ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Amostra de home studio/local de prática

+8
mpexus
rui_alberto
Alberto Soares
Thomasyoung
Slider56
alexcoupe
kouros
AndréRibasRNE
12 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Amostra de home studio/local de prática Empty Amostra de home studio/local de prática

Mensagem por AndréRibasRNE Seg Jan 25 2016, 13:44

Boas pessoal!

No outro dia ande a pesquisar fotos no google de home-studios e muitas das fotos iam me dar a fóruns estrangeiros de guitarristas, então com isto venho propor que partilhem aqui no fórum fotos dos vossos home-studio ou simplesmente do vosso"cantinho da guitarra" por exemplo, e quem sabe podemos ajudarmo-nos uns aos outros a fazer o seu próprio home studio! Muitos de vós gostariam de fazer algum tipo de isolamento para eliminar algum ruído com isto este tópico seria não só de partilha mas também de ajuda! Amanha posto fotos do meu home studio até lá podem ir partilhando fotos dos vossos Rock

cumprimentos
AndréRibasRNE
AndréRibasRNE
Guitarrista de garagem

Post Count : 404
Idade : 28
Localização : Odemira
Guitarra : Schecter/gibson
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 09/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Amostra de home studio/local de prática Empty Re: Amostra de home studio/local de prática

Mensagem por kouros Seg Jan 25 2016, 13:53

Deves estar a fazer confusão com isso do isolamento. O que a malta faz é colocar cenas para absorver e "dispersar" frequências.

A ideia desses home studios que mencionas não tem nada a ver com barulho intenso, a ideia é precisamente o contrário... pouco barulho e condições audio aceitáveis para se fazer misturas.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Amostra de home studio/local de prática Empty Re: Amostra de home studio/local de prática

Mensagem por AndréRibasRNE Seg Jan 25 2016, 14:24

Eu falei em isolamento mesmo pois no meu caso eu tenho uma bateria acústica! quem sabe não seja o único mas estou a perceber onde queres chegar !
AndréRibasRNE
AndréRibasRNE
Guitarrista de garagem

Post Count : 404
Idade : 28
Localização : Odemira
Guitarra : Schecter/gibson
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 09/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Amostra de home studio/local de prática Empty Re: Amostra de home studio/local de prática

Mensagem por kouros Seg Jan 25 2016, 14:36

Se tens a bateria então esquece mesmo isso que andaste a ver. O melhor é procurares em foruns de bateristas se bem que as soluções para esse tipo de barulho são as já conhecidas.

De resto o que a malta faz (guitarristas e etc) é uma espécie de control room em que o importante é a monitorização e gravar é com headphones ou nearfields.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Amostra de home studio/local de prática Empty Re: Amostra de home studio/local de prática

Mensagem por AndréRibasRNE Seg Jan 25 2016, 14:53

Kouros eu andei a pesquisar e sei o que fazer de momento apenas tenho caixa de ovo mas no futuro quero ver se faço umas caixas com la de vidro por dentro para meter na parede mas ainda assim pronto este tópico é para este tipo de duvidas que alguém possa ter porque o essencial é a partilha dos nossos home studios/ local de pratica , já agora tens algum home studio?
AndréRibasRNE
AndréRibasRNE
Guitarrista de garagem

Post Count : 404
Idade : 28
Localização : Odemira
Guitarra : Schecter/gibson
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 09/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Amostra de home studio/local de prática Empty Re: Amostra de home studio/local de prática

Mensagem por kouros Seg Jan 25 2016, 15:13

eu andei a pesquisar e sei o que fazer de momento apenas tenho caixa de ovo

Se sabes então não tenho mais nada a acrescentar, ainda para mais quando as caixas de ovos estão a funcionar (para que efeito é que não sei.. visual?).
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Amostra de home studio/local de prática Empty Re: Amostra de home studio/local de prática

Mensagem por AndréRibasRNE Seg Jan 25 2016, 15:20

Kouros quando meti a caixa de ovo tinha 13 anos agora tenho 20 anos e uma bateria é normal que tenha aprendido alguma coisa e saiba que a caixa de ovo não isole nada e simplesmente reduza um pouco o eco, dai agora estar a pensar em fazer umas pequenas obras
AndréRibasRNE
AndréRibasRNE
Guitarrista de garagem

Post Count : 404
Idade : 28
Localização : Odemira
Guitarra : Schecter/gibson
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 09/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Amostra de home studio/local de prática Empty Re: Amostra de home studio/local de prática

Mensagem por kouros Seg Jan 25 2016, 15:24

Mas se dizes "andei a pesquisar e sei o que fazer", não há necessidade de prolongar a conversa.. pelo menos da minha parte.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Amostra de home studio/local de prática Empty Re: Amostra de home studio/local de prática

Mensagem por AndréRibasRNE Seg Jan 25 2016, 15:27

"e quem sabe podemos ajudarmo-nos uns aos outros a fazer o seu próprio home studio! Muitos de vós gostariam de fazer algum tipo de isolamento para eliminar algum ruído com isto este tópico seria não só de partilha mas também de ajuda! " Por exemplo se alguém tiver algum tipo de dúvida eu e tu estaremos cá para ajudar Wink
AndréRibasRNE
AndréRibasRNE
Guitarrista de garagem

Post Count : 404
Idade : 28
Localização : Odemira
Guitarra : Schecter/gibson
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 09/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Amostra de home studio/local de prática Empty Re: Amostra de home studio/local de prática

Mensagem por alexcoupe Ter Jan 26 2016, 01:36

Boas André, o meu estúdio é num dos quartos da minha casa, como tinha um quarto vazio transformei aquilo numa espécie de sala de estudo é onde tenho todo o meu gear, recentemente como tenho uma arrecadação que fica 2 pisos abaixo do prédio tenho praticado por lá sempre me posso esticar um bocado nos decibéis que não incomodo ninguém.
alexcoupe
alexcoupe
Guitar Hero

Post Count : 1353
Idade : 44
Localização : Setubal
Guitarra : Epiphone Wildcat, Fender Telecaster, squier Stratocaster Maison
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 16/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Amostra de home studio/local de prática Empty Re: Amostra de home studio/local de prática

Mensagem por Slider56 Ter Jan 26 2016, 05:00

Nas minhas condições actuais,o meu home-studio é um móvel construído de acordo com layouts meus onde alojo os portáteis,uma pequena mesa demistura,D.I.'s,efeitos,um combo e demais gear.Não é nem de longe o ideal,e na maioria das vezes tenho de trabalhar com headphones.Disponho de uma outra casa com espaço a rodos,mas infelizmente por diversas razões,não vou lá todos os dias...


Pode ser que num futuro mais ou menos próximo,as coisas se modifiquem... Rolling Eyes
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Amostra de home studio/local de prática Empty Re: Amostra de home studio/local de prática

Mensagem por alexcoupe Ter Jan 26 2016, 06:14

E eu sou testemunha que o Slider tem mesmo um Estudio-movel... Very Happy
alexcoupe
alexcoupe
Guitar Hero

Post Count : 1353
Idade : 44
Localização : Setubal
Guitarra : Epiphone Wildcat, Fender Telecaster, squier Stratocaster Maison
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 16/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Amostra de home studio/local de prática Empty Re: Amostra de home studio/local de prática

Mensagem por AndréRibasRNE Ter Jan 26 2016, 08:40

Alexcoupe e Slider56 e fotos disso nada? partilhem lá vá mostrem lá isso que tou quase a partilhar as fotos do meu Wink
AndréRibasRNE
AndréRibasRNE
Guitarrista de garagem

Post Count : 404
Idade : 28
Localização : Odemira
Guitarra : Schecter/gibson
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 09/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Amostra de home studio/local de prática Empty Re: Amostra de home studio/local de prática

Mensagem por Slider56 Ter Jan 26 2016, 11:51

alexcoupe escreveu:
E eu sou testemunha que o Slider tem mesmo um Estudio-movel... Very Happy
Razz de caras!!!!


Deixa lá arumar aquilo melhor,que ainda tenho algumas alterações a fazer e depois meto aqui algumas fotos... Twisted Evil
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Amostra de home studio/local de prática Empty Re: Amostra de home studio/local de prática

Mensagem por Thomasyoung Qua Jan 27 2016, 08:52

Neste momento tenho o meu estudio cheio Smile de cadeiras e um pouco desarrumado, mas seria engraçado partilhar a gear que usam no vosso estudio.

Amplificadores, microfones, cabinets, placas de som, plugins, equalizadores, VSTs, monitores, guitarras, etc etc etc.....
Thomasyoung
Thomasyoung
Guitarrista viciado

Post Count : 993
Idade : 45
Localização : Oeiras
Guitarra : Fender Stratocaster Standard AM - Schecter Banshee 6 FR Passiva - Ibanez EX170 LBK - Fender Telecaster MIM - Fender Sonoran SCE - Hagstorm Super Swede - Fender Squier Classic Vibe 50s - Walden G3030CE - Ortega RCE159MN-L
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 04/01/2013

https://www.youtube.com/user/thomasyoung1978

Ir para o topo Ir para baixo

Amostra de home studio/local de prática Empty Re: Amostra de home studio/local de prática

Mensagem por AndréRibasRNE Qui Jan 28 2016, 05:25

Aqui fica a sala de captação:

Amostra de home studio/local de prática 66gpie

Amostra de home studio/local de prática 2zqbeip

Amostra de home studio/local de prática 2w7eqyp

Amostra de home studio/local de prática K9bbq8

Amostra de home studio/local de prática Nqrzlx

Este espaço aqui em cima é ao lado do meu quarto e no meu quarto é onde tenho o computador com a placa de gravação e onde pratico quando não quero fazer muito barulho:

Amostra de home studio/local de prática Etsdjb


@Thomasyoung adorei a tua ideia portanto vou começar por mim.

Guitarras:
Schecter omen 6 extreme com Emg 81
Gibson Sg Standard
Ibanez edr 260
Fender & Ibanez Semi-Acústica

Microfones:
Shure sm58/Fame sm 58

Monitores:
Creative 5.1 ( é o que há)

Amplificadores:
Peavey 6505 plus 112 combo(head mod)
Fender frontman 25 r
Coluna Marshall 1960b

Placa de gravação:
Roland due capture ex

Programa de gravação:

Logic pro x (quero mudar para o pro tools) e anivel de plugins uso os do programa por enquanto.

Em relação á sala de captação quero tirar a caixa de ovo e fazer outro tipo de isolamento utilizando lâ de vidro e umas quantas placas de espuma de estúdio , além de gravar lá também se toca lá bateria e quero reduzir um pouco o barulho que sai para fora.

Espero que tenham gostado , fico á espera das vossas fotos eu e todos os membros.



AndréRibasRNE
AndréRibasRNE
Guitarrista de garagem

Post Count : 404
Idade : 28
Localização : Odemira
Guitarra : Schecter/gibson
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 09/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Amostra de home studio/local de prática Empty Re: Amostra de home studio/local de prática

Mensagem por Thomasyoung Qui Jan 28 2016, 05:47

Tens ai um belo espaço sim senhor, e com alguma alterações como disseste fica ainda melhor, remover as caixas de ovos era bem visto, eu no meu studio usei estas:

http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Construcao/Isolamento-da-casa/Paredes-e-fachadas/16332596.aspx

http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Construcao/Isolamento-da-casa/Paredes-e-fachadas/16332631.aspx

http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Construcao/Isolamento-da-casa/Paredes-e-fachadas/16332645.aspx

Para reduzires o som para o exterior vai ser dificil até porque tens essa bateria ao lado da janela, boa sorte com isso.

Quanto aos monitores como bem deves saber não são os mais adequados para misturas, aconselho-te estes http://www.thomann.de/pt/maudio_bx5_d2.htm que em termos de preço vs qualidade são bastante bons.

Posso recomendar-te o Reaper como software de gravaçao e edição de som, é muito simples, levezinho para o PC e faz o que todos os outros fazem.

Agora só falta mesmo ouvir uma gravaçao desse estudio. Smile

Parabens pelo estudio e obrigado por partilhares as fotos.





Thomasyoung
Thomasyoung
Guitarrista viciado

Post Count : 993
Idade : 45
Localização : Oeiras
Guitarra : Fender Stratocaster Standard AM - Schecter Banshee 6 FR Passiva - Ibanez EX170 LBK - Fender Telecaster MIM - Fender Sonoran SCE - Hagstorm Super Swede - Fender Squier Classic Vibe 50s - Walden G3030CE - Ortega RCE159MN-L
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 04/01/2013

https://www.youtube.com/user/thomasyoung1978

Ir para o topo Ir para baixo

Amostra de home studio/local de prática Empty Re: Amostra de home studio/local de prática

Mensagem por Slider56 Qui Jan 28 2016, 05:48

André...eu desaconselho vivamente o uso de lã de vidro.É certo que é um dos melhores materiais para isolamento acústico e térmico,mas se não for aplicado como deve ser e por alguém que saiba,aquilo vai largando fibras por todo o lado,e não ganhas para irritações de pele entre outras cenas maradas...!

Infelizmente já passei por alguns estúdios de gravação mais antigos em que a má aplicação dava destes resultados.

A melhor solução passa por placas de espuma de densidade média/alta específicamente desenhadas para esse efeito.Nõa é material barato,mas compensa largamente a médio/longo prazo.Outra alternativa mais em conta seria placas de esponja normalmente usadas em cochões de campismo.São relativamente baratas,de fácil aplicação,e não tens de gastar guito à parva.

Por outro lado convém que tenhas algumas noções de como fazer um isolamento acústico eficaz,e isso in extremis passa por caixas de ar em toda a volta da sala a isolar o que nem sempre é prático e viável.

Há um empresa que fornece placas de tratamento acústico,mas não é barato;serve-te de referência:

http://www.vicoustic.com/music-broadcast/about-us


entretanto procura na net que tens carradas de refer~encias mais ou menos económicas de acordo com o que queres fazer.As caixas de ovos quando muito servem para cortar a reverberação da sala e em termos de isolamento acústico,digamos que desenrascam mas não resolvem na totalidade...!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Amostra de home studio/local de prática Empty Re: Amostra de home studio/local de prática

Mensagem por Thomasyoung Qui Jan 28 2016, 05:50

Já agora em Junho de 2015 o meu pequeno estudio era assim.

Amostra de home studio/local de prática Studio.thumb.jpg.3f963088194bae53e8cd03e40d73e460

Gear:

Kemper Profile Amp
M-Audio BX8
Focusrite Forte
Eventide H9
Bias and JumUp Pro
Varias Guitarras que não se encontram na Foto:
Schecter Banshee 6 FR Passive
Ibanez EX170
Fender Telecaster MIM 2000
Hagstorm Super Swede
Fender Sonoran Acoustic
Squier Classic Vibe 50s
DAW - Reaper com varios VSTs

Qualquer dia faço um update Very Happy
Thomasyoung
Thomasyoung
Guitarrista viciado

Post Count : 993
Idade : 45
Localização : Oeiras
Guitarra : Fender Stratocaster Standard AM - Schecter Banshee 6 FR Passiva - Ibanez EX170 LBK - Fender Telecaster MIM - Fender Sonoran SCE - Hagstorm Super Swede - Fender Squier Classic Vibe 50s - Walden G3030CE - Ortega RCE159MN-L
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 04/01/2013

https://www.youtube.com/user/thomasyoung1978

Ir para o topo Ir para baixo

Amostra de home studio/local de prática Empty Re: Amostra de home studio/local de prática

Mensagem por Alberto Soares Qui Jan 28 2016, 06:08

Belo espaço os dois, parabéns! Fixe
Alberto Soares
Alberto Soares
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 135
Idade : 36
Localização : Beja
Guitarra : Telecaster
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 02/01/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Amostra de home studio/local de prática Empty Re: Amostra de home studio/local de prática

Mensagem por rui_alberto Qui Jan 28 2016, 06:20

pergunta de um completo leigo, essas placas assim espalhadas certamente ajudam a evitar ecos e ressonancias indesejaveis, mas isolam o ruido para o exterior? comecei agora a tocar guitarra electrica e um dos problemas que tenho e exactamente nao conseguir aumentar o volume do amp, que mesmo sendo apenas de 15W, quando acima do 2 ou 3 (em 10) ja faz barulho que chegue em casa Razz isto associado a um guitarrista err... como direi... rookie as hell, torna os phones indispensaveis.

Para o ano vou provavelmente mudar de casa e vou ter um espaco no sotao para escritorio e queria aproveitar para tentar insonorizar um bocado e fazer tb um pequeno local para tocar.

obrigado Wink

Rui
rui_alberto
rui_alberto
Aprendiz de guitarra

Post Count : 59
Idade : 42
Localização : Alemanha
Guitarra : Epiphone LP Special II
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Amostra de home studio/local de prática Empty Re: Amostra de home studio/local de prática

Mensagem por mpexus Qui Jan 28 2016, 06:41

A única maneira realmente de isolares som para o exterior é construíres caixas de Ar, basicamente uma casa dentro de outra casa, tudo o resto serve só para cortar ecos e agudos.

Obrigado por esses Links de Leroy Thomas, muito muito agradecido Smile
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Amostra de home studio/local de prática Empty Re: Amostra de home studio/local de prática

Mensagem por AndréRibasRNE Qui Jan 28 2016, 06:57

@Thomasyoung Desde já obrigado pelos links do leroy e pela sugestão dos monitores quando poder investir quem sabe não sejam esses, o teu home studio tambem ficou muito fixe e diz me uma coisa no total gastaste quanto? A Nivel de som quais foram as maiores diferenças?

@Slider56 graças a si e ao Thomasyoung repensei nas minhas ideias e vou fazer quando poder umas pequenas obras aqui no estudio. A começar pela porta nem que leve uma espuma o rofenite para isolar mais o som pois neste momento apenas tem cartão e já se nota uma pequena diferença, nas paredes quero meter algumas placas do leroy de isolamento acustico , em relação á janela estou a pensar em fazer da janela para baixo digamos um muro em madeira por exemplo utilizando paletes e por exemplo tambem alguma espuma, e na parede onde está o armario que faz parede com a casa da minha avó isolar essa parede com algum tipo de espuma ou por exemplo fazer uma caixa de ar e fazer uma parede com placas de rofenite mas no minimo era o muro em madeira e a aplicação das placas de isolamento acustico pois apesar de tudo aqui onde moro não tenho queixas! Vamos ver

@AlbertoSoares Obrigadão mas espero ainda ficar melhor Smile

@mpexus é isso mesmo dai eu estar a repensar isso pois fazer isso é um grande investimento e é preferivel fazer coisas mais simples e economicas mas que ajudem de certa forma.
AndréRibasRNE
AndréRibasRNE
Guitarrista de garagem

Post Count : 404
Idade : 28
Localização : Odemira
Guitarra : Schecter/gibson
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 09/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Amostra de home studio/local de prática Empty Re: Amostra de home studio/local de prática

Mensagem por Slider56 Qui Jan 28 2016, 07:22

Normalmente quando se projecta um estúdio de gravações ou sala de ensaios,a primeira coisa a pensar é o caso inevitável das caixas de ar.À semelhança de algumas janelas que temos em casa,com vidros duplos,as caixas de ar ajudam imenso a isolar acusticamente.

Nem sempre é possível adaptar as casas onde vivemos desta forma tão radical,mas é possível atenuar bastante tanto os ruídos vindos do exterior,como o som que produzimos dentro de casa!A ter em atenção um problema recorrente que já tem anos e continuará a fazer mossa: as baixas frequências (guitarra baixo,bombo e fins!) por muito cuidado que se tenha,propagam-se através das estruturas de cimento dos prédios.Se não houver o cuidado de um muito bom isolamento,e volumes de som adequados,vão ter problemas....!


O ideal é que a sala de ensaios ou estúdio seja numa divisão tipo garagem ou anexo,descolada da habitação,seja moradia ou prédio.Se isto for possível,então os procedimentos de isolamento acústico ficam mais simplificados.
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Amostra de home studio/local de prática Empty Re: Amostra de home studio/local de prática

Mensagem por AndréRibasRNE Qui Jan 28 2016, 07:26

Tens razão Slider é isso mesmo , tento fazer algo mais simples para nao ter que fazer uma obra tao radical Smile
AndréRibasRNE
AndréRibasRNE
Guitarrista de garagem

Post Count : 404
Idade : 28
Localização : Odemira
Guitarra : Schecter/gibson
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 09/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Amostra de home studio/local de prática Empty Re: Amostra de home studio/local de prática

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos