ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvida sobre dimarzio

+3
mpexus
PedroGRock
Oinemra Osodrac
7 participantes

Ir para baixo

Duvida sobre dimarzio Empty Duvida sobre dimarzio

Mensagem por Oinemra Osodrac Qui Fev 11 2016, 04:49

Boas!
Toco guitarra á 5 anos mas os pickups que eu uso são emg 85 & 81, eles para som distorçido e pesado são excelentes, no entanto para solos com profundidade acho que não são as escolha mais adequada, falaram-me então no dimarzio e gostava de saber se alguém aqui já os usou e que impressão é que têm deles.
Oinemra Osodrac
Oinemra Osodrac

Post Count : 7
Idade : 34
Localização : Viseu
Guitarra : DBZ Barchetta eminent
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 15/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre dimarzio Empty Re: Duvida sobre dimarzio

Mensagem por PedroGRock Qui Fev 11 2016, 04:53

traduz o que queres dizer com "solos com profundidade"

eu pessoalmente, pick ups a pilhas, para mim, esquece. mas nas maos das pessoas certas, aquilo soa nas horas.
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre dimarzio Empty Re: Duvida sobre dimarzio

Mensagem por Oinemra Osodrac Qui Fev 11 2016, 08:24

Solos com profundidade significam solos com timbre mais melodico do género de steve vai, satriani, petrucci etc etc, para solos de metal emg é bom, mas não tão bom em profundidade.
Para mim os solos com profundidade são originarios de pickups quem têm como caracteristicas timbre berrante e com grandes harmónicos e ao mesmo tempo com bastante agressividade.
Oinemra Osodrac
Oinemra Osodrac

Post Count : 7
Idade : 34
Localização : Viseu
Guitarra : DBZ Barchetta eminent
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 15/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre dimarzio Empty Re: Duvida sobre dimarzio

Mensagem por PedroGRock Qui Fev 11 2016, 08:47

já te estou a entender. Sinceramente, não acho que seja "problema" dos pickups, mas sim uma má timbragem do teu som.
que gear usas? pedais, amp, etc...
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre dimarzio Empty Re: Duvida sobre dimarzio

Mensagem por Oinemra Osodrac Qui Fev 11 2016, 09:42

uso amp a valvulas, marshall ma 50 ccombo, e por acaso uso só a distorção do amp, geralmente o bass do amp meto a 3 , o middle a 4/5 e treble 5/6
Oinemra Osodrac
Oinemra Osodrac

Post Count : 7
Idade : 34
Localização : Viseu
Guitarra : DBZ Barchetta eminent
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 15/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre dimarzio Empty Re: Duvida sobre dimarzio

Mensagem por PedroGRock Qui Fev 11 2016, 09:54

por acaso nao conheço esse amp, apenas de amp. Nunca toquei com ele.

Mas o som que procuras vem mais de pedais do que dos pickups. Sim,os pick ups também têm influencia, mas só trocando de pickups não vais obter o que queres. Se tiveres hipóteses de ligar a tua guitarra ao pc, através de uma interface, e com o guitar rig (ou outro do género), consegues ir buscar o timbre que procuras apenas com amplificadores e pedais.

No teu caso, acho que um pedal de Comp ou um Drive/boost, consegues ir buscar isso.

até porque, as características que dizes que queres no som, com pickups activos, tens isso tudo, som berrante, agressivo e com harmónicos. Parece me mesmo que seja apenas um problema de configuração do teu som. Tenta brincar mais com a Eq do amplificador. Começa com os knoobs todos a meio e vai adicionando/retirando até chegares ao que queres.
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre dimarzio Empty Re: Duvida sobre dimarzio

Mensagem por mpexus Qui Mar 03 2016, 05:09

Todos os gajos que falas usam toneladas de efeitos no seu som (alias como todos os guitarristas usam). Não estou a por em questão o que sentes que os EMG's não te estão a dar, mas o Pedro disse o que deverias fazer primeiro e tem razão.

Muita gente fala mal dos pickups activos que não tem isto e não tem aquilo mas depois adoram o trabalho que um senhor chamado David Gilmour fez enquanto usou durante anos EMG's activos numa tal de Strat vermelha Wink

Testa outro pickups se puderes claro, mas lembra-te que tens de os testar na tua guitarra e no teu Amp e FX senão vai soar diferente... e tens de refazer toda a parte electrónica da tua guitarra, pq os pickups Activos usam Pots e Jack diferente do que usam os pickups Passivos... para andares a testar ainda vais ter algum trabalho e comprar electrónica nova
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre dimarzio Empty Re: Duvida sobre dimarzio

Mensagem por PedroGRock Qui Mar 03 2016, 05:29

Agora tocaste na ferida mpexus.

Há e tal pick ups activos isto e aquilo, não deixam soar a guitarra, e mais nao sei o que.
Ya, isto acontece, quando se usa um amplificador carregado e gain ( e consequentemente, compressão) mais compressores, reverbs, delay's, noise gates e tudo mais.

Mas depois esquecem se que existem senhores como o Gilmour que usam guitarras "a pilhas".

Um concelho, para teres uma noção, faz uma pesquisa na net (youtube) e ve que equipamentos usam os guitarristas de quem gostas e de quem queres "copiar" o som. No fim, vais chegar a conclusão que a influencia dos pick ups é mais na maneira de eles tocarem, do que no som final.

Não sei se já falei nisso neste tópico ou não, um grande guitarrista e musico, que há muita alminha que não o conhece, mas neste momento faz parte dos Bon Jovi, está no lugar do Blackmore. Sr Phill X. Este homem é do mais simplista que existe a nivel de efeitos. 2 amplificadores, os dois no prego, clean é a baixar volume, e nos solos, junta os 2 amps. tira um som monstuoso.
Pick ups, P90 de assinatura, e acho que ainda têm menos output que os stock. Tu chegas lá e tiras metade do som que ele tira. Já vi numa entrevista um gajo a dizer que nao conseguiu tirar som distorcido do gear dele.

Isto para dizer que não é trocar equipamentos que vais ter um tone parecido com o de guitarrista X ou Y.
Como já disse, pega no teu gear e vai mexendo nos controlos e certamente vais encontrar o som que queres sem gastar dinheiro. Se mudares os pick ups, vais ficar na mesma e vais achar que os pick ups nao valem o que pensavas que valiam
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre dimarzio Empty Re: Duvida sobre dimarzio

Mensagem por kouros Qui Mar 03 2016, 07:18

neste momento faz parte dos Bon Jovi, está no lugar do Blackmore.

Quando é que o Blackmore esteve nos Bon Jovi? scratch


Há e tal pick ups activos isto e aquilo, não deixam soar a guitarra, e mais nao sei o que.
Ya, isto acontece, quando se usa um amplificador carregado e gain ( e consequentemente, compressão) mais compressores, reverbs, delay's, noise gates e tudo mais.

Mas depois esquecem se que existem senhores como o Gilmour que usam guitarras "a pilhas".

Estás portanto a dizer que não soa tudo ao mesmo... desde que deixes de usar tudo isso e mudes para single coils? Rolling Eyes
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre dimarzio Empty Re: Duvida sobre dimarzio

Mensagem por davidlopes78 Qui Mar 03 2016, 08:13

Quando é que o Blackmore esteve nos Bon Jovi?
Quando o Steve Morse foi substituir o Sambora! Razz Razz
davidlopes78
davidlopes78
Guitarrista de garagem

Post Count : 469
Idade : 46
Localização : Vila Verde de Ficalho
Guitarra : Tokai Love Rock, Sterling by Music Man SUB Silo 3
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre dimarzio Empty Re: Duvida sobre dimarzio

Mensagem por PedroGRock Qua Mar 09 2016, 10:45

eh pa, fdx, enganei me. queria dizer Sambora xD

nepia kouros. apenas dei um exemplo
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre dimarzio Empty Re: Duvida sobre dimarzio

Mensagem por edybar Qua Mar 09 2016, 17:20

Falam do David Guilmour, tenho que intervir... Um dos segredos do som do Guilmour é muito volume. E para isso ele usa normalmente HiWatts (sempre em clean) e um PowerBoost. Nos anos 80 ele resolveu experimentar os activos da EMG (sempre em single coil) e tem-nos em 2 guitarras, a Red Strat e a Steinberg. A ideia dele era, mais uma vez, ir buscar volume. Acontece que não gostou do resultado e pediu ao seu técnico Phill Taylor para literalmente comer a maior quantidade possível de madeira para baixar ao máximo os pickups. Recuperou a sua velha Black Strat passiva, toda destruída por ter estado anos pendurada numa cena tipo Rock Café, a quem tinha doado, e hoje usa a Red Strat praticamente para tocar o Confortably Numb ao vivo. Usa também Les Paul e Gretch.

Eu acho que a guitarra, e os pickups influenciam imenso. Não se toca o Crazy Diamond numa Les Paul. Quer dizer... podemos... mas não vai soar. O ser humbucker, ou single coil faz imensa diferença. O ser activo ou passivo também. Não troques de guitarra, mas experimenta uma guitarra single coil, como uma strat. Pode ser que a base do som que procuras possa eventualmente começar por aí.

Dito isto eu também tenho uma guitarra com os mesmos pickups e, não gosto de tocar metal, uso-a para rock e blues. Consigo cleans muito limpos, mas para isso tenho que jogar com o volume e tone da guitarra, e do amp também. E tenho que jogar com os dedos. Mas a guitarra faz. Agora não tira o som brilhante e mais irreverente dos single coil. É outro filme. O som da EMG é muito flat. Em overdrive, é realmente um monstro do rock. E do blues também.

Se quiseres mais textura, mais harmónicos, tens algumas hipóteses interessantes. E como diz o Pedro e bem, começar com o que tens é uma boa política, experimenta settings diferentes de tom e volume, tanto na guitarra como no amp, e settings diferentes na equalização e channels do amp. É possível muita coisa. Mas podes adicionar uma cor extra. Porque não experimentas um Bif Muff, por exemplo, antes do amp, com um pouco de overdrive do próprio amp? É um pedal barato, mas capaz de adicionar muita cor ao som. Funciona muito bem com single coil, mas muita gente também os usa com humbuckers. E voltou a estar na moda Smile Experimenta antes de comprar para teres certeza que funciona bem com a tua guitarra.
edybar
edybar
Aprendiz de guitarra

Post Count : 32
Idade : 52
Localização : Mafra
Guitarra : Aceito ofertas...
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 05/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre dimarzio Empty Re: Duvida sobre dimarzio

Mensagem por acknowledgement Dom maio 08 2016, 10:35

se por 'profundidade' queres dizer dinamica e variação de timbre, a primeira resposta é que podes trocar de pickups realmente.


tive pickups desses (emgs) ha anos, e agora tenho dimarzios numa guitarra. desde steve's special, air norton, paf pro, tonezone... etc... e os emgs hi-gain não são famosos pela resposta variada, são famosos pela uniformidade e definição.

para cada contexto tens que procurar um compromisso entre potencia de output (facilidade em criar distorção) e resposta dinâmica e timbre.

numa javarda opinião: pickups geralmente quanto mais potentes menos dinamicos, quanto mais dinamicos menos output (de forma muito generalizada)

podes usar o tone knob e o volume knob da guitarra, e o proprio setup da guitarra para favorecer um som mais dinamico ou mais comprimido.


muitas das vezes a malta precipita-se a mudar os pickups de origem as guitarras e quer muito personalizar o seu material, esquecem-se de personalizar a forma como tocam e isso faz muito mais diferença no som... fazer musica...
acknowledgement
acknowledgement
Guitarrista de garagem

Post Count : 279
Idade : 37
Localização : Porto - Centro
Guitarra : Ibanez GB200 / Peerless Imperial
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/10/2014

https://linktr.ee/carloscepinha

Ir para o topo Ir para baixo

Duvida sobre dimarzio Empty Re: Duvida sobre dimarzio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos