ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

NAMM 2016 - Novo Gear

+7
guitargold
kouros
brunotins
Thomasyoung
mpexus
ggx2
Ser Bob
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

NAMM 2016 - Novo Gear Empty NAMM 2016 - Novo Gear

Mensagem por Ser Bob Sex Jan 22 2016, 02:32

Viva,

criei este tópico para discutir o que há de novo no mundo das guitarras no NAMM 2016. Para quem não conhece o NAMM é a maior convenção de intrumentos musicais no mundo e é o lugar aonde muitas marcas lançam novos produtos.

Para começar este ano vi os novos amps Joyo Bantamp que parecem ser do estilo do orange micro terror mas com mais variedade. Se tiverem um estilo fender ou vox vão causar-me muito GAS. Que vos parece?



Última edição por Ser Bob em Sex Jan 22 2016, 03:12, editado 1 vez(es)
Ser Bob
Ser Bob
Guitarrista dedicado

Post Count : 552
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Mais de 100
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

NAMM 2016 - Novo Gear Empty Re: NAMM 2016 - Novo Gear

Mensagem por ggx2 Sex Jan 22 2016, 03:00

O Digitech Trio + está-me a criar cá uma comichão!
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=h2KRXr8vpnI
ggx2
ggx2
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 184
Idade : 59
Localização : lisboa
Guitarra : várias
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

NAMM 2016 - Novo Gear Empty Re: NAMM 2016 - Novo Gear

Mensagem por mpexus Sex Jan 22 2016, 04:38

Nice que ia começar a fazer o mesmo.. OMG se eu tivesse 10-20 mil € e me deixassem nesta NAMM... acho que vinha de lá com dividas ainda Very Happy


Siga lá para o que para já me despertou a atenção:





Preço? $180 tal como Micro Dark terror Very Happy
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

NAMM 2016 - Novo Gear Empty Re: NAMM 2016 - Novo Gear

Mensagem por Thomasyoung Sex Jan 22 2016, 04:48

Estou a ver que este é o ano do Micro, Micro amps, micro pedals, micro boards e com o "The Burger King" a fazer as review ainda parecem mais micros Smile
Thomasyoung
Thomasyoung
Guitarrista viciado

Post Count : 993
Idade : 45
Localização : Oeiras
Guitarra : Fender Stratocaster Standard AM - Schecter Banshee 6 FR Passiva - Ibanez EX170 LBK - Fender Telecaster MIM - Fender Sonoran SCE - Hagstorm Super Swede - Fender Squier Classic Vibe 50s - Walden G3030CE - Ortega RCE159MN-L
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 04/01/2013

https://www.youtube.com/user/thomasyoung1978

Ir para o topo Ir para baixo

NAMM 2016 - Novo Gear Empty Re: NAMM 2016 - Novo Gear

Mensagem por Ser Bob Sex Jan 22 2016, 04:57

O problema da Peavey é que todos os produtos são muito feios. Eu sei que o que interessa é o som mas os olhos sempre dão uma ajuda. Razz Razz

Realemtne thomas. Não acho mal já que as costas agradecem.
Ser Bob
Ser Bob
Guitarrista dedicado

Post Count : 552
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Mais de 100
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

NAMM 2016 - Novo Gear Empty Re: NAMM 2016 - Novo Gear

Mensagem por mpexus Sex Jan 22 2016, 05:01

Micro tá na moda.. e não só isso como os Modeling Amps estão a ter muita saída.

Eu estimo que daqui a 15-20 anos um Amp a válvulas seja algo tipo Boutique (se não for mais cedo). A evolução é tão grande e tão rápida que o Digital vai chegar lá num instante e até suplantar... não me admira nada de num futuro próximo haver Amps Digitais hiper ultra HighGain sem o mínimo de fritar das válvulas a incomodar e com a vantagem de teres o Volume no 1 ou no 20 e soar ao mesmo.

Quem aqui a fazia fotografia há 15-20 anos atrás e nem sequer ousava usar rolos de 1600 ASA(ISO) pq o ruído era extremo? Hoje 1600 ISO não tem ruído... aliás ISO 12800 tem menos ruído hoje nas novas maquinas que tinha ISO 800 há 6-7 anos atrás Wink
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

NAMM 2016 - Novo Gear Empty Re: NAMM 2016 - Novo Gear

Mensagem por ggx2 Sex Jan 22 2016, 05:22

Épá, a anologia não é a melhor
Um film de elevada sensibildiade não tem ruido.
Tem grão . Um 3200 preto e branco bem puxado e revelado pode resultar numa imagem bem "sexy".
O digital é que tem ruido e dá mau aspeto.
Se o caminho for o mesmo os transistores ainda vão ter que comer muito pó! :-o
ggx2
ggx2
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 184
Idade : 59
Localização : lisboa
Guitarra : várias
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

NAMM 2016 - Novo Gear Empty Re: NAMM 2016 - Novo Gear

Mensagem por mpexus Sex Jan 22 2016, 05:32

Ok  pronto semânticas Wink

Sim no Filme não há Ruído.. era Grão... como no Digital não há Grão e é Ruído é como se compara Wink

Não querendo estar aqui em OT.. mas diz-me se alguma vez se conseguia isto com Filme de 25600 ASA (que nem existe):

NAMM 2016 - Novo Gear DSC_0960


Ah e disseste bem... ASA 3200 preto e Branco Wink

Isto tudo para dizer que a tecnologia há-de lá chegar e não vai tardar muito... lembrem-se de como era os practice Amps ainda há nem 10 anos atrás e como são hoje os Modeling Amps.. é que nem dão hipóteses com a mais valia que oferecem.
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

NAMM 2016 - Novo Gear Empty Re: NAMM 2016 - Novo Gear

Mensagem por brunotins Sex Jan 22 2016, 06:17

A tecnologia pode evoluir o que quiser, nada vai chegar aos calcanhares da lancheira Razz vejam o modelo do 10º aniversário do Tiny Terror, ou se tiverem tempo vejam este vídeo. O Tiny Terror acabou, quem teve a sorte de comprar um que se agarre a ele, quem não teve que tente encontrar eheheh a mim só me falta o dark terror

brunotins
brunotins
Aprendiz de guitarra

Post Count : 99
Idade : 39
Localização : Omni
Guitarra : cavaquinho
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

NAMM 2016 - Novo Gear Empty Re: NAMM 2016 - Novo Gear

Mensagem por ggx2 Sex Jan 22 2016, 08:04

off topic fotográfico.
O digital tem caracteristicas e potencia determinados tipos de trabalhos e imagens, como o analógico também tem caracteristicas próprias.
Como em tudo utilizando-se adequandamente e em função das boas caracterisitcas de cada suporte obtem-se resultados interessantes.
Sem deixar de ser sensivel às novidades e tecnologias (muitas vezes potenciadas pelo marketing das marcas e comerciantes) dou muito mais valor ao executante do que ao hardware.
Na musica será a mesma coisa. Um bom musico consegue fazer boa musica quer seja com AMP a transistores, quer sejam a valvulas, com guitarras custom ou de série.
Os suporte standart de divulgação de musica (CD ou ficheiro) nem são de grande qualidade, pelo que se calhar o pontencial do equipamento "high end" utilizado a montante é significativamente desperdiçado. Num estádio cheio de gente utilizar uma Squire ou uma Fender custom shop muito provavavelemte o impacto no som que chega ao espetador/ouvinte é nulo. O maior impacto talvez seja mesmo na procura pelos "consumidores" de determinado modelo de guitarra para "mimicarem" determinado idolo.

ggx2
ggx2
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 184
Idade : 59
Localização : lisboa
Guitarra : várias
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

NAMM 2016 - Novo Gear Empty Re: NAMM 2016 - Novo Gear

Mensagem por kouros Sex Jan 22 2016, 08:32

Acho que o som está muito longe de ser o factor decisivo na colocação do preço numa guitarra... bem longe mesmo. A parte mais influente para o som são os pickups e a sua localização e mesmo assim acabam por ter menos influência no som do que o amp. A soma de todas as partes é que faz o som... mas além disso ainda está o gosto pessoal de cada um.

Preço é preço, nada mais.

kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

NAMM 2016 - Novo Gear Empty Re: NAMM 2016 - Novo Gear

Mensagem por guitargold Sex Jan 22 2016, 10:24

essa cab peavey por o que vi agora, deu-me vontade de a testar Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

NAMM 2016 - Novo Gear Empty Re: NAMM 2016 - Novo Gear

Mensagem por mpexus Sex Jan 22 2016, 12:43

Mas eu não referi a qualidade (ou não) de um músico. Apenas comentei que acho que os Amps Digitais (Kempers, Axe FX etc etc) vão passar a ser a norma em vez de serem a exceção. Já começam a ser em Álbuns gravados e já começam a ser ao vivo, eu próprio já assisti recentemente a bandas Americanas em que não havia um único Guitar Amp no palco, tirando o Kemper (versão toast).

Claro que sempre irá sempre haver Amps analógico (Valvulas, Transitores) enquanto houver procura para tal ou enquanto a Geração que os tinha/teve/quer for viva, mas o Digital irá suplantar como já acontece em quase todos os campos. Falei da fotografia por ser um exemplo pratico de como as barreiras do Analógico foram batidas há já muito.

Quantas pessoas ainda gravam em Analógico comparado com Digital? Ainda se usam Gravadores de Fita com aqui há 20-30 anos? Nem de perto nem de Longe, estão ultrapassados tecnologicamente pelo Digital.

Amps a Válvulas continuo a afirmar que irão passar a ser uma  coisa "chique" ou de moda ou para um publico muito especifico... tal como o Vinil está hoje na moda outra vez, porque supostamente o Analógico é que é bom , mas depois esquecem-se que estão a ouvir remasterizações Digitais re-gravadas para suporte Analógico(O Vinil)... percebem a pescadinha de rabo na boca Wink
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

NAMM 2016 - Novo Gear Empty Re: NAMM 2016 - Novo Gear

Mensagem por kouros Sex Jan 22 2016, 14:22

Eu referi-me apenas à parte do exemplo da guitarra.

Não estou a defender lado nenhum (que fique claro) mas há aí uns detalhes que não estás a ponderar:

- A maior parte grava em digital para guardar mas não é o digital que gera o som. São preamps analógicos, consolas com EQ analógicas, compressores analógicos, etc etc etc. O digital só está a servir de suporte de dados.

- Remasterizações digitais não significa que foram pegar num CD 44.1KHz 16 bit e passaram para vinil. O procedimento habitual é pegar nos masters originais e fazer a conversão para digital.. lá está, tornam-se novamente dados que serão tratados por equipamentos analógicos (nem que fosse para passar directo para o vinil).
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

NAMM 2016 - Novo Gear Empty Re: NAMM 2016 - Novo Gear

Mensagem por kouros Sex Jan 22 2016, 14:39

Como há pelo menos mais uma pessoa aqui no forum que curte estas guitarras (ele diz que tem uma tele feia também)..

..apresento-vos este sacrilégio:



Cores fixes, sim mas... para quem não sabe, estas guitarras eram conhecidas pelos braços "especiais de corrida", quartersawn, sem verniz (tru oil), bonitos, peça única, skunk stripe, bla bla bla... agora não tem nada disso. Shocked

Agora estas guitarras são apenas umas Jackson mais arredondadas.Mad

Quem quiser pode ver melhor os braços nas fotos.. riscas castanhas por todo o lado.. parece que a evolução tem destes retrocessos. X|

http://www.charvel.com/guitars/pro-mod/
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

NAMM 2016 - Novo Gear Empty Re: NAMM 2016 - Novo Gear

Mensagem por mpexus Sex Jan 22 2016, 15:02

As novas Charvels são OMG quero Smile

Ando com vontade ter uma guitarra maple fretboard e eu sou gajo dos 80's também, por isso Charvels e Kramers tem o seu encanto, tanto que hoje vi uma Kramer à venda usada e ...e... como não sabia nada dela borrifei e depois descobri que era uma Kramer 211 fixed bridge Trans Black (das baratas), mas tinha Mapple fretboard Very Happy

Falando nos Digitais... ao passares algo para digital estás a torna-lo digital, não importa se seja só como suporte, independentemente de ter sido gravado com tudo analógico. Há algo aleatório e caótico que se perde do mundo Analógico. Mas isto são preciosismos Wink

By the way.. se achas que a Charvel está retroceder olha-me esta alarvidade numa das novas ESP's:

NAMM 2016 - Novo Gear CSB0bZa

Eles chamam um Swirl anos 80... eu chamaria outra coisa...
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

NAMM 2016 - Novo Gear Empty Re: NAMM 2016 - Novo Gear

Mensagem por kouros Sex Jan 22 2016, 15:22

Falando nos Digitais... ao passares algo para digital estás a torna-lo digital, não importa se seja só como suporte

É precisamente aí que está o teu erro. Importa totalmente.

O "gosto" pelo analógico vem pela maneira como reage e colora o sinal, as imperfeições e manhas dos componentes, etc etc. É precisamente isso que se tenta replicar com plugins mas ainda não estamos bem lá.. os plugins que estão mais próximos são daqueles que basicamente só emulam um ou dois parâmetros de cada vez e papam o CPU todo.

Da parte do AD/DA só interessa que os conversores sejam o mais transparentes possível, ou seja, o oposto do que se busca no analógico. Sâo coisas diferentes e lá porque os estúdios tem todos computadores, isso não significa que é só o pc e os preamps que estão a fazer o som todo... na maior parte dos casos está bem longe disso, o digital é só o suporte mesmo.

edit: Não é a passagem pelo digital que afecta o som, é precisamente a ausência de componentes analógicos no sinal e na mistura.


Última edição por kouros em Sex Jan 22 2016, 15:30, editado 1 vez(es)
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

NAMM 2016 - Novo Gear Empty Re: NAMM 2016 - Novo Gear

Mensagem por kouros Sex Jan 22 2016, 15:29

As novas Charvels são OMG quero

se achas que a Charvel está retroceder

Para olhar gosto dessas novas, evoluiram bastante nas cores mas como guitarra já está a ficar muito longe do que era.

kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

NAMM 2016 - Novo Gear Empty Re: NAMM 2016 - Novo Gear

Mensagem por mpexus Sex Jan 22 2016, 15:30

Não ainda não estamos lá mas não vai demorar muito até estarmos, isto enquanto acharmos que esse "colorir e adocicar" de som é que faz a diferença. Achamos isso pq estamos habituados a ouvir assim há décadas e décadas, quando esse "hábito" passar nas gerações futuras vai-se deixar de tentar replicar.

Ainda te lembras como era "estranho" no inicio dos CDs não haver "fsssskk's" e "packkk's" no inicio do Disco? Se calhar já cresceste com o CD em plena adopção, mas eu recordo-me de achar estranho essas imperfeições não estarem lá, como não haver ruído de fundo tão típico também. Hoje não sinto falta de nenhum deles, do mesmo modo que não sinto falta de ver saltos e sujidade e cabelos nas projecções de cinema, mas há plugins para os mimicar Very Happy
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

NAMM 2016 - Novo Gear Empty Re: NAMM 2016 - Novo Gear

Mensagem por mpexus Sex Jan 22 2016, 15:34

mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

NAMM 2016 - Novo Gear Empty Re: NAMM 2016 - Novo Gear

Mensagem por kouros Sex Jan 22 2016, 15:34

Não ainda não estamos lá mas não vai demorar muito até estarmos, isto enquanto acharmos que esse "colorir e adocicar" de som é que faz a diferença. Achamos isso pq estamos habituados a ouvir assim há décadas e décadas, quando esse "hábito" passar nas gerações futuras vai-se deixar de tentar replicar.

Man, já passámos por essa fase da História e toda a gente achou uma grande merda, daí que tenham voltado à gravação analógica e às colorações do som. O problema da gravação audio em puramente digital é que o som fica limpo demais, os instrumentos não colam, o som fica àspero e demasiado detalhado.

Não confundas audio de gravar/estúdio com audio de amps de guitarra. Se bem que o problema dos amps de guitarra é o mesmo mas os chips estão cada vez mais potentes, mais baratos, os algoritmos evoluem... mais uns anitos e a malta já não se queixa.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

NAMM 2016 - Novo Gear Empty Re: NAMM 2016 - Novo Gear

Mensagem por Slider56 Sex Jan 22 2016, 15:57

No meio desta conversa,vem-me à memória uma entrevista do Paul MacCartney ao New Musical Express há alguns anos.Falava-se das gravações originais nas consolas E.M.I.,da sonoridade daqueles anos face à actualidade,ao tempo da entrevista.
O Paul dizia que,naqueles tempos se queriam forçar as regras um pouco mais além,fazíam-no sem problemas e por vezes conseguíam o "tal som" que caracteriza a música da época,e adiantava que as mesas de mistura actuais,analógicas ou digitais mantinham a integridade do sinal demasiado restricta,excessivamente limitada e não permitia as tais aventuras do passado.

A certa altura gostei do comentário dele : "those days of yore,mixing consoles and recording tape machines were more fuckapable,allowing us to achieve our sound just like you listen in the old vinyl records!"

Já sabemos como era o backline deles e o resto é História... Twisted Evil
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

NAMM 2016 - Novo Gear Empty Re: NAMM 2016 - Novo Gear

Mensagem por kouros Sex Jan 22 2016, 16:04

Equipamentos analógicos interagem com o sinal que entra, os digitais não. Por isso é que é muito mais fácil e rápido misturar uma música com equipamento analógico do que tentar o impossível em digital.. só mesmo com plugins para sujar o som.. ou, melhor ainda, híbrido (digital para guardar audio e fazer edições + analógico para processar + plugins para facilitar certas coisas).
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

NAMM 2016 - Novo Gear Empty Re: NAMM 2016 - Novo Gear

Mensagem por Slider56 Sex Jan 22 2016, 16:08

Fixe
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

NAMM 2016 - Novo Gear Empty Re: NAMM 2016 - Novo Gear

Mensagem por mpexus Sex Jan 22 2016, 16:29

O Digital não é só vantagens... e um dos maiores problemas é o puderes mudar tudo a toda a hora. A respeito disso:


Speaking about the recording sessions for CARCASS's comeback album, 2013's "Surgical Steel", Walker said: "It started off fun, and then it turned into complete torture. It took a lot longer than we expected. And gradually some of the fun we had was getting squeezed out of the sessions. It just took too long working with [producer] Colin Richardson and the guy who was engineering it. I think the reality is 'cause we weren’t doing it to tape; we were doing it digitally. In the old days, when you would put something to tape, you'd have to make instant decisions. One of the main problems with modern technology and digital is you can do many takes and just keep going and keep going, and you leave the decision making until later. It just took longer than we anticipated. It took months, you know."


http://www.blabbermouth.net/news/carcasss-jeff-walker-on-making-of-surgical-steel-it-started-off-fun-and-then-it-turned-into-complete-torture/


Outra enorme desvantagem do Digital, tornou o trabalho mais barato, pois quem faz é o Computador e não o Engenheiro/Artista/Etc então siga lá mudar e remendar e refazer e agora ve lá assim... o que eu sofri disso em publicidade...
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

NAMM 2016 - Novo Gear Empty Re: NAMM 2016 - Novo Gear

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos