ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ouvido absoluto (Perfect pitch)

+19
PedroGRock
lhuco
nunixcip
Prats
perlepumpa
Pati
ToniFF
Guzzman
Tiago Miguel Rodrigues
edub13
Mafia777
Poisonman
Slider56
TiagoDuarte
kicos
slasheduff
jota jota
Ze Manel
flipex
23 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 2 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por TiagoDuarte Qui maio 27 2010, 15:18

Portanto, estás a afirmar que existem pessoas a nascer que já sabem o que é um "dó" um "ré", isto é, conhecem as notas todas, incluindo a sua frequência em Hertz e o seu nome sem estudar musica?
Repara que isso é o mesmo que estares a dizer que existem bebés a nascer que sabem resolver equações de 2º grau sem nunca terem estudado...
TiagoDuarte
TiagoDuarte
Guitarrista dedicado

Post Count : 571
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Fender Stratocaster usa | Ibanez GAX 30 | Valencia
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 06/01/2010

https://www.facebook.com/shelbybluesband

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 2 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por flipex Qui maio 27 2010, 15:20

Há vários graus de ouvido absoluto. Eu não estou a dizer nada. A Wiki é que está: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ouvido_absoluto
avatar
flipex
Guitarrista viciado

Post Count : 787
Idade : 34
Localização : .
Guitarra : .
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 2 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por slasheduff Qui maio 27 2010, 15:24

bem se eu acreditasse em tudo o que a wikipédia diz...
slasheduff
slasheduff
Guitar Hero

Post Count : 1103
Idade : 30
Localização : Queluz/Monte Abrãao
Guitarra : Vintage V100 + Sherwood Acústica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/04/2009

https://www.youtube.com/user/1MrSlash1/videos

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 2 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por TiagoDuarte Qui maio 27 2010, 15:25

"Essa habilidade se consegue ao longo de muito treinamento e ninguém
nasce com ela."

Fonte: wikipedia

-.-'
TiagoDuarte
TiagoDuarte
Guitarrista dedicado

Post Count : 571
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Fender Stratocaster usa | Ibanez GAX 30 | Valencia
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 06/01/2010

https://www.facebook.com/shelbybluesband

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 2 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por Slider56 Qui maio 27 2010, 15:44

O meu pai nunca precisou de afinadores ou diapasões e sempre afinou a guitarra como deve ser,mas levava tempo.LEmbro-me de lhe perguntar se sabia identificar qualquer nota que escutasse,mas ao que parece apenas fixou o Lá (A).Não creio que tenha o tal perfect pitch,mas nunca falhou,que eu me recorde.

O meu ouvido absoluto chama-se Boss TU-80 Very Happy
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 2 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por flipex Qui maio 27 2010, 15:46

Sim, o Steve Vai arranjou maneira de fixar na cabeça uma nota, não me lembro qual e a partir daí consegue usar isso como base para saber as notas.
avatar
flipex
Guitarrista viciado

Post Count : 787
Idade : 34
Localização : .
Guitarra : .
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 2 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por TiagoDuarte Qui maio 27 2010, 15:46

Não duvido que tal qualidade exista, mas é algo que se vai treinando e aperfeiçoando! Com o tempo treina-se o ouvido. Obviamente será mais ou menos fácil para algumas pessoas.. Mas qualquer um pode lá chegar com treino...
TiagoDuarte
TiagoDuarte
Guitarrista dedicado

Post Count : 571
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Fender Stratocaster usa | Ibanez GAX 30 | Valencia
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 06/01/2010

https://www.facebook.com/shelbybluesband

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 2 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por flipex Qui maio 27 2010, 15:48

Mas não é exactamente igual ao ouvido absoluto.
avatar
flipex
Guitarrista viciado

Post Count : 787
Idade : 34
Localização : .
Guitarra : .
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 2 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por TiagoDuarte Qui maio 27 2010, 15:51

E tanta segurança está a vir de onde?
No próprio wikipedia está escrito que o ouvido absoluto é uma qualidade que não se nasce com ela e requer treino...
TiagoDuarte
TiagoDuarte
Guitarrista dedicado

Post Count : 571
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Fender Stratocaster usa | Ibanez GAX 30 | Valencia
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 06/01/2010

https://www.facebook.com/shelbybluesband

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 2 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por Convidad Qui maio 27 2010, 15:52

mas isso está na base da afinação básica.. saber uma nota e afinar a guitarra... e a mais comum é sim senhor o Lá... sabes essa, sabes as outras, por relatividade, contudo acho que já ouve neste tópico a diferença entre ouvido absoluto e relativo...
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 2 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por Convidad Qui maio 27 2010, 16:21

já conheci um musico com ouvido absoluto, não sabe teoria de musica nenhuma mas é dos melhores músicos que já ouvi tocar porque o ouvido absoluto é uma grande vantagem.

também há quem tenha ouvido relativo... todas essas pessoas têm uma sorte do caraças :p conseguem tocar muito muito bem de ouvido.

quem não acreditar em ouvido absoluto continue na ignorância até um dia encontrar alguém com ouvido absoluto que lhes de um balde d'agua fria.

Claro que os comuns dos mortais podem trabalhar muito para aperfeiçoar a sua audição coisa que certos sortudos não tiveram que fazer, e por muito que se trabalhe é impossível de vir a ter ouvido absoluto só por treino.

consigo afinar de ouvido mas isso é resultado de após alguns anos a ouvir as notas permite-me sentir quando não estão no sitio.

mas daí a ter ouvido relativo é diferente, uma pessoa com ouvido relativo depois de ouvir uma musica por mais complexa que seja a harmonia consegue toca-la toda na integra.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 2 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por flipex Qui maio 27 2010, 16:23

Aleluia!!! Basta fazer uma pesquisa no Google ou no Youtube, para se ver que não é algo impossível de acontecer à nascença...
avatar
flipex
Guitarrista viciado

Post Count : 787
Idade : 34
Localização : .
Guitarra : .
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 2 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por Poisonman Qui maio 27 2010, 17:11

bom mas para o caso de alguém querer treinar isso, há uma maneira muito simples de o fazer, peçam a um amigo para ir dando algumas notas e tentem ir adivinhando e interiorizando as notas, insistam mais numas, depois mais notras, por ai adiante, quando derem por vocês já estão a começar a reconhecer muitas delas Razz
Poisonman
Poisonman
Aprendiz de guitarra

Post Count : 69
Idade : 34
Localização : Olhao
Guitarra : Epiphone Les Paul 1960 Tribute , LTD F-50
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 29/04/2010

http://www.myspace.com/poison_guitar

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 2 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por Slider56 Sex maio 28 2010, 03:48

CarlosC escreveu:já conheci um musico com ouvido absoluto, não sabe teoria de musica nenhuma mas é dos melhores músicos que já ouvi tocar porque o ouvido absoluto é uma grande vantagem.

também há quem tenha ouvido relativo... todas essas pessoas têm uma sorte do caraças :p conseguem tocar muito muito bem de ouvido.

quem não acreditar em ouvido absoluto continue na ignorância até um dia encontrar alguém com ouvido absoluto que lhes de um balde d'agua fria.

Claro que os comuns dos mortais podem trabalhar muito para aperfeiçoar a sua audição coisa que certos sortudos não tiveram que fazer, e por muito que se trabalhe é impossível de vir a ter ouvido absoluto só por treino.

consigo afinar de ouvido mas isso é resultado de após alguns anos a ouvir as notas permite-me sentir quando não estão no sitio.

mas daí a ter ouvido relativo é diferente, uma pessoa com ouvido relativo depois de ouvir uma musica por mais complexa que seja a harmonia consegue toca-la toda na integra.

Conheço um tipo assim;toca violino e viola de arco,curso completo do Conservatório Nacional e pratica muito.Já o ouvi várias vezes a afinar os instrumentos dele e nunca o vi usar um afinador ou diapasão.Claro que a prática constante também treina o ouvido,mas julgo que este tipo é um caso à parte...
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 2 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por flipex Sex maio 28 2010, 03:52

Normalmente, quem toca violino e esse tipos de instrumentos de cordas sem trastes tem um ouvido muito apurado.
avatar
flipex
Guitarrista viciado

Post Count : 787
Idade : 34
Localização : .
Guitarra : .
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 2 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por Mafia777 Sex maio 28 2010, 09:12

Eu por acaso já tive oportunidade de falar sobre isso com outras pessoas...e...apesar de não ser uma verdade concreta e explicavel....o ouvido absoluto nasce com a pessoa, e são raras as pessoas que o tem, é como nasceres com um dom sem saberes que o tens, e essas pessoas só vão descobrir que o têm se enveredarem pla musica.

O treino só te pode levar ao ouvido relativo, o que de si já é muito bom ou excelente mesmo.

E depois existem pessoas como eu que raramente acertam uma Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 2 Icon_lol Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 2 Icon_lol e eu até costumo treinar o ouvido Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 2 Icon_lol Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 2 Icon_lol

Mas isto é só uma opinião e o resultado de conversas apoiadas em certos estudos....
Mafia777
Mafia777
Guitarrista dedicado

Post Count : 737
Idade : 45
Localização : Lagoa
Guitarra : Epiphone Goth Les Paul / Fender Stratocaster MIM / Alhambra 6P
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 02/12/2008

https://www.youtube.com/user/luismafia777

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 2 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por Convidad Sex maio 28 2010, 12:12

Poisonman escreveu:bom mas para o caso de alguém querer treinar isso, há uma maneira muito simples de o fazer, peçam a um amigo para ir dando algumas notas e tentem ir adivinhando e interiorizando as notas, insistam mais numas, depois mais notras, por ai adiante, quando derem por vocês já estão a começar a reconhecer muitas delas Razz

existe esse tipo de treino auditivo no conservatório, para ditados de melodias, de intervalos, de acordes e até de vários instrumentos em simultâneo.
e mesmo alguém que acabe o 8º grau do conservatório não chega nem perto das capacidades auditivas de alguém com ouvido absoluto, isto dito por pessoas que eu conheço que lá andaram...

todos devemos treinar o ouvido claro, e é mesmo muito raro encontrar alguém com ouvido absoluto mas quem o tem é mesmo um caso à parte.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 2 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por Convidad Ter Jun 01 2010, 05:51

O ouvido absoluto é apenas uma memória.
Assim como se memoriza as cores, assim como se memoriza outra coisa qualquer assim se memorizam as notas.
Há pessoas que nascem logo com essa faculdade, outras que com o tempo alcançam, e ainda outras que precisam de muito esforço para a alcançar, mas é sempre possível alcançar o ouvido absoluto.
Pessoalmente, prefiro um ouvido relativo bem desenvolvido do que um ouvido absoluto. O ouvido absoluto destingue notas na sua singularidade, enquanto que o ouvido relativo faz relação entre notas: não sabe quais são as notas mesmo, mas sabe o efeito que o intervalo entre elas produz.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 2 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por edub13 Ter Jul 05 2011, 17:04

Bem este tópico já é um bocadinho "velho" mas deixo aqui tb a minha opiniao.

Sim eu acredito nisso do ouvido absoluto porque o meu professor de viola, tem isso, e ele diz que isso tem vantagens, mas tb tem grandes desvantagens.

Eu só toco a uns meses e consigo afinar a minha guitarra de ouvido na boa...
E não tenho isso :p.
edub13
edub13
Guitarrista dedicado

Post Count : 560
Idade : 27
Localização : Seixal
Guitarra : Harley Benton Stratocaster (Braço Escalopado) e Clássica Romanza ROCIO
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 25/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 2 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por Tiago Miguel Rodrigues Qua Jul 06 2011, 02:01

Opah, o meu stor ta sempre a dizer que tenho ouvido de musico... Se ouvido absoluto for, como ele fez na ultima aula, que tocou uma musica sem eu ver os acordes e que 5 min chegaram para ir buscar esse mesmo som... Tenho ouvido absoluto, senao, tenho mesmo assim um ouvidinho capaz de identificar muita coisa. xDDDDD lol!
Tiago Miguel Rodrigues
Tiago Miguel Rodrigues
Guitarrista de garagem

Post Count : 284
Idade : 34
Localização : Porto
Guitarra : Clássica APC Lusitana GC100/Harley Benton MS-11WH (Strat.)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 11/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 2 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por Convidad Qua Jul 06 2011, 02:46

^se tivesses ouvido absoluto eras capaz de dizer as notas ao mesmo tempo que ele tocava... não precisavas de 5 minutos. x)
Para além de que 5 acordes é uma tarefa relativamente fácil.
cuidado que há pessoas com ouvido absoluto sem "talento" para a musica...(mais ou menos vá)
há quem o tenha e não acerte uma nota no tempo...
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 2 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por Guzzman Dom Jul 24 2011, 06:01

O Malmsteen é um dos sortudos a ter essa capacidade. Consegue reconhecer qualquer nota musical, seja qual for a fonte.
Guzzman
Guzzman
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 230
Idade : 31
Localização : Chaves
Guitarra : -
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 2 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por Convidad Dom Jul 24 2011, 06:46

@Guzzman, apresenta-te na devida secção ...
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 2 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por Convidad Dom Jul 24 2011, 06:50

Mozart tinha ouvido absoluto.
Ouvia uma sinfonia e era capaz de quando chegas-se a casa, escrevia a sinfonia toda, partituras para os instrumentos todos.


Eu pessoalmente, não gostava nada de ter ouvido absoluto, é algo bastante desconfortável, pois, todos os sons ''desafinados'' se tornam extremamente incomodativos.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 2 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por ToniFF Dom Jul 24 2011, 07:48

Bem ultimamente tenho visto uma série no Discovery, que se chama Super hómens, e já lá foi um cego com isso, e um dos testes foi um pianista normal toucou uma musica (senão estou em erro composta pelo o próprio) e no momento a seguir o cego tocou axaztamente o que o outro pianista touco, mesmas notas, mesmo tempo, tudo; foi comprovado , estavam a tocar num teclado midi que estava ligado ao pc.
ToniFF
ToniFF
Guitarrista de garagem

Post Count : 326
Idade : 27
Localização : Lagos
Guitarra : FENDER SQUIER STRATOCASTER DELUXE HOT RAILS OLYMPIC WHITE ROSEWOOD
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 16/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ouvido absoluto (Perfect pitch) - Página 2 Empty Re: Ouvido absoluto (Perfect pitch)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos