinha isto tão estudado quanto tudo o resto xD
Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 3 ALL%20THE%20THINGS%20YOU%20ARE-18
acknowledgement
acknowledgement
Guitarrista de garagem

Post Count : 279
Idade : 37
Localização : Porto - Centro
Guitarra : Ibanez GB200 / Peerless Imperial
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/10/2014

https://linktr.ee/carloscepinha

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 3 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por lhuco Qui Abr 30 2015, 02:44

É claro que estudar com o instrumento é sempre melhor mas quando não temos o instrumento por perto um dispositivo móvel com estas aplicações, e uma boa maneira de passar o tempo e evoluir
lhuco
lhuco
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 233
Idade : 35
Localização : casa
Guitarra : Esp Ltd EC-401 bk e strato squier cv 50's
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 3 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por PedroGRock Dom maio 03 2015, 15:30

Prefiro deixar estas novas tecnologias de fora da música. A única cena que tenho no telemovel é mesmo um metrônomo. Prefiro mesmo te o instrumento a frente para estudar. Nem que seja um teclado. Se sei que vou ter tempo livre fora de casa e não tenho hipóteses de levar a guitarra, levo o pc e o teclado. Como só tem duas oitavas, é fácil de andar com ele no carro.
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 3 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por acknowledgement Dom maio 03 2015, 17:43

eu tenho "piano" no telemovel e no tablet.
acknowledgement
acknowledgement
Guitarrista de garagem

Post Count : 279
Idade : 37
Localização : Porto - Centro
Guitarra : Ibanez GB200 / Peerless Imperial
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/10/2014

https://linktr.ee/carloscepinha

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 3 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por PedroGRock Ter maio 05 2015, 13:01

Prefiro mesmo andar com o pc atraz e o teclado. Apesar de ter um smartphone, de pouco mais serve a na ser fazer chamadas e mandar sms. Ah e para por vídeos a tocar no instagram xD cheguei a ter um dicionário de acordes para aqueles momentos de aperto em que não sai nada xD
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 3 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por acknowledgement Qua maio 06 2015, 18:52

anyway, sem sair do tópico, o ouvido normalmente trabalha-se, mas quem consegue ter a ginástica mental de ter o ouvido relativo trabalhado, mas têm a facilidade de ter o ouvido absoluto... mais o conhecimento harmonico/ritmico... as coisas ficam muito facilitadas com o ouvido absurdo Smile
acknowledgement
acknowledgement
Guitarrista de garagem

Post Count : 279
Idade : 37
Localização : Porto - Centro
Guitarra : Ibanez GB200 / Peerless Imperial
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/10/2014

https://linktr.ee/carloscepinha

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 3 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por Pedro Martins Ter maio 12 2015, 12:02

Mas afinal de contas, é tipo de habilidade que desenvolve? Sei que muitos tem o dom, mas é possível conseguir "Ouvido Absoluto"? Já vi todo tipo de resposta!
Pedro Martins
Pedro Martins

Post Count : 3
Idade : 31
Localização : Belo Horizonte
Guitarra : GM1159
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 12/05/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 3 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por kouros Ter maio 12 2015, 12:32

Ouvido absoluto é tipo memorizar notas, talvez por isso seja mais comum quando se começa desde criança a fazer algo nesse sentido, conscientemente ou não.

O ouvido relativo é o que tem utilidade para a música, o absoluto até atrapalha por diversos motivos portanto não te preocupes e trabalha o relativo.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 3 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por PedroGRock Qui maio 21 2015, 15:57

Tratem mas é de treinar o ouvido relativo e esqueçam o absoluto. Sei de um pianista, que se lhe meteres um piano afinado a 447hz, apenas porque a peça soa melhor assim, ele simplesmente fica maluco. Não de preposito, mas aquilo da lhe a volta a cabeça
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 3 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por acknowledgement Qui maio 21 2015, 16:54

também quem não canta não toca. 
se não tens ritmo no que cantas mek vais ter ritmo no que tocas... só por sorte tipo ao calhas. e a improvisar é igual. se não cantas um arpejo/modo/whatever é porque não o ouves logo não o consegues usar de forma honesta na improvisação. ou ouves o que tocas ou então tocas baseado em digitações, teorias, livros... e o resultado é pouco musical.
acknowledgement
acknowledgement
Guitarrista de garagem

Post Count : 279
Idade : 37
Localização : Porto - Centro
Guitarra : Ibanez GB200 / Peerless Imperial
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/10/2014

https://linktr.ee/carloscepinha

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 3 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos